ATIVIDADE 4 do MÓDULO II
PLANO DE AULA:
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
SUBSECRETARIA METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
FILOSOFIA – Professor José Antônio Brazão.
PLANO DE AULA:
TEMA: NAZISMO.
OBJETIVO GERAL:
Apresentar e discutir, em linhas gerais, os valores e as ideias que permearam a ideologia nazista, ao longo das décadas de 1920, 30, 40, bem como alertar para o perigo dos grupos neonazistas atualmente ainda existentes no Brasil e no mundo.
TURMAS: TERCEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO.
PERÍODO: AO LONGO DE SETEMBRO DE 2011.
CONTEÚDO E PASSO A PASSO:
1) Abrir o texto NAZISMO, presente na Wikipedia – em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nazismo
2) Seguir o índice, passo a passo, e ir comentando e discutindo com a respectiva turma
Índice
- 1 Etimologia
- 2 Definição
- 3 História
- 4 A essência do Nazismo: totalitarismo e racismo
- 5 O papel da ideologia da superioridade racial no Nazismo
- 6 Apropriações filosóficos de Nietzsche pelo Nazismo
- 7 Liberalismo, Teoria econômica e Nazismo
- 8 Socialismo e nazismo
- 9 Nazismo e romantismo
- 10 A política econômica do nazismo
- 11 Efeitos
- 12 Efeitos secundários
- 13 Pessoas e história
- 14 Nazismo e religião
- 15 Nazismo e fascismo
- 16 Motivos do sucesso do nacional-socialismo
- 17 O termo "nazista" na cultura popular
- 18 Notas e Referências
- 19 Bibliografia
- 20 Ver também
- 21 Ligações externas
3) Ao longo das aulas, ir apresentando os tópicos (três ou quatro por vez) e apresentando as imagens.
4) Aproveitar as imagens contidas nos links de outras línguas que ficam no lado esquerdo do texto da Wikipedia, lembrando que eles contém imagens que não se encontram no de língua portuguesa. NÃO SE ESQUECER DE SEMPRE VOLTAR AO TEXTO ORIGINAL, INICIAL, a fim de não se perder nas imagens e poder atingir o objetivo proposto.
RECURSOS:
- Laboratório de Informática Escolar – CEDJA.
- Data show.
AVALIAÇÃO:
1) A participação nos debates, ao longo da apresentação do tema.
2) Elaboração de um conjunto de slides, a serem feitos em grupos pequenos (de três a quatro estudantes), utilizando o software Power Point ou equivalente da plataforma Linux.
3) Os slides poderão ser feitos pelos grupos, reunidos ao redor de um ou dois computadores do LIE-CEDJA, na própria escola. Imagens poderão ser tiradas da Wikipedia, usando os links das diferentes línguas, a partir do de língua portuguesa, realizando uma navegação em hipertexto, e também através do Google Imagens.
LIVROS REFERENCIAIS COMPLEMENTARES:
FILOSOFANDO – Introdução à Filosofia, de Maria L. de A. Aranha e Maria H.P. Martins.
CONVITE À FILOSOFIA, de Marilena Chauí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário