domingo, 5 de julho de 2015

POSSIBILIDADE DIDÁTICA - JOGO DE CARTAS COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FILOSOFIA (Prof. José Antônio Brazão.)














O jogo didático acima é uma possibilidade que pode ser aplicada, vez ou outra, em sala de aula, como um recurso didático possível, dentre muitos e imagináveis, no ensino de Filosofia. Pode ser, talvez, adaptado para o ensino de outros conteúdos, como Biologia, História, Física, Matemática, etc., num processo de criação de novos. Professor(a) de Filosofia, crie, invente, veja possibilidades que o(a) auxiliem no trabalho de ensino-aprendizagem. E estude muito, sempre. Também pesquise, faça cursos. Tudo isto poderá ser-lhe de muito valor para o aprimoramento de seu trabalho escolar.

BARALHO FILOSÓFICO APLICAÇÃO POSSÍVEL (Prof. José Antônio Brazão.)

*O baralho filosófico é um jogo didático que pode auxiliar no aprendizado de ideias básicas de filosofia, na percepção de imagens (por exemplo, rostos de filósofos e filósofas, de pensadores, entre outras).

*Divida a turma em grupos de quatro jogadoras e jogadores (estudantes).

*Entregue uma cópia desse baralho para cada grupo.

*Peça que leiam a regra proposta e que a sigam ou que joguem do modo como melhor acharem, como um baralho comum.

*Lembre que cada rosto repetido corresponde a um naipe do baralho.

*Lembre também a toda a turma o valor educativo desse jogo.

*Tempo de jogo dos grupos: de 15 a 20 minutos, aproximadamente. Talvez menos.

*Terminadas as jogadas dos grupos, peça que virem todas as cartas, colocando-as de cabeça para cima. Cada estudante, de cada grupo, poderá virar as de um naipe (rosto de um filósofo [ou filósofa]). No centro, coloquem o rei, a rainha, o valete e o curinga, de forma ordenada, cada um(a) com seu naipe possível.

*Viradas e organizadas as cartas, em todas as mesas, professor(a), peça que leiam cada carta por vez, um naipe por vez. Peça a opinião de estudantes dos grupos sobre o naipe que virou. Então, levante uma questão para debate coletivo, como, por exemplo: Que problema(s) esse pensador\filósofo\cientista enfrentou? (Tempestade de ideias, aberta.) A seguir, explique o conteúdo de cada carta.

*Pergunte à turma, ainda em grupos, do que cada um(a) lembra-se a mais, que tenha estudado a respeito de cada pensador. Levante possíveis problemas, questionamentos, reflexões.

*Junto com o baralho filosófico, o estudo de trechos curtos de textos escritos pelos pensadores e pensadoras que estejam presentes no baralho é fundamental.

*Outros recursos complementares possíveis: mapas, banners, outros que queira usar. Ver os propostos no Projeto Recursos e Jogos Didáticos Para o Ensino de Filosofia. No caso de mapas e banners, enquanto os grupos jogam, ponha-os no quadro da sala.

*Ao final, professor(a), faça a conclusão. Imagine outras formas de aplicar este recurso.
Para mais recursos didáticos veja no site da Secretaria de Educação do Paraná:

http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=156

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