quarta-feira, 22 de julho de 2015

DICIONÁRIO BÁSICO ILUSTRADO DE FILOSOFIA E LÍNGUA PORTUGUESA (Prof. José Antônio Brazão.)

Uma boa atividade interdisciplinar que pode ser feita em diálogo com a Língua Portuguesa é um dicionário básico, simples e ilustrado, feito em caderno comum, no qual cada estudante anote, a cada mês, palavras desconhecidas e outras cujo significado possa ser aprofundado. Feito pelos próprios estudantes.
Passo a passo: (a) aquisição de um caderno comum; (b) dividir o caderno em 26 partes, cada qual correspondendo a uma letra do alfabeto da língua portuguesa, conforme a Nova Ortografia; (c) fazer um levantamento de palavras desconhecidas e outras que possam ser melhor compreendidas, tanto da filosofia quanto da língua portuguesa que tenham relação com a filosofia ou que apareçam em aulas, leituras e estudos de Filosofia; (d) anotar cada palavra, conforme a letra que a inicia; (e) com o auxílio de dicionários de língua portuguesa comuns, anotar, na frente de cada palavra, seus significados; (f) para facilitar mais ainda a compreensão, colar imagens relacionadas a cada palavra, obtidas em revistas velhas, jornais fora de uso, panfletos e materiais que possam ser reciclados; também podem ser feitos desenhos simples, feitos por cada estudante, em seu respectivo dicionário; (f) a cada semana ou mês, ir atualizando o dicionário, com isto ampliando-o. Apresentar o dicionário ao(à) professor(a) de Filosofia para que verifique o andamento, até mesmo por motivo de avaliação (avaliar cada dicionário elaborado, com cuidado, mostrando o progresso de cada estudante). O dicionário também poderá ser mostrado ao(à) professor(a) de Língua Portuguesa, tendo em vista seu caráter interdisciplinar.
Essa é uma das várias ideias que nasceram, no trabalho docente, no Colégio Estadual Deputado José de Assis, como forma de dialogar e ajudar a reforçar o aprendizado de Língua Portuguesa e de Filosofia. Com efeito, o dicionário tem por objetivos a ampliação vocabular de cada estudante, contribuindo para que disponha de mais palavras e ideias em seu repertório linguístico, e um aprendizado reflexivo e mais aprofundado de Filosofia. Outras ideias você poderá encontrar passeando por este blog, nessa busca constante de diálogo com a Língua Portuguesa e de aprendizado mútuo. Embaixo há Postagens Antigas. Dê uma olhada nelas também e você encontrará possibilidades de diálogos interdisciplinares da Filosofia com a Língua Portuguesa e até mesmo com outros componentes curriculares.
Há dois ou três anos atrás, duas professoras de Língua Portuguesa do colégio, vendo dificuldades de aprendizado nesse conteúdo, com gráficos em mãos, pediram que outros professores e professoras pudessem ajudar no reforço do aprendizado dessa matéria escolar. Desde então, venho me empenhando por ajuda-las no que me seja possível. Várias ideias surgiram. Uma dessas ideias foi, agora, logo no início de 2015, o Dicionário Básico Ilustrado de Filosofia e Língua Portuguesa.
Professor(a) de Filosofia, o diálogo interdisciplinar, neste caso, com a Língua Portuguesa (e também com outras áreas de ensino-aprendizagem) é fundamental, possibilitando um maior aprendizado de cada estudante. O dicionário relatado é fácil de ser feito, baratíssimo (quase sem custo), exige pesquisa estudantil, leitura e anotação. Além do mais, no diálogo com o professor e a professora e toda a turma, a problematização e a reflexão filosóficas.
Abaixo vão algumas imagens de dicionários que começaram a ser feitos por estudantes da turma E1M01 do Colégio Estadual Deputado José de Assis. As palavras caverna, mito, razão e outras foram propostas por mim, no intuito de preparar a turma para o estudo subsequente do mito da caverna, do filósofo grego Platão. E, de fato, professor(a), você pode propor palavras para a pesquisa e as anotações dos dicionários, além daquelas que cada estudante perceba como necessárias a acrescentar.




 












Nenhum comentário: