domingo, 11 de setembro de 2011

Quebra-cabeças como recursos didáticos para o ensino de Filosofia. (Prof. José Antônio Brazão.)

Quebra-cabeças são jogos em que a pessoa tem que montar uma figura a partir de pedaços separados. A aplicação de quebra-cabeças pode ser interessante no ensino de Filosofia, dando-lhe um bom uso didático.

Exemplos:

1) A face de um filósofo, de uma universidade em que o filósofo tenha estudado ou trabalhado, uma figura com um tema tratado por esse filósofo ou por uma dada corrente filosófica, etc. Recortar a figura em pedaços médios ou partes pequenas e solicitar que seja remontada pelos estudantes, em sala de aula.

2) As faces de um grupo de filósofos de determinada época. Recorte e remontagem. Também ajuda na visualização desses filósofos, valendo como boa ilustração e introdução do conteúdo.

3) Um desenho ou figura contendo conteúdo relacionado à filosofia. Ex: (a) A figura de uma pessoa com braços abertos correndo livre pela praia ou pelo campo e a figura de uma outra escravizada. Podem servir como material introdutório para a discussão de temas como liberdade, escravidão e determinações sociais, relações de poder, etc. Recorte, remontagem, discussão. (b) A figura de soldados em guerra. Podem ser discutidos, a partir dela, questões éticas como a guerra, conflitos humanos, morte em escala, nazismo (caso a figura esteja relacionada ao nazismo e à II Guerra Mundial), etc. (c) Outras, conforme os conteúdos planejados e interesses em assuntos para discussões em sala de aula.

De preferência, retirar as imagens tiradas da internet ou cópias xerox, a fim de não danificar livros e revistas.

Colocar as cópias em envelopes e entregá-los a grupos de dois a dois estudantes. Após a (re)montagem dos grupos, solicitar que seja feito um círculo e, a partir dele, o debate, pedindo que cada estudante da sala participe, dando sua opinião. Feito isto, caberá ao(à) professor(a) fazer as considerações gerais e finais.

Tais figuras, de preferência de tamanhos grandes ou médios, para que possam ser bem visualizadas, podem servir como introdução e/ou até conclusão dos conteúdos estudados.

É uma atividade que contém caráter educativo e lúdico, ao mesmo tempo. A (re)montagem da figura recortada pode ajudar até mesmo na memorização dos conteúdos estudados.

É importante acompanhar essa atividade de leituras prévias dos conteúdos discutidos a partir daquelas figuras.

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