quarta-feira, 22 de junho de 2011

O trabalho com vídeos montados pelos estudantes como meio didático de ensino de Filosofia. Arte nas ruas - um trabalho interdisciplinar.







O vídeo acima, trabalhado no Windows Movie Maker, no Laboratório de Infomática do Col. Est. Dep. José de Assis, é fruto de um trabalho interdisciplinar entre os conteúdos Filosofia e Arte. É um trabalho simples, mas que demandou boas horas de elaboração de um grupo de estudantes da terceira série do Ensino Médio. Este trabalho foi feito no mês de junho de 2011.




Trabalhar interdisciplinarmente, sem dúvida, enriquece o aprendizado dos estudantes e possibilita-lhes perceber que o conhecimento não é algo estanque, mas fruto de empreitada coletiva.




Acompanhou a elaboração deste vídeo uma apresentação para a turma toda e debate de ideias em torno do tema em desenvolvimento. Por exemplo: Por que o ser humano tem necessidade de arte, a ponto de utilizá-la e expressá-la até mesmo nas ruas, além de museus, quadros, músicas, nos mais diversos ambientes? Sem arte como, talvez, seria a vida humana? Que relação existe entre as artes de rua e as demais formas de arte, como as pinturas em muros e as pinturas contemporâneas, os quadros renascentistas, a pintura japonesa e outras, de outros povos? Como as diferentes formas de arte se integram, possibilitando uma expressão mais ampla (e própria da arte) da vida humana?




O tema "Arte nas Ruas" foi escolhido em razão de sua atualidade e do desejo do grupo de estudantes em conhecer mais a respeito do mundo social em que vivem.

Nenhum comentário: