domingo, 21 de setembro de 2025

TERCEIRO BIMESTRE - AULA 30 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS. MICHEL FOUCAULT (SÉCULO XX) (Prof. José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

TERCEIRO BIMESTRE

AULA 30 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:

1)    Entrega e correção de provas para as turmas que já estiverem prontas.

2)    Solicitar passar a limpo.

3)    Repassar e explicar o conteúdo abaixo.

MICHEL FOUCAULT (SÉCULO XX) (Prof. José Antônio Brazão.)

Michel Foucault foi um pensador do século XX que se interessou intensamente, particularmente, por filosofia, psicologia e história, tendo feito estudos e investigações nessas três áreas. Sua influência vai da Psicologia, da Sociologia, da Filosofia a outras Ciências.

Foucault, inclusive, estudou o poder, mas, diferentemente de Marx, procurou analisar o poder no seu nível menor (micropoderes), mesclado nas relações humanas.

Veja o quadro comparativo a seguir:

KARL MARX (SÉCULO XIX)

MICHEL FOUCAULT (SÉC. XX)

A classe dominante tem poder sobre as demais classes.

O poder está disseminado (espalhado) na sociedade (micropoderes).

A luta de classes move a história. Exemplo: senhores versus escravos, patrícios versus plebeus, capitalistas versus proletários.

O poder faz uso de registros. Exemplo: na prisão, no hospital e até nas escolas.

Os capitalistas exploram os trabalhadores nas fábricas.

O poder faz uso da vigilância contínua em diferentes lugares (hospital, prisão, escola etc.). Hoje: o uso de câmeras.

A pobreza leva homens e mulheres e crianças a se sujeitarem ao trabalho nas fábricas.

O poder disseminado controla os corpos tornando-os dóceis (mais fáceis de serem controlados).

Os proletários se alienam, deixando de se ver como produtores. Veja o Poema “Eu, etiqueta”, de Carlos Drummond de Andrade.

As pessoas introjetam a vigilância e fazem o que delas se espera.

Fetichismo (encantamento da mercadoria) e alienação andam juntos. Veja, novamente, o poema.

A prisão, o hospital, a escola e outras instituições, disciplinam as pessoas, impondo-lhes comportamentos esperados.

Sociedade de classes. Quem domina é quem tem os meios de produção nas mãos (terras, fábricas, ferramentas, máquinas etc.).

Sociedade disciplinar (do culto sutil, quase invisível).

·       O exemplo do panóptico, segundo Foucault. (Desenhar no quadro o diagrama e explicar.)

·       Fazer umas anotações pontuais [elencando pontos importantes] sobre diagrama do panóptico.

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