terça-feira, 20 de novembro de 2012

O TRABALHO COM LINHAS DE TEMPO HISTÓRICO-FILOSÓFICAS (modelos) (Prof. José Antônio Brazão.)












 O trabalho com linhas de tempo pode ser muito útil no ensino de Filosofia, pois possibilita um resumo dos conteúdos em estudo e, ao mesmo tempo, sua contextualização no interior da história em que cada filósofo ou corrente/linha filosófica se inseriu ou se insere.
Não são difíceis de fazer. Demandam um certo trabalho. Podem ser feitas no laboratório de informática ou na biblioteca da escola. Podem ser feitas à mão, na biblioteca, mas também com o auxílio de computador. De preferência, usar o computador.
Nelas podem ser acrescentadas, aqui e ali, imagens da história e da filosofia em estudo. As que estão apresentadas acima foram feitas com o uso do recurso TABELA, do software de escrita do computador. Existem o WORD, da plataforma Windows, o BrOffice Writer, da LINUX, além de outros softwares com os quais é possível fazer tabelas. Pode-se ver que nelas não há imagens, apenas escrita. Mas pode-se, de fato, acrescentar imagens, como foi dito.
A linha de tempo pode ser pedida como trabalho para os estudantes, como atividade. Demanda pesquisa, estudo, coleta de informações, anotações, digitação, coleta de imagens (seja da internet, seja por meio de scanner), trabalho em grupo. Dá trabalho!

 Um ou dois espaços possíveis da escola, fora da sala de aula comum, além desta, podem ser utilizados: a biblioteca e o laboratório de informática. Em escolas onde ainda não há laboratório de informática, pode ser utilizado um computador comum e um scanner ou, simplesmente, o primeiro. Se houver acesso à internet, bom! Pode enriquecer muito o trabalho. No caso de não haver scanner, uma máquina fotográfica digital comum, bem posicionada sobre a imagem de um livro ou de uma enciclopédia, tirando-lhe a foto. Transfere-se a imagem da câmara para o computador e deste para a célula da linha de tempo. Importante: citar as fontes de imagens e trechos anotados de livros, revistas, enciclopédias e/ou internet.

O importante é que as e os estudantes sejam colocados em contato com a pesquisa e o uso de tecnologias. E, acima de tudo, aprendam bem a FILOSOFIA! Essa é a ideia chave: aprender filosofia! Melhor ainda: aprender a filosofar!
Como colocar textos e imagens na tabela? Fazer uma tabela com quantas colunas e linhas cada grupo achar necessário. Em cada célula, colocar um texto ou uma imagem.
Que o texto, de preferência, seja fruto do esforço de resumo dos estudantes. Da professora e do professor também!
Professoras e professores também podem fazer esse trabalho, no preparo de aulas, desse material (linha de tempo histórico-filosófica) para o ensino e assim por diante. E uma dica importante: em caso de arquivar as linhas de tempo, atualizá-las sempre que necessário, melhorando-as.
Façam bom proveito da ideia!

Nenhum comentário: