domingo, 28 de setembro de 2025

QUARTO BIMESTRE - AULA 31 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS. MICHEL FOUCAULT (século XX) (Prof. José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

QUARTO BIMESTRE

AULA 31 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:

MICHEL FOUCAULT (século XX) (Prof. José Antônio Brazão.)

No seu livro Vigiar e Punir, Michel Foucault trata do poder (domínio, controle, mando, direção etc. – um bom dicionário pode dar outros significados). Mas não, como Marx e Engels, do macropoder de uma classe sobre outras e sim dos micropoderes – poderes que se exercem nas instituições sociais e em diferentes lugares da sociedade.

Em um resumo apresentado pelo Google:

“Macropoder refere-se a uma forma de poder mais ampla e centralizada, associada a instituições como o Estado ou a figuras de autoridade, enquanto micropoder descreve as relações de influência e controle exercidas em menor escala, no dia a dia e nas interações sociais, sendo o micropoder, para Foucault, a base que sustenta e reproduz o macropoder.” (In: < https://www.google.com/search?q=macropoder+ou+macro-poder&oq=macropoder+ou+macro-poder&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIJCAEQIRgKGKAB0gEJOTYzOGowajE1qAIIsAIB8QW52vGIbQAHtw&sourceid=chrome&ie=UTF-8  >)

O poder, para Foucault, não é uma instituição, mas uma relação de forças. Não é algo pré-definido socialmente, mas relação de forças – que forças? As forças presentes através de quem pode impor-se, por diferentes meios e formas, sobre os demais. No entanto, enquanto micropoder (poder a nível microssocial, isto é, nas instituições e até na família), é um poder disseminado (espalhado), pulverizado.

Dois meios de que o poder faz uso são o registro e a vigilância, de forma contínua, cotidiana. A vigilância é um modo eficaz de controle social, pois impõe sobre quem é vigiado procedimentos esperados e procedimentos a evitar.

Na escola, na prisão e na clínica ou no hospital, o registro e a vigilância se mostram claramente. Como? Na escola, por exemplo, em termos de registros: registro de matrícula, boletim escolar, documentos escritos e fotográficos, histórico escolar, entre outros. Na prisão: registro de entrada de preso, registros de informações sobre o preso, documentos escritos e fotográficos e outros recursos de registro. No hospital há até o boletim médico, entre outros registros! Nesses três lugares também se exerce a vigilância: por meio de pessoas (vigias, policiais e outros), câmeras etc.

Deste modo, Foucault percebeu que ocorre uma disciplinarização dos corpos, tornando-os disciplinados e dóceis (adaptados, controlados), o que normaliza comportamentos, ou seja, comportamentos segundo as normas e regras definidas. O olhar que vigia domina!

IMAGEM (Vigilância):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vigil%C3%A2ncia#/media/Ficheiro:Surveillance_quevaal.jpg

 A disciplina massifica as pessoas. Torna-as semelhantes ao rebanho, de que Nietzsche fala em seus livros. Foucault, de fato, foi um grande leitor de Nietzsche. O poder adentra profundamente nas relações cotidianas entre as pessoas, inclusive – poder que Michel Foucault chama de poder disciplinar.

Foucault estudou as prisões, de modo particular. As masmorras, em castelos e outros lugares do mundo medieval e moderno, eram escuras e dispunham de pouca visibilidade. Com o mundo moderno e o desenvolvimento do capitalismo, as prisões foram se tornando locais de grande exercício do poder e, especialmente, da vigilância.

Foucault, inclusive, estudou a proposta de Jeremy Bentham, inglês, do século XVIII, que apresentou o modelo do PANÓPTICO (ou PANÓTICO) – uma prisão que, como o nome indica, possibilita a visão (do termo óptico) total (pan, grego) de quem é vigiado. O panóptico, inclusive, utilizaria um número menor de guardas para vigiarem todos os presos.

Um modelo do panóptico consta de uma prisão circular, com celas dispostas em círculos, com uma torre central, a partir da qual os guardas vigiariam todos os presos. [Fazer o desenho no quadro.]

IMAGENS (panóptico):

Imagem 1 (Panóptico, Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pan-%C3%B3ptico#/media/Ficheiro:Panopticon.jpg

Conjunto de imagens 2 (conjunto de imagens):

https://www.google.com/search?sca_esv=11e9e5315b8bef9e&udm=2&fbs=AIIjpHydJdUtNKrM02hj0s4nbm4yAFb4PvhjIUcDtaFHkK_tyspyDJg0-Y4Ji8bGEtEDNJGPYR40HYWsbK7HyDMH1XbgsIEBuX2ZRVnpzXw_5CbKOwynqgGPDZc9okNmPOwb9Nmu2i2CEUESpep7jgtgmcl4wxrOdeo3nrEhIH-jGyjd_qXzM33fpqnLtTJVtP1ERiGpXfmFTACVIzsGT_-a60NXLnR7_Q&q=pan%C3%B3ptico+de+bentham&sa=X&ved=2ahUKEwimrvvV5vyPAxUWDrkGHZ5ZBlkQtKgLegQIFRAB&biw=1536&bih=730&dpr=1.25#vhid=7Lp-LN11eO82DM&vssid=mosaic

 

Nenhum comentário: