O
desenho animado “Donald no País da
Matemágica” apresenta o Pato Donald, uma das figuras dos desenhos de Walt
Disney, em uma viagem por um mundo de fantasia e realidade chamado País da
Matemágica. Inicialmente, Donald aparece como um caçador que adentra em uma
área desconhecida, com um rifle nas mãos. De repente, no entanto, depara-se com
uma floresta composta por números e formas matemáticas, até árvores com raízes
quadradas! Vê um lápis vivo, resolvendo um cálculo matemático, um outro ser
referindo-se ao número do pí. Ao longo do caminho, ouve a voz do espírito da
matemática, que o conduz e ensina a Donald uma série de informações a respeito
da matemática e da presença desta na vida quotidiana das pessoas.
O
espírito da matemática leva Donald por uma incrível viagem por lugares históricos
(ex.: Grécia Antiga), reais (ex.: prédios e construções de cidades), e
imaginários (ex.: O País das Maravilhas, relembrando a passagem de Alice por
ali), nos quais aquela ciência mostra-se claramente, como: o retângulo de ouro
e as formas geométricas dos prédios e dos templos, de estátuas e da arte da
Grécia, do mundo moderno, a matemática do jogo de xadrez do País das Maravilhas.
Mas que relação existe entre este vídeo e a FILOSOFIA? Várias indicações à
filosofia e à ciência aparecem.
Esse
desenho contém, de forma simples, informações sobre os filósofos pitagóricos e as ideias de Pitágoras (c. 582-c. 500 a.C.),
um daqueles que deram origem à filosofia grega e que buscavam a arqué (o
princípio primordial e fundante) de todas as coisas. Para Pitágoras, de fato, a
arqué era constituída pelos números. Tudo no universo, segundo ele, pode ser
definido por meio dos números.
A
palavra “matemágica”, que aparece logo no título do vídeo, resulta da
composição de duas outras, como se pode ver: matemática e mágica. Matemática
porque trata fundamentalmente da presença dos números e das formas matemáticas
em todas as coisas. Mágica porque o país ali representado é imaginário e, ao
longo da apresentação, vão aparecendo, como de forma mágica, elementos que vão
compor o enredo ou a trama da viagem de Donald.
Esse
vídeo é muito rico em detalhes e informações. A respeito de Pitágoras e dos
filósofos pitagóricos, por exemplo, há uma visita de Donald à Grécia antiga, em
cujas colônias e/ou território aqueles viveram. Comenta o fato daqueles homens
terem formado uma fraternidade ou seita dedicada ao estudo e à discussão de
ideias filosóficas, matemáticas e místicas. Fala da importância que tinham
símbolos e figuras matemáticas para eles, dentre as quais o vídeo destaca o
pentagrama (aquela estrela de cinco pontas) e o pentágono aí inscrito
internamente.
Fala
ainda da preocupação de Pitágoras com os estudos musicais e apresenta o fato
dele ter descoberto as notas musicais que, basicamente, compõem diferentes sons,
ainda hoje presentes nas músicas, nas sinfonias, orquestras e bandas, produzidos
pelos instrumentos musicais. E, a seguir, apresenta como a ideia de Pitágoras
de os números e as formas geométricas permeiam a realidade, o que é comprovado
nas formas presentes em animais, plantas e em outros âmbitos da natureza, no
movimento planetário, nas construções humanas, em jogos, etc.
O
vídeo mostra o valor que os antigos e pessoas de outros tempos históricos deram
e dão ao retângulo de ouro, isto é, um retângulo modelo, de certa forma padrão.
Tal retângulo encontra-se nas construções, na arte, nas proporções do corpo
humano, em muitos lugares.
Além
da natureza, os números e as formas matemáticas, geométricas, encontram-se
presentes na arte de grandes pintores e escultores, em templos e outras
construções dos antigos, em prédios atuais, etc. A matemática, portanto,
encontra-se em todo lugar.
Ainda,
no campo da filosofia, curiosamente, o vídeo mostra os conteúdos da mente
humana, como superstições, ideias atrasadas e antiquadas, preconceitos e outros
males que a podem acometer e precisam de ser limpos dessa mesma mente, devendo
esta ser organizada a fim de se poder pensar e raciocinar com mais clareza e
precisão. Fala do raciocínio lógico próprio da matemática, aplicado pelos seres
humanos até mesmo em jogadas de bilhar, em quadras de esporte e nas descobertas
humanas.
Curiosamente,
o vídeo mostra a presença das formas matemáticas também em ferramentas, peças
de aparelhos, máquinas e outros artefatos humanos. E conclui apresentando dito
de Galileu Galilei de que o universo está escrito em linguagem matemática e,
para conhecê-lo, desvendá-lo, é preciso conhecer a matemática. Ademais, as
portas das descobertas científicas estão fechadas e a chave para a abri-las,
conclui o desenho animado, é a matemática.
Este vídeo
pode ser estudado e discutido com os e as estudantes, em sala de aula, também
de forma INTERDISCIPLINAR. Que tal dialogar com o(a) professor(a) de Matemática? E com o(a) de Arte, de História...?
Sugestão
de ficha de vídeo, que pode ser melhorada, corrigida, aprimorada:
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
SUBSECRETARIA METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ESCOLAR
|
|||||||||||
FICHA DE ASSISTÊNCIA DE VÍDEO EM FILOSOFIA
(Professor José Antônio Brazão.)
|
|||||||||||
VALOR
|
|
NOTA:
|
|
CONCEITO:
|
|
||||||
Nome completo
|
|
||||||||||
Nº chamada
|
|
Turma:
|
|
Data:
|
|
|
2012
|
||||
NOME DO VÍDEO
|
|
||||||||||
AUTOR E/OU EMPRESA PRODUTORA
|
|
||||||||||
ANO OU DATA APROX. DE PRODUÇÃO
|
|
Elabore uma pergunta pessoal ligada ao
conteúdo do vídeo (utilize: por que /e/ou: como /e/ou: por que razão /e/ou:
para que...?):
|
|||||||||
|
|||||||||||
CONTEÚDO ATUAL EM ESTUDO EM FILOSOFIA:
|
|
||||||||||
TIPO DE VÍDEO
|
( ) FILME.
( ) DOCUMENTÁRIO.
( ) TELEAULA.
( ) DESENHO ANIMADO.
( ) ______________________________________
|
||||||||||
TEMA OU ASSUNTO PRINCIPAL DO
VÍDEO
|
|
||||||||||
BREVE RESUMO DO
VÍDEO. Faça um pequeno resumo do vídeo assistido, com suas próprias palavras.
|
|
||||||||||
|
|||||||||||
|
|||||||||||
|
|||||||||||
|
|||||||||||
|
|||||||||||
|
|||||||||||
|
|||||||||||
CONTEXTO HISTÓRICO DE REFERÊNCIA DO VÍDEO
|
( ) MUNDO ANTIGO. (
) MUNDO MEDIEVAL.
( ) MUNDO MODERNO. ( ) MUNDO CONTEM-PORÂNEO. ( ) FUTURO.
( ) IMAGINÁRIO/FICÇÃO.
|
||||||||||
RELAÇÃO ENTRE O VÍDEO E O
CONTEÚDO ATUALMENTE EM ESTUDO EM FILOSOFIA
|
|
||||||||||
|
|||||||||||
|
|||||||||||
|
|||||||||||
Filósofo(s) que é(são) mencionado(s) no vídeo:
|
|
||||||||||
|
|||||||||||
|
|||||||||||
|
|||||||||||
LEMBRETE: Trazer esta ficha para o
debate que vai ocorrer sobre o vídeo.
|
DEBATE SOBRE O VÍDEO NO DIA:
|
|
|
2012
|
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário