segunda-feira, 9 de junho de 2008

TÉCNICAS DIDÁTICAS QUE PODEM SE APLICADAS NO ENSINO DE FILOSOFIA E OUTROS CONTEÚDOS (Prof. José Antônio Brazão)

Além de conteúdos filosóficos propriamente ditos, orientações para o trabalho de professores e professoras. Nesse sentido, algumas técnicas que podem ser úteis ao ensino, a seguir.
FORMAÇÃO DE CÍRCULO OU SEMI-CÍRCULO COM A TURMA: Colocar as carteiras e cadeiras dos alunos em círculo ou semi-círculo. Isto permite que cada aluno visualize seu colega, além do professor. Pode ajudar também em debates e levantamento de questões. Paulo Freire fazia uso da técnica do círculo nos "círculos de cultura", indicando com isto a igualdade entre os membros no processo de ensino-aprendizagem, em que todos aprendem com todos. De fato, como o próprio Paulo Freire diz: "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho. Nós nos educamos em comunhão." (Trecho de Pedagogia do Oprimido). Educandos e educadores aprendem juntos, sendo, na verdade, educandos-educadores e educadores-educando. Atualmente, Augusto Cury, em seu livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes, defende também o uso dessa técnica. Além da visualização, ela permite uma concentração maior e uma melhor participação do corpo estudantil, durante as atividades desenvolvidas no ambiente escolar.
TÉCNICA DO DEBATE DE IDÉIAS: Na antigüidade grega, Sócrates (filósofo ateniense do séc. V a.C.) já fazia uso de uma técnica de discussão de idéias, através da ironia e da maiêutica. Essa técnica se dá por meio de perguntas e discussões a respeito do conteúdo em debate, em estudo. O professor pode e deve ser um 'perguntador'. Perguntar a respeito do por quê, do como, das razões, dos fundamentos de algo aprendido ou em aprendizagem, do para quê, etc. Questões desses tipos podem ajudar no despertar da curiosidade dos alunos e possibilitar a abertura das turmas para um debate intenso dos conteúdos aprendidos. Proposta que aparece também em Paulo Freire (Por uma Pedagogia da Pergunta) e em Cury (Pais Brilhantes, Professores fascinantes). Além de perguntas diretas, podem ser repassados aos alunos textos e outros materiais sobre cujo conteúdo se pode debater (um filme, por exemplo). Na sala de aula, sempre fazer perguntas e discuti-las com os alunos, antes de dar respostas mais precisas.
PAINEL INTEGRADO: Um conjunto de texto escritos em folhas de papel, presas a um quadro de madeira ou a um suporte qualquer e que podem ser passadas, uma após outra, permitindo uma exposição visual do conteúdo, por meio de palavras escritas e de gravuras, além do oral, resultante da fala do professor, da professora. Junte a esta técnica as duas anteriores.
TEATRO: O teatro é uma antiga técnia de apresentação de estórias e histórias, po meio do drama, da comédia, da tragédia e de diversos tipos de peças teatrais. Ao longo da história, as apresentações teatrais enterneceram, alegraram e cativaram pessoas do mundo inteiro. Na Grécia antiga e em Roma havia teatros ao ar livre (alguns dos quais ainda existem), onde eram apresentadas peças, em geral com o uso de máscaras. Na China também se sabe de apresentações artísticas desde tempos antigos. Hoje, o teatro encontra-se praticamente no mundo inteiro. Utilizado na escola ou na universidade, pode ser de grande valia no aprendizado estudantil, pois, além de apresentações propriamente ditas, envolve pesquisa, estudo, aprendizado. Podem ser apresentadas peças teatrais prontas, já existentes, de teatrólogos famosos, ou pde ser dado o trabalho de elaboração e montagem de uma (ou mais de uma) peça teatral por um grupo de alunos ou uma turma. Por exemplo, na Filosofia: uma pequena peça teatral sobre a vida de Sócrates, Thomas Hobbes ou qualquer outro pensador em estudo. Demanda pesquisa, estudo, dedicação na elaboração, na montagem, nos ensaios e na apresentação da peça. As turmas só terão a ganhar. Professor(a), proponha uma peça teatral aos alunos como um desafio! Quando fui estudante do segundo grau, um amigo (Júlio César Silva) elaborou uma peça teatral a respeito da reforma agrária, a turma topou a idéia, contando com o apoio do professor de Geografia, e levou adiante a montagem e a apresentação. Foram vários ensaios até chegarmos à apresentação final. E o quanto aprendemos! Lembro-me até da música instrumental de que se fez uso na introdução e na finalização da apresentação, a música "Naja". A apresentação de minha turma foi simples, não tendo sido necessários muitos recursos. Contamos com a boa vontade e o empenho de todos. Isto pode ser feito em Filosofia ou em qualquer disciplina. Os estudantes gostam! Na Língua Inglesa, por exemplo, as peças de Shakespeare e de outros teatrólogos dessa língua. Lembro-me também de uma professora de Língua Inglesa, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari, que coordenou um grupo de alunos na apresentação de uma peça de Shakespeare, "Mandrágora". Aprenderam muito e quem presenciou também. Na área de Língua Portuguesa, uma peça que fale da vida de Camões, Cora Coralina, Fernando Pessoa ou qualquer escritor de nossa amada língua. Trabalho para alunos, aprendizado de todos!

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