sábado, 9 de fevereiro de 2013

USO DE DESENHOS ANIMADOS NO ENSINO DE FILOSOFIA (Prof. José Antônio Brazão.)

COMENTÁRIO SOBRE O DESENHO ANIMADO “DONALD NO PAÍS DA MATEMÁGICA” (Prof. José Antônio Brazão.)

O desenho animado “Donald no País da Matemágica” apresenta o Pato Donald, uma das figuras dos desenhos de Walt Disney, em uma viagem por um mundo de fantasia e realidade chamado País da Matemágica. Inicialmente, Donald aparece como um caçador que adentra em uma área desconhecida, com um rifle nas mãos. De repente, no entanto, depara-se com uma floresta composta por números e formas matemáticas, até árvores com raízes quadradas! Vê um lápis vivo, resolvendo um cálculo matemático, um outro ser referindo-se ao número do pí. Ao longo do caminho, ouve a voz do espírito da matemática, que o conduz e ensina a Donald uma série de informações a respeito da matemática e da presença desta na vida quotidiana das pessoas.

O espírito da matemática leva Donald por uma incrível viagem por lugares históricos (ex.: Grécia Antiga), reais (ex.: prédios e construções de cidades), e imaginários (ex.: O País das Maravilhas, relembrando a passagem de Alice por ali), nos quais aquela ciência mostra-se claramente, como: o retângulo de ouro e as formas geométricas dos prédios e dos templos, de estátuas e da arte da Grécia, do mundo moderno, a matemática do jogo de xadrez do País das Maravilhas. Mas que relação existe entre este vídeo e a FILOSOFIA? Várias indicações à filosofia e à ciência aparecem.

Esse desenho contém, de forma simples, informações sobre os filósofos pitagóricos e as ideias de Pitágoras (c. 582-c. 500 a.C.), um daqueles que deram origem à filosofia grega e que buscavam a arqué (o princípio primordial e fundante) de todas as coisas. Para Pitágoras, de fato, a arqué era constituída pelos números. Tudo no universo, segundo ele, pode ser definido por meio dos números.

A palavra “matemágica”, que aparece logo no título do vídeo, resulta da composição de duas outras, como se pode ver: matemática e mágica. Matemática porque trata fundamentalmente da presença dos números e das formas matemáticas em todas as coisas. Mágica porque o país ali representado é imaginário e, ao longo da apresentação, vão aparecendo, como de forma mágica, elementos que vão compor o enredo ou a trama da viagem de Donald.

Esse vídeo é muito rico em detalhes e informações. A respeito de Pitágoras e dos filósofos pitagóricos, por exemplo, há uma visita de Donald à Grécia antiga, em cujas colônias e/ou território aqueles viveram. Comenta o fato daqueles homens terem formado uma fraternidade ou seita dedicada ao estudo e à discussão de ideias filosóficas, matemáticas e místicas. Fala da importância que tinham símbolos e figuras matemáticas para eles, dentre as quais o vídeo destaca o pentagrama (aquela estrela de cinco pontas) e o pentágono aí inscrito internamente.

Fala ainda da preocupação de Pitágoras com os estudos musicais e apresenta o fato dele ter descoberto as notas musicais que, basicamente, compõem diferentes sons, ainda hoje presentes nas músicas, nas sinfonias, orquestras e bandas, produzidos pelos instrumentos musicais. E, a seguir, apresenta como a ideia de Pitágoras de os números e as formas geométricas permeiam a realidade, o que é comprovado nas formas presentes em animais, plantas e em outros âmbitos da natureza, no movimento planetário, nas construções humanas, em jogos, etc.

O vídeo mostra o valor que os antigos e pessoas de outros tempos históricos deram e dão ao retângulo de ouro, isto é, um retângulo modelo, de certa forma padrão. Tal retângulo encontra-se nas construções, na arte, nas proporções do corpo humano, em muitos lugares.

Além da natureza, os números e as formas matemáticas, geométricas, encontram-se presentes na arte de grandes pintores e escultores, em templos e outras construções dos antigos, em prédios atuais, etc. A matemática, portanto, encontra-se em todo lugar.

Ainda, no campo da filosofia, curiosamente, o vídeo mostra os conteúdos da mente humana, como superstições, ideias atrasadas e antiquadas, preconceitos e outros males que a podem acometer e precisam de ser limpos dessa mesma mente, devendo esta ser organizada a fim de se poder pensar e raciocinar com mais clareza e precisão. Fala do raciocínio lógico próprio da matemática, aplicado pelos seres humanos até mesmo em jogadas de bilhar, em quadras de esporte e nas descobertas humanas.

Curiosamente, o vídeo mostra a presença das formas matemáticas também em ferramentas, peças de aparelhos, máquinas e outros artefatos humanos. E conclui apresentando dito de Galileu Galilei de que o universo está escrito em linguagem matemática e, para conhecê-lo, desvendá-lo, é preciso conhecer a matemática. Ademais, as portas das descobertas científicas estão fechadas e a chave para a abri-las, conclui o desenho animado, é a matemática.

Este vídeo pode ser estudado e discutido com os e as estudantes, em sala de aula, também de forma INTERDISCIPLINAR. Que tal dialogar com o(a) professor(a) de Matemática? E com o(a) de Arte, de História...?

Sugestão de ficha de vídeo, que pode ser melhorada, corrigida, aprimorada:

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
SUBSECRETARIA METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ESCOLAR
FICHA DE ASSISTÊNCIA DE VÍDEO EM FILOSOFIA
(Professor José Antônio Brazão.)
VALOR
 
NOTA:
 
CONCEITO:
 
Nome completo
 
Nº chamada
 
Turma:
 
Data:
 
 
2012
NOME DO VÍDEO
 
AUTOR E/OU EMPRESA PRODUTORA
 
ANO OU DATA APROX. DE PRODUÇÃO
 
Elabore uma pergunta pessoal ligada ao conteúdo do vídeo (utilize: por que /e/ou: como /e/ou: por que razão /e/ou: para que...?):
 
CONTEÚDO ATUAL EM ESTUDO EM FILOSOFIA:
 
TIPO DE VÍDEO
(     ) FILME.
(     ) DOCUMENTÁRIO.
(     ) TELEAULA.
(     ) DESENHO ANIMADO.
(     ) ______________________________________
TEMA OU ASSUNTO PRINCIPAL DO VÍDEO
 
BREVE RESUMO DO VÍDEO. Faça um pequeno resumo do vídeo assistido, com suas próprias palavras.
 
 
 
 
 
 
 
 
CONTEXTO HISTÓRICO  DE REFERÊNCIA DO VÍDEO
(       ) MUNDO ANTIGO.    (       ) MUNDO MEDIEVAL.
(   ) MUNDO MODERNO. (  ) MUNDO CONTEM-PORÂNEO. (       ) FUTURO.
(       ) IMAGINÁRIO/FICÇÃO.
RELAÇÃO ENTRE O VÍDEO E O CONTEÚDO ATUALMENTE EM ESTUDO EM FILOSOFIA
 
 
 
 
Filósofo(s) que é(são) mencionado(s) no vídeo:
 
 
 
 
LEMBRETE: Trazer esta ficha para o debate que vai ocorrer sobre o vídeo.
DEBATE SOBRE O VÍDEO NO DIA:
 
 
2012

Nenhum comentário: