COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica
QUARTO BIMESTRE
AULA 31 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:
MICHEL FOUCAULT (século XX) (Prof. José
Antônio Brazão.)
No seu livro Vigiar e
Punir, Michel Foucault trata do poder (domínio, controle, mando, direção etc. –
um bom dicionário pode dar outros significados). Mas não, como Marx e Engels,
do macropoder de uma classe sobre outras e sim dos micropoderes – poderes que
se exercem nas instituições sociais e em diferentes lugares da sociedade.
Em um resumo apresentado
pelo Google:
“Macropoder refere-se a uma forma de poder mais
ampla e centralizada, associada a instituições como o Estado ou a figuras de
autoridade, enquanto micropoder descreve as relações de influência e controle
exercidas em menor escala, no dia a dia e nas interações sociais, sendo o
micropoder, para Foucault, a base que sustenta e reproduz o macropoder.” (In: <
https://www.google.com/search?q=macropoder+ou+macro-poder&oq=macropoder+ou+macro-poder&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIJCAEQIRgKGKAB0gEJOTYzOGowajE1qAIIsAIB8QW52vGIbQAHtw&sourceid=chrome&ie=UTF-8 >)
O poder, para Foucault,
não é uma instituição, mas uma relação de forças. Não é algo pré-definido
socialmente, mas relação de forças – que forças? As forças presentes através de
quem pode impor-se, por diferentes meios e formas, sobre os demais. No entanto,
enquanto micropoder (poder a nível microssocial, isto é, nas instituições e até
na família), é um poder disseminado (espalhado), pulverizado.
Dois meios de que o poder
faz uso são o registro e a vigilância, de forma contínua, cotidiana. A
vigilância é um modo eficaz de controle social, pois impõe sobre quem é vigiado
procedimentos esperados e procedimentos a evitar.
Na escola, na prisão e na
clínica ou no hospital, o registro e a vigilância se mostram claramente. Como?
Na escola, por exemplo, em termos de registros: registro de matrícula, boletim
escolar, documentos escritos e fotográficos, histórico escolar, entre outros.
Na prisão: registro de entrada de preso, registros de informações sobre o
preso, documentos escritos e fotográficos e outros recursos de registro. No
hospital há até o boletim médico, entre outros registros! Nesses três lugares
também se exerce a vigilância: por meio de pessoas (vigias, policiais e
outros), câmeras etc.
Deste modo, Foucault
percebeu que ocorre uma disciplinarização dos corpos, tornando-os disciplinados
e dóceis (adaptados, controlados), o que normaliza comportamentos, ou seja,
comportamentos segundo as normas e regras definidas. O olhar que vigia domina!
IMAGEM (Vigilância):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vigil%C3%A2ncia#/media/Ficheiro:Surveillance_quevaal.jpg
A disciplina massifica as pessoas. Torna-as
semelhantes ao rebanho, de que Nietzsche fala em seus livros. Foucault, de
fato, foi um grande leitor de Nietzsche. O poder adentra profundamente nas
relações cotidianas entre as pessoas, inclusive – poder que Michel Foucault
chama de poder disciplinar.
Foucault estudou as
prisões, de modo particular. As masmorras, em castelos e outros lugares do
mundo medieval e moderno, eram escuras e dispunham de pouca visibilidade. Com o
mundo moderno e o desenvolvimento do capitalismo, as prisões foram se tornando
locais de grande exercício do poder e, especialmente, da vigilância.
Foucault, inclusive,
estudou a proposta de Jeremy Bentham, inglês, do século XVIII, que apresentou o
modelo do PANÓPTICO (ou PANÓTICO) – uma prisão que, como o nome indica,
possibilita a visão (do termo óptico) total (pan, grego) de quem é vigiado. O
panóptico, inclusive, utilizaria um número menor de guardas para vigiarem todos
os presos.
Um modelo do panóptico
consta de uma prisão circular, com celas dispostas em círculos, com uma torre
central, a partir da qual os guardas vigiariam todos os presos. [Fazer o
desenho no quadro.]
IMAGENS (panóptico):
Imagem 1 (Panóptico,
Wikipédia):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pan-%C3%B3ptico#/media/Ficheiro:Panopticon.jpg
Conjunto de imagens 2
(conjunto de imagens):
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