domingo, 3 de outubro de 2021

AULA ZOOM 29: A SOCIEDADE E SUA DINÂMICA: TEXTO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS PARA CORREÇÃO COLETIVA (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

ENSINO MÉDIO – SEGUNDOS ANOS

PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA 29: A SOCIEDADE E SUA DINÂMICA:

TEXTO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS PARA CORREÇÃO COLETIVA (Prof. José Antônio Brazão.):

As cinco primeiras questões a seguir são de interpretação de texto. Leia o texto e responda as questões que se seguem. É uma atividade que exigirá atenção.

LINHAS E FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA E POLÍTICA:

No início do século XIX, a Sociologia surgiu como uma disciplina científica baseada em uma necessidade de enfrentar as mudanças e a transformação da vida social que acontecia na Europa, consequência do processo de industrialização, capitalismo e urbanização, que exigiram maior integração entre os países e consciência sobre o mundo.

O termo – criado pelo filósofo francês Auguste Comte, responsável pelo surgimento da Sociologia e do Positivismo – veio da palavra latina “socius” (associação) e do grego “logos” (estudo), e se propõe a analisar a associação entre sociedades e unificar estudos sobre diversas outras ciências como a história, a economia e a psicologia.

História da Sociologia – Linhas Mestras:

POSITIVISTA-FUNCIONALISTA: Teve como fundador Augusto Comte e seu principal expoente clássico em Émile Durkheim, de fundamentação analítica.

DIALÉTICA: A linha de explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx, que mesmo não sendo um sociólogo e sequer se pretendendo a tal, deu início a uma profícua linha de explicação sociológica.

SOCIOLOGIA COMPREENSIVA: A Sociologia Compreensiva iniciada por Max Weber, de matriz teórico-metodológica hermenêutico-compreensiva.

In: https://www.resumoescolar.com.br/historia/surgimento-da-sociologia/ 

 

QUESTÃO 1: A linha dialética da Sociologia foi fundada por

(a)(     ) Augusto Comte.

(b)(     ) Émile Durkheim.

(c)(     ) Max Weber.

(d)(     ) Karl Marx.

(e)(     ) Simone de Beauvoir.

 

QUESTÃO 2: Das ideias do fundador da linha dialética da Sociologia não se encontra:

(a)(     ) A luta de classes como motor da história.

(b)(     ) A análise da exploração da classe dominante sobre as demais.

(c)(     ) A teoria metodológica hermenêutico-compreensiva

(d)(     ) A luta do proletariado contra a burguesia.

(e)(     ) A contradição na história, nos modos de produção.

 

QUESTÃO 3: Entre as mudanças e a transformação da vida social que acontecia na Europa, que contribuíram para o surgimento da Sociologia, no século XIX, encontram-se as seguintes, exceto: 

(a)(     ) O acentuar da vida no campo, por conta das necessidades de comércio de produtos agrícolas, com nehum êxodo rural.

(b)(     ) A integração cada vez maior entre países.

(c)(     ) A Revolução Industrial, com uma urbanização crescente.

(d)(     ) O desenvolvimento do capitalismo.

(e)(     ) O processo de industrialização.

 

QUESTÃO 4: A palavra sociologia nasceu da junção de termos advindos das seguintes línguas:

(a)(     ) Francês e italiano.

(b)(     ) Português e inglês.

(c)(     ) Latim e grego.

(d)(     ) Alemão e grego.

(e)(     ) Espanhol e hebraico.

 

QUESTÃO 5: DIALÉTICA: A linha de explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx, que mesmo não sendo um sociólogo e sequer se pretendendo a tal, deu início a uma profícua linha de explicação sociológica. Dialética, aqui, é o conflito, a contradição, fruto das relações de produção. A história, realizada por pessoas concretas, de acordo com Marx e Engels, tem, portanto, por motor:

(a)(     ) A busca de confraternização universal.

(b)(     ) O desenvolvimento das máquinas e do conhecimento.

(c)(     ) O espírito hegeliano que se eleva dialeticamente até o espírito absoluto.

(d)(     ) A luta de classes.

(e)(     ) A Ordem e o Progresso.

 

AS QUESTÕES SEGUINTES SE REFEREM ÀS INSTITUIÇÕES SOCIAIS:

QUESTÃO 6: A família é a estrutura base da sociedade, tendo vem vista que é responsável pelos seguintes elementos bases da vida social, exceto:

(a)(     ) Pela formação de valores essenciais na formação de bons (boas) cidadãos(ãs).

(b)(     ) Pela educação primária de filhos e filhas.

(c)(     ) Pela doutrinação das pessoas que nela se encontram, a fim de que se tornem seres adaptados e inertes na vida social.

(d)(     ) Pela busca de  um clima propício de crescimento humano das pessoas que dela fazem parte.

(e)(     ) Pelo esforço de cada um de seus membros (pais e filhos/filhas, entre outros agregados) em bem conviver entre si, tendo em vista o bem, inclusive, de toda a sociedade.

QUESTÃO 7: O Estado baseado na concentração do poder nas mãos do partido central (totalitarismo), presente na Itália e na Alemanha na primeira metade do século XX, chama-se:

_________________________________________________________________.

QUESTÃO 8: O Estado neoliberal apoia e defende firmemente a liberdade de mercado, deixando-o, inclusive, definir preços. Cite dois produtos cujos preços, hoje, são definidos pelo mercado internacional.

______________________________________________________________.

QUESTÃO 9: A religião é uma instituição social de extrema importância para a vida social, tendo em vista oferecer serviços e benefícios. Aponte dois serviços fundamentais prestados pelas religiões às sociedades.

________________________________________________________________.

QUESTÃO 10: Aponte, a seguir, a palavra mais exata que define o desrespeito para com as crenças, o modo de ser e de agir das pessoas que não prejudiquem ninguém.

______________________________________________________________.

 

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

EXERCÍCIO DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO TERCEIRO BIMESTRE. (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

CEPMG – VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino/Coordenação Pedagógica  

SÉRIE/ANO: TURMA(S): SEGUNDOS ANOS. DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: ___/____/2021.

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. EXERCÍCIO DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS

ALUNO(A):_____________________________________No.:______. 

TURMA:___________. VALOR: 3,0.

EXERCÍCIO DE SOCIOLOGIA – PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZAO.

SOMENTE PARA QUEM NÃO FEZ ESTA ATIVIDADE NO SISTEMA. QUEM JÁ FEZ NÃO TEM NECESSIDADE DE REFAZER.

VALOR: 3,0 (TRÊS PONTOS). Cada questão vale 0,5 (meio) ponto.

A atividade avaliativa abaixo consta de trechos selecionados de um texto, a ser lido, e seis questões objetivas referentes ao conteúdo do texto. O tema é INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. Leia e releia o texto e responda as questões.

Intolerância religiosa

Por Letícia Rodrigues Ferreira Netto

Intolerância religiosa é uma forma de violência, física ou simbólica, que tem por objetivo a negação e a supressão de uma religião em detrimento de outra. Ou seja, é um caso de preconceito associado a algum tipo de violência em que se pretende negar a existência de religiões específicas. No Brasil, as religiões afro-brasileiras são o exemplo de religiões que sofrem com a intolerância religiosa. Pode, ainda, estar relacionada a diferentes processos sociais, para além da própria religiosidade, como colonização, preconceito étnico-racial, hegemonias, discriminação de gênero etc.

A relação com outros preconceitos é evidenciada pois, a religião é um dos aspectos culturais de um povo. E traz em si uma interpretação sobre o mundo, a vida, as relações sociais. Uma religião pode discriminar a outra para além das questões de diferentes divindades, por exemplo por como as pessoas se comportam ou se relacionam com temas sociais.

A intolerância religiosa vem de movimentos hegemônicos. Essa hegemonia significa a busca de tornar-se a única visão de mundo possível, acabando com as expressões contrárias. O termo surge em debates sobre a pluralidade de direitos, pois se entende que todas as pessoas tenham direito a ter sua cultura e etnia respeitadas, consequentemente também às diferentes religiões. (...)

Apesar da estratégia de salvação continuar sendo a justificativa, nas legislações brasileiras e nos Direitos Humanos isto é considerado crime de violação de direitos. O entendimento de que apenas a própria religião salva só pode ser usado dentro da mesma e não para agredir outras pessoas e culturas. A Lei nº 9459/1997 altera a Lei 7716/1989, legislando sobre crimes de preconceito ou discriminação.

Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (BRASIL, 1997).

A ideia de liberdade religiosa e de Estado laico se complementam na discussão da intolerância religiosa, pois é o Estado, dentro dos direitos civis, que vai definir os atos de violência e intolerância. O Estado laico é aquele que não professa uma crença para si. A liberdade religiosa se baseia nos direitos civis, ou seja, relativos ao indivíduo, e nos Direitos Humanos para garantir que não haja discriminações de nenhum tipo entre os seres humanos.

A liberdade religiosa, como se sabe, pressupõe as liberdades de culto, de crença, de pensamento, de consciente e de expressão, liberdades que são essenciais para o funcionamento da democracia. (...)

Assim, intolerância religiosa é uma ação de preconceito contra uma religião específica de forma hegemônica e a fim de que a mesma, que se apresenta como oposição à primeira, seja erradicada. É considerada crime na legislação brasileira e é uma violação dos direitos humanos. Difere-se da discriminação por não aceitar a liberdade religiosa e a manifestação plural dos diferentes cultos. Pode ser exercida por meio de violência física, material ou simbólica.

TEXTO DISPONÍVEL EM: https://www.infoescola.com/sociologia/intolerancia-religiosa/ 

QUESTÃO 1: Intolerância religiosa é uma forma de violência, física ou simbólica, que tem por objetivo a negação e a supressão de uma religião em detrimento de outra. Ou seja, é um caso de preconceito associado a algum tipo de violência em que se pretende negar a existência de religiões específicas. É incorreto citar como exemplo de intolerância religiosa:

(a)(     ) Cartazes que fazem apologia (defesa) do combate a outras religiões.

(b)(     ) A distribuição de panfletos, folhetos e revistas mostrando elementos da religião em que se acredita.

(c)(     ) Ofensas diretas feitas a pais e mães de santo, entre outros membros de religiões afro-brasileiras, por se acreditar que é pecado sua prática religiosa.

(d)(     ) O apedrejamento de jovens filhas de santo por conta de se acreditar que iam adorar Belzebu.

(e)(     ) A proibição religiosa de mulheres poderem estudar, por conta de se crer em valores interpretados ao pé da letra (literalmente) de textos sagrados, em diferentes religiões.

QUESTÃO 2: Marque a alternativa errada. A relação da intolerância com outros preconceitos é evidenciada, tendo em vista que: 

(a)(     ) A religião é um dos aspectos culturais de um povo.

(b)(     ) A religião traz em si uma interpretação sobre o mundo, a vida, as relações sociais.

(c)(  ) Uma religião não pode discriminar a outra para além das questões de diferentes divindades.

(d)(     ) Uma religião pode discriminar outra no que tange ao modo como as pessoas desta se comportam e se relacionam com temas sociais.

(e)(     ) Uma religião pode discriminar pessoas de si própria e de outras religiões por suas escolhas, como as escolhas de gênero.

QUESTÃO 3: A intolerância religiosa vem de movimentos hegemônicos. A hegemonia significa: 

(a)(     ) A busca de um diálogo intercultural e plurirreligioso que se empenha em tornar os direitos de todos como direitos hegemônicos no mundo.

(b)(     ) A busca de tornar-se a única visão de mundo possível, acabando com as expressões contrárias.

(c)(     ) A busca de construir um mundo melhor, por meio do trabalho ecumênico de todas as igrejas que se encontram no mundo.

(d)(     ) A busca de tornar a espécie humana hegemônica no mundo, tendo em vista de que dispõe de racionalidade, técnica e poder.

(e)(     ) A busca de desenvolver a empatia entre os seres humanos, fundada no respeito às diferenças, sejam estas quais forem.

QUESTÃO 4: Apesar da estratégia de salvação continuar sendo a justificativa, nas legislações brasileiras e nos Direitos Humanos a intolerância religiosa é considerada: 

(a)(     ) Crime de violação de direitos.

(b)(     ) Crime contra o patrimônio.

(c)(     ) Crime de lavagem de dinheiro.

(d)(     ) Crime de guerra.

(e)(     ) Crime de racismo.

QUESTÃO 5: É verdadeiro que: 

(a)(     ) A ideia de liberdade religiosa e de Estado laico se complementam na discussão da intolerância religiosa.

(b)(     ) É o Estado, dentro dos direitos civis, que vai definir os atos de violência e intolerância

(c)(     ) O Estado laico é aquele que não professa uma crença para si.

(d)(     ) A liberdade religiosa se baseia nos direitos civis, ou seja, relativos ao indivíduo, e nos Direitos Humanos para garantir que não haja discriminações de nenhum tipo entre os seres humanos.

(e)(     ) Todas as alternativas anteriores são verdadeiras.

QUESTÃO 6: A liberdade religiosa tem os seguintes pressupostos, essenciais ao funcionamento da democracia, exceto: 

(a)(     ) Liberdade de culto.

(b)(     ) Liberdade de crença. 

(c)(     ) Libertinagem geral.

(d)(     ) Liberdade e pensamento.

(e)(     ) Liberdade de consciente [consciência] e expressão.








EXERCÍCIO DE FILOSOFIA DOS SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO TERCEIRO BIMESTRE (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

CEPMG – VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino/Coordenação Pedagógica

SÉRIE/ANO:

TURMA(S): SEGUNDOS ANOS.

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: ___/____/2021.

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

EXERCÍCIO DE FILOSOFIA DOS SEGUNDOS ANOS

ALUNO(A):_____________________________________No.:______.

TURMA:___________. VALOR: 3,0.

EXERCÍCIO:

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

SOMENTE PARA QUEM NÃO FEZ ESTA ATIVIDADE NO SISTEMA. QUEM JÁ FEZ NÃO TEM NECESSIDADE DE REFAZER.

LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR: RESPOSTA À PERGUNTA: O QUE É ILUMINISMO? (I.Kant)

“lluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem. Tal menoridade é por culpa própria, se a sua causa não residir na carência de entendimento, mas na falta de decisão e de coragem em se servir de si mesmo, sem a guia de outrem. Sapere aude! Tem a coragem de te servires do teu próprio entendimento! Eis a palavra de ordem do Iluminismo. A preguiça e a cobardia são as causas de os homens em tão grande parte, após a natureza os ter há muito libertado do controlo alheio (naturaliter maiorennes), continuarem, todavia, de bom grado menores durante toda a vida; e também de a outros se tornar tão fácil assumir-se como seus tutores. É tão cómodo ser menor. Se eu tiver um livro que tem entendimento por mim, um diretor espiritual que em vez de mim tem consciência moral, um médico que por mim decide da dieta, etc., então não preciso de eu próprio me esforçar. Não me é forçoso pensar, quando posso simplesmente pagar; outros empreenderão por mim essa tarefa aborrecida. Porque a imensa maioria dos homens (inclusive todo o belo sexo) considera a passagem à maioridade difícil e também muito perigosa é que os tutores de bom grado tomaram a seu cargo a superintendência deles. Depois de terem, primeiro, embrutecido os seus animais domésticos e evitado cuidadosamente que estas criaturas pacíficas ousassem dar um passo para fora da carroça em que as encerraram, mostram-lhes em seguida o perigo que as ameaça, se tentarem andar sozinhas. Ora, este perigo não é assim tão grande, pois acabariam por aprender muito bem a andar. Só que um tal exemplo intimida e, em geral, gera pavor perante todas as tentativas ulteriores.” (Em: http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/b47.pdf )

QUESTÃO 1: O Iluminismo consiste em:

(a)(     )  A capacidade de homem de lutar por algum propósito na vida.

(b)(     ) A falta de entendimento.

(c)(     ) Ter muito estudo e uma visão dogmática do mundo.

(d)(     ) A saída da sua menoridade, sendo ele mesmo por esta culpado.

(e)(     ) Desinteressar-se pela busca do conhecimento.

QUESTÃO 2: A palavra [expressão] de ordem do Iluminismo, de acordo com Immanuel Kant, é:

(a)(     ) Tem mais paciência com as pessoas!

(b)(     ) Tem a coragem de te servires do teu próprio entendimento!

(c)(     ) Tem mais tempo para ti mesmo(a)!

(d)(     ) Tem a coragem de ganhar mais dinheiro!

(e)(     ) Tem tempo para te dedicares à vida e à família!

QUESTÃO 3: O controle exercido pelos tutores das pessoas distantes da ilustração (iluminismo) é comparado ao seguinte veículo, ao qual são atreladas aquelas pessoas:

(a)(     ) Carrinho de mão.

(b)(     ) Bicicleta empurrada pelo condutor.

(c)(     ) Carro.

(d)(     ) Barco a motor.

(e)(     ) Carroça.

QUESTÃO 4: Dentre os tutores das pessoas, conduzidas como “criaturas pacíficas”,  citados no texto estão:

(a)(     ) O médico e o diretor espiritual.

(b)(     ) Os programas de saúde que aparecem na televisão.

(c)(     ) Os políticos, que se aproveitam da falta de maior instrução da imensa maioria do povo.

(d)(     ) Os alienadores.

(e)(     ) As redes de televisão.

QUESTÃO 5: “Depois de terem, primeiro, embrutecido os seus animais domésticos e evitado cuidadosamente que estas criaturas pacíficas ousassem dar um passo para fora da carroça em que as encerraram, mostram-lhes em seguida o perigo que as ameaça, se tentarem andar sozinhas. Ora, este perigo não é assim tão grande, pois acabariam por aprender muito bem a andar.” Entretanto, não aprendem a andar, em razão de:

(a)(     ) (...)que as pessoas têm condições de andar por conta própria e desejarem ardentemente caminhar.

(b)(     ) (...)que o bom exemplo reforça a capacidade de andar bem, de se dispor de liberdade.

(c)(      ) (...)que a liberdade é um bem valioso e que, portanto, é preciso conquista-la com todos os esforços possíveis.

(d)(     ) (...)que um tal exemplo intimida e, em geral, gera pavor perante todas as tentativas ulteriores.

(e)(     ) (...)que é preciso ser rico para andar por conta própria, sem depender de ninguém.

QUESTÃO 6: Assinale a alternativa incorreta:

(a)(     ) Depois de terem, primeiro, embrutecido os seus animais domésticos e evitado cuidadosamente que estas criaturas pacíficas ousassem dar um passo para fora da carroça em que as encerraram, [os tutores] mostram-lhes em seguida o perigo que as ameaça, se tentarem andar sozinhas.

(b)(     ) Não me é forçoso pensar, quando posso simplesmente pagar; outros empreenderão por mim essa tarefa aborrecida.

(c)(     ) É tão cómodo ser menor. Se eu tiver um livro que tem entendimento por mim, um diretor espiritual que em vez de mim tem consciência moral, um médico que por mim decide da dieta, etc., então não preciso de eu próprio me esforçar.

(d)(     ) lluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio jamais é culpado, mas os tutores.

(e)(     ) A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem.

“A SABEDORIA É A COISA PRINCIPAL, PORTANTO, ADQUIRE A SABEDORIA.

COM TODOS OS TEUS GANHOS, ADQUIRE O CONHECIMENTO.” (Provérbios, cap. 4, versículo 7.)

EXERCÍCIO DE CULTURA GOIANA DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO TERCEIRO BIMESTRE (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

CEPMG – VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino/Coordenação Pedagógica  

SÉRIE/ANO: TURMA(S): PRIMEIROS ANOS. DISCIPLINA: 

CULTURA GOIANA. DATA: ___/____/2021.

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. EXERCÍCIO DE CULTURA GOIANA  DOS PRIMEIROS ANOS

ALUNO(A):_____________________________________No.:______. 

TURMA:___________. VALOR: 3,0.

EXERCÍCIO DE CULTURA GOIANA – PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZAO.

SOMENTE PARA QUEM NÃO FEZ ESTA ATIVIDADE NO SISTEMA. QUEM JÁ FEZ NÃO TEM NECESSIDADE DE REFAZER.

A atividade avaliativa abaixo consta de um texto a ser lido e seis questões objetivas referentes ao conteúdo do texto. O tema é o das Cavalhadas, na cidade de Pirenópolis (GO), festa anual cujas origens remontam ao período colonial e que faz parte essencial da cultura goiana.

A FESTA DAS CAVALHADAS EM PIRENÓPOLIS (Prof. José Antônio Brazão.):

Pirenópolis é uma cidade interiorana de Goiás. Tem suas raízes na época colonial do Brasil. Fundada no ano de 1727 (século XVIII), guarda muito as tradições do passado. 

No período colonial, a religião predominante era a religião católica, tanto que várias de suas tradições religiosas desse tempo ainda continuam presentes, ainda que adaptadas, aqui e ali, dado que a realidade econômica e política ser outra atualmente. Uma dessas tradições é a das cavalhadas, com raízes profundas na história medieval da Península Ibérica (Portugal e Espanha), como veremos.

As cavalhadas, como o nome indica, liga-se a cavaleiros (caballo é cavalo, em espanhol). Remete às guerras de reconquista, levadas avante por reinos católicos portugueses e espanhóis que lutaram contra mouros e outros grupos islâmicos que dominaram, por vários séculos, a Península Ibérica (Portugal e Espanha).

O Islamismo é uma religião que foi fundada pelo Profeta Maomé, no século VI da era cristã, nascida na Arábia (Arábia Saudita). Maomé pregava um Deus único (ALÁ/ALAH), numa época em que a Arábia Saudita era dividida em pequenos reinos e grupos, com algumas cidades, com muitos deuses(as), mas também com certa presença cristã e judaica, ainda que menor. Tem como livro sagrado o ALCORÃO (palavra que significa “A Leitura”, a leitura por excelência, sagrada, divina).

De acordo com o Dicionário Oxford Languages:

“Dicionário – Definições de Oxford Languages:

Islamismo (substantivo masculino) RELIGIÃO: religião caracterizada por monoteísmo estrito e síntese entre fé religiosa e organização sociopolítica, fundada pelo profeta árabe Maomé (570 ou 580-632), que codificou sua doutrina em um livro sagrado, o Corão [Alcorão], que se tornou o fundamento escrito da fé muçulmana (muçulmano, etimologia: aquele que se submete  a Deus).” (IN: https://www.google.com/search?q=islamismo&oq=ISLAMISMO&aqs=chrome.0.0i271j69i57j0i512l4j46i512j0i512l3.4342j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 ) Os muçulmanos ou islamitas oram em templos chamados mesquitas.

A partir do momento em que muita gente foi-se convertendo às crenças maometanas (islâmicas), reinos islâmicos foram surgindo e se fortalecendo. Com isto, partiram para as guerras de conquista, tendo dominado, entre outros lugares, todo o Norte da África e, atravessando o estreito de Gibraltar, boa parte da Península Ibérica (Portugal e Espanha). Oram em mesquitas (templos muçulmanos) ou onde estiverem, várias vezes ao dia, conforme a norma. Entre as conquistas muçulmanas e as guerras cristãs de reconquista o período foi longo, indo do século VIII a fins do século XV da era cristã.

As guerras de reconquistas são recordadas na FESTA DAS CAVALHADAS, de Pirenópolis. Num campo próprio, preparado, cavaleiros vestidos com roupas cristãs e outros com trajes muçulmanos representam as batalhas travadas entre esses grupos durante as guerras de reconquista. Enfim, mostram a vitória dos cristãos sobre os muçulmanos e a retomada definitiva dos reinos perdidos anteriormente. Os cavaleiros em azul são os CRISTÃOS, os cavaleiros em vermelho, os MUÇULMANOS. A devoção e a história marcam profundamente as cavalhadas.

“Todos os anos, a encenação da cavalhada em Pirenópolis se inicia no domingo de Pentecostes e se estende até a terça-feira, totalizando três tardes. Sua abertura coincide com o cerne ritual do império do Divino [Divino Espírito Santo] e costuma ser considerada um dos momentos mais esperados da festa.” (Spinelli. IN: https://www.scielo.br/j/rs/a/twgdBgBWWYs73y9wgHXthqL/?lang=pt#:~:text=Todos%20os%20anos%2C%20a%20encena%C3%A7%C3%A3o,momentos%20mais%20esperados%20da%20festa. Citação completa nas referências.)  (Sublinhado meu.)

Como se vê, as cavalhadas de Pirenópolis têm um acento profundamente religioso, sagrado – festejando o Divino Espírito Santo, que se manifestou aos apóstolos na festa judaica de Pentecostes (Ver Atos dos Apóstolos, cap. 1). Portanto, uma festa de devoção. Mas também histórica, ao recordar a reconquista cristã dos reinos cristãos perdidos, principalmente, na Península Ibérica, na Europa medieval. Encenações trazidas por padres europeus que pregaram, na época colonial, em Goiás. Tradição ainda muito viva e extremamente significativa.

QUESTÃO 1: As cavalhadas de Pirenópolis são uma festa anual que tem as seguintes características, exceto:

(a)(     ) As cavalhadas, como o nome indica, liga-se a cavaleiros (caballo é cavalo, em espanhol).

(b)(     ) Têm por referência as guerras de reconquista, levadas avante por reinos católicos portugueses e espanhóis que lutaram contra mouros e outros grupos islâmicos que dominaram, por vários séculos, a Península Ibérica (Portugal e Espanha).

(c)(    ) Nela se encontram dois grupos de carros de combate, de um lado um representando os cristãos, do outro, os muçulmanos.

(d)(     ) Os grupos em combate, na arena (campo) previamente preparada, se defrontam recordando batalhas travadas em torno da fé e da necessidade de terra, a ser retomada (cristãos) ou mantida (muçulmanos).

(e)(     ) Representam igualmente lutas contra domínio de um povo sobre outro.

QUESTÃO 2: O Islamismo é uma religião que foi fundada pelo Profeta Maomé, no século VI da era cristã, nascida na Arábia (Arábia Saudita). O islamismo é marcado pela seguinte crença fundamental:

(a)(     ) Deus é Uno e Trino: Pai, Filho e Espírito Santo.

(b)(     ) Os muçulmanos têm o dever de orar a Deus uma vez ao dia, só no domingo, obrigatoriamente.

(c)(     ) O local de culto dos muçulmanos se chama Igreja ou sinagoga.

(d)(     ) O livro sagrado dos muçulmanos se chama Bíblia, contendo o Antigo e o Novo Testamentos.

(e)(     ) Deus é Alá (Alah) e Maomé é seu profeta.

QUESTÃO 3: A festa em que as Cavalhadas ocorrem é a festa:

(a)(     ) Do Divino Espírito Santo.

(b)(     ) Do Divino Pai Eterno.

(c)(     ) Da Santíssima Trindade.

(d)(     ) De Nossa Senhora Aparecida.

(e)(     ) De Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

QUESTÃO 4: O tipo de templo em que os islamitas oram chama-se:

(a)(     ) Templo de Jerusalém.

(b)(     ) Sinagoga.

(c)(     ) Igreja.

(d)(     ) Capela.

(e)(     ) Mesquita.

QUESTÃO 5:  As cavalhadas de Pirenópolis são marcadas por dois elementos essenciais:

(a)(     ) A crendice e cultura populares.

(b)(     ) A devoção e a história.

(c)(     ) A superstição e a religiosidade.

(d)(     ) A cientificicidade e a arte.

(e)(     ) A arte e a superstição.

QUESTÃO 6: A festa das cavalhadas ocorre entre quais dias do ano religioso?

(a)(     ) A festa do Carnaval e a quarta-feira de cinzas.

(b)(     ) O sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa.

(c)(     ) A festa de Pentecostes e a terça-feira da mesma semana.

(d)(     ) A festa do Natal e a da Epifania.

(e)(     ) O domingo de ramos e o domingo da ressureição.



EXERCÍCIO DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO TERCEIRO BIMESTRE (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

CEPMG – VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino/Coordenação Pedagógica

SÉRIE/ANO:

TURMA(S): PRIMEIROS ANOS.

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: ___/____/2021.

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

EXERCÍCIO DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS

ALUNO(A):_____________________________________No.:______.

TURMA:___________. VALOR: 3,0.

ATIVIDADE:

FILOSOFIA GREGA – ARISTÓTELES:

EXERCÍCIO:

SOMENTE PARA QUEM NÃO FEZ ESTA ATIVIDADE NO SISTEMA. QUEM JÁ FEZ NÃO TEM NECESSIDADE DE REFAZER.

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

Substância, forma, matéria, ato e potência (Francisco Porfírio)

Ao se distanciar das teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável. Ambas, na teoria do conhecimento aristotélica, são verdadeiras e possuem validade, ao contrário da concepção platônica de conhecimento, que seria composto, em sua verdade, apenas pelas ideias ou formas. A substância seria o elo de encaixe entre a noção de forma e a noção de matéria, ou seja, substância é aquilo que permite à matéria adequar-se a determinada forma. Porém, ao assumir que as formas são imutáveis e a matéria é mutável, haveria um problema de adequação das matérias às suas respectivas formas ou conceitos. Para resolver isso, Aristóteles introduziu a noção de distinção entre ato e potência.

Segundo o filósofo, todos os seres e objetos materiais existem em duas formas, uma atual e uma em potencial. Ato seria a forma atual, aquilo que a matéria é agora, e potência seria uma forma especial que a matéria guarda dentro de si, isto é, um “vir a ser” ou um “poder vir a ser”. Toda matéria atual pode transformar-se em suas potências. Quando um determinado ser transforma-se em sua potência, pode-se dizer que ele se atualizou, ou seja, transformou-se em uma nova matéria em ato.

Para exemplificar esse raciocínio, podemos tomar emprestada a ideia de que uma semente existe enquanto semente, ou seja, é semente em ato, mas ela também guarda uma potência dentro de si: a possibilidade de se tornar uma planta. Quando a semente brota e cresce, ela se atualiza, tomando uma nova forma e transformando a sua matéria.

(PORFÍRIO, Francisco. Metafísica de Aristóteles. IN: BRASIL ESCOLA UOL. Filosofia. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/metafisica-aristoteles.htm > Acesso em 08 de setembro de 2020.)

|1| ARISTÓTELES. Metafísica. 2ª ed. tradução, introdução e comentários de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola, 2002, p. 131.

|2| _______ Metafísica. 2ª ed. tradução, introdução e comentários de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola, 2002, p. 141.

 (PORFÍRIO, Francisco. Metafísica de Aristóteles. IN: BRASIL ESCOLA UOL. Filosofia. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/metafisica-aristoteles.htm > Acesso em 08 de setembro de 2020.)

QUESTÃO 1: Assinale a alternativa correta:

(a)(     ) Ao aprimorar as teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam reais) e da matéria, que seria imutável.

(b)(     ) Ao aceitar as teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável.

(c)(      ) Ao se aproximar das teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável.

(d)(     ) Ao se distanciar das teses realistas platônicas e das teses mobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável.

(e)(     ) Ao se distanciar das teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável.

QUESTÃO 2: Assinale a alternativa incorreta:

(a)(     ) Matéria e forma, na teoria do conhecimento aristotélica, são verdadeiras e possuem validade, ao contrário da concepção platônica de conhecimento, que seria composto, em sua verdade, apenas pelas ideias ou formas.

(b)(     ) A substância seria o elo de encaixe entre a noção de forma e a noção de matéria, ou seja, substância é aquilo que permite à matéria adequar-se a determinada forma.

(c)(      ) Aristóteles discorda da teoria das ideias eternas e perfeitas, em outro mundo, defendida por Platão.

(d)(     ) Matéria e forma, na teoria do conhecimento aristotélica, não são verdadeiras e nem possuem validade, em plena conformidade com a concepção platônica de conhecimento, que seria composto, em sua verdade, apenas pelas ideias ou formas.

(e)(     ) Aristóteles distancia-se tanto das teses (afirmações) idealistas platônicas (Platão defendia a existência de um Mundo das Ideias, formas perfeitas de todas as coisas) quanto das teses imobilistas de Parmênides (o Ser imóvel e perfeito, eterno, de Parmênides, por exemplo).

QUESTÃO 3: Ao assumir que as formas são imutáveis e a matéria é mutável, haveria um problema de adequação das matérias às suas respectivas formas ou conceitos. Para resolver isso, Aristóteles introduziu a noção de:

(a)(     ) Equalização entre ato e potência.

(b)(     ) Indistinção entre ato e potência.

(c)(      ) Distinção entre ato e potência.

(d)(     ) Oposição entre ato e potência.

(e)(     ) Equivalência entre ato e potência.

QUESTÃO 4: Potência é a possibilidade que um ser tem de vir a ser, isto é, transformar-se em outro. Ato é a realização (colocação em ação) da potência de um ser que se atualiza (se torna ato) e vem a tornar real a forma que está embutida dentro de si. Por exemplo:

(a)(     ) A semente é uma árvore em substância.

(b)(     ) A semente é uma árvore em potência (possibilidade de vir a ser). A árvore, a realização (transformação em ato) da forma guardada dentro da semente.

(c)(      ) A semente é uma árvore em ato.

(d)(     ) A semente é uma forma eterna e perfeita de árvore.

(e)(     ) A árvore nada mais é que uma potência da semente.

QUESTÃO 5: Aristóteles acreditava que a forma da futura árvore encontra-se dentro da semente, naturalmente, vindo a tornar-se esta naquela por meio da matéria acrescida pelos cuidados, pela chuva, pela matéria do solo, entre outras condições. A ciência biológica, hoje, descobriu que essa forma encontra-se registrada no/na:

(a)(     ) Ácido Desoxirribonucleico (DNA) das células da semente.

(b)(     ) Citoplasma das células da semente.

(c)(      ) Mitocôndria de cada célula da semente.

(d)(     ) Cloroplasto de cada célula da semente.

(e)(     ) Fotossíntese da semente que virá a ser, posteriormente, uma árvore.

QUESTÃO 6: MARQUE A ALTERNATIVA DEVIDA: “Toda matéria atual pode transformar-se em suas potências. Quando um determinado ser transforma-se em sua potência, pode-se dizer que ele se atualizou, ou seja, transformou-se em uma nova matéria em ato.” Isto quer dizer, basicamente, por exemplo, que:

(a)(     ) Uma árvore é a potência de uma semente.

(b)(     ) Uma árvore e a semente que deu origem a ela são potências.

(c)(     ) Uma árvore é a atualização da potência contida na semente que deu origem a ela.

(d)(     ) Uma semente é a atualização da árvore potencializada.

(e)(     ) A semente e a árvore que deu origem a ela são atos.