segunda-feira, 31 de maio de 2010

Elaboração de vídeos como atividade de ensino e aprendizado de Filosofia. Prof. José Antônio Brazão.

Projeto (Planejamento) do vídeo sobre Tomás de Aquino.
Elaboração do projeto do vídeo.
Início do levantamento de informações (pesquisa de conteúdos, imagens e música de fundo).
Pesquisa de conteúdo sobre Tomás de Aquino (internet e Enciclopédia Encarta, Microsoft).
Anotações a respeito da vida e das ideias de Tomás de Aquino.
Continuação da pesquisa de imagens.
Término da pesquisa de informações e imagens e entrada no programa de elaboração de vídeo.
Início da montagem propriamente dita do vídeo. Uso do Windows Movie Maker.
Continuação da montagem do vídeo.
Ainda montando o vídeo. Fase de finalização.
Conclusão da elaboração do vídeo sobre Tomás de Aquino.

video

Vídeo concluído sobre a vida e a obra de Tomás de Aquino.

O vídeo acima foi produzido por um grupo de alunos, entre os dias 20 e 31 de maio de 2010, como trabalho de Filosofia.

Estudando no turno da manhã, vieram ao laboratório de informática do Colégio Estadual Deputado José de Assis e, durante aqueles dias, trabalharam na pesquisa e montagem do vídeo. É um vídeo, sem dúvida, simples e básico, contendo imagens, comentário e música de fundo. No entanto, demandou várias horas de planejamento, estudo e montagem por parte dos alunos e das alunas que se envolveram nesse trabalho.

Primeira etapa: Planejamento escrito. Solicitei que fizessem um planejamento básico, contendo cada etapa da montagem do vídeo, desde os estudos preliminares até a sua transformação final em vídeo.

Segunda etapa: Colocação em ação do planejamento escrito. Primeiramente, a elaboração de um resumo simples da vida de Tomás de Aquino. A seguir, o levantamento de imagens, escolhidas pelo próprio grupo, e da música, também escolhida pelos alunos e as alunas. Tudo feito pelo grupo. Enquanto dois se dedicavam ao resumo, outros dois se dedicavam à pesquisa das imagens. Dividir em pequenos grupos para ganhar tempo!

Terceira etapa: Montagem, passo-a-passo, do vídeo no Windows Movie Maker. Foi um trabalho de vários dias até chegar ao final da montagem.

Quarta etapa: Correção de erros, inclusive linguísticos, e conclusão do trabalho no Movie Maker, transformando-o em um pequeno vídeo. O resultado, ainda simples, está aí.

Deu muito trabalho a todos, mas, sem dúvida, enriqueceu muito o aprendizado!

Professor(a), a montagem de vídeos, como se pode ver, envolve estudo, pesquisa, leituras e seleção de imagens, músicas, etc. Portanto, envolve aprendizado teórico e prático de Filosofia, conjugadamente.

PROJETO (PLANEJAMENTO) DO VÍDEO SOBRE TOMÁS DE AQUINO:
Obs.: Esse planejamento foi feito pelo próprio grupo de alunos e alunas, no dia 20 de maio de 2010. Dei-lhes algumas orientações, acompanhei e expliquei como se montaria o vídeo no Windows Movie Maker.
O pensador escolhido corresponde ao período medieval. A razão de trabalhá-lo foi, exatamente, o de possibilitar aos alunos da segunda série do segundo grau uma visão de como Tomás foi capaz de unir filosofia e teologia, em um tempo em que as ideias filosóficas, principalmente as de Aristóteles, além de outros, vinham conflitando com as doutrinas e os ensinamentos teológicos da Igreja Católica.
Ao retomar o pensamento medieval, os estudantes puderam estabelecer melhor uma comparação entre a filosofia e o pensamento que predominavam na Idade Média e o que surgiu no mundo moderno, a partir do Renascimento artístico, científico e cultural. Na verdade, o tema atualmente em estudo é o Renascimento Científico e alguns filósofos de destaque no mundo moderno, como Descartes, Locke e Hume. Porém, para que houvesse um entendimento mais claro das mudanças científicas e filosóficas ocorridas, particularmente a derrubada do geocentristo aristotélico-ptolomaico e de ideias científicas de Aristóteles, foi preciso ir até as fontes medievais.
Tomás de Aquino, com seu mestre Alberto Magno, defendeu bravamente a filosofia aristotélica e foi, juntamente com este, um dos grandes expositores das teorias daquele grande filósofo da antiguidade.
A seguir, o planejamento feito pelo grupo.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
SUBSECRETARIA METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

PROJETO DE VÍDEO
PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE VÍDEO

CONTEÚDO DIDÁTICO: FILOSOFIA.
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
GRUPO: PRISCILA, MATHEUS GONÇALVES, JANDERSON, BÁRBARA E LUÍZA. TURMA: E2M01 (Segunda Série do Ensino Médio, matutino, turma 1).

TEMA: TOMÁS DE AQUINO[1].

VIDA E OBRA DE TOMÁS DE AQUINO (1225 – 1274)

1ª Parte[2]: Pesquisa biográfica e bibliográfica. Local: Laboratório de Informática do CEDJA. Informações em: http://www.google.com.br/, http://www.wikipedia.org/, Enciclopédia Microsof Encarta, http://www.yahoo.com.br/. Levantamento de informações e resumo a partir das leituras feitas.
2ª Parte: Coleta de imagens: Verificação de imagens disponíveis na internet, nos sites acima, cópia e colagem das imagens escolhidas em uma pasta.
3ª Parte: Escolha de música sacra [foi, na verdade, escolhida a música Ameno, do conjunto Era], como música de fundo.
4ª Parte: Iniciar a montagem do vídeo, no Windows Movie Maker. Colocação das imagens em sequência.
5ª Parte: Colocação [digitação] do resumo biográfico e bibliográfico no vídeo.
6ª Parte: Acréscimo da música ao vídeo.
7ª Parte: Conclusão do vídeo, com créditos e finalização.

Goiânia, 20 de maio de 2010.
Priscilla Silva Domingues, Matheus Gonçalves Muniz, Bárbara Francolage e Janderson Lima.
[1] Filosofia Medieval.
[2] Etapa.


Nenhum comentário: