quinta-feira, 21 de novembro de 2013

USO DE DESENHOS NO QUADRO DA SALA DE AULA NO ENSINO DE FILOSOFIA (Prof. José Antônio Brazão.)

Desenho trabalhado com turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Referência: Platão.

 
 
Desenho trabalhado com turma do segundo ano do Ensino Médio: Racionalismo.

Desenho trabalhado com turma do segundo ano do Ensino Médio: Empirismo.
 
Costuma-se dizer que uma imagem vale por mil palavras. Neste caso, mil palavras, combinadas com uma imagem, podem ajudar muito no aprendizado, valendo muito para uma melhor compreensão dos conteúdos. As imagens acima são simples, feitas em quadros de salas de aulas, com uso de gizes coloridos.
O que se quer aqui é mostrar, professor(a) de Filosofia, que você mesmo(a) pode fazer desenhos simples que possam ajudar alunas e alunos na compreensão mais clara dos conteúdos filosóficos estudados.
Os conteúdos acima são previstos, respectivamente, para os primeiros anos e segundos anos do Ensino Médio, conforme a proposta da Secretaria de Estado da Educação de Goiás para o ensino de Filosofia.
Conteúdos complexos podem ter sua compreensão mais clara com desenhos. Saiba usá-los bem em sala de aula. O quadro é um bom parceiro e nele, além de textos, podem ser feitos desenhos com gizes, sejam estes coloridos ou não. É claro, os coloridos dão realces muito bons.
Acerca do uso de desenhos, em outro lugar neste site também são apresentados outros, prontos encontráveis em livros e na internet. Dê uma olhada! No mais, crie desenhos. Dê asas à imaginação e você poderá estar ajudando ainda mais os e as estudantes! É claro, jamais se esqueça da fonte primária: o texto escrito pelo(a) próprio(a) filósofo(a). O primeiro desenho acima refere-se ao início do livro VII da República, de Platão. O segundo, às Meditações cartesianas (Cartesius é o nome de Descartes em latim). O terceiro, ao empirismo (verifique textos de Locke e Hume).
Outros desenhos, referindo-se a outros textos e conteúdos poderão ser criados, sendo muito úteis ao aprendizado de Filosofia.

Nenhum comentário: