sábado, 15 de junho de 2024

SEGUNDO BIMESTRE – RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 1: AULA 22 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS. PLATÃO (c. 428 – 348 a.C. [A.E.C.] ou séc. V/IV a.C. [A.E.C.])(Prof. José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

SEGUNDO BIMESTRE – RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 1:

AULA 22 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS

PARTE 1: LIVRO DIDÁTICO, CAPÍTULO 7: ORIGENS DA FILOSOFIA OCIDENTAL (parte do capítulo que trata de Platão).

PARTE 2: MITO (ALEGORIA) DA CAVERNA – DESENHO NO QUADRO

E

PARTE 3: A EXPLICAÇÃO DO MITO DA CAVERNA PELO  PRÓPRIO SÓCRATES (TEXTO ABAIXO):

PLATÃO (c. 428 – 348 a.C. [A.E.C.] ou séc. V/IV a.C. [A.E.C.])(Prof. José Antônio Brazão.)

Obs.: A.E.C. = Antes da Era Comum. Terminologia utilizada em muitos livros de história atualmente.

*Nome: ARÍSTOCLES. Apelido: PLATÃO (“O de ombros largos” ou, segundo a Wikipédia, “amplo”). Uma comparação para entender o nome PLATÃO: o osso omoplata, que contém “platus” em sua formação.

*Segundo o Dicionário Etimológico, OMOPLATA: “Omoplata: No grego, omoplate vem da junção de duas palavras: omos e platusOmos significa coisas unidas ou iguais ou algo que dois ou mais patilham em comum. Em português, o prefixo homo-, que significa igual, vem de omosPlatus significa plano, largo ou espaçado. Por exemplo, uma planície seria descrita como platus. Assim, omoplate significa literalmente ‘o osso largo e plano que une, ou que é igual ao outro’.” (DICIONÁRIO ETIMOLÓGICO. Omoplata (Origem da palavra omoplata). Disponível em: < https://www.dicionarioetimologico.com.br/omoplata/#:~:text=A%20palavra%20omoplata%20vem%20do,ou%20mais%20patilham%20em%20comum. > Acesso em 15/06/2024.) [Os grifos são do site.]

*Filósofo grego, da cidade de ATENAS.

*De família nobre.

*Ainda jovem, Platão conheceu Sócrates, vindo a tornar-se seu discípulo.

*Após a morte de Sócrates, Platão viajou por vários lugares (Ver Carta VII, escrita por ele).

*Esteve na Magna Grécia (Sul da Itália). Aí teve contato com filósofos pitagóricos.

*Tendo tido problemas com o rei de Siracusa, Platão acabou sendo posto no mercado de escravos.

*Amigos seus pagaram pela liberdade de Platão.

*Platão, então, voltou a Atenas, onde fundou a ACADEMIA, uma escola superior de Filosofia, em homenagem a Academus (Academo), herói grego.

*Valorizava muito a Matemática e acreditava na reencarnação (ver mito de Er, no Livro X de A República), influenciado pelo pensamento pitagórico e por crenças de seu tempo.

*Na Academia tratou de filosofia, ética, política, matemática, entre outros temas que viriam a aparecer em seus livros.

*Platão escreveu muitas obras, entre as quais várias ainda permanecem até hoje, como: A República, Apologia (Defesa) de Sócrates, Críton, Fédon, Leis, Mênon, O Banquete e outras, além da Carta VII.

* Platão defrontou-se com o dilema (problema, impasse, desafio) que se punha entre os pensamentos de Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eleia, ambos pré-socráticos.

*Heráclito de Éfeso dizia que tudo se encontra em DEVIR (vir a ser, mudança, movimento, transformação, alteração).

*Parmênides de Eleia dizia que o devir é ilusão, engano dos sentidos. O SER é eterno, permanente, pleno (completo), esférico e perfeito, imutável.

*Platão propõe a existência de DOIS MUNDOS. Veja o quadro:

BEM: ideia mais elevada.

Alma: já passou por este mundo e o contemplou.

Ideias: perfeitas, imutáveis, modelos perfeitos.

IDEIAS: FORMAS perfeitas de tudo que existe.

Mundo das Ideias (ou Inteligível)

Assimilação e adaptação do pensar de Parmênides.

Mundo Sensível (dos sentidos)

SERES: cópias imperfeitas das ideias, feitas pelo Demiurgo, nos primórdios do universo.

Seres: mutáveis, sujeitos ao devir (vir a ser), mutáveis, cópias.

Corpo: prisão da alma.

SOL: ser luminoso, razão do mundo material.

Os cinco sentidos são enganosos.

Assimilação e adaptação do pensar de Heráclito.

Obs.: Inteligível, porque alcançável pelo pensamento.

*Para facilitar o entendimento da separação dos dois mundos, Platão, no Livro VII de A República, através de Sócrates (personagem que conversa com Glauco, sobrinho de Platão), conta o Mito da Caverna. (Desenhar no quadro e explicar. Usar cores diferentes.)

*HOJE se usa ainda, no mundo todo, praticamente, o termo ACADEMIA, para definir instituições (Academia de Polícia, de Letras, de Ciências, universidades, etc.). O nome ACADÊMICO, para se referir a estudantes universitários, também é muito comum. Em ambos casos, as raízes estão na filosofia de Platão.

*Em A República, livro de Platão, este propõe uma cidade ideal, assim composta:

GOVERNO

FILÓSOFOS e FILÓSOFAS.

Tirados dos melhores guardiões(ãs).

Sujeitos a um tempo maior de aprendizado intelectual, além do já tido como guardiões(ãs), até os cinquenta anos, para poderem bem governar.

PROTEÇÃO

GUARDIÕES e GUARDIÃS.

Preparados(as) militar e intelectualmente, por vários anos.

MANUTENÇÃO

AGRICULTORES.

ARTESÃOS.

COMERCIANTES.

Dispondo de condições para seu trabalho, cada qual conforme seus conhecimentos práticos.

Platão mantém certa rigidez nas classes da cidade, mas abre uma exceção: os filhos e as filhas de agricultores, artesãos e comerciantes podem subir à classe de guardiões(ãs) e até de filósofos(as), dependendo de suas capacidades intelectuais, além de corporais. Igualmente, filhos(as) de filósofos(as) e guardiões(ãs), se não mostrarem as condições exigidas, devem ser rebaixados(as) para a classe mantenedora (produtora).

*A Justiça, na pólis (cidade-estado) ideal platônica, está em cada um realizar sua atividade de modo bem realizado, em prol da coletividade. (Ver A República.)

* Platão não era contra a escravidão, vendo-a como normal. (Veja o vídeo Cosmos, episódio 7, de Carl Sagan: A Espinha Dorsal da Noite. Na parte final há um comentário sobre Platão e Aristóteles e a escravidão. Abaixo, após o texto do trabalho.)

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO (Compactado.)

1)     LEIA O TEXTO INTEGRALMENTE.

2)     AO LADO DE CADA PARÁGRAFO COLOQUE UM TÍTULO QUE RESUMA AS IDEIAS CONTIDAS EM CADA UM. EM TODOS OS PARÁGRAFOS.

3)     Circule todos os SUBSTANTIVOS (nomes próprios e comuns...) presentes em todos os parágrafos do texto.

FILOSOFIA GREGA – PLATÃO:

A CIDADE (PÓLIS) IDEAL DE PLATÃO (Prof. José Antônio Brazão.):

A República, livro de Platão, fala de uma cidade (pólis) ideal, governada por filósofos e filósofas (grupo dirigente), protegida por guardiões e guardiãs (grupo protetor) e sustentada por agricultores, artesãos e comerciantes (grupo produtivo, mantenedor). Cada grupo mantendo sua função para que a realize de modo bem feito (Trecho do Livro II de A República, de Platão):

“Sócrates — Mas nós negamos ao sapateiro o direito de exercer ao mesmo tempo o oficio de lavrador, tecelão ou pedreiro; obrigamo-lo a ser apenas sapateiro, para que os trabalhos de sapataria sejam bem executados; da mesma forma, atribuímos a cada um dos outros artesãos um único ofício, aquele para o qual está habilitado por natureza, se quer tirar proveito das oportunidades a desempenhar bem a sua tarefa. Mas não é importante que o oficio da guerra seja bem executado? Ou é fácil que um lavrador, um sapateiro ou qualquer outro artesão possa, ao mesmo tempo, ser guerreiro, quando não se pode ser bom jogador de gamão ou de dados, se não se praticarem estes jogos desde a infância, e não apenas nas horas livres? Bastará prover-se de um escudo ou de qualquer outra arma para se tornar, de um dia para o outro, bom guerreiro, ao passo que os instrumentos das outras artes, tomados nas mãos, nunca darão origem a um artesão nem a um atleta e serão inúteis a quem não tiver adquirido o seu conhecimento e não se tiver treinado suficientemente? Glauco — Se assim fosse os instrumentos teriam um enorme valor! Sócrates — Portanto, quanto mais importante é a função de guardião do Estado, mais tempo livre exige e também mais arte e aplicação.” (Trecho do Livro II de A República, de Platão. Disponível em: < http://www.eniopadilha.com.br/documentos/Platao_A_Republica.pdf > Acesso em 13 de junho de 2021. Páginas 78-79.)

Os filósofos e as filósofas seriam tirados(as) dos melhores guardiões e guardiãs, aqueles que tivessem melhores qualidades intelectuais para um preparo mais aprofundado no intuito de virem a dirigir a cidade. Tanto guardiões/guardiãs quanto governantes (filósofos/filósofas) teriam um tempo longo de preparo – no caso dos primeiros, até se tornarem militares bem preparados(as) para a proteção da cidade e a guerra (se necessária); no caso dos segundos(as), após esse preparo militar, mais alguns anos de estudos e muita dedicação ao aprendizado teórico e político.

 

Cada classe ou grupo da cidade (pólis) ideal carrega em sua alma um metal: bronze nas almas de agricultores, artesãos e comerciantes (mantenedores); prata nas almas de guardiões e guardiãs (protetores e protetoras); ouro nas almas de filósofos e filósofas (magistrados, governantes). As classes ou grupos seriam mantidos como são. Mas se houver algum filho ou filha de comerciante, agricultor e artesão que tenha ouro em sua alma? De acordo com Platão, deve ser elevado(a) à devida dignidade, vindo a preparar-se para se tornar, futuramente, um(a) magistrado(a), governante.

Cada metal representa algo que faz parte da ação dos respectivos membros da cidade (pólis) ideal: o bronze da alma de agricultores, artesãos e comerciantes representa a resistência que é necessária ao trabalho duro diário; a prata da alma de guardiões e guardiãs representa a força e a dignidade do trabalho de quem protege, de quem deve estar preparado para a luta e a guerra se necessário, protegendo as pessoas que fazem parte da cidade; o ouro da alma de filósofos e filósofas (governantes) representa aquilo que há de mais rico e de valor, isto é, o conhecimento do BEM e das Ideias, além de outros conhecimentos tão necessários à excelente condução da cidade-estado (pólis).

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

PLATÃO. Críton ou Do Dever. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000015.pdf > Acesso em 02 de maio de 2021.

PLATÃO. Críton ou Do Dever. Em audiobook (áudio-livro). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=zEV56ncVeKM > Acesso em 02 de maio de 2021.

PLATÃO. Fédon ou da Imortalidade da Alma. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000031.pdf > Acesso em 09 de maio de 2021.

WIKIPÉDIA. Página Principal. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 07 de março de 2021.

WIKIPÉDIA. Helena (mitologia). Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Helena_(mitologia) > Acesso em 11 de abril de 2021.

VÍDEO: COSMOS, DE CARL SAGAN, EPISÓDIO 7: A ESPINHA DORSAL DA NOITE.

https://www.youtube.com/watch?v=Q2Z8cFw6aEA

 

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