É claro, os livros de diferentes filósofos costumam apresentar visões diferentes sobre uma mesma temática (por exemplo, sobre o conhecimento e suas fontes), visões estas que podem contradizer-se, mas, ao mesmo tempo, que podem complementar-se, enriquecendo, de um modo geral, a bagagem cultural humana.
Os livros didáticos também podem apresentar variações e pode ser muito enriquecedor confrontar as visões de autores diferentes sobre temas semelhantes. Além do mais, podem conter informações complementares, dispõem de modos próprios e variados de apresentar os conteúdos. O livro utilizado pode servir como base primária, mas precisa ser complementado, na hora do estudo, da explicação, da exposição, do uso de exercícios presentes, etc., com outras ideias, de outros autores.
É preciso o professor e a professora de Filosofia ficarem atentos para ideias negativas (intolerâncias, contravalores éticos, ideologias, dentre outras ideias que sirvam à desumanização) que possam estar aí presentes, nem sempre vistos de forma imediata. Daí a importância, também, do trabalho em grupo na hora da escolha. Aliás, o grupo de professores e professoras pode ajudar, do começo ao fim, no processo de escolha do livro didático, dando mais segurança na definição do que se quer.
Use outros recursos e estratégias que possam enriquecer o aprendizado e o desenvolvimento da reflexão filosófica dos estudantes, não se perdendo de vista os textos originais, em traduções boas, dos filósofos e pensadores, de grandes intelectuais do mundo ocidental e de outras partes do mundo.
FICHA PARA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE FILOSOFIA
(Prof. José Antônio Brazão.)
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Esta ficha pode
ser preenchida individualmente, mas de preferência em grupo de professores da
mesma área de FILOSOFIA e/ou de áreas afins.
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NOME DO LIVRO:
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AUTOR(ES):
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EDITORA:
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EDIÇÃO:
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Indicado no Plano Nacional do Livro Didático
(MEC)? (
) SIM./ ( ) NÃO.
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BEM ENCADERNADO?
( )
SIM.
( )
NÃO.
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IMPRESSÃO
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( ) BOA.
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LINGUAGEM:
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( ) RAZOÁVEL.
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( ) DE BOA COMPREENSÃO.
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( ) RUIM.
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( ) DE DIFÍCIL COMPREENSÃO.
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CONTÉM ERROS DE LINGUAGEM: ( ) SIM. ( ) NÃO.
SE SIM, CITAR PÁGINA(S) E PARÁGRAFO(S)
DETECTADOS:
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DENTRO DA NOVA ORTOGRAFIA? ( ) SIM/( ) NÃO.
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É DIVIDIDO POR:
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A SEQUÊNCIA DOS ASSUNTOS
É DISPOSTA:
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( ) TEMAS FILOSÓFICOS (ÉTICA, ARTE,
EPISTEMOLOGIA, ETC.).
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( ) POR TEMÁTICAS.
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( ) EM LINHA CRONOLÓGICA.
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( ) HISTÓRIA DA FILOSOFIA.
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( ) EM ORDEM ALFABÉTICA.
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( ) MISTO (TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA).
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( ) OUTRA:
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O LIVRO
CONTÉM:
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( ) MAPAS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS.
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( ) GRÁFICOS.
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( ) CRONOLOGIA(S).
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( ) QUESTÕES DE VESTIBULARES.
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( ) SUGESTÕES DE ATIVIDADES.
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( ) QUESTÕES DO ENEM.
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( ) EXERCÍCIOS VARIADOS.
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( ) TEXTOS DOS FILÓSOFOS.
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( ) OUTRO(S) RECURSO(S) (CITAR):
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O LIVRO CONTÉM
INFORMAÇÕES ERRADAS? ( ) SIM. (
) NÃO.
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Se contiver
informações erradas detectadas, cite(m) exemplo(s):
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O LIVRO É
IMPARCIAL, ISTO É, NÃO DEFENDE INTOLERÂNCIA OU CONTRAVALORES ÉTICOS DE
QUALQUER/QUAISQUER TIPO(S), OBSERVÁVEL(IS)? (
) SIM. ( ) NÃO.
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SE SIM, CITE
EXEMPLO(S):
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COM BASE NAS
OBSERVAÇÕES ACIMA E EM OUTRAS QUE VOCÊ/O GRUPO TENHA FEITO, FAÇA UM PEQUENO
COMENTÁRIO COMPLEMENTAR:
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COM BASE NO QUE
VOCÊ/O GRUPO PÔDE OBSERVAR, DÊ UMA NOTA ENTRE 0 (ZERO) E 10 (DEZ) AO LIVRO:
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VOCÊ/O GRUPO
INDICARIA ESTE LIVRO DE FILOSOFIA PARA USO NA ESCOLA?
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1.Leitura explicativa dos conteúdos do livro didático
de Filosofia. A professora, o professor, ou algum(a) estudante lê um texto do livro
e a(o) docente explica o conteúdo, parte por parte, parágrafo por parágrafo.
Debates podem ser abertos e levantamento de questões também, tanto por parte
do(a) professor(a) quanto da turma de estudantes. Estes podem ajudar numa
dinamização da aula, para que não fique apenas na leitura-explicação.
2.Questionário com questões sobre o texto de um
capítulo do livro.
3.Exercício de (V) ou (F), verdadeiro ou falso, ou (E)
ou (C), errado ou certo, a respeito de um capítulo ou texto do livro didático.
4.Palavra cruzada referente a palavras centrais de um
texto ou trecho do livro.
5.Questões com 4 ou cinco alternativas, referentes a
conteúdos de uma unidade ou capítulo.
6.Análise, junto com as e os estudantes, de imagens
contidas no livro. Por exemplo: um desenho do mito da caverna, de Platão; a
foto de um quadro renascentista sobre mitos gregos ou sobre seu tempo e que
levante questões filosóficas atinentes àquele tempo e\ou ainda atuais; charges,
dentre outras tantas.
7.Estudos de textos de filósofos contidos no livro didático.
8.Exercícios de filosofia contidos no próprio livro
didático. Professor(a), faça um levantamento e aproveite.
9.Questões de filosofia de vestibulares contidas no livro (veja o número 8).
10.Procura de palavras cujo significado desconhecido
ou de difícil compreensão, presentes nos textos do livro, usando dicionários de
filosofia e de língua portuguesa.
11.Discussão filosófica, presente no livro, sobre tema
polêmico passado e\ou atual, que envolva ética, política, ciência ou outra
questão humana visualizada numa perspectiva filosófica.
12.Analisar como o(s) autor(es) e\ou autora(s) do
livro trata(m) certas ideias e certos filósofos, confrontando com outros
autores e autoras (vale lembrar que nas bibliotecas escolares costumam haver
livros didáticos de filosofia diferentes e que contêm diferentes abordagens de
temas comuns. Isto permite que as e os estudantes descubram visões diferentes,
às vezes até mesmo conflitantes, e aprendam a não aceitar visões unilaterais ou
únicas.
13.Utilizar mapas, gráficos e linhas de tempo contidas
no livro didático de Filosofia.
14.Aproveitar possíveis resumos que possam estar
contidos no livro didático. Os resumos são bons, principalmente, em momentos de
revisão dos conteúdos estudados do livro didático, porém podem ser utilizados
como base para aulas, lembrando sempre de que ele é um ponto de partida, não
ponto final e único, pois há aspectos da filosofia discutidos em um capítulo ou
unidade que nem sempre são contemplados no resumo ou, quando o são, isto ocorre
de forma muito compacta.
15.Aproveitar poemas e textos de outras áreas humanas
que possam encontrar-se citados no livro didático de Filosofia e comparar com
as ideias dos filósofos e dos temas filosóficos discutidos no capítulo ou na
unidade em que aqueles são citados.
Professor(a), faça um levantamento
maior dos materiais contidos em seu livro didático de Filosofia, faça bom uso
deles e, também, a crítica filosófica onde se fizer necessário, caso não
concorde com as posições do(a) autor(a), lembrando-se sempre de confrontar com
outros autores e autoras. Tomados os devidos cuidados e buscando sempre uma
excelente bagagem de conhecimentos filosóficos por meio de livros e materiais
diversos, inclusive tecnológicos, pode-se fazer um bom uso do livro didático em
sala de aula e por meio de atividades dadas como tarefas para casa.
Lembre-se que o livro didático pode
ser um excelente instrumento de ensino, tomados os devidos cuidados e tendo
feito uma boa escolha, a cada dois, três ou quatro anos, do livro a ser usado
para ensinar Filosofia. E, professor(a), tenha sempre o costume de ler
diretamente os textos escritos pelos filósofos e pelas filósofas, os quais são,
sem dúvida, a matéria-prima do ensino-aprendizagem de Filosofia.
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