A pesquisa é uma atividade interessante e boa para o trabalho com os estudantes. Pode ser feita na escola, durante a aula ou em casa ou em biblioteca pública, por exemplo. A ficha de pesquisa acima é muito simples e pode ser usada em período de aula, com acompanhamento da professora, do professor, de Filosofia. Foi feita com o recurso TABELA do software de escrita disponível no laboratório de informática. É muito fácil e você, professora, professor, pode aproveitar o modelo, aperfeiçoá-lo, corrigi-lo. Fica como sugestão de trabalho.
Na escola, durante a aula, pode ser preenchida em pesquisa feita no laboratório de informática e/ou na biblioteca. Cada ficha pode ser repassada para grupos de dois a três estudantes. É simples e pode ser preenchida em um curto espaço de tempo.
OBSERVAÇÕES SOBRE O TRABALHO DE PESQUISA ENVOLVENDO A FICHA:
1) A pesquisa é um trabalho interessante de enriquecimento do aprendizado dos estudantes. Através dela, cada um ou cada grupo pode ter contato com informações escritas sobre a vida de filósofos (as), podendo ser trabalhada antes, durante ou após o desenvolvimento de aulas sobre assuntos ligados a cada pensador(a).
2) A proposta é que esse trabalho seja feito em uma única aula, talvez duas, com acesso à internet e/ou a livros da biblioteca.
3) É importante lembrar que será preciso repassar uma folha com a proposta da pesquisa para cada pequeno grupo, distribuído por computador ou mesa, conforme a disponibilidade da escola.
4) Ao final da aula, preenchido o papel, este será coletado pelo(a) professor(a) para correção.
5) Cada grupo não poderá deixar de preencher nenhum campo, isto é, não poderá deixar o trabalho incompleto.
6) Caso não dê tempo, devolva o trabalho incompleto ao professor, que o repassará de volta em outra aula, para a conclusão e entrega definitiva.
7) Na biblioteca: cada grupo se reunirá junto a uma mesa e escolherá os livros que quiser utilizar na pesquisa e que disponham do conteúdo solicitado. A seguir, fará a leitura dos textos e, depois, o preenchimento das informações nos campos indicados no corpo do trabalho.
8) No laboratório de informática: cada grupo de dois ou três se reunirá ao redor de um computador, com acesso à internet. Ligar o computador e acessar um site geral de pesquisa (Google, Yahoo, UOL, etc.). Digitar, a seguir, o nome do(a) filósofo(a) solicitado(a) . Escolher um ou mais sites específicos, LER as informações sobre o filósofo e preencher o formulário solicitado.
9) Usar caneta preta ou azul, de preferência.
10) Se o preenchimento for através do uso do Word ou BrOffice Writer, após digitar as informações, cada grupo deverá salvar seu trabalho em uma pasta específica, definida para a matéria ou para o conteúdo específico, indicada pela professora, pelo professor.
11) Ao final da aula, entregue ao (à) professor(a) o trabalho realizado.
12) Se tiver sido feito no computador, com uso do Word ou BrOffice Writer, salvar o trabalho na pasta definida pelo(a) professor(a).
Professora, professor: como foi dito: aperfeiçoe o modelo acima e faça bom uso. É fácil de fazer com o computador: TABELA, colunas/linhas, a quantidade de cada, ok. Preencher com as informações que serão solicitadas.
A vantagem da ficha é que os e as estudantes não ficam perdidos, sem saber, exatamente, o que fazer.
Terminado esse trabalho, proponha a apresentação da ficha de cada grupo para toda a turma e, a seguir, um debate sobre as ideias do(a) filósofo(a) estudado(a).
No laboratório de informática da escola, a vantagem é que os e as estudantes terão contato também com tecnologias. Não se pode esquecer da riqueza do trabalho na biblioteca escolar. Livros são o primeiro grande instrumento de estudo e pesquisa em filosofia. Ênfase deve ser dada aos livros dos próprios filósofos!
Esse trabalho pode ser feito de forma INTERDISCIPLINAR. Que tal trabalhar com a professora, o professor, de História, de Língua Portuguesa ou outras áreas? Pode ser enriquecedor.
No laboratório de informática da escola, a vantagem é que os e as estudantes terão contato também com tecnologias. Não se pode esquecer da riqueza do trabalho na biblioteca escolar. Livros são o primeiro grande instrumento de estudo e pesquisa em filosofia. Ênfase deve ser dada aos livros dos próprios filósofos!
Esse trabalho pode ser feito de forma INTERDISCIPLINAR. Que tal trabalhar com a professora, o professor, de História, de Língua Portuguesa ou outras áreas? Pode ser enriquecedor.
O modelo acima foi direcionado para o Ensino Médio, mas pode ser adaptado, aperfeiçoado.
É claro, pesquisa é questionamento, colocação em dúvida, investigação crítica. A proposta acima só terá efeito se continuada e enriquecida.
É claro, pesquisa é questionamento, colocação em dúvida, investigação crítica. A proposta acima só terá efeito se continuada e enriquecida.
Bom proveito!
Pesquisa realizada pela turma EP1M01 no Laboratório de Informática Escolar.
Estudo sobre os filósofos helenísticos.
Estudo sobre os filósofos helenísticos.
Estudo sobre os filósofos helenísticos.
A turma foi dividida em grupos de 3 a 4 estudantes, os quais se ocuparam do estudo de filósofos do período helenístico (aprox. séc. IV a.C. ao IV/V d.C.).
O plano envolveu pesquisa no laboratório de informática escolar CEDJA, leitura e apresentação das fichas preenchidas em sala de aula, debate, discussão de ideias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário