segunda-feira, 19 de maio de 2014

TABELA INTERDISCIPLINAR DA ÉTICA (Prof. José Antônio Brazão.)

Uma possível atividade de introdução ao estudo da ética, no Ensino Médio, pode ser uma tabela simples, como a que se encontra abaixo. Ela pode ser feita diretamente no quadro usado em sala de aula ou por meio de cópia. Melhor no quadro, pois os gastos são mínimos, o que não impede o uso da cópia ou de outro recurso, inclusive tecnológico, conforme seja possível.
A proposta dessa tabela é um diálogo interdisciplinar básico com o conteúdo Língua Portuguesa, em razão de trabalhar com sinônimos, antônimos e elaboração de pequenas frases contendo o valor ético mencionado.
Os "prejuízos para a pessoa e a sociedade" correspondem ao antônimo (o contrário) do valor ético mencionado ou proposto inicialmente.
A partir dessa tabela interdisciplinar pode-se pôr, em sala de aula, a discussão sobre a ética e sua importância no mundo de hoje, tempo em que ela é, sem dúvida, tão necessária!
Pode-se, mais adiante, professor(a), propor o estudo de pensadores (filósofos e filósofas) que, ao longo da história da filosofia, refletiram sobre a ética.
Podem ser também trabalhadas situações, no mundo atual, em que se encontrem verdadeiros desafios à ética, tanto no Brasil quanto em outros países. Notícias de jornais e revistas, no papel ou televisivos, podem ajudar. Debates acalorados podem surgir em sala de aula! Professor(a), faça muito bom proveito e aprimore esta tabela da ética. Faça outras, crie. Você é capaz.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS

SUBSECRETARIA METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

TABELA INTERDISCIPLINAR DA ÉTICA (Prof. José Antônio Brazão.)

VALOR ÉTICO
SINÔNIMOS
BENEFÍCIOS PARA A PESSOA E A SOCIEDADE
ANTÔNIMOS
PREJUÍZOS PARA A PESSOA E A SOCIEDADE
COMENTÁRIO(S)\ RAZÕES\UMA FRASE
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
OUTROS (LISTA)
 

1)Usar o quadro. 2)Gizes brancos e\ou coloridos. 3)Levantamento de palavras e ideias com as turmas. Partir dos(as) estudantes e ir anotando no quadro. 4)Pedir que anotem no caderno, caso você, professor(a), deseje, para fixação e posterior estudo pessoal (e\ou coletivo). 5)Um dicionário, caso seja necessário, pode ajudar. OBS.: DIÁLOGO  INTERDISCIPLINAR COM A LÍNGUA PORTUGUESA. AJUDA MÚTUA!

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS

SUBSECRETARIA METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

TABELA INTERDISCIPLINAR DA ÉTICA (Prof. José Antônio Brazão.)

VALOR ÉTICO
(EXEMPLOS)
SINÔNIMOS
BENEFÍCIOS PARA A PESSOA E A SOCIEDADE
ANTÔNIMOS
PREJUÍZOS PARA A PESSOA E A SOCIEDADE
COMENTÁRIO(S)\ RAZÕES\UMA FRASE
DECÊNCIA
 
 
 
 
 
AMOR
 
 
 
 
 
LEALDADE
 
 
 
 
 
FIDELIDADE
 
 
 
 
 
AMIZADE
 
 
 
 
 
HONESTIDADE
 
 
 
 
 
JUSTIÇA
 
 
 
 
 
OUTROS (LISTA)
EDUCAÇÃO (FAMILIAR, VITAL E SOCIAL), COMPREENSÃO, CORAGEM, SOLIDARIEDADE, COMPAIXÃO, ETC.

1)Usar o quadro. 2)Gizes brancos e\ou coloridos. 3)Levantamento de palavras e ideias com as turmas. Partir dos(as) estudantes e ir anotando no quadro. 4)Pedir que anotem no caderno, caso você, professor(a), deseje, para fixação e posterior estudo pessoal (e\ou coletivo). 5)Um dicionário, caso seja necessário, pode ajudar. OBS.: DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR COM A LÍNGUA PORTUGUESA. AJUDA MÚTUA!

Um comentário:

Unknown disse...

Temos muito em comum:www.eucajus.com.br
gostaria que baixe o livro:
ORDEM DOS FANTASMAS, é gratuito, por algum tempo
http://ordemdosfantasmas.blogspot.com

att. Eucajus