Uma possível atividade de introdução ao estudo da ética, no Ensino Médio, pode ser uma tabela simples, como a que se encontra abaixo. Ela pode ser feita diretamente no quadro usado em sala de aula ou por meio de cópia. Melhor no quadro, pois os gastos são mínimos, o que não impede o uso da cópia ou de outro recurso, inclusive tecnológico, conforme seja possível.
A proposta dessa tabela é um diálogo interdisciplinar básico com o conteúdo Língua Portuguesa, em razão de trabalhar com sinônimos, antônimos e elaboração de pequenas frases contendo o valor ético mencionado.
Os "prejuízos para a pessoa e a sociedade" correspondem ao antônimo (o contrário) do valor ético mencionado ou proposto inicialmente. 
A partir dessa tabela interdisciplinar pode-se pôr, em sala de aula, a discussão sobre a ética e sua importância no mundo de hoje, tempo em que ela é, sem dúvida, tão necessária!
Pode-se, mais adiante, professor(a), propor o estudo de pensadores (filósofos e filósofas) que, ao longo da história da filosofia, refletiram sobre a ética.
Podem ser também trabalhadas situações, no mundo atual, em que se encontrem verdadeiros desafios à ética, tanto no Brasil quanto em outros países. Notícias de jornais e revistas, no papel ou televisivos, podem ajudar. Debates acalorados podem surgir em sala de aula! Professor(a), faça muito bom proveito e aprimore esta tabela da ética. Faça outras, crie. Você é capaz.
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
SUBSECRETARIA
METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO
ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
TABELA INTERDISCIPLINAR DA
ÉTICA (Prof. José Antônio Brazão.)
| 
VALOR
  ÉTICO | 
SINÔNIMOS | 
BENEFÍCIOS
  PARA A PESSOA E A SOCIEDADE | 
ANTÔNIMOS | 
PREJUÍZOS
  PARA A PESSOA E A SOCIEDADE | 
COMENTÁRIO(S)\
  RAZÕES\UMA FRASE | 
| 
OUTROS (LISTA) | |||||
1)Usar o quadro. 2)Gizes brancos e\ou coloridos. 3)Levantamento
de palavras e ideias com as turmas. Partir dos(as) estudantes e ir
anotando no quadro. 4)Pedir que anotem no caderno, caso você, professor(a), deseje,
para fixação e posterior estudo pessoal (e\ou coletivo). 5)Um dicionário, caso
seja necessário, pode ajudar. OBS.: DIÁLOGO 
INTERDISCIPLINAR COM A LÍNGUA PORTUGUESA. AJUDA MÚTUA!
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
SUBSECRETARIA
METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO
ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
TABELA INTERDISCIPLINAR DA
ÉTICA (Prof. José Antônio Brazão.)
| 
VALOR
  ÉTICO 
(EXEMPLOS) | 
SINÔNIMOS | 
BENEFÍCIOS
  PARA A PESSOA E A SOCIEDADE | 
ANTÔNIMOS | 
PREJUÍZOS
  PARA A PESSOA E A SOCIEDADE | 
COMENTÁRIO(S)\
  RAZÕES\UMA FRASE | 
| 
DECÊNCIA | |||||
| 
AMOR | |||||
| 
LEALDADE | |||||
| 
FIDELIDADE | |||||
| 
AMIZADE | |||||
| 
HONESTIDADE | |||||
| 
JUSTIÇA | |||||
| 
OUTROS (LISTA) | 
EDUCAÇÃO (FAMILIAR, VITAL E SOCIAL), COMPREENSÃO,
  CORAGEM, SOLIDARIEDADE, COMPAIXÃO, ETC. | ||||
1)Usar o quadro. 2)Gizes brancos e\ou coloridos. 3)Levantamento
de palavras e ideias com as turmas. Partir dos(as) estudantes e ir
anotando no quadro. 4)Pedir que anotem no caderno, caso você, professor(a),
deseje, para fixação e posterior estudo pessoal (e\ou coletivo). 5)Um
dicionário, caso seja necessário, pode ajudar. OBS.: DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR
COM A LÍNGUA PORTUGUESA. AJUDA MÚTUA!
 
Um comentário:
Temos muito em comum:www.eucajus.com.br
gostaria que baixe o livro:
ORDEM DOS FANTASMAS, é gratuito, por algum tempo
http://ordemdosfantasmas.blogspot.com
att. Eucajus
Postar um comentário