quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

ÁLBUM DE FIGURINHAS FILOSÓFICAS (Prof. José Antônio Brazão.)

Eis uma brincadeira boa para se aprender-ensinar FILOSOFIA OCIDENTAL. Clique sobre cada imagem, de cada página, amplie-a e veja.














 
Esse álbum surgiu do questionamennto a respeito da possibilidade de aplicar o uso de álbum de figurinhas no ensino de Filosofia, ao ver crianças brincando com um álbum de figurinhas comum. O resultado, simples, está acima. Está voltado para o Ensino Médio, mas pode ser adaptado.
Pode ser elaborado e trabalhado direto no computador. Para fazer um parecido (e muito melhor), use o software de escrita de seu computador, com tabela. Poderá escanear as figuras e/ou da internet, em sites de pesquisa. Ao final, nas referências, cite os livros e sites de onde retirou as figuras.
As imagens do álbum acima estão tortas. Recorte-as e coloque-as no lugar. Se for utilizá-lo, por favor, cite este site. Obrigado.
Os textos acima foram elaborados por mim mesmo, a partir de leituras e resumos de ideias. É fácil. Uma boa pesquisa pode ajudar.
Cada página, com o texto respectivo, pode ser trabalhada em uma ou duas aulas de 50 minutos. Leitura, comentário, debate com os e as estudantes.
No laboratório de informática, em vez de colar com cola comum as figurinhas, bastará clicar em cima delas, arrastar ou copiar/recortar e colar nas lacunas das páginas de cada etapa da história da filosofia ocidental. Evitar o gasto de papel reduz a morte de árvores e reduz emissões de gás do efeito estufa! Filosofia, criatividade e ecologia podem andar juntas! As tecnologias estão aí para ajudar.
Bom proveito!

Nenhum comentário: