Os fichários podem ser montados através de tabelas, no Microsoft Word ou programa equivalente no seu computador (por ex., um que use o sistema Linux, que tem um programa de elaboração de textos próprio). Cada tabela pode conter algumas colunas e linhas. Na primeira linha, em cada coluna, colocar uma informação a ser solicitada, resumida: Filósofo ou pensador (nome completo)/ Breves informações biográficas e/ou históricas/ Principais ideias/ Principal(is) obra(s)/ Etc.Etc., como o(a) professor(a) queira. Na primeira coluna, em cada célula, o nome de um filósofo ou intelectual de uma dada época ou período histórico e filosófico. As demais células, das outras colunas, deverão ficar em branco, justamente para que venham a ser preenchidas pelos estudantes.
O fichário tem grandes vantagens: demanda pesquisa, leituras complementares, elaboração de resumo bem pequeno de informações básicas, envolvendo, portanto, capacidade de síntese de estudantes e do(a) próprio(a) professor(a)! Além destas, a vantagem de que pode ser consultado, lido e relido, facilitando o aprendizado de ideias fundamentais de grandes filósofos. Com o passar do tempo, poderá, sem dúvida, ser enriquecido e atualizado. No caso de professores e professoras, cada fichário poderá ser arquivado, servindo-lhe de consulta e auxílio em aulas do mesmo ano e de outros anos, contanto que seja, como foi dito há pouco, enriquecido e atualizado, também quanto à bibliografia nele citada.
O fichário poderá ser feito à caneta (sugestão: de escrita fina, por causa do espaço) ou diretamente no computador.
É interessante e muito valioso que o(a) próprio(a) professor(a) exercite-se na elaboração de tais fichários, antecedendo a utilização destes como atividade para alunos e alunas. Pode até mostrar a estes e estas o modelo que fez, a fim de que tenham uma ideia de como fazer. É claro, tudo precisa ser feito com capricho e muito bem feito.
O fichário exercita também, sem dúvida, além da capacidade de síntese, o conhecimento da escrita, tão importante para a vida, e, além disto, pode ser feito de forma interdisciplinar com a Língua Portuguesa e/ou Espanhola e/ou Inglesa, com a História, as Ciências, etc.
O fichário é uma atividade exigente e que dá trabalho, demandando leitura, pesquisa, estudo e colocar a cabeça para funcionar na hora de sintetizar as informações estudadas. Para a pesquisa poderão ser utilizados livros, apostilas, enciclopédias e outros tipos de textos que, com certeza, a biblioteca de cada escola tem ou porventura possa ter parcial ou totalmente. Professor(a), se sua escola não tem uma biblioteca, fale com a direção e solicitem ao MEC, à Secretaria de Educação de seu município ou estado. De repente, a própria comunidade escolar e a vizinhança podem ajudar! Não custa pedir!
Além dos livros, revistas, etc., outra fonte de pesquisa excelente é a internet.
FILÓSOFO/ CORRENTE FILOSÓFICA
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BREVES INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS ou HISTÓRICAS
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IDEIAS PRINCIPAIS
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PRINCIPAL OBRA (no caso de filósofos específicos) ou PRINCIPAIS EXPOENTES (no caso de correntes filosóficas)
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TALES DE MILETO
(século VI a.C.)
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*Filósofo milesiano grego, observador da natureza e de seus fenômenos.
* Mileto fica na Ásia Menor, atual Turquia.
*Foi um dos filósofos pré-socráticos.
*Primeiro filósofo grego.
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*A ÁGUA é o princípio (arqué, em grego) de todas as coisas. Certamente concluiu isto observando a quantidade de água do mar, dos rios, no corpo humano, nos seres vivos, etc.
*Tudo é um.
*Condensação/rarefação.
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* De seus textos originais restam apenas alguns frag-mentos, na forma de ideias citadas ou comentadas por pen-sadores posteriores.
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ANAXÍMENES DE MILETO
(século VI a.C.)
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*Um dos filósofos pré-socráticos gregos
*Também observou, investigou e analisou a natureza, sua regularidade e seus fenômenos.
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*O ar é o princípio (a arqué) de todas as coisas existentes.
*Processos naturais de condensação e rarefação do ar: responsáveis pela formação dos seres.
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* De seus textos originais restam apenas alguns frag-mentos, na forma de ideias citadas ou comentadas por pen-sadores posteriores.
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ANAXIMANDRO DE MILETO
(século VI a.C.)
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*Um dos filósofos pré-socráticos gregos
*Também observou, investigou e analisou a natureza, sua regularidade e seus fenômenos.
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*O Ápeiron (Ilimitado /Indeterminado) é a arqué.
*Usou bastão para medir o tempo (relógio solar). Tempo mensurável, calculável: não divino, não deus.
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* De seus textos originais restam apenas alguns frag-mentos, na forma de ideias citadas ou comentadas por pen-sadores posteriores.
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XENÓFANES DE CÓLOFON
(século VI a.C.)
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*Um dos filósofos pré-socráticos gregos
*Observador e investigador da natureza.
*Cólofon: na Ásia Menor.
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*A terra é a arqué.
* Os seres vivos surgiram do barro.
*Os deuses são invenção humana.
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* De seus textos originais restam apenas alguns frag-mentos, na forma de ideias citadas ou comentadas por pen-sadores posteriores.
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HERÁCLITO DE ÉFESO
(século VI a.C.)
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* Um dos filósofos pré-socráticos gregos
*Observador e investigador da natureza.
*Éfeso: na Ásia Menor.
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*O fogo é o princípio (a arqué) de todas as coisas.
*Tudo encontra-se em devir (vir a ser), transformação.
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* De seus textos originais restam apenas alguns frag-mentos, na forma de ideias citadas ou comentadas por pen-sadores posteriores.
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PARMÊNIDES DE ELEIA
(século VI a.C.)
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* Um dos filósofos pré-socráticos gregos
*Observador e investigador da natureza.
*Eleia: na Magna Grécia (Sul da Itália).
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*O SER é imutável e eterno.
*”O ser é; o não ser não é.”
*Poema que relata ida à habitação da deusa da Justiça e os dois caminhos: o do ser, que afirma que o ser é (eternidade), e o do não-ser, que afirma o não ser, o devir.
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* De seus textos originais restam apenas alguns frag-mentos, na forma de ideias citadas ou comentadas por pen-sadores posteriores.
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ZENÃO DE ELEIA
(SÉC. VI a.C.)
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*Filósofo pré-socrático.
*Discípulo de Parmênides e defensor de suas ideias.
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*O argumento da corrida do corredor veloz com a tartaruga. Subdivisão do espaço matematicamente. A ilusão do devir, do movimento.
*Argumento da flecha lançada. Sequência de estados parados. A ilusão do devir, do movimento.
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* De seus textos originais restam apenas alguns frag-mentos, na forma de ideias citadas ou comentadas por pen-sadores posteriores.
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PITÁGORAS DE SAMOS
(século VI a.C.)
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* Um dos filósofos pré-socráticos gregos
*Observador e inves-tigador da natureza, do cosmos.
*Samos: ilha próxi-ma da Ásia Menor.
*Fundou uma escola filosófico-matemática.
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*Os números são a arqué (princípio) de todas as coisas.
*Harmonia, música e números.
*Estudo das notas musicais.
*Cosmos(gr.): ordem, harmonia. Matemática, precisão.
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*De suas ideias filosófico-matemáticas, sabe-se através de textos de discípulos seus, esparsos, citados e comentados por pensadores posteriores.
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EMPÉDOCLES DE AGRIGENTO
(século V a.C.)
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*Filósofo pré-socrático grego.
*Observador e investigador da natureza.
*Agrigento: na Magna Grécia (Sul da Itália).
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*Quatro princípios (raízes) (arqué, em gr. = princípio) de todas as coisas: terra, água, ar e fogo.
*Duas forças: o Amor (Eros) e o Ódio ou Discórdia (Neikos, em gr.).
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* De seus textos originais restam apenas alguns frag-mentos, na forma de ideias citadas ou comentadas por pen-sadores posteriores.
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ANAXÁGORAS DE CLAZÔMENA
(século V a.C.)
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*Filósofo pré-socrático grego.
*Observador e investigador da natureza.
*Clazômenas: na Ásia Menor.
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*O Sol é uma pedra enorme de fogo no céu, não sendo, portanto, um deus.
*Homeomerias: múltiplas partículas, minúsculas, formadoras de todos os seres
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* De seus textos originais restam apenas alguns frag-mentos, na forma de ideias citadas ou comentadas por pen-sadores posteriores.
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DEMÓCRITO DE ABDERA
(século V a.C.)
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*Filósofo pré-socrático grego.
*Observador e investigador da natureza.
*Abdera: na Trácia.
*Viagens/risos.
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*Os átomos, partículas minúsculas e indivisíveis, formam os seres e se unem por engates.
*”Uma vida sem festas é como um longo caminho sem hospedarias.”Demócrito
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* De seus textos originais restam apenas alguns frag-mentos, na forma de ideias citadas ou comentadas por pen-sadores posteriores.
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GÓRGIAS DE LEONTINI
(século V a.C.)
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*Sofista.
*Professor de Retórica e Dialética.
*Cobrava pelo ensino.
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*Relativismo de costumes e leis.
*Ceticismo. A incompreen-sibilidade das coisas (as coisas não podem ser compreendidas).
*Convencimento e refutação de argumentos.
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*Boa parte de seus escritos encontra-se na forma de fragmentos esparsos em obras de outros pensadores antigos ou comentados por estes.
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PROTÁGORAS
(século V a.C.)
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*Sofista.
*Professor de Retórica e Dialética.
*Cobrava pelo ensino.
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*O homem é a medida de todas as coisas.
*Convencimento e refutação de argumentos.
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*Boa parte de seus escritos encontra-se na forma de fragmentos esparsos em obras de outros pensadores antigos ou comentados por estes.
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SÓCRATES
(século V a.C.)
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*Filósofo ateniense.
*Gostava de ensinar nas praças e locais públicos da cidade de Atenas, fazendo muitos discípulos. Não cobrava.
*Foi julgado e condenado à morte.
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*Ironia (perguntar si-mulando não saber, até levar o outro à contradição) e maiêutica(parto de ideias).
*Defesa de valores éticos e sociais, valores da pólis.
*Respeito às leis da pólis (cidade-estado).
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*NÃO DEIXOU OBRA ESCRITA. Xenofonte e Platão, discípulos seus, o descrevem em várias obras.
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PLATÃO
(aprox. 428 – 348 antes de Cristo)
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*Platão (apelido): o de ombros largos. Nome: Arístocles.
*Membro da aristocracia de Atenas.
*Discípulo de Sócrates.
*Fundou Academia.
*Sofreu influência do pensamento pitagórico.
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*Diante do dilema do devir de Heráclito e da imobilidade e eternidade do ser, de Parmênides, propõe a existência de dois mundos: o mundo Inteligível (das Ideias, formas eternas, modelos perfeitos) e o mun-do sensível (material, em devir).
*A pólis ideal.
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*A República.
*O Banquete.
*Apologia de Sócrates.
*Leis.
*Fédon.
*Críton.
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ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (384 – 322 a.C.)
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*De Estagira, na Macedônia.
*Foi aluno de Platão, na Academia.
*Fundou o Liceu, outra escola filosófica em Atenas. Peripatéticos: estuda-vam passeando.
*Homem culto.
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*Opõe-se ao idealismo do mestre.
*Movimento: passagem da potência (possibilidade de vir a ser) ao ato (realização da potência); tem 4 causas: material, formal, eficiente e final.
*Geocentrismo.
*O éter, substância cristalina e pura que preenche o espaço entre os astros, que também são feitos pela concentração dele. Portanto, sem defeito.
*Mundo sublunar e mundo supralunar.
*Os 4 elementos (raízes) de Empédocles (ar, água, terra e fogo) compõem o mundo sublunar (a Terra).
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*Política.
*Metafísica.
*Órganon.
*Arte Retórica e Arte Poética.
*Ética a Nicômaco.
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EPICURISMO
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*Um dos movimentos filosóficos do período helenístico.
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*Busca do prazer.
*Moderação e equilíbrio.
*Materialismo. Todas as coisas são compostas de partículas.
*Para Epicuro não se deve preocupar com os deuses.
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*Epicuro (aprox.. 341 – 270 a.C.) à Carta a Heródoto; Carta a Meneceu.
*Lucrécio (aprox. 96 a 55 a.C.) à Sobre a natureza das coisas.
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CINISMO
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*Kinos (gr.) = cão.
*Outro movimento filosófico presen-te no período helenístico.
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*Indiferença com relação às coisas do mundo.
*Autodomínio.
*Anticonvencionalismo: não aceitação das convenções sociais. Diógenes, p. ex., vivia em um barril.
*Regresso à natureza.
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*Antístenes (aprox. 444 a 365 a. C.). “Forma de vida, surgida num momento de crise.” (Mora).
*Diógenes (aprox. 413 – 327 a.C.).
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ESTOICISMO
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*Presente no período helenístico.
*Espalhou-se, chegando ao período romano.
*Stoá (gr.) = Pórtico. Pórtico de Atenas, onde se reuniam.
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*Ataraxia (imperturbabilidade da alma) à busca.
*Autocontrole.
*Controle das paixões.
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*Zenão de Cítio (aprox. 335 a 264 a.C.
*Epicteto (50 a 198).
*Sêneca (4 – 65 d.C).
* Marco Aurélio (imperador romano) (121 a 180 d.C.).
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CETICISMO
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*Presente no período helenístico.
*Reapareceu no mundo moderno, com filósofos como Montaigne e Hume.
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*Cético: “O que olha cuidadosamente, o que examina atentamente.” (Mora, 1991).
*Dúvida.
*Discute a questão dos fundamentos e da possibilidade do conhecimento humano.
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*Pirro de Élis (aprox. 360 a 270 a.C.).
*Sexto Empírico (séc. I/II d.C.).
*Enesidemo (séc. I a.C.).
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NEOPLATONISMO
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*Presente no período helenístico.
*Retoma o pensamento platônico.
*Influenciou a filosofia cristã.
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*Uno: “Hispóstase originária, a primeira e superior realidade, o que possui em si o seu haver” (Mora).
*Alma ßàEternidade.
*Hipóstase:ser(o que existe).
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*Amônio Saccas (século III d.C.).
*Plotino (205 a 270 d.C.).
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FILÓSOFO OU PENSADOR/ CORRENTE FILOSÓFICA, CIENTÍFICA.
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BREVES INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS
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IDEIAS, OU DESCOBERTAS PRINCIPAIS
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PRINCIPAIS OBRAS e/ou PRODUÇÕES e/ou EXPOENTES
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CRISTIANISMO
(SÉCULO I d.C. e SEGUINTES)
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*Nasceu na Palestina (em Israel), entre judeus.
*Jesus de Nazaré, seus apóstolos e discípulos.
*Domínio do Império Romano (I.R.).
*Primeiras comunidades cristãs.
*Confrontos com a filosofia grega e helenística.
*Queda do I.R.(séculos IV/V): a Igreja, já institucio-nalizada, estruturada, ficou de pé, tornando-se, com o tempo, um poder religioso, intelectual e político, ao longo de toda a Idade Média e até depois.
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*Amor – caridade: valor maior.
*O Reino de Deus, um reino de paz e amor, eterno.
*Prática de valores religiosos, morais, éticos.
*Unidade no amor.
*Patrística: momento de confrontação dos cristãos com a filosofia greco-helenística, nos primeiros séculos cristãos.
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*Os ensinamentos de Jesus, de seus apóstolos e seguidores: condensado em textos que vieram a formar o NOVO TESTAMENTO.
*Paulo (século I d.C.): contato com filósofos gregos no Areópago de Atenas, citado no livro bíblico dos Atos dos Apóstolos.
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AURÉLIO AGOSTINHO (354 – 430 D.C.)
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*Africano.
*Foi professor de Retórica.
*Converteu-se ao cristianismo e o defendeu.
*Tornou-se bispo de Hipona, no Norte da África.
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*Conheceu o ceticismo, o maniqueísmo, o neoplatonismo e o cristianismo.
*Unindo o pensamento platônico ao cristão, fala da iluminação divina e do Mestre interior.
*Defesa do Cristianismo.
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*Confissões.
*A Cidade de Deus.
*O Mestre (De Magistro).
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TOMÁS DE AQUINO (aprox. 1225 – 1274)
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*Filho de família nobre e rica.
*Posto, ainda pequeno, no mosteiro beneditino de Montecassino.
*Tornou-se, depois, padre dominicano e professor universi-tário.
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*Fortemente influenciado pelo pen-samento aristotélico. *Combateu heresias.
*Aliou o pensamento aristotélico à fé católica. /*Apologeta.
*Apresenta, na Suma Teológica, 5 provas da existência de Deus.
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*Suma Teológica.
*Questões sobre a verdade.
*O Mestre (De Magistro).
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DANTE ALIGHIERI (1265 – 1321)
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*Escritor, “teórico literário, filósofo e pensa-dor político itali-ano” (Enciclopé-dia Folha).
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*Descreveu o Inferno, o Purgatório e o Céu em sua Divina Comédia, retratando o pós-morte de ricos, pobres, famosos e pessoas comuns, políticos, sacerdotes e outros.
*Satírico.
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* A Divina Comédia.
*O Banquete.
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GUILHERME DE OCCAM
(SÉC. XIV)
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*Filósofo inglês.
*Teólogo.
*Padre franciscano.
*Estudou e trabalhou em Oxford.
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*Uso da lógica na argumentação.
*Diferença entre coisas: numérica (mesma espécie); específica (espécies diferentes).
*Fala da necessidade de separação entre poder civil (imperial) e poder eclesiástico, podendo haver auxílio mútuo quando preciso.
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*Tratado sobre os Princípios da Teolo-gia.
*Comentários sobre a Bíblia, textos teológi-cos e filosóficos de pensadores que, em boa parte, o antece-deram ou antigos.
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LEONARDO DA VINCI
(1452 – 1519)
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*Italiano.
*Pintor. *Escultor.
*Engenheiro.
*Cientista.
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*Fez pinturas detalha-das de pessoas e da natureza. Fez muitos desenhos da natureza, de máquinas, de anatomia, dentre outros. Retratou também a mitologia greco-romana em suas obras.
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*Gioconda (Monalisa).
*Madona das Rochas.
*A Última Ceia.
*Desenhos.
*Projetos de máquinas e de engenharia.
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ERASMO DE ROTERDÃ (1467 – 1536)
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*Filósofo holandês.
*Humanista.
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*Usou da sátira para criticar instituições e mazelas (males) sociais de seu tempo.
*Humanista.
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*Elogio da Loucura.
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SANDRO BOTTICELLI
(1445 – 1510)
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*Pintor/artista italiano renascentista.
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*Temas religiosos.
*Temas humanos.
*Temas mitológicos.
*Classicismo greco-romano.
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*O Nascimento de Vênus.
*Primavera.
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MICHELANGELO BUONARROTI (1475 – 1564)
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*Pintor e escultor italiano.
*Fez trabalhos, inclusive, para o papa.
*Exímio artista.
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*Sua época foi de grandes mudan-ças. Houve forte influência do naturalismo, do classicismo e do neoplatonismo na arte.
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*Davi.
*Pietà.
*Moisés.
*Pinturas no teto da Capela Sistina, do Vaticano.
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THOMAS HOBBES (1588 – 1679)
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*Filósofo político inglês.
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*No estado natural, os homens são maus e vivem em conflitos.
*Soberano: escolhido para governar e impor a lei, garantir a vida e a propriedade. Poder absoluto e incontestável.
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*Leviatã.
*Do Cidadão.
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WILLIAM SHAKESPEARE (1564 – 1616)
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*Escritor inglês.
*Teatrólogo.
*Escreveu, para o teatro, várias tragédias e comédias.
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*Escreveu em língua língua inglesa, tendo desta um alto domínio.
*O amor platôni-co, ideal, aparece em obras suas.
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*Romeu e Julieta.
*Hamlet.
*Rei Lear.
*Otelo.
*Sonetos.
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FRANCIS BACON (1561 – 1626)
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*Inglês, estudou em Cambridge.
*Foi advogado, chanceler e barão.
*Acusado de corrupção, preso e liberto.
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*Empirista.
*Critica os ídolos, isto é, os valores e as ideias antiquadas, que atrapalham o desenvolvimento da ciência.
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*Do Avanço da Ciência Divina e Humana.
*Novum Organum.
*A Nova Atlântida.
*Ensaios sobre Moral e Política.
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LUIS VAZ DE CAMÕES (aprox. 1524 – 1580)
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*Escritor português.
*Viajou pelas Índias.
*Morreu pobre.
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*Descreveu a viagem de Vasco da Gama, o grande navegador português, em poesia.
*Fortemente influen-ciado pelo classicis-mo, com destaque para a mitologia greco-romana, e também pelo neoplatonismo (amor idealizado, forma-modelo).
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*Os Lusíadas.
*Sonetos.
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NICOLAU COPÉRNICO (1473 – 1543)
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*Matemático e astrônomo polonês.
*Padre.
*Em suas pesquisas dispôs apenas de: observações a olhos nus, conhecimento matemático e de teóricos do passado, curiosidade e coragem, anotações precisas.
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*Fez muitas observa-ções do céu e muitos cálculos, pondo em dúvida o geocentris-mo (Terra no centro do universo).
*Propôs o heliocen-trismo (Sol no centro do universo).
*Movimentos da Terra: translação, ao redor do Sol (ano), e rotação, ao redor de si mesma (dia).
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*Sobre a Revolução da Órbitas Celestes [ou A Revolução dos Orbes Celestes].
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GALILEU GALILEI
(1564 – 1642)
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*Matemático, astrônomo e cientista italiano.
*Foi professor.
*Católico.
*Velho, foi julgado pela Inquisição Católica e condenado à prisão domiciliar por causa de suas ideias: crítica às teorias aristotélicas, oposi-ção ao geocentrismo e defesa das ideias de Copérnico (heliocentrismo).
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*Opôs-se às teorias físicas de Aristóteles (ex.: lugares naturais, geocentrismo).
*Estudou o movimento pendular e a queda livre.
*Aperfeiçoou o telescópio, usando-o para estudar os céus.
*Defendeu o heliocentrismo.
*O universo: escrito em linguagem mate-mática, sem cujo conhecimento não é possível entendê-lo.
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*O Ensaiador.
*Diálogo sobre os Dois Sistemas do Mundo.
*Sidereus Nuncius.
OBS.: Com o telescópio, Galileu descobriu manchas no Sol, crateras (buracos enormes) na Lua, vales, montanhas e sobras também, luas em Júpiter e mais estrelas na Via Láctea, dentre outras.
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JOHANNES KEPLER
(1571 – 1630)
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*Alemão.
*Astrônomo, matemático e astrólogo.
*Protestante.
*Trabalhou com o astrônomo e matemático dinamarquês Tycho Brahe (1546 – 1601).
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*Descobriu as órbitas elípticas dos planetas ao redor do Sol.
*Elaborou as leis do movimento dos planetas.
*Buscou a compreensão da ordem matemática do universo.
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*A Harmonia dos Mundos.
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ISAAC NEWTON
(1642 – 1727)
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*Cientista inglês.
*Matemático.
*Alquimista.
*Professor universitário.
*Diretor da Casa da Moeda da Inglaterra.
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*Descoberta da força e da lei da gravidade.
*Inventor, junto com Leibniz (alemão), do cálculo infinitesimal.
*Estudos sobre a luz.
*Binômio de Newton.
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*Princípios Matemáticos da Filosofia Natural.
*Ótica.
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NICOLAU MAQUIAVEL
(1469 – 1527)
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*Filósofo político italiano.
*Fez viagens a serviço de governantes.
*Dedicava, diariamente, um tempo aos seus estudos.
*Diplomata e escritor.
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*O governante deve antes ser temido que amado.
*O governante deve usar de todos os meios possíveis para conquistar e manter o poder. Também com exército forte, bem treinado e usando boas estratégias.
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*O Príncipe.
*A Arte da Guerra.
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RENÉ DESCARTES
(1596 – 1650)
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*Filósofo francês.
*Serviu o exército e fez várias viagens.
*Investigou o conhecimento humano e fez estu-dos sobre a natureza (ex.: arco-íris).
*Foi para a Suécia, a pedido da rainha, e ali veio a falecer tempos depois.
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*Racionalista: a razão é a base dos conheci-mentos verdadeiros.
*Uso da DÚVIDA METÓDICA (método é palavra grega: caminho) hiperbólica (exagerada) na pesquisa sobre o conhecimento.
*Descoberta do COGITO (“Cogito ergo sum” = Penso, logo existo).
*Há ideias inatas. Ex.: Eu (Cogito), Deus.
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*Discurso do Método.
*Meditações.
*Cartas, trocadas com vários intelectuais de seu tempo.
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JOHN LOCKE
(1632 – 1704)
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*Filósofo inglês.
*Médico.
*Conheceu Newton e outros intelectuais de seu tempo.
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*Empirista: a experiência (empiria) sensível é a base do conhecimento.
*Não existem ideias inatas.
*Ideias: simples e complexas.
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*Ensaio sobre o Entendimento Humano.
*Cartas sobre a Tolerância.
*Ensaio sobre o Governo Civil.
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DAVID HUME
(1711 – 1776)
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*Filósofo escocês.
*Secretário da embaixada inglesa na França.
*Morou também em Edimburgo.
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*Empirista.
*Criticou duramente a metafísica. Só é válido o que pode ser compreendido e provado mediante a experiência.
*O conhecimento advém da experiência sensível e do HÁBITO. Fenômenos vistos repetidamente, da mesma forma: regularidade, da qual se tiram conclusões.
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*Tratado sobre a Natureza Humana.
*Investigação sobre o Entendimento Humano.
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JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
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*Filósofo suíço.
*Viveu parte de sua vida na França.
*Entrou em contato com diversos intelectuais iluministas.
*Iluminista.
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*No estado natural, os homens: bons. Em sociedade: maus.
*O 1º contrato: imposto pelos mais fortes.
*Novo contrato soci-al: pacto social e von-tade geral (vontade da maioria).
*No Emílio: educação natural e respeito ao desenvolvimento da criança.
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*O Contrato Social.
*Confissões.
*Emílio ou Da Educação.
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VOLTAIRE (SÉCULO XVIII)
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*Filósofo e escritor iluminista francês.
*Conheceu reis e rainhas, tendo convivido também com muitos intelec-tuais, na França, na Inglaterra e outros lugares.
*Influenciado pela ciência newtoniana e pela Revolução Industrial.
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*Iluminista.
*Empirista.
*Defendeu a tolerância religiosa, política, intelectual.
*Satírico.
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*Cândido.
*Princesa da Babilônia.
*Zadig.
*Cartas Filosóficas.
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FILÓSOFO OU CORRENTE FILOSÓFICA OU CIENTÍFICA
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BREVES INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS
/ HISTÓRICAS
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IDEIAS PRINCIPAIS
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PRINCIPAL OBRA (no caso de filósofos específicos) ou PRINCIPAIS EXPOENTES (no caso de correntes filosóficas)
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EVOLUCIONISMO
(Séculos XVIII, XIX, XX e XXI)
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*Revolução Industrial: em curso.
*Pesquisas e investigações sobre os seres vivos.
*Evolução dos seres vivos: modificações e melhorias.
*Adaptação dos seres vivos aos desafios do meio ambiente. Mutações.
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*Os seres vivos evoluíram e evoluem, há bilhões de anos.
*O DNA comanda a evolução, mas as condições externas influenciam forte-mente no processo evolucionário.
*Pequenas mutações nos seres vivos provocam a evolução.
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*Chevalier Lamarck (1744 – 1829).
*Charles Robert Darwin.
*Alfred Russel Wallace.
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CHARLES DARWIN
(1809 – 1882)
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*Naturalista inglês.
*Grande observador, pesquisador.
*Viajou no Beagle, navio que passou em vários lugares do mundo, até no Brasil. Coletou muitas informações e materiais.
*Estudou fósseis.
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*Todos os seres vivos evoluíram (se desenvolveram) a partir de formas vivas menos complexas.
*Seleção natural: os seres vivos mais fortes e melhor adaptados são os que sobrevivem e passam adiante suas características.
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*A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural.
*A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais.
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ALFRED RUSSEL WALLACE
(SÉCULO XIX)
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*Outro naturalista inglês.
*Também fez viagens e fez observações atentas dos seres vivos e de fósseis, concluindo também pela evolução das espécies.
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*Os seres vivos evoluíram a partir de formas vivas menos complexas.
*Também concluiu pela evolução das espécies e comunicou, por carta, a Charles Darwin.
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*A carta-resumo enviada a Darwin determinou a publicação de A Origem das Espécies e um debate entre os dois naturalistas diante de outros cientistas de seu tempo.
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MARXISMO
(SÉC. XIX – XXI)
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*Revol. Industrial.
*Neocolonialismo.
*Intensa exploração capitalista/reações.
*Socialismo.
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*Crítica à exploração capitalista.
*Materialismo histórico-dialético.
*Socialismo.
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*Karl Marx.
*Trotski / *Lênin.
*Joseph Stalin.
*Rosa Luxemburgo.
*Antônio Gramsci/outros.
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KARL MARX
(1818 – 1883)
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*Economista, historiador e filósofo alemão.
*Sofreu influência de: Hegel, da Economia Política Inglesa, dos Socia-listas Utópicos e de outros estudos.
*Investigou detalha-damente a história e o capitalismo, pro-curando entendê-los.
*Envolveu-se na luta dos trabalhadores de seu tempo.
*Conheceu Friedrich Engels, que se tornou seu amigo e colaborador.
*Conheceu as ideias de Charles Darwin.
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*Descobriu a existência da mais valia (trabalho extra não pago), como uma das formas de exploração capitalista.
*Desenvolveu o materialismo histórico-dialético.
*Socialismo científico.
*Modos de produção e lutas de classes.
*Deu uma conotação materialista à dialética hegeliana.
*Foi perseguido várias vezes.
*Dialética: contradição, superação; presente na história humana, material, conflituosa.
*Luta de classes: o motor da história.
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*O Capital.
*Manifesto do Partido Comunista.
*A Ideologia Alemã.
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FRIEDRICH ENGELS
(1820 – 1895)
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*Pensador alemão.
*Amigo e colabora-dor intelectual e financeiro de Karl Marx.
*Também envolveu-se nas lutas dos trabalhadores de seu tempo.
*Grande estudioso e pesquisador da história, da filosofia e da economia.
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*Socialista.
*Crítica científica do capitalismo.
*O capitalismo tem seus fundamentos na exploração dos trabalhadores (operários, camponeses e outros).
*Visão materialista e dialética da história.
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*As Origens da Família, da Propriedade Privada e do Estado.
*Colaborou na elaboração do Manifesto do Partido Comunista.
*Coletou e publicou textos de O Capital, de Marx, após a morte deste.
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POSITIVISMO
(SÉC. XIX – XX)
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*Século XIX: Revo-lução Industrial.
*Grande desenvolvimento das ciências e das técnicas.
*Diversas e grandes descobertas nos campos da ciência, das técnicas e da tecnologia.
*Neocolonialismo.
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*Comte afirma ORDEM E PROGRESSO.
*Positivo: o que pode ser medido, calculado, pesado, provado, demonstrado.
*Filosofia que defende a comprovação da verdade através da verificação científica.
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*Auguste (Augusto) Comte.
*No Brasil: intelectuais do século XIX e membros do exército brasileiro. Obs.: Na bandeira republicana brasileira, inclusive, aparecerá claramente o lema positivista ORDEM E PROGRESSO.
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AUGUSTO COMTE
(1798 – 1857)
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*Filósofo e intelectual francês.
*Estudou na Escola Politécnica.
*O tempo em que viveu foi de grandes descobertas e invenções, com uma revolução industrial avançada.
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*Fundador do Positivismo.
*O real é o que pode ser provado pelas ciências e técnicas.
*Lema ORDEM E PROGRESSO.
*Estados da história: teológico, metafísico e positivo.
*Fundou a religião positivista.
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*Catecismo Positivista.
*Curso de Filosofia Positivista.
*Sistema de Política Positiva.
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SÖREN AABYE KIERKEGAARD
(1813 – 1855)
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*Filósofo dinamarquês.
*Em Berlim, estudou com Schelling.
*Existencialista.
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*Crítica ao otimismo racionalista de Hegel.
*Primado da existência.
*Ser: subjetividade e liberdade.
*A existência implica também em decisões, afirmação, angústia.
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*Ou, ou – Um Fragmento de Vida.
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WILLIAM JAMES
(1842 - 1910)
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*Filósofo estadunidense.
*Estudos em Medici-na e Psicologia.
*Professor universitário.
*Um dos fundadores do pragmatismo.
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*”Tudo o que é real deve ser experimentá-vel em algum lugar; e todo tipo de coisa experimentada deve ser real em algum lugar” (Magee, 2000: p. 186).
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*O Pragmatismo.
*O Significado da Verdade.
*Problemas da Filosofia.
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GEORGE WILHELM FRIEDRICH HEGEL
(1770 – 1831)
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*Filósofo alemão.
*Doutor em Filosofia.
*Diretor de escola.
*Professor universitário.
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*Idealismo dialético.
*O real é racional e o racional é real.
*História: dirigida pelo movimento do Espírito (cultura/ideia).
*Dialética: tese à antítese à síntese.
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*Fenomenologia do Espírito.
*Filosofia do Direito.
*A Ciência da Lógica.
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FRIEDRICH NIETZSCHE (SÉCULO XIX)
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*Filósofo alemão.
*Jovem, tornou-se um erudito.
*Aliou filosofia e filologia.
*Professor, ainda jovem, universitário.
*Fez viagens para cuidar da saúde e passou por lugares na Itália e outros que trouxeram-lhe inspirações para sua filosofia.
*Ateu.
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*Estudos dos gregos antigos e de sua arte. Nesta: os princípios apolíneo (princípio da ordem, sobriedade e harmonia) e dionisíaco (princípio da desordem e da não sobriedade).
*Críticas ao platonismo e ao cristianismo.
*Além-do-Homem (super-homem), eterno retorno do mesmo.
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*Humano, Demasiadamente Humano.
*Assim Falou Zaratustra.
*Aurora.
*Crepúsculo dos Ídolos.
*O Nascimento da Tragédia.
*Anticristo.
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BERTRAND RUSSELL
(1872 – 1970)
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*Filósofo britânico.
*Estudou no Trinity College de Cambridge.
Professor universitário.
*Palestras e orientações a pesquisadores.
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*Atomismo lógico: “o mundo: multiplicidade infinita de elementos separados, átomos lógicos, que são o que fica como resíduo da análise lógica” (Mora, 1991: p. 42).
*Matemática e lógica.
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*O Conhecimento Humano.
*Os Princípios da Matemática.
*Análise do Espírito.
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JOHN DEWEY
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*Filósofo estadunidense.
*Influenciado pelo pensamento empiris-ta e pragmatista.
*Professor universitário. Fez várias pesquisas em educação.
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*A experiência e a prática são critérios da verdade.
*Empirismo.
*A educação deve aliar experiência, prática e teoria. Que seja adaptada aos novos tempos.
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*Democracia e Educação.
*Como Pensamos.
*Lógica.
*A Procura da Certeza.
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ESCOLA DE FRANKFURT
(SÉCULO XX)
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*Grupo de intelectuais alemães (filósofos, sociólogos, economistas, etc.) que se reuniam para discutir e estudar temas diversos e atuais de seu tempo.
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*Estudo crítico do totalitarismo, do fascismo e do nazismo.
*Estudo crítico da indústria cultural capitalista.
*Estudos sobre o capitalismo.
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*Theodor Adorno.
*Max Horkheimer.
*Jurgen Habermas.
Walter Benjamin e outros.
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LUDWIG WITTGENSTEIN
(1889 – 1951)
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*Filósofo austríaco.
*Foi aluno de Bertrand Russell, na Inglaterra.
*Professor universitário.
*Fez pesquisas sobre a linguagem.
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*”O significado de uma palavra é seu uso na linguagem.” (Apud Magee, 2000: p. 205).
*A linguagem: ferramenta àtarefas diferentes. Significados: coisas que podem ser feitas com a linguagem.
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*Tractatus Logico-Philosophicus (Tratado Lógico-Filosófico).
*Investigações Filosóficas.
*Conferências.
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JEAN-PAUL SARTRE
(1905 – 1980)
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*Filósofo francês.
*Doutor em filosofia.
*Estudou também na Alemanha.
*Foi esposo de Simone de Beauvoir, também filósofa.
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*Existencialismo ateu.
*O homem é aquilo que ele se faz.
*A existência precede a essência.
*O homem é responsável por tudo o que faz e tudo que faz implica outros seres humanos.
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*O Ser e o Nada.
*O Existencialismo é um Humanismo.
*A Imaginação.
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MICHEL FOUCAULT
(SÉCULO XX)
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*Filósofo francês.
*Professor universitário.
*Aliou, em seus estudos, a Filosofia, a Psicologia e a História.
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*Os micropoderes: o poder disseminado na sociedade.
*O sistema de vigilância: aliado ao registro e à docilização dos corpos.
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*Vigiar e Punir.
*Microfísica do Poder (apanhado de textos).
*As Palavras e as Coisas.
*História da Loucura.
*História da Sexualidade.
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PAULO FREIRE
(SÉCULO XX)
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*Filósofo e educador brasileiro.
*Perseguido e exilado pela Ditadura Militar.
*Lecionou em universidades de São Paulo.
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*Desenvolveu um método crítico, problematizador, de alfabetização.
*Oposição: educação bancária/educação libertadora.
*Conscientização.
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*Pedagogia do Oprimido.
*A Educação como Prática da Liberdade.
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Os modelos de fichários acima estão na posição vertical, porém podem ser colocados na posição horizontal. No Microsoft Word, vá a Arquivo à Configurar Página à escolha: Paisagem à OK. O número de colunas dependerá do número de informações que poderão ser solicitadas. Cabe a cada professor e professora verificar aquelas informações que mais achar de valor para o tipo de fichário que quer, podendo retirar alguma(s) e/ou colocar outra(s).
Os fichários poderão ser impressos e reproduzidos em cópias.
Outro modo também de reproduzir os fichários, não exige cópias em folhas, é através de e-mail. Neste caso, cada aluno e aluna deverá enviar, dentro de um determinado prazo, o fichário completado, via e-mail. A vantagem do e-mail é que não gasta papel, nem dinheiro para reproduzi-lo. Neste caso, cada aluno(a) poderá arquivar seu trabalho (fichário) em uma pasta de computador ou meio de gravação (ex.: pendrive, MP3, etc.), podendo consultá-lo quando quiser. E o(a) professor(a) poderá também fazer arquivamento semelhante, tanto do próprio fichário quanto o fichário de cada estudante que lhe enviar via e-mail. É claro, para aqueles alunos e alunas que não quiserem mandar via e-mail, proceda à entrega escrita.
Outro modo também de reproduzir os fichários, que não exige cópias em folhas, é através de e-mail. Neste caso, cada aluno e aluna deverá enviar, dentro de um determinado prazo, o fichário completado, via e-mail. A vantagem do e-mail é que não gasta papel, nem dinheiro para reproduzi-lo. Neste caso, cada aluno(a) poderá arquivar seu trabalho (fichário) em uma pasta de computador ou meio de gravação (ex.: pendrive, MP3, etc.), podendo consultá-lo quando quiser. E o(a) professor(a) poderá também fazer arquivamento semelhante, tanto do próprio fichário quanto o fichário de cada estudante que lhe enviar via e-mail. É claro, para aqueles alunos e alunas que não quiserem mandar via e-mail, proceda à entrega escrita.
O fichário pode ser avaliado, tendo em vista que é um trabalho. É um exercício e recurso riquíssimo de aprendizado de filosofia e pode ser aplicado em outras matérias, adaptando-se para cada uma delas (no caso da Língua Portuguesa: em vez dos filósofos, os escritores e as escritoras).