O jogo didático acima é uma possibilidade que pode ser aplicada, vez ou outra, em sala de aula, como um recurso didático possível, dentre muitos e imagináveis, no ensino de Filosofia. Pode ser, talvez, adaptado para o ensino de outros conteúdos, como Biologia, História, Física, Matemática, etc., num processo de criação de novos. Professor(a) de Filosofia, crie, invente, veja possibilidades que o(a) auxiliem no trabalho de ensino-aprendizagem. E estude muito, sempre. Também pesquise, faça cursos. Tudo isto poderá ser-lhe de muito valor para o aprimoramento de seu trabalho escolar.
BARALHO
FILOSÓFICO APLICAÇÃO POSSÍVEL (Prof. José Antônio
Brazão.)
*O baralho
filosófico é um jogo didático que pode auxiliar no aprendizado de ideias
básicas de filosofia, na percepção de imagens (por exemplo, rostos de filósofos
e filósofas, de pensadores, entre outras).
*Divida a turma
em grupos de quatro jogadoras e jogadores (estudantes).
*Entregue uma
cópia desse baralho para cada grupo.
*Peça que leiam
a regra proposta e que a sigam ou que joguem do modo como melhor acharem, como
um baralho comum.
*Lembre que cada
rosto repetido corresponde a um naipe do baralho.
*Lembre também a
toda a turma o valor educativo desse jogo.
*Tempo de jogo
dos grupos: de 15 a 20 minutos, aproximadamente. Talvez menos.
*Terminadas as
jogadas dos grupos, peça que virem todas as cartas, colocando-as de cabeça para
cima. Cada estudante, de cada grupo, poderá virar as de um naipe (rosto de um
filósofo [ou filósofa]). No centro, coloquem o rei, a rainha, o valete e o
curinga, de forma ordenada, cada um(a) com seu naipe possível.
*Viradas e
organizadas as cartas, em todas as mesas, professor(a), peça que leiam cada
carta por vez, um naipe por vez. Peça a opinião de estudantes dos grupos sobre
o naipe que virou. Então, levante uma questão para debate coletivo, como, por
exemplo: Que problema(s) esse pensador\filósofo\cientista enfrentou? (Tempestade
de ideias, aberta.) A seguir, explique o conteúdo de cada carta.
*Pergunte à
turma, ainda em grupos, do que cada um(a) lembra-se a mais, que tenha estudado
a respeito de cada pensador. Levante possíveis problemas, questionamentos,
reflexões.
*Junto com o
baralho filosófico, o estudo de trechos curtos de textos escritos pelos
pensadores e pensadoras que estejam presentes no baralho é fundamental.
*Outros recursos
complementares possíveis: mapas, banners, outros que queira usar. Ver os
propostos no Projeto Recursos e Jogos Didáticos Para o Ensino de Filosofia. No
caso de mapas e banners, enquanto os grupos jogam, ponha-os no quadro da sala.
*Ao final,
professor(a), faça a conclusão. Imagine outras formas de aplicar este recurso.
Para mais recursos didáticos veja no site da Secretaria de Educação do Paraná:
http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=156
Para mais recursos didáticos veja no site da Secretaria de Educação do Paraná:
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