domingo, 2 de julho de 2017

RELÓGIO FILOSÓFICO: ATIVIDADE DIDÁTICO-EDUCATIVA EM FILOSOFIA. (Prof. José Antônio Brazão.)

RELÓGIO FILOSÓFICO (Prof. José Antônio Brazão.)
Em uma visita a um familiar em um hospital de Goiânia, em junho de 2017, notei um relógio que há nas paredes dos quartos. O mostrador do relógio contém, de duas em duas horas, um desenho e uma pequena informação sobre modos de deitar pacientes e as pessoas em geral. Seis informações básicas e prestativas, com certeza. Logo imaginei que o mesmo poderia ser feito como atividade no ensino-aprendizado de Filosofia nos ensinos médio e fundamental: relógios com mostradores filosóficos.
Os relógios com mostradores filosóficos poderão ter, a cada hora, por exemplo, a imagem de um(a) filósofo(a) com um trecho fundamental das ideias de cada um(a). Uma atividade que, além de educativa, é também lúdica [de brincadeira, de jogo].
Um exemplo, com trechos escritos, sem imagens, abaixo.

12
“Penso, logo existo.”
(René Descartes)


11
Ciências contemporâneas



1
Mitologia e
Pré-socráticos

10
Filosofia Contemporânea


2
Sofistas
9
Filosofia Moderna

o

3
Grandes filósofos de Atenas


8
Revolução Científica

4
Filosofia helenística

7
Filosofia Escolástica

5
Filosofia Patrística


6
Filosofia Islâmica

O relógio filosófico acima traz a divisão comum da história da filosofia ocidental, com alguns elementos acrescidos em separado (por exemplo, a Filosofia Antiga foi subdividida dos filósofos pré-socráticos à filosofia helenística). O relógio acima não está rigorosamente disposto, tendo em vista ser apenas um exemplo simples do que pode ser feito com o relógio em termos didáticos. Professor(a), imagine e crie!
O relógio filosófico pode ser uma tarefa, pode ser uma atividade avaliativa simples, sem grande pontuação, mas com grande valor educativo, sem dúvida. O material para que seja feito pode ser simples, como cartolinas, canetinhas hidrográficas, um compasso, talvez uma moeda para fazer o fundo dos números das horas, entre outros materiais possíveis e até mesmo materiais recicláveis, como o papelão, etc. Pode ser feito individualmente ou em duplas e apresentado, cada um depois de pronto, para a(s) turma(s). Os números poderão ser também em algarismos romanos. Trechos de filósofos de um dado período da história da filosofia poderão ser postos, em vez de divisões históricas, como o trecho de Descartes (“Penso, logo existo.”). Os ponteiros poderão variar, em formas de linhas sinuosas ou linhas com semirretas e pontas, etc.


12
Aristóteles
(Séc. 4 a.C.)
“O homem é um animal político.”



11
Mundo supralunar: composto de éter (substância pura e cristalina, imutável).

1
Opôs-se ao idealismo de Platão.
Criou a lógica formal.

10
Mundo sublunar: feito de ar, água, terra e fogo.



2
Os seres são feitos de matéria e forma.
9
No cosmos: mundo sublunar (Terra) e mundo supralunar (astros e planetas).

3
Substância(s) [ex.: racionalidade] e acidentes [ser negro ou branco].


o


8
Geocentrismo: a Terra no Centro do cosmos (universo).




4
A causa material é uma das causas do movimento: matéria.

7
A causa final é a finalidade ou objetivo do movimento.

5
A causa formal é outra das causas do movimento: forma.



6
A causa eficiente é a causa que provoca o movimento (faz).


A ciência aristotélica manteve-se firme por dois milênios, até os século 16 e 17, quando veio a ser contestada pelo heliocentrismo de Copérnico e, depois, mais acentuadamente, pelas descobertas, experimentos e observações de Galileu Galilei.
O relógio é uma brincadeira didática interessante. As informações podem ser tiradas de textos explicativos e textos citados de filósofos(as) que aparecem no(s) livro didático de Filosofia (ensino médio), material comum nas escolas. Podem ser citados: Filosofando, Introdução à Filosofia (de Maria Helena Pires Martins e Maria Lúcia de Arruda Aranha), Introdução à Filosofia (de Marilena Chauí), Convite à Filosofia (de Marilena Chauí), Fundamentos de Filosofia (de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes), entre vários outros de também muito boa qualidade, a partir dos quais foram feitos os resumos postos nos relógios citados como exemplos.
Atividades lúdico-educativas como esta podem ser aplicadas de vez em quando. E valerá sempre solicitar apresentação de cada grupo e um debate coletivo das ideias contidas nos relógios. As explicações do professor e da professora de Filosofia também ajudam, reforçam e enriquecem o aprendizado contido nesses trabalhos. O relógio é um trabalho muito simples. Pode ser feito interdisciplinarmente com Arte, Matemática, Física (ou Ciência) e outros componentes curriculares afins.
É uma atividade didático-educativa sem fins lucrativos. Pode ser útil no aprendizado escolar de Filosofia.

Nenhum comentário: