domingo, 8 de junho de 2014

LUDO DE HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA E MEDIEVAL. Prof. José Antônio Brazão.

 
Uma atividade que pode ser muito interessante para o aprendizado de Filosofia é o ludo. Ludos são jogos em que vários jogadores (aqui, estudantes) têm que percorrer um caminho usando, intercaladamente entre eles, o uso de um dado e botões. Abaixo vai uma sugestão de ludo de História da Filosofia Antiga e Medieval que pode ser útil no trabalho de ensino-aprendizagem (com hífen para lembrar que quem ensina também aprende, sempre) de Filosofia. Professor(a), também faça o seu. O que está abaixo foi feito com uso do recurso tabela de um software de escrita (pode ser o Word, da plataforma Windows, ou o BrOffice Writer, da plataforma Linux ou Linux Educacional).
São necessários botões comuns (um para cada estudante) e um dado para cada grupo (cada grupo, em mesas ajuntadas, pode ter de 4 a 5 estudantes). Bom proveito!
 



 
O texto que compõe cada quadrinho do ludo acima é fruto de pesquisa, leituras, anotações, resumos e esquematização de ideias, além de algum comentário pessoal complementar. As citações de materiais abaixo são bem simples.
Dentre os livros pesquisados estão os didáticos: (A) FILOSOFANDO: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA. De Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, da Ed. Moderna. (B) CONVITE À FILOSOFIA. De Marilena Chauí, da Ed. Ática. (C) FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA. De Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes, da Ed. Saraiva. 
 Os DICIONÁRIOS DE FILOSOFIA usados foram os dos autores Nicola Abbagnano, André Lalande e José Ferrater Mora. 
Os sites de busca e pesquisa utilizados foram: Google, Yahoo, UOL e MSN.
Enciclopédias eletrônicas: Wikipédia (www.wikipedia.org), Stanford e Ágora (ambas indicadas na lateral direita, abaixo, neste site Filosofia no Dia a Dia, bastando clicar). Também o site da TV ESCOLA (http://tvescola.mec.gov.br/) foi pesquisado e dispõe de bons vídeos e outros materiais. Outro site: o Portal do Professor, do MEC.
Professor(a), use quaisquer livros e sites, dicionários e outros documentos em sua pesquisa e levantamento de informações. E saiba fazer bom uso do ludo!
Lembrando: cada linha do ludo acima pode ser trabalhada em uma aula, em termos de explicações. O ludo, propriamente dito, leva uns 15 a 20 minutos para ser jogado por todos os grupos. Novamente: faça bom proveito!
 

 


Nenhum comentário: