Um outro ludo interessante e que pode ser útil no trabalho com o ensino de Filosofia é o ludo de história da filosofia moderna. Um pouquinho diferente do formato do anterior e para quatro jogadores (estudantes). O material pesquisado (referências simples) é o mesmo do anterior, mas voltado para o mundo moderno e sua filosofia.
Feito com uso do recurso tabela de um software de escrita. Você, professor, professora, pode usar Word (da plataforma Windows) ou o BrOffice Writer (da plataforma Linux\Linux Educacional). Faça você também! Crie. E faça bom proveito!
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LUDO DA
FILOSOFIA MODERNA - Prof. José Antônio Brazão.
FILÓSOFO(A)
1
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O ILUMINISMO:
Movimento
filosófico e intelectual surgido no séc. XVIII, na Europa.
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O Iluminismo teve
destaque na França, mas também encontrou-se na Inglaterra, Alemanha e outros.
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Para os iluministas
a razão é como uma luz, capaz de guiar a humanidade ao progresso.
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Na razão
encontra-se a capacidade de compreender, explicar e efetuar descobertas a
respeito do mundo.
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O Iluminismo é
devedor dos séculos anteriores, do Renascimento, das descobertas marítimas e
científicas.
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Volte ao início ou
responda como a razão se mostra nas descobertas de Galileu Galilei, por
exemplo.
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Vários filósofos
iluministas mostraram verdadeiro interesse pelas ciências naturais de seu
tempo.
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Outra preocupação de
vários iluministas foi a questão do poder. Ex.: Montesquieu, Voltaire, dentre
outros.
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O Iluminismo
exerceu influências sobre a Independência dos E.U.A. e a Revolução Francesa,
além de outros.
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FILÓSOFO(A)
4
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O Renascimento:
Movimento de ideias e valores que trouxe mudanças no modo de encarar a arte,
a cultura e o mundo através das ciências. Aprox.: séc. XV - XVII
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Denis Diderot e
Jean Le Ronde D’Alembert, iluministas: publicam uma grande obra: a
ENCICLOPÉDIA, abarcando #s conhecimentos
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John Locke foi um
dos grandes empiristas e dizia que a
mente é um papel em branco no qual a experiência escreve suas informações.
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O empirismo, por
sua vez, diz que a fonte primária de nossos conhecimentos é a EXPERIÊNCIA SENSÍVEL
(em grego, empeiria).
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No campo das artes, destaques para
Michelangelo Buonarotti, Rafael Sanzio, Leonardo da Vinci, Jan van Eike,
dentre outros.
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Jogue mais uma
vez.
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Jogue mais uma
vez.
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Volte cinco casas
ou cite a famosa frase de Descartes relativa à relação entre o pensar e o existir.
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Fique sem jogar
duas vezes ou dê informações gerais e básicas sobre Leonardo da Vinci.
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Jean-Jacques
Rousseau dizia que o homem é bom e que
o pacto original foi injusto.
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David Hume,
empirista: o conhecimento do mundo baseia-se no HÁBITO.
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René Descartes foi
racionalista e dizia que a certeza da existência encontra-se na racionalidade
humana.
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Dentre as caracte- rísticas
da arte renascentista en- contra-se o clas- sicismo, i.e, reto- mada da
cultura greco-romana.
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Filosofia, em suas raízes gregas
quer dizer AMOR À SABEDORIA. De acordo com Sócrates, o verdadeiro sábio é
aquele que reconhece sua ignorância, descruza os braços e procura melhorar
sua vida e ajudar na melhoria e libertação dos outros. Os judeus dizem aos
filhos que onde quer que estejam, com o conhecimento que tiverem, serão
capazes de fazer e\ou refazer suas vidas. Paulo Freire diz que o aprendizado
verdadeiro do mundo se dá não sozinho, mas em comunhão! Aprenda sempre!!!!
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O racionalismo
afirma que a razão (intelecto humano) é a fonte principal dos conhecimentos
humanos.
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Volte ao começo do
jogo ou explique em que consistiu o humanismo renascentista.
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No campo da
FILOSOFIA: o racionalismo e o empirismo foram linhas de pensamento marcantes.
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A mitologia
greco-romana está muito presente na pintura, na escultura e na literatura.
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Volte ao começo do
jogo ou apresente elementos que caracterizam o culto de católicos e
evangélicos.
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Mitologia: Ex.: na
pintura: O Nascimento de Vênus. Ex. na escultura: O Rapto das Sabinas. Ex. na
literatura: Os Lusíadas.
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Isaac Newton:
descobertas sobre luz, gra- vidade uni- versal, forças, cálculo, etc.
Influências dos anteriores.
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Novas máquinas e
ferramentas: engrenagens, teares, meios de transporte novos, relógios, etc.
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João Calvino outro reformador:
reforçou a visão moral cristã, opôs-se ao culto católico, defendeu a
predestinação.
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No campo das
ciências,destaques: Copérnico, Galileu, Kepler, Newton, cujas descobertas
fizeram a revolu- cão científica.
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Jogue mais uma
vez.
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Jogue mais uma
vez.
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Fique uma vez sem
jogar ou explique brevemente a respeito de quem foi Martinho Lutero.
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Volte ao começo do
jogo ou apresente breves informações sobre o heliocentrismo copernicano e
Galileu Galilei.
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Kepler, com
observações, cálculos, etc, descobriu órbi- tas elípticas e leis do mov. Planetário.
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Exploração ca-
pitalista: mais de 12 h de trabalho, trab. Infantil, salários aviltantes,
miséria, etc.
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Reforma Protestante
(séculos XVI e seguintes): cisma religioso, com a formação de novas igrejas.
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FILÓSOFO(A)
2
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Descobertas
marítimas e comércio europeu: novas áreas descobertas, mundo redondo, novos
povos.
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Descobertas
marítimas, no período que vai do séc. XV ao XVII\XVIII trouxeram muitas
riquezas para a Europa.
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Fique duas vezes
sem jogar ou apresente um comentário sobre a escravidão na época das grandes
navs.
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A época das grandes
navegações trouxe consigo também o extermínio de povos(genocídio), além da
escravidão.
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Incas, maias, astecas, tribos na
América do Norte e na América do Sul, além da Central: dizimação!
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Na África e na
Ásia:escravidão, guerras, morte, destruição, em nome da riqueza, do poder e
da glória da Europa.
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Volte ao início do
jogo ou comente: “O capitalismo nasceu jorrando sangue por todos os seus poros”(Marx)
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A revolução
industrial, a partir do séc. XVIII,teve como uma de suas condições a riqueza
advinda das navegações.
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Rev. Industrial: o
crescimento das cidades foi favorecido pela expulsão de muitos campo- neses,
mão-de-obra barata. Mais-valia.
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FILÓSOFO(A) 3
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INSTRUÇÕES:
1) Este ludo é para quatro jogadores(as).
Cada um, à sua vez, jogará o dado e percorrerá tantas casas quantas estiverem
indicadas no número superior do dado jogado, até o máximo de seis.
2) Feito seu movimento, cada jogador(a)
passará adiante o dado, exceto em caso de poder repetir a jogada.
3) Cada um(a) dará uma volta completa ao
redor do tabuleiro e, ao chegar ao seu ponto, se dirigirá ao centro.
4) O(A) primeiro(a) que chegar ao centro
será o(a) vencedora.
5) Ao longo do caminho, vá lendo os
textos e aproveite para aprender muito sobre FILOSOFIA MODERNA ou rever o
aprendido!
ONDE ENCONTRAR AS OBRAS COMPLETAS DE NEWTON:
http://cudl.lib.cam.ac.uk/collections/newton à
Cambridge Digital Library (Biblioteca Digital Cambridge), uma biblioteca
digital da Universidade de Cambridge, Inglaterra.
http://web.nli.org.il/sites/nli/english/collections/humanities/pages/newton.aspx à
The National Library of Israel (A Biblioteca Nacional de Israel).
http://www.newtonproject.sussex.ac.uk/prism.php?id=1
à
The Newton Project (O Projeto Newton), da The National Library of Israel.
http://www.newtonproject.sussex.ac.uk/prism.php?id=43 à
As obras de Newton citadas no The Newton Project (O Projeto Newton), citado.
http://www.newtonproject.sussex.ac.uk/prism.php?id=15 à
Resumo cronológico da biografia de Isaac Newton.
Você pode usar tradutores online. São de boa utilidade. No mais, não se
esqueça, professor(a) de Filosofia ou mesmo de outra(s) área(s), estudante ou
pessoa interessada nas ideias filosóficas ou no simples conhecimento geral e,
aqui, também interessada no estudo de Isaac Newton: aprenda línguas
estrangeiras (o inglês é uma delas). Por exemplo, tem o Google Tradutor, além
de outros. Pesquise e você encontrará bons tradutores online.
No mais, faça bom proveito!
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