Um outro ludo que pode ser útil no trabalho com história da filosofia encontra-se abaixo. Este e os outros dois anteriores faz um trabalho interdisciplinar com o conteúdo curricular História. O diálogo interdisciplinar, sem dúvida, é rico e pode ser proveitoso no ensino de Filosofia, contextualizando-a em cada época da história.
COLÉGIO ESTADUAL
DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS – GOIÂNIA-GO. FILOSOFIA. Prof. José Antônio Brazão.
LUDO DE HISTÓRIA DA
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA.
(a)Os séculos XIX ao XXI
presenciaram uma série de acontecimentos históricos que transformaram o mundo
radicalmente e, junto com eles, novas perspectivas no pensamento filosófico.
Dentre esses acontecimentos destacam-se: a afirmação do modo de produção
capitalista, o neocolonialismo, a I e a II Guerras Mundiais, o Socialismo
real na Rússia, na China, em Cuba, no Vietnã, nas Coreias e outras nações, a
Guerra Fria e as guerras dela decorrentes, a globalização econômica, a queda
do socialismo soviético, o capitalismo monopolista e financeiro, o alto
desenvolvimento das técnicas e da tecnologia em diversos campos do saber científico
e humano, a Guerra do Golfo, as guerras pretensamente contra o terrorismo
(Iraque, Afeganistão, etc.), a Primavera Árabe, aquecimento global,
conferências ambientais, etc.
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Para poder sair daqui: O que é
filosofia?
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FILÓSOFO (A) 1
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Leia (a)
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8
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9
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Positivismo, neopositivismo e Empirismo Lógico
Leia a ficha 16.
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11
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SAÍDA 4
|
Leia (d)
|
FILÓSOFO (A) 4
|
Para poder sair daqui: Para que
filosofia?
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Volte ao início do jogo ou questão 2.
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Alfred North Whitehead (1861-1947)
Leia a
ficha 17.
|
13
| |||||||||||||||
Leia (b)
|
Leia (c)
|
6
|
Karl R. Popper (1902-1994)
Leia a
ficha 18.
|
14
|
Leia (e)
|
Leia (f)
| |||||||||||
(b) No século XIX, as descobertas
advindas dos estudos de Darwin permitiram-lhe levantar a teoria da evolução
das espécies, cuja comprovação adveio pelas descobertas de fósseis, da
geologia e da genética.
|
5
|
Ludwig Wittgenstein (1889-1951)
Leia a
ficha 19.
|
15
|
(l) Ainda no século XIX, com o avanço
da revolução industrial, o incremento da exploração dos trabalhadores pelos
capitalistas e o surgimento de movimentos que deram origem a sindicatos e ao
movimento socialista.
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(c) A I Guerra Mundial teve um saldo
aproximado de 19 milhões de mortes. A II G.M. teve mais de 50 milhões de
mortos.) (Informações tiradas da Wikipedia e site Cultura Brasileira). Ambas
decorreram do neocolo- nialismo e do armamentismo, desde o séc. XIX e início
do XX.
(d) SIGMUND FREUD (1856-1939): médico,
psicólogo e neurologista austríaco. Seus estudos e ob-servações leva-ram-no à
descoberta do inconsciente e de sua influên-cia na vida. Leu Nietzsche. Criou
a Psicanálise.
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SAÍDA 1
à à à
|
1
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2
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Para seguir adiante 3 casas, responda questão 1.
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4
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Bertrand Russell (1872-1970)
Leia a
ficha 20.
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Siga adiante 5 casas se responder a
questão 3.
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17
|
18
|
19
|
Volte 10 casas ou responda a questão 4.
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No campo da ética, várias questões
novas surgiram, além de antigas que ainda persistem. Por exemplo:
*Clonagem de seres humanos.
*Corrupção.
*Crimes cibernéticos, como roubos de
informações por hackers e crackers.
*Fome e miséria, no Brasil e no mundo.
*Eutanásia.
*Violência (ex.: assassinatos, ...).
*Drogas.
*Vandalismo.
*Violência contra a mulher e a
infância.
*Destruição da natureza.
*Outras... São atuais e aden-tram na
ética. Pesquisa/debate: podem ser feitos com cada turma da escola. Troca de
ideias.
| |||||
46
|
(g) De acordo com Sartre, o homem é
livre para fazer suas escolhas e ele se realiza como ser que se projeta
sempre adiante. O homem é um ser que deve assumir sua existência, para além
da qual nada existe. “A existência precede a essência.” Os seres humanos são responsáveis
por suas escolhas e por tudo o que fazem.
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CHEGADA POSITIVISMO, NEOPOSITIVISMO E EMPIRISMO LÓGICO.
|
(k) A Escola de Frankfurt surgiu a
partir de reuniões de filósofos e outros pensadores, em boa parte judeus e
ligados ao Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade de Frankfurt.
Sofreram forte influência do marxismo e de outros. Boa parte de seus membros
foram, em exílio, para os EUA, por causa da perseguição nazista. Vários
voltaram.
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21
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EXISTEN
CIALIS-
MO à reflexão sobre a existência.
Leia a
ficha 11.
|
Sören Kierkegaard (1813-1855)
Leia a
ficha 12.
|
Jean-Paul Sartre (1905-1980)
Leia a
ficha 13.
|
Martin Heidegger (1889- 1976)
Leia a ficha 14.
|
Albert Camus (1913-1960)
Leia a ficha 15.
|
CHEGADA EXISTEN- CIALISMO
|
CHEGADA ESCOLA DE FRANKFURT
|
Walter Benjamin (1892-1940)
Leia a ficha 10.
|
Theodor Adorno (1903-1969)
Leia a ficha 9.
|
Max Horkhei- mer (1895–1973)
Leia a ficha 8.
|
Herbert Marcuse (1898-1979)
Leia a
ficha 7.
|
ESCOLA DE
FRANK- FURT.
Leia a
ficha 6.
| ||||||
44
|
(h) Albert Camus, em seu livro A Peste,
compara a invasão nazi-fascista como uma peste de ratos que precisava ser
debelada. Camus usa a metáfora e a ironia juntas, de maneira crítica! Ao
mesmo tempo, reflete sobre o existir humano.
|
CHEGADA MARXISMO
|
(j) Adorno e Horkheimer tocam na
questão da INDÚSTRIA CULTURAL, isto é, na produção de uma cultura voltada
para o consumismo das pessoas, descartável, presente nas músicas, no cinema,
na moda, etc., fortalecendo o capital.
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23
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Siga
adiante 4 casas após responder a questão 8.
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42
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41
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40
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39
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Louis Althusser (1918-1990)
Leia a
ficha 5.
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27
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Volte 4 casas ou responda a questão 5.
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26
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25
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SAÍDA 3
ß ß ß
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(e) Outro grande destaque da filosofia
contemporânea foi o filósofo francês
Michel Foucault (1926-1984), que estudou também sobre o poder. Descobriu que
o poder encontra-se diluído no interior da sociedade, perpassando toda ela,
em níveis menores, constituindo uma espécie de microfísica do poder. De
acordo com ele, o poder disciplinar nas prisões é desnudado e claro. Além do
mais, a sociedade em que vivemos tem um claro acento disciplinar, com o
registro contínuo e o olho do poder!
|
Você é
esperto(a). Responda a questão 7 e poderá seguir 6 casas.
|
Rosa Luxemburgo (1871-1919)
Leia a
ficha 4.
|
28
|
(i) No século XIX, o filósofo alemão
Friedrich Nietzsche fez uma crítica profunda aos valores éticos de cunho,
principalmente, religioso, vendo neles o perigo do dogmatismo, do conformismo
e da resignação (aceitação passiva de tudo). Falou do super-homem, da vontade
de poder, do eterno retorno do mesmo. Grande filósofo e escritor, aliando a
literatura e a filosofia. Tem estudos acurados sobre os pré-socráticos e
outros filósofos. Suas ideias influenciaram o existencialismo, Freud, a
Escola de Frankfurt e muitos outros pensadores e escritores do século XX e
ainda são estudadas.
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Leia (j)
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FILÓSOFO (A) 2
|
Leia (k)
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37
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Josef Stálin (1879-1953)
Leia a
ficha 3.
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29
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Leia (g)
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FILÓSOFO (A) 3
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Leia (h)
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36
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Leon Trotski (1879-1940)
Leia a
ficha 2.
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30
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Para poder sair daqui: Por que
filosofar?
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Leia (l)
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SAÍDA 2
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34
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Leia a
ficha 1.
MARXISMO
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32
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Fique pa-
rado 1 jo- gada ou responda a questão 6.
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Leia (i)
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Para poder sair daqui: filosofia é
ciência?
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(f) No campo das ciências, os séculos
XIX, XX e XXI viram, e ainda tem sido visto, uma série de descobertas e novas
invenções, nos mais diversos campos: novos meios de comunicação (telégrafo,
telefone, revistas, telefones celulares de última geração, internet,
televisão, tablets, etc.), o uso intenso do vapor e dos motores a explosão,
elétricos e eletromagnéticos, o uso cada vez mais intensificado de
combustíveis fósseis, avanços no campo da genética, da compreensão da
evolução da vida, da medicina, com instrumentos e aparelhos extremamente
sofisticados, uso da energia nuclear para fins pacíficos e para a guerra, uma
maior compreensão do universo, de suas origens e de tudo que o compõe, etc. No conhecimento
do universo, a teoria, hoje comprovada com aparelhos sofisticados e estudos,
do Big Bang, existência de subpartículas atômicas,etc.
|
|||||||||||||||||
REGRAS: 1) Cada jogador(a)
[“filósofo(a)”] deve jogar o dado uma vez e percorrer, com cada pino ou botão
(um por vez, como queira), o número de casas correspondentes ao número
superior. 2) Deve, então, dar uma volta completa e entrar, com cada pino ou
botão, no espaço que conduz ao centro.
3) Todos os pinos ou botões (em número de quatro) deverão chegar ao
centro. Aquele(a) que chegar ao centro primeiro vencerá. 4) Não se esqueça de
responder as perguntas solicitadas, quando necessário.
|
QUESTÕES: 1) O que diz, em linhas gerais, a teoria da
evolução das espécies, de Darwin? 2)O
universo é infinito? 3)O que é
existir? 4) Qual é o sentido da vida? 5) O que é inteligência artificial e que
aparelhos denotam sua presença, no mundo atual? 6) Como a indústria cultural
encontra-se presente, ainda hoje, em nossa sociedade? 7)Você gostaria de retornar eternamente a
este mundo, a esta mesma vida? Por quê?
8) Em nível macro (maior, geral), como o poder é exercido no mundo
atual (séc. XXI)? E como ele se faz presente no dia a dia (registro, olho do
poder)?
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REFERÊNCIAS SIMPLES (livros): 1)
Filosofando: Introdução à Filosofia. De Maria Lúcia de A. Aranha e Maria H. P.
Martin. 2) O Mundo de Sofia. De J. Gaarder. 3) Convite à Filosofia. De Marilena
Chauí. 4) História da Filosofia, de Bryan Magee. 5) Dicionários de filosofia: do
N. Abbagnano, do A. Lalande e do José F. Mora . Sites: www.wikipedia.org ; www.google.com.br ; http://plato.stanford.edu/ .
FICHAS DO LUDO FILOSÓFICO 3 FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
FICHA
1: MARXISMO. (Prof. José A.
Brazão.)
Corrente
filosófica e econômica que teve vários estudiosos em seu seguimento e cujas
origens reportam-se às teorias de Karl Marx, presentes em seus livros e nos cuja
elaboração compartilhou com Friedrich Engels. Marx, de fato, havia estudado a
fundo o sistema capitalista e a história. Verificou o poder e o
enriquecimento da classe dominante capitalista e descobriu que se baseiam na
exploração dos trabalhadores e na extração da mais valia destes. Marx
descobriu que o que move a história humana é a luta de classes. Aplicou a
dialética no estudo da história. Socialista, participou e colaborou, com
Engels, com o PC alemão. Marx foi um filósofo e investigador rigoroso em suas
conclusões. Suas ideias foram estudadas, revistas, aprofundadas e aplicadas
por diversos pensadores ao longo dos últimos séculos.
|
FICHA
2: LEON TROTSKI (1879 – 1940).
Pensador marxista, foi um dos
idealizadores e líderes da Revolução Russa (segunda década do século XX em
diante). Acreditava que a revolução comunista não podia ficar restrita à
Rússia, mas deveria internacionalizar-se. Foi atuante no Partido Comunista
Russo e na efetivação da revolução na realidade de seu país. Com a morte de
Lênin em 1924 e com as críticas duras feitas ao governo de Stalin, acabou
tendo que sair da Rússia, passando por vários países, até viver no México,
onde veio a ser assassinado. (Prof. José A.Brazão)
| |
FICHA
3: JOSEF STÁLIN (1879 -1953)
Outro
intelectual e líder, com Lênin e Trotski, da Revolução Russa. Com a morte de
Lênin, ao assumir a direção do país, acabou implantando uma verdadeira
ditadura, tida como um totalitarismo de esquerda. A prática da Revolução
Russa implementou-se por meio de Planos Quinquenais, com dedicação, a cada
cinco anos, a áreas determinadas, definidas pelo governo, representado pelo
P.C. e pelo chefe (Stalin). Perseguiu duramente seus inimigos e
contestadores, ora prendendo, ora matando. No final da década de 30 e início
da de 1940, fez um pacto de não agressão com os nazistas, porém malfadado. Os
nazistas invadiram a Rússia! Stalin acabou por unir-se aos Aliados contra o
Eixo. Vencida a II Guerra Mundial, com os Aliados, a URSS passou a disputar
espaço e influência internacionais com os EUA, acabando por surgir daí a
Guerra Fria, que duraria por décadas e teria consequências no mundo
contemporâneo. (Prof. José A.Brazão)
|
FICHA
4: ROSA LUXEMBURGO (1871-1919) (Prof.
José Antônio Brazão.)
*Socialista
e marxista alemã.
*Fez
parte do Partido Social-Democrata e do PC alemães.
*Integrou
a teoria marxista, que bem conhecia, com a luta revolucionária.
*Por
causa de sua luta, com outros revolucionários, foi presa e, então, morta em
1919.
*Rosa
foi uma mulher muito empenhada na concretização da revolução comunista na
Alemanha, tendo-se dedicado imensamente a isto, pautada em valores em que
acreditava, na busca de uma vida melhor para a classe trabalhadora de seu
país e do mundo, na crítica e na oposição cerradas ao sistema capitalista,
fundado na injustiça e na exploração dos trabalhadores. O que moveu muitos de
seus estudos e, particularmente, de suas ações, foi o desejo de ver o fim da
exploração que recaída sobre a classe trabalhadora e dos problemas daí
decorrentes.
| |
FICHA
5: LOUIS ALTHUSSER (1918 – 1990):
Filósofo
francês de origem argelina, grande intelectual com forte influência marxista,
foi professor universitário e escritor. Produziu uma série de estudos sobre
as obras de Marx. Ao estudar o capitalismo, influenciado pela leitura de
Marx, concluiu pela existência de aparelhos ideológicos do estado, que seriam
estruturas ideológicas, de poder, a serviço do estado para o controle da
sociedade. No capitalismo, o estado estaria a serviço dos grupos capitalistas
dominantes. Dentre esses aparelhos, a educação, que serviria para a
transmissão de ideias e valores próprios do sistema econômico e político
vigente na mente de crianças e jovens. Ademais, junta-se a isto a burocracia
e a estrutura formal dos sistemas educacionais. (Prof. José A.Brazão)
FICHA 7
|
FICHA 6: ESCOLA DE FRANKFURT.
Intelectuais, boa parte dos quais eram judeus, que formaram um
grupo de estudos no Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade de
Frankfurt, na Alemanha, na década de 1920. Sofreram forte influência do
pensamento marxista, ainda que não tenham se prendido rigorosamente a ele.
Trataram de temas econômicos, políticos, filosóficos, sociológicos, dentre
outros. Dentre seus expoentes encontraram-se Herbert Marcuse, Max Horkheimer,
Theodor Adorno e Jürgen Habermas. Durante a ditadura totalitária dos
nazistas, na Alemanha, na década de 30 e primeira metade da de 1940, o
instituto acabou sendo fechado e muitos de seus expoentes perseguidos. Boa
parte deles exilaram-se nos E.U.A., país muito beneficiado com isto. (Prof.
José A. Brazão.)
FICHA 8
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FICHA 7: HERBERT MARCUSE (1898 – 1979):
*Filósofo alemão.
*Um dos membros da Escola de Frankfurt.
*Marxista. Estudou também Freud e suas descobertas. Teve
conhecimentos aprofundados também de política e economia.
*Crítico incisivo e rigoroso do totalitarismo fascista e nazista.
*Viveu parte de sua vida nos E.U.A.
*Criticou Martin Heidegger por suas relações com o nazismo.
*Entre suas principais obras encontram-se: Razão e Revolução; Eros
e Civilização; O Homem Unidimensional. (Prof. José A. Brazão.)
|
FICHA 8: MAX HORKHEIMER. (1895–1973)
Filósofo alemão do século XX. Pertenceu ao grupo que formou a
Escola de Frankfurt – grupo de intelectuais que se reuniam no Instituto de Pesquisas Sociais da
Universidade de Frankfurt. Aí discutiam temas diversos, relacionados à
economia, filosofia, história, marxismo, capitalismo, etc. Horkheimer chegou,
inclusive, ao posto de diretor do instituto. Porém, por causa da perseguição
nazista sobre os judeus, precisou exilar-se nos Estados Unidos da América,
onde veio a trabalhar como professor universitário. Retornou a Frankfurt,
continuando na universidade. Colaborou em textos com Theodor Adorno. Com
este, também discutiu questões como nazismo e fascismo, indústria cultural,
filosofia grega, entre outros temas. (Prof. J. A.Brazão)
| |
FICHA 9: THEODOR ADORNO.
(1903-1969)
Outro intelectual da Escola
de Frankfurt. Também professor universitário. Junto com Horkheimer, analisou
a chamada indústria cultural, existente no interior do sistema capitalista.
Como o nome indica, é indústria por produzir uma série de bens. No caso, bens
culturais. Isto é, uma produção de bens culturais para atender ao mercado
capitalista: músicas, filmes, dentre outros materiais. Com relação a ela,
apresentaram algumas de suas características: 1) a produção para o mercado
(compra e venda); 2) a transformação das pessoas em massa(s); 3) o caráter
passageiro das produções (p. ex.: músicas que duram poucos meses); 4) a
transmissão de valores e ideologias, no caso, capitalistas, às pessoas; 5) a
alienação das pessoas, manipuladas por essa indústria a serviço do capital.
Adorno trabalhou também nos EUA, aí exilado por causa da perseguição nazista.
Professor universitário. Curiosamente, nessa época, os EUA se beneficiaram de
intelectuais vindos da Europa, de várias áreas, exilados. No campo da
ciência, p. ex.: físicos, químicos, etc.
(Prof. José A.Brazão)
|
FICHA 10: WALTER BENJAMIN (1892-1940):
*Filósofo alemão. Marxista.
*Fez estudos sobre literatura, teatro e artes, os quais aparecem
em diversas obras por ele escritas.
*Diante da perseguição nazista aos judeus, tentou fugir para os
Estados Unidos, porém acabou suicidando-se na fronteira, diante do medo de
ser preso e torturado.
*Fez parte do grupo de intelectuais da ESCOLA DE FRANKFURT. Como
outros, também judeu. Verifica a existência de uma arte que, no mundo
contemporâneo, reproduz ideologicamente os ditames do capitalismo, a seu
serviço. Mas também procura ver como as artes transmitem valores
humanísticos, éticos, além dos estéticos propriamente ditos. Nesse sentido,
estudou também propostas artísticas renovadoras e as mudanças que propunham
na maneira de encarar a arte e a vida humana.
(Prof. José A. Brazão.)
| |
FICHA
11: EXISTENCIALISMO (SÉC. XIX/XX)
Uma
das filosofias de grande destaque no século XX. Como o nome aponta,
preocupa-se eminentemente com a questão da existência, particularmente da
existência humana, buscando entendê-la e buscar seu significado. Dentro da
perspectiva existencial, os filósofos dessa corrente voltaram-se para
questões existenciais, mas também para sociais e políticas que implicavam
diretamente sobre a vida humana. Houve existencialistas ateus e não ateus.
Para os ateus, a perspectiva é simplesmente voltada para a concretude e a
efemeridade da existência, que precisa ser valorizada e vivida plenamente. O
existir carrega consigo a angústia, mas também a responsabilidade e o desejo
de viver. (Prof. José.)
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FICHA
12: SÖREN AABYE KIERKGAARD (1813-1855)
(Prof. José A. Brazão.)
*
Filósofo dinamarquês, marcado também pelo pensamento cristão.
*Filosofia
existencial, uma das bases do existencialismo.
*Vida
individual: precisa ser considerada e receber seu devido valor.
*Criticou
Hegel por seu rigorismo na análise e seu idealismo racionalista.
*Estudou
a natureza e a condição humanas, discutindo, em suas obras, questões que
fazem parte da existência humana, como: as escolhas, a angústia, a vida e seu
tempo, dentre outras.
*Uma
filosofia que volta ao existencial humano, à concretude cotidiana da vida e
suas vicissitudes.
| |
FICHA
13: JEAN-PAUL SARTRE(SÉC. XX):
Filósofo
e escritor francês, um dos grandes expoentes do exististencialismo no século
XX. Foi esposo de Simone de Beauvoir, também filósofa e escritora. Para ele a
existência tem precedência sobre a essência humana, isto é, existir é
necessário para que o ser humano possa refletir sobre si e entender o que ele
é propriamente. Sartre afirmava que toda decisão humana implica duas coisas:
o outro, por atingi-lo de alguma forma; a responsabilidade. De fato, os seres
humanos são os únicos responsáveis por tudo o que fazem, não podendo culpar a
Deus ou a qualquer força espiritual, por estes não existirem. Escreveu
romances e obras teatrais em que aplicou a visão existencialista e discutiu
questões humanas. Escreveu O SER E O NADA. (Prof. J.A.B.)
|
FICHA
14: MARTIN HEIDEGGER(1889 -1976):
*Filósofo alemão. Um dos grandes
estudiosos dos filósofos gregos no século XX.
*Professor universitário, brilhante
pesquisador e erudito.
*Foi criticado por Marcuse por suas
relações com o nazismo. Porém, isto não afeta sua filosofia, muito rica.
*“Em Ser e tempo (1927) discutiu o que
considerava a questão filosófica essencial: “Que é ser?”. Estabeleceu uma
relação fundamental entre o modo de ser dos objetos, da humanidade e a
estrutura do tempo. Assinalou que só diante da morte o homem adquire um
autêntico sentido do ser e da liberdade. Na Introdução à Metafísica (1953)
sustenta que a sociedade tecnológica moderna favoreceu uma atitude
manipuladora que privou de sentido o ser e a vida humana, levando-os a um
estado que Heidegger denominou de niilismo.” (Enciclopédia Microsoft®
Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation.)
| |
FICHA
15: ALBERT CAMUS (SÉCULO XX):
Filósofo
argelino, de língua francesa. Escritor, existencialista. Em seus livros
retrata a existência humana, suas vicissitudes e seus valores.
|
| |
FICHA 17: ALFRED NORTH WHITE-HEAD (1861 – 1947): (Prof. José A. Brazão.)
*Filósofo
e matemático inglês.
*Professor
universitário.
*Dedicou
parte significativa de seus estudos à lógica matemática e às relações da
matemática com a filosofia.
*Também
estudou a ciência de seu tempo e os avanços nela ocorridos, com as
descobertas em diversos campos, como a relatividade de Einstein, por exemplo.
*No
campo da Matemática e da Lógica, também colaborou com Bertrand Russell.
*A
complexidade dos Principia reflete a complexidade alcançada pela matemática e
a lógica nos últimos séculos, para além da matemática euclidiana e da lógica
formal aristotélica e medieval. Reflete também os avanços científicos,
principalmente ocorridos nos sécs. XIX/XX, e a complexidade destes.
|
FICHA
18: KARL R. POPPER (1902 – 1994):
*Filósofo
austríaco-britânico.
*Conviveu
com os enormes progressos tecnológico-científicos e as novas teorias
científicas de seu tempo, em áreas como a física, a química, estudo do
universo, psicologia, dentre outras.
*Diante
da veracidade ou falsidade das teorias científicas, propôs o critério de
falseabilidade para verificar a fundamentação e o grau de certeza das
conclusões advindas daquelas.
*Uma
teoria científica é tanto mais forte e duradoura quanto mais tempo puder
manter-se como verdadeira e enquanto não for provada como falsa, errada.
Porém, as teorias não são permanentes nem absolutas. (Prof. José.)
| |
FICHA 19: LUDWIG
WITTGENSTEIN (1889-1951): (Prof. José A. Brazão.)
*Filósofo
austríaco.
*Foi
aluno orientado por Bertrand Russell na Inglaterra.
*Desenvolveu
estudos sobre a linguagem e lógica.
*Escreveu
o Tractatus logicus-philosophicus (Tratado Lógico-Filosófico) e as
Investigações Filosóficas.
*Linguagem:
composta de proposições complexas e simples.
*Variedade
de usos linguísticos.
*Jogos
de linguagem: a linguagem como algo vivo, rico e diversificado em seus usos,
com combinações, recombinações, aplicabilidade e história, cujo aprendizado é
fluido e enriquecedor.
*Curiosamente,
Wittgenstein havia trabalhado, também, com crianças, observando o uso que
elas fazem da linguagem.
* “Não se indague qual é o significado duma palavra;
indaga-se qual é o seu uso.” (L. Wittgenstein) (Citação encontrada em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/116539)
*Conta-se
que, pouco antes de morrer, declarou que sua vida foi valiosa e que valeu a
pena.
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FICHA 20: BERTRAND RUSSELL (1872-1970): (Prof. José A. Brazão.)
*Filósofo
e matemático inglês.
*Sua
filosofia apresenta discussões sobre várias áreas, tendo forte marca do
empirismo, da epistemologia (estudo das ciências), teoria do conhecimento,
dentre outras.
*Opôs-se
ao idealismo, à metafísica idealista, ao fanatismo religioso e sob outras
formas, à degradação humana. Preocupações sociais.
*Elaborou,
com Whitehead, os Principia Mathematica,
obra-prima que trata dos fundamentos da Matemática e da lógica
simbólico-matemática.
*Em
O que Penso apresenta suas posições diante de questões de seu tempo, sobre
educação, religião, ciências e outras, num linguajar simples e compreensível.
*A
complexidade dos Principia reflete a complexidade alcançada pela matemática e
a lógica nos últimos séculos, para além da matemática euclidiana e da lógica
formal aristotélica e medieval. Reflete também os avanços científicos,
principalmente ocorridos nos sécs. XIX/XX, e a complexidade destes.
|
Referências
simples (livros): 1) FILOSOFANDO. 2) O MUNDO DE SOFIA. 3)CONVITE À
FILOSOFIA. 4) HISTÓRIA DA FILOSOFIA (de Bryan Magee). 5)FILOSOFIA(de Marilena
Chauí). Sites: www.wikipedia.org ; www.google.com.br .
A finalidade destes ludos é permitir que os e as estudantes disponham de uma síntese básica, simples, da história da filosofia. Podem ser corrigidos, melhorados, aprimorados, aperfeiçoados. Faça isto, professor(a). E, no mais, se o(a) puder ajudar, faça bom proveito!
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