COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
TERCEIRO BIMESTRE
AULA 30 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:
1)
Entrega e correção de provas para as turmas que já
estiverem prontas.
2)
Solicitar passar a limpo.
3)
Repassar e explicar o conteúdo abaixo.
MICHEL FOUCAULT (SÉCULO
XX) (Prof. José Antônio Brazão.)
Michel Foucault foi um pensador
do século XX que se interessou intensamente, particularmente, por filosofia,
psicologia e história, tendo feito estudos e investigações nessas três áreas.
Sua influência vai da Psicologia, da Sociologia, da Filosofia a outras Ciências.
Foucault, inclusive,
estudou o poder, mas, diferentemente de Marx, procurou analisar o poder no seu
nível menor (micropoderes), mesclado nas relações humanas.
Veja o quadro comparativo
a seguir:
KARL MARX (SÉCULO XIX) |
MICHEL FOUCAULT (SÉC.
XX) |
A classe dominante tem poder sobre as demais
classes. |
O poder está disseminado (espalhado) na sociedade
(micropoderes). |
A luta de classes move a história. Exemplo:
senhores versus escravos, patrícios versus plebeus, capitalistas versus
proletários. |
O poder faz uso de registros. Exemplo: na prisão,
no hospital e até nas escolas. |
Os capitalistas exploram os trabalhadores nas
fábricas. |
O poder faz uso da vigilância contínua em
diferentes lugares (hospital, prisão, escola etc.). Hoje: o uso de câmeras. |
A pobreza leva homens e mulheres e crianças a se
sujeitarem ao trabalho nas fábricas. |
O poder disseminado controla os corpos
tornando-os dóceis (mais fáceis de serem controlados). |
Os proletários se alienam, deixando de se ver
como produtores. Veja o Poema “Eu, etiqueta”, de Carlos Drummond de Andrade. |
As pessoas introjetam a vigilância e fazem o que
delas se espera. |
Fetichismo (encantamento da mercadoria) e
alienação andam juntos. Veja, novamente, o poema. |
A prisão, o hospital, a escola e outras
instituições, disciplinam as pessoas, impondo-lhes comportamentos esperados. |
Sociedade de classes. Quem domina é quem tem os
meios de produção nas mãos (terras, fábricas, ferramentas, máquinas etc.). |
Sociedade disciplinar (do culto sutil, quase
invisível). |
·
O exemplo do panóptico, segundo Foucault. (Desenhar
no quadro o diagrama e explicar.)
·
Fazer umas anotações pontuais [elencando pontos
importantes] sobre diagrama do panóptico.
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