terça-feira, 3 de maio de 2016

PASSO A PASSO PARA FAZER O CAÇA-PALAVRAS FILOSÓFICO, COMO RECURSO DIDÁTICO (Prof. José Antônio Brazão.)

O caça-palavras é um recurso didático auxiliar interessante, que pode auxiliar no trabalho em sala de aula, em aulas de Filosofia. Alguns caça-palavras já foram propostos em outras postagens. A seguir, o passo a passo de como pode ser feito um.

PASSO A PASSO PARA FAZER UM CAÇA-PALAVRAS FILOSÓFICO: (Prof. José Antônio Brazão.)

Professor(a), você também pode fazer caça-palavras úteis ao ensino de Filosofia. Veja como:

1)      Defina o texto que será utilizado no caça-palavras. Por exemplo: uma anotação-resumo-comentário sua para aula, que seja de sua autoria; um texto escrito por filósofa ou filósofo (de meia a uma página inteira), que você deseja trabalhar com as turmas; um trecho de um livro de filosofia; outro, como queira. Digite-o. Ao final, cite as referências.

2)      Escolha todas as palavras significativas do texto. Por exemplo: essência, existência, conhecimento, empiria, etc. De 20 a 40 palavras ou mais, caso venham a caber no caça-palavras. As palavras: em negrito e\ou sublinhadas.

3)      Abra o software de escrita de seu computador. Por exemplo: Word, da plataforma Windows; BrOffice Writer, da plataforma Linux.

4)      Dê um nome para o caça-palavras.

5)      A seguir, abra a caixa de diálogo Parágrafo: (a)Alinhamento (inicial): Justificada. (b)Deslocamento: nenhum. (c)Espaçamento entre parágrafos: 6 por 6. (d)Espaçamento entre linhas: simples.

6)      Vá a INSERIR: clique em inserir TABELA.

7)      Escolha a quantidade de colunas e de linhas que você deseja para o caça-palavras. Por exemplo: 20 colunas e 20 linhas OU 20 colunas e 30 linhas.

8)      A seguir, dentro da tabela, selecione todas as células formadas e, em Parágrafo, clique em Alinhamento: Centralizada. Isto permitirá que todas as letras das palavras fiquem centralizadas nas células.

9)      Feitos os procedimentos acima e pronta a tabela, comece a colocar as palavras selecionadas, seja na posição vertical, na horizontal e na diagonal, da esquerda para a direita e vice-versa. Espalhe-as na tabela. Lembre-se: cada célula conterá uma única letra. As palavras, na tabela, NÃO poderão conter acentos.

10)  Colocadas todas as palavras selecionadas, agora coloque letras diversas e aleatórias (sem ordem definida) em todas as células, a fim de esconder as palavras selecionadas, até que nenhuma célula fique sem letra.

11)  Por fim, escreva embaixo (ou em cima) do caça-palavras: As palavras estão na vertical, na horizontal e na diagonal, da direita para a esquerda e vice-versa.

12)   Bom proveito. Seu caça-palavras filosófico está pronto. Solicite à escola a tiragem das cópias necessárias e aplique-o para as turmas, vindo a estudar o texto e as palavras com estas.

13)  O texto poderá ser lido no início ou no final da aula, com cada turma.

14)  O caça-palavras, respondido, poderá, de repente, valer como uma avaliação de valor menor e a participação, seja no estudo do conteúdo textual seja na própria atividade, um valor um pouco maior.

Exemplo de tabela 20 por 16: Caça-palavras do EXISTENCIALISMO.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
I
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
C
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
N
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
E
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
T
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
S
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
I
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
X
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
E
S
S
E
N
C
I
A
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

As palavras estão na vertical, na horizontal e na diagonal, da direita para a esquerda e vice-versa.

Dica: Professor(a), faça cursos de informática. Eles o(a) ajudarão muito. Há os oferecidos pelo PROINFO, do MEC e secretarias de educação de todo o país. Aproveite! A seguir, mais um exemplo completo. Visite também Postagens antigas.
Exemplo de mais um caça-palavras educacional pronto:
VOLTAIRE (SÉCULO XVIII) (Prof. José Antônio Brazão.)

*Filósofo iluminista francês. Seu nome era François Marie Arouet. Voltaire foi o pseudônimo que usou como escritor e filósofo. Teve boa formação e, mesmo não sendo nobre, conviveu, ao longo da vida, com diferentes tipos de pessoas, desde gente da nobreza, como reis e rainhas, até representantes da burguesia (comerciantes), pensadores, escritores e filósofos diversos. Interessou-se muito pela ciência e pelas descobertas científicas de seu tempo.

*Viveu bem na época da Revolução Industrial, que havia se iniciado na Inglaterra e espalhou-se pela Europa até os Estados Unidos da América. Época do Iluminismo, que, por sua vez, teve sua grande representação na França, além de outros países europeus.

*Foi um grande filósofo e prolífico escritor: escreveu muitíssimo. Dentre seus escritos encontram-se, ainda hoje: milhares de cartas, que escreveu no decurso de sua vida; poemas, peças teatrais, contos, relatos históricos, estudos e documentos diversos. Seu conto mais conhecido é CÂNDIDO OU DO OTIMISMO. Outros contos: Zadig, Princesa da Babilônia, Micrômegas e vários outros.

*Cândido é um conto em que satiriza a ideia do filósofo e matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz de que este é o melhor dos mundos possíveis. Depois de sofrer bastante, de viajar por vários lugares e peripécias, perder e voltar a reencontrar amigos, como o Professor Pangloss, Cunegunda e fazer outros amigos, como Martin, Cândido perguntava-se se, de fato, este seria o melhor dos mundos possíveis!

*No conto Micrômegas conta a história da viagem de dois gigantes, um de um planeta que girava em torno da estrela Sírius, expulso de seu povo por conta da intolerância, e outro de Saturno, que, pulando de planeta em planeta, acabaram chegando à Terra, onde tiveram contato com seres minúsculos, dentre os quais se destacou um grupo de filósofos, com os quais travaram longo diálogo. Grande imaginação a de Voltaire!

*Era extremamente satírico (gozador crítico): satirizou os costumes e a corrupção na política, os nobres e até a Igreja Católica, por conta da intolerância e das incoerências, satirizou também as injustiças e tudo quanto pôde. Por conta de sua sátira mordaz, foi até mesmo perseguido.

*Tendo caçado briga (duelo) com um nobre que o havia insultado por não ser nobre e por intromissão, Voltaire foi preso e, tempos depois, exilado na Inglaterra. Aprendeu o idioma inglês em um ano!

*Na Inglaterra (Ingleterre, em francês), encontrou-se com cientistas, filósofos, escritores e outros pensadores, cujas ideias tiveram grande impacto em seu pensamento.

*No campo do conhecimento, seu pensamento pende forte para o empirismo, ainda que valorize muitíssimo a razão, como bom iluminista. Estudou Locke, Newton e outros.

*Na Inglaterra também observou a riqueza advinda do comércio, a diversidade e a boa convivência de diferentes religiões, a educação e os costumes pelos quais ficou tão admirado que escreveu as CARTAS FILOSÓFICAS, textos em que trata dos costumes, do governo, da diversidade e da tolerância e intolerância religiosas, entre outros temas, olhando para o povo inglês.

*Fez outras viagens, por conta e\ou contra ela, a outros lugares, até fixar-se em uma propriedade fronteiriça, na França. Curiosamente, em seus contos e em outros escritos, as viagens de personagens e suas peripécias são constantes!

*Voltaire escreveu muito porque lia muito e beneficiou-se muito disto, como se pôde ver nesta breve biografia. Crie o hábito de ler todos os dias e de estudar para valer! Você, como Voltaire, só terá a ganhar! E muito!

CAÇA-PALAVRAS VOLTAIRE (Prof. José Antônio Brazão.)

B
U
R
G
U
E
S
I
A
R
E
L
Z
E
K
C
O
L
S
C
I
E
E
C
N
E
I
C
S
Z
Y
B
O
A
P
E
Ç
A
S
A
T
N
E
W
T
O
N
O
R
E
E
F
O
R
D
U
C
W
E
R
E
A
J
S
R
O
M
A
M
E
O
R
E
A
D
I
N
G
A
T
M
M
N
U
P
O
E
M
A
S
L
I
B
Q
F
I
G
Z
P
A
P
A
O
N
S
Y
G
N
O
W
I
Q
G
O
A
L
A
O
R
S
O
R
S
A
E
T
A
L
T
O
V
R
S
I
N
O
A
H
O
A
O
T
A
C
A
K
I
N
G
O
E
O
I
Q
L
Ç
Q
O
F
I
M
I
E
H
K
F
V
Ç
M
E
L
N
A
P
P
E
R
I
E
N
S
N
R
U
A
Q
T
R
A
I
N
E
E
U
M
V
R
C
S
O
I
D
N
R
O
M
E
Q
F
S
C
A
R
E
N
E
W
R
S
L
M
A
R
C
P
R
E
S
O
L
A
R
R
A
U
L
E
E
O
I
I
E
A
H
S
S
A
M
A
R
O
I
O
Q
N
Q
E
M
R
B
T
R
E
E
F
T
E
E
N
C
O
T
A
M
E
C
X
O
P
A
O
R
L
S
R
U
T
O
I
A
V
A
N
C
E
Q
I
C
A
B
O
E
L
A
I
D
W
P
D
R
Y
S
Ç
O
K
G
L
A
N
A
D
T
C
K
E
Y
S
N
N
E
A
R
E
A
D
P
A
Y
G
D
U
E
S
Q
N
Q
U
O
Q
T
Z
M
Q
E
N
N
D
S
L
A
O
L
O
R
D
G
D
W
I
I
N
F
S
A
D
I
O
L
O
S
O
G
D
W
E
N
A
R
N
A
Q
C
I
I
T
W
G
L
S
E
D
N
N
N
O
I
I
B
M
F
R
E
E
E
O
E
O
A
S
C
I
I
U
L
C
C
I
O
G
I
A
N
T
S
S
Ç
N
N
M
N
D
C
M
N
O
E
I
Q
T
H
I
N
K
I
N
G
N
A
K
I
N
E
E
S
L
D
N
O
I
T
A
N
I
G
A
M
I
A
L
R
A
I
N
M
I
C
R
O
M
E
G
A
S
O
T
N
O
C
R
P
C
S
A
H
N
I
A
R
E
E
S
I
E
R
A
Ç
N
A
R
F

As palavras estão na horizontal, na vertical, da direita para a esquerda e vice-versa, na diagonal.

Nenhum comentário: