FILOSOFIA EM
POESIA 21
A FILOSOFIA DA
CIÊNCIA, THOMAS KUHN E KARL POPPER (Prof.
José Antônio Brazão.)
Com
da ciência o entendimento
Diferentes
filósofos se depararam.
Para
dispor dela o conhecimento
A
filosofia da ciência criaram.
Cientistas,
desde passados tempos,
Fazem
largo uso da empiria,
Com
a razão e muitos experimentos,
Usando
os sentidos, instrumentos e energia.
Para
decifrar a natureza e o universo
Cientistas
criaram teorias e modelos
Deixando
da imaginação o percurso
Buscar
daqueles as imagens como em espelhos.
Científicos
modelos vêm e vão:
Seja
o ptolomaico sistema geocêntrico,
Como
era do cosmos antiga visão,
Ou
o copernicano sistema heliocêntrico.
Quando
um modelo correta e devidamente
O
mundo ou a natureza não mais explica
Ocorre
o que Thomas Kuhn precisamente
Define
como revolução científica.
Como
de Newton a teoria da gravidade,
Na
revolução científica moderna,
Revisada
foi pela da relatividade
De
Albert Einstein a teoria hodierna.
Por
meio de uso e desuso de cada órgão corporal,
De
Lamarck a teoria do transformismo, (*)
De
Darwin e Wallace por meio da seleção natural:
Explicações
teóricas do evolucionismo.
A
milenar teoria dos quatro elementos:
Terra,
água, ar e fogo, em Gaia,
E
do éter no firmamento
Comandou,
por muito, a científica praia.
Mas
a descoberta de muitos elementos
E
de sua constituição por átomos
Fez
aquela teoria perder seu assento
Entre
naturalistas e até astrônomos.
A
teoria do átomo indivisível,
Proposta
por Leucipo e Demócrito,
Foi
repensada por ser factível
Em
reator o átomo poder ser dividido.
A
dos seres vivos aristotélica
Teoria
da geração espontânea
Superada
foi pela pasteuriana perspectiva
Dos
micróbios, teoria contemporânea.
Preocupado
com da pesquisa
Os
científicos critérios,
Karl
Popper genialmente analisa,
Ao
buscar a ciência os métodos certos.
Do
critério da falseabilidade,
Também
chamado da refutabilidade,
Karl
Raimund Popper faz a proposição,
Para
ver o quanto uma teoria tem sustentação.
Qualquer
teoria científica tem validade
Se
o que defende for capaz de resistir
Enquanto
teoria ou fato novo não surgir
Pondo
em cheque sua continuidade.
Mesmo
se apoiando na regularidade dos fenômenos,
Seja
no estudo da composição do Sol ou de hormônios,
Seja
investigando a estrutura dos telômeros,
Em
toda ciência há conhecimentos provisórios.
Das
ciências imensos benefícios se pode ver,
No
dia a dia da vida, em cada requisito,
Mas
o serviço delas também a interesses e ao poder
Faz
da neutralidade científica um mito.
O
conhecimento científico faz o remédio,
Descobre
leis naturais como as da termodinâmica,
Faz
igualmente satélites e largo uso das ondas de rádio,
Mas
também pode ser usado para fazer bomba atômica.
Investiga
as profundezas dos oceanos,
O
movimento de galáxias e astros,
Sabe
bem como é a molécula de metano,
Porém
pode espionar e descobrir de pessoas os rastros.
Da
busca incessante de da natura a verdade,
Desde
comunidades primitivas e da grega paideia,
O
humano ser tem intrínseca necessidade,
Levando
sempre ao nascer de nova e rica ideia.
(*)Agradecimentos
à Professora Perla Ferreira, de Biologia, pelo comentário sobre o transformismo
de Lamarck.
Referências bibliográficas simples:
ALVES, Ruben. Filosofia da Ciência - Introdução ao Jogo e suas Regras.
BORNHEIM, Gerd. Os Filósofos Pre-socráticos.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia.
______________. Iniciação à Filosofia.
DARWIN, Charles. A Origem das Espécies.
EUGÊNIO, Paulo. Existe Alguém Lá Fora do Universo.
SUGESTÃO DE VÍDEOS NO YOUTUBE:
CIÊNCIA EM FOCO. Documentário da BBC, traduzido, muito interessante. Mostra uma série de descobertas feitas ao longo dos últimos séculos. Tem um linguajar tranquilo de ser entendido.
COSMOS, de Carl Sagan. Série-documentário científica da década de 1980. Muito interessante. Há uma atualização dela, com Neil Tyson, amigo de Sagan (já falecido), também chamada Cosmos - por enquanto, não presente ainda no Youtube. Se você puder ver esta atualização, pode ter certeza: é tão rica quanto a primeira série, de Sagan.
QUANDO ÉRAMOS PEIXES.
QUANDO ÉRAMOS RÉPTEIS.
QUANDO ÉRAMOS MACACOS. Três vídeos, apresentados originalmente na TV ESCOLA, mostrando provas da origem evolucionária que levou até os atuais seres humanos.
O linguajar dos vídeos citados, todos, é bem tranquilo, fácil de se entender. Para quem é professor(a), fica a dica: use em sala de aula. Há muitos outros vídeos científicos no Youtube, faça uma boa pesquisa e bom proveito.
O poema acima pode ser copiado. Porém, lembre-se: cite a fonte, por favor. Além dele, neste site você encontrará uma História da Filosofia contada em poemas didáticos. Vá a Postagens Antigas (ou Anteriores), passe até encontrar. Pode copiar também, sempre citando a fonte. O estilo é muito próximo ou similar ao dos cordéis do Nordeste do Brasil.
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