PLATÃO E A GINÁSTICA (Prof. José Antônio Brazão.)
Platão, filósofo grego que viveu entre os séculos V e IV a.C. (ou A.E.C.), propôs, ao longo de A República, um de seus livros mais conhecidos, uma cidade-estado (pólis, em grego) ideal, governada por filósofos(as), protegida por guardiões e guardiãs, sustentada economicamente por comerciantes, artesãos e agricultores.
Na formação de seus cidadãos, além da preocupação intelectual propriamente dita, uma ênfase na preparação física. Platão sabia muito bem o quão importante era o preparo físico de guardiões e guardiãs, bem como de governantes (tirados dentre os melhores guardiões e guardiãs).
O preparo físico era fundamental para a saúde, a disposição, as batalhas possíveis e até mesmo para a procriação de boa prole - filhos e filhas saudáveis e fortes.
Ainda hoje vale o dito "Mente sã em corpo são" (Mens sana in corpore sano, segundo os antigos romanos). Um corpo bem cuidado é imprescindível para a excelência no desenvolvimento intelectual. Sem dúvida, uma mente bem preparada e disposta, por sua vez, dispõe de conhecimentos que contribuam para a ciência, a sociedade, o bem-estar social, bem como do próprio corpo.
Jogos, além de oportunizarem o fortalecimento do corpo e da mente, constituem excelente momento de convivência e de fortalecimento da própria comunidade escolar. Já concluídos, mas que deixaram marcas na vida estudantil, docente e escolar.
Que o impulso dado pelos jogos internos possa contribuir para um avanço no aprendizado e na contínua melhora das relações da comunidade escolar neste segundo semestre de 2025!
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