segunda-feira, 9 de junho de 2014

LUDO DE HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA (Prof. José Antônio Brazão.)

Um outro ludo interessante e que pode ser útil no trabalho com o ensino de Filosofia é o ludo de história da filosofia moderna. Um pouquinho diferente do formato do anterior e para quatro jogadores (estudantes).  O material pesquisado (referências simples) é o mesmo do anterior, mas voltado para o mundo moderno e sua filosofia.
Feito com uso do recurso tabela de um software de escrita. Você, professor, professora, pode usar Word (da plataforma Windows) ou o BrOffice Writer (da plataforma Linux\Linux Educacional). Faça você também! Crie. E faça bom proveito!
LUDO DA FILOSOFIA MODERNA  - Prof. José Antônio Brazão.
 
FILÓSOFO(A) 1
 
 
O ILUMINISMO:
Movimento filosófico e intelectual surgido no séc. XVIII, na Europa.
O Iluminismo teve destaque na França, mas também encontrou-se na Inglaterra, Alemanha e outros.
Para os iluministas a razão é como uma luz, capaz de guiar a humanidade ao progresso.
Na razão encontra-se a capacidade de compreender, explicar e efetuar descobertas a respeito do mundo.
O Iluminismo é devedor dos séculos anteriores, do Renascimento, das descobertas marítimas e científicas.
Volte ao início ou responda como a razão se mostra nas descobertas de Galileu Galilei, por exemplo.
Vários filósofos iluministas mostraram verdadeiro interesse pelas ciências naturais de seu tempo.
Outra preocupação de vários iluministas foi a questão do poder. Ex.: Montesquieu, Voltaire, dentre outros.
O Iluminismo exerceu influências sobre a Independência dos E.U.A. e a Revolução Francesa, além de outros.
 
FILÓSOFO(A) 4
O Renascimento: Movimento de ideias e valores que trouxe mudanças no modo de encarar a arte, a cultura e o mundo através das ciências. Aprox.: séc. XV - XVII
Denis Diderot e Jean Le Ronde D’Alembert, iluministas: publicam uma grande obra: a ENCICLOPÉDIA, abarcando #s conhecimentos
 
 
 
John Locke foi um dos grandes empiristas  e dizia que a mente é um papel em branco no qual a experiência escreve suas informações.
O empirismo, por sua vez, diz que a fonte primária de nossos conhecimentos é a EXPERIÊNCIA SENSÍVEL (em grego, empeiria).
No campo das artes, destaques para Michelangelo Buonarotti, Rafael Sanzio, Leonardo da Vinci, Jan van Eike, dentre outros.
 
Jogue mais uma vez.
Jogue mais uma vez.
 
Volte cinco casas ou cite a famosa frase de Descartes relativa à relação entre o pensar e o existir.
Fique sem jogar duas vezes ou dê informações gerais e básicas sobre Leonardo da Vinci.
 
 
Jean-Jacques Rousseau  dizia que o homem é bom e que o pacto original foi injusto.
 
 
 
David Hume, empirista: o conhecimento do mundo baseia-se no HÁBITO.
 
 
René Descartes foi racionalista e dizia que a certeza da existência encontra-se na racionalidade humana.
Dentre as caracte- rísticas da arte renascentista en- contra-se o clas- sicismo, i.e, reto- mada da cultura greco-romana.
 
 
 
Filosofia, em suas raízes gregas quer dizer AMOR À SABEDORIA. De acordo com Sócrates, o verdadeiro sábio é aquele que reconhece sua ignorância, descruza os braços e procura melhorar sua vida e ajudar na melhoria e libertação dos outros. Os judeus dizem aos filhos que onde quer que estejam, com o conhecimento que tiverem, serão capazes de fazer e\ou refazer suas vidas. Paulo Freire diz que o aprendizado verdadeiro do mundo se dá não sozinho, mas em comunhão! Aprenda sempre!!!!
 
 
 
O racionalismo afirma que a razão (intelecto humano) é a fonte principal dos conhecimentos humanos.
Volte ao começo do jogo ou explique em que consistiu o humanismo renascentista.
 
 
 
 
 
 
No campo da FILOSOFIA: o racionalismo e o empirismo foram linhas de pensamento marcantes.
A mitologia greco-romana está muito presente na pintura, na escultura e na literatura.
 
 
 
 
 
 
Volte ao começo do jogo ou apresente elementos que caracterizam o culto de católicos e evangélicos.
Mitologia: Ex.: na pintura: O Nascimento de Vênus. Ex. na escultura: O Rapto das Sabinas. Ex. na literatura: Os Lusíadas.
 
 
Isaac Newton: descobertas sobre luz, gra- vidade uni- versal, forças, cálculo, etc. Influências dos anteriores.
 
Novas máquinas e ferramentas: engrenagens, teares, meios de transporte novos, relógios, etc.
 
 
João Calvino outro reformador: reforçou a visão moral cristã, opôs-se ao culto católico, defendeu a predestinação.
No campo das ciências,destaques: Copérnico, Galileu, Kepler, Newton, cujas descobertas fizeram a revolu- cão científica.
 
Jogue mais uma vez.
 
 
Jogue mais uma vez.
 
Fique uma vez sem jogar ou explique brevemente a respeito de quem foi Martinho Lutero.
Volte ao começo do jogo ou apresente breves informações sobre o heliocentrismo copernicano e Galileu Galilei.
Kepler, com observações, cálculos, etc, descobriu órbi- tas elípticas e leis do mov. Planetário.
 
 
 
 
Exploração ca- pitalista: mais de 12 h de trabalho, trab. Infantil, salários aviltantes, miséria, etc.
Reforma Protestante (séculos XVI e seguintes): cisma religioso, com a formação de novas igrejas.
FILÓSOFO(A)
2
Descobertas marítimas e comércio europeu: novas áreas descobertas, mundo redondo, novos povos.
Descobertas marítimas, no período que vai do séc. XV ao XVII\XVIII trouxeram muitas riquezas para a Europa.
Fique duas vezes sem jogar ou apresente um comentário sobre a escravidão na época das grandes navs.
A época das grandes navegações trouxe consigo também o extermínio de povos(genocídio), além da escravidão.
Incas, maias, astecas, tribos na América do Norte e na América do Sul, além da Central: dizimação!
Na África e na Ásia:escravidão, guerras, morte, destruição, em nome da riqueza, do poder e da glória da Europa.
Volte ao início do jogo ou comente: “O capitalismo nasceu jorrando sangue por todos os seus poros”(Marx)
A revolução industrial, a partir do séc. XVIII,teve como uma de suas condições a riqueza advinda das navegações.
Rev. Industrial: o crescimento das cidades foi favorecido pela expulsão de muitos campo- neses, mão-de-obra barata. Mais-valia.
FILÓSOFO(A) 3
INSTRUÇÕES:
1)    Este ludo é para quatro jogadores(as). Cada um, à sua vez, jogará o dado e percorrerá tantas casas quantas estiverem indicadas no número superior do dado jogado, até o máximo de seis.
2)    Feito seu movimento, cada jogador(a) passará adiante o dado, exceto em caso de poder repetir a jogada.
3)    Cada um(a) dará uma volta completa ao redor do tabuleiro e, ao chegar ao seu ponto, se dirigirá ao centro.
4)    O(A) primeiro(a) que chegar ao centro será o(a) vencedora.
5)    Ao longo do caminho, vá lendo os textos e aproveite para aprender muito sobre FILOSOFIA MODERNA ou rever o aprendido!
6)    BOM APRENDIZADO PARA TODOS(AS) VOCÊS!!
Em preto e branco:


 
No campo da ciência moderna, alguns sites sobre Isaac Newton, cujas ideias e descobertas científicas foram fundamentais para a própria filosofia. Newton conhecia John Locke e, com certeza, trocaram ideias importantes e fundamentais para suas respectivas áreas.


ONDE ENCONTRAR AS OBRAS COMPLETAS DE NEWTON:

http://cudl.lib.cam.ac.uk/collections/newton  à Cambridge Digital Library (Biblioteca Digital Cambridge), uma biblioteca digital da Universidade de Cambridge, Inglaterra.

http://web.nli.org.il/sites/nli/english/collections/humanities/pages/newton.aspx  à The National Library of Israel (A Biblioteca Nacional de Israel).

http://www.newtonproject.sussex.ac.uk/prism.php?id=1  à The Newton Project (O Projeto Newton), da The National Library of Israel.

http://www.newtonproject.sussex.ac.uk/prism.php?id=43  à As obras de Newton citadas no The Newton Project (O Projeto Newton), citado.

http://www.newtonproject.sussex.ac.uk/prism.php?id=15  à Resumo cronológico da biografia de Isaac Newton.

Você pode usar tradutores online. São de boa utilidade. No mais, não se esqueça, professor(a) de Filosofia ou mesmo de outra(s) área(s), estudante ou pessoa interessada nas ideias filosóficas ou no simples conhecimento geral e, aqui, também interessada no estudo de Isaac Newton: aprenda línguas estrangeiras (o inglês é uma delas). Por exemplo, tem o Google Tradutor, além de outros. Pesquise e você encontrará bons tradutores online.

No mais, faça bom proveito!

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