domingo, 19 de maio de 2024

SEGUNDO BIMESTRE - AULA 18 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS: ÉMILE DURKHEIM (REVISÃO – PARTE 1) (Prof. José Antônio Brazão.)

  

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COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

SEGUNDO BIMESTRE

AULA 18 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS:

ÉMILE DURKHEIM (REVISÃO – PARTE 1) (Prof. José Antônio Brazão.):

Estudo (resumo) esquemático.

ÉMILE DURKHEIM (1858 – 1917)

(FRANCÊS)

CONTEXTO: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO AUGE, NO SÉCULO XIX.

*Émile Durkheim era francês.

*De família de rabinos. Rabino: sacerdote judeu.

*Sinagoga: igreja judaica, atendida por rabinos.

*Durkheim desistiu de ser rabino. Queria ser professor.

*Depois do tempo escolar, fez Faculdade de Filosofia e viria, depois, como se verá abaixo, a doutorar-se (tornar-se doutor, um elevado grau de estudos).

*O fato de ter sido judeu, sem dúvida, contribuiu para sua formação, dada a preocupação que os judeus têm com a educação formal e o aprendizado, tidos, inclusive, como norma divina (bíblica). Ver DIMENSTEIN, Gilberto. O segredo da riqueza dos judeus. In: FOLHA DE SÃO PAULO. São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/1/26/mundo/12.html#:~:text=Os%20judeus%20s%C3%A3o%20ensinados%20a,princ%C3%ADpio%20b%C3%A1sico%20da%20pedagogia%20moderna. > Acesso em 17/05/2024.

*Durkheim também veio a estudar na Alemanha.

*1893: Doutor.

*Casado. Foi professor universitário na França.

*1914-1918: I Guerra Mundial.

*A perda do filho, na guerra o impactou fortemente.

*Em 1917, Émile Durkheim viria a falecer.

*Durkheim, ao longo de seu trabalho, empenhou-se fortemente para que a Sociologia se tornasse uma ciência.

*Consciência coletiva (de toda a sociedade):

**Compreensão/entendimento do mundo.

**Elaboração de ideias, valores, costumes, conhecimentos.

**Cultura.

**Educação.

*FATO SOCIAL: todo fato (acontecimento, ação...) que ocorre coletivamente na sociedade, ato ou ação que envolve pessoas (sociedade). Fato social não é um fato individual. Tem uma amplitude social. Exemplos: casamento, formatura, serviço militar, eleição, etc.

*CARACTERÍSTICAS DO FATO SOCIAL:

**Coercitividade (imposição): o fato social é algo que se impõe.

**Exterioridade – vale lembrar que os indivíduos já nascem em algo exterior a eles, isto é, dentro de uma sociedade.

Exterior = fora do indivíduo, a sociedade.

**Generalidade (geral): envolve e atinge um grupo e a própria sociedade.

O casamento, por exemplo, fato social, tem as três características:

1)    É coercitivo: a maioria das pessoas deseja se casar, se impondo, de certa maneira, como uma necessidade o casamento. O próprio registro é obrigatório, como norma social, de Direito.

2)    Exterior: o casamento já é algo estabelecido social, há muito tempo! Além do mais, reúne pessoas.

3)    É geral: o casamento envolve famílias, convidados, testemunhas, etc.

Uma eleição, no Brasil e em outros lugares do mundo, é um fato social e também têm as três características:

1)    É coercitiva: obrigatória a todos que têm idade a partir de 18 anos de idade.

2)    É exterior: é algo já estabelecido socialmente, há mais de um século. Além disto, reúne uma imensidão de pessoas.

3)    É geral: a eleição envolve toda a sociedade de uma cidade, de um Estado e de todo o país, praticamente. Espalha-se por todas as regiões do país.

O serviço militar, no Brasil e em outros lugares do mundo, carrega consigo as marcas características de fato social:

1)    É coercitivo: obrigatório a todos os homens que têm de 18 anos adiante.

2)    É exterior: além de estabelecido por leis, há muitas décadas, envolve muitos jovens, provenientes de famílias do país inteiro. Envolve, inclusive, o bem de toda a sociedade, dada a preocupação com sua proteção.

3)    É geral: envolve famílias, que têm a satisfação de verem seus filhos servindo o exército, a marinha e a aeronáutica, em prol do bem comum.

Livro: Da Divisão Social do Trabalho.

(1)*Émile Durkheim compara a sociedade a um organismo e a uma máquina, cujos órgãos ou peças têm funções. (Funcionalismo). Com isto, há ordem, com cada parte em uma disposição devida, contribuindo para o funcionamento do todo (o corpo social).

(2)*Elementos (órgãos) coesos (unidos) – funcionamento.

*Ordem – coesão (união) social.

*Organismo – solidariedade dos órgãos.

*Ordem social – coesão (união) social. Torna possível ação solidária das partes: a solidariedade social. Uma parte ajuda a outra. (Funcionalismo.)

(3)*Instituições (exemplos): religião, escola, família e outras. Fundamentais à construção da solidariedade social. (Padrão/modelo.)

*Insatisfações de trabalhadores, revoltas, greves, manifestações, crimes, etc. DESVIOS DOS PADRÕES, provocando interrupção da solidariedade social. Portanto, há aí ANOMIA (ausência de regras).

(4)*Anomia = PATOLOGIA (doença) social, provocando mal funcionamento (disfunção) dos órgãos sociais.

*Anomia (etimologia): A = não. NOMIA, de NOMOS = lei, regra, norma. Aquilo que está fora da norma, da regra (do padrão) social.

Sociedade: comparada a um corpo.

(5)*Solidariedade social.

*Trabalho: ligado à solidariedade comunitária.

*Solidariedade mecânica [lembrete: máquina]: pré-capitalista. Mais natural. Exemplo: tribo indígena.

*Solidariedade orgânica [lembrete: organismo]: por exemplo, no capitalismo, com as necessidades individuais supridas pelos membros, como um corpo formado por órgãos interdependentes.

*Tensões sociais pela exploração capitalista: questão moral, que pode gerar anomia (falta de lei, regra, norma). Perspectiva econômico-moral.

(6)*ANOMIA – desregramento dos indivíduos. Problema que precisa de solução, a fim de evitar: falta de coesão social e fim da sociedade (caos social).

*Não se pode deixar o problema, qualquer que seja, sem solução, pois pode alastrar-se. Um bom exemplo: epidemia de COVID (início dos anos 2020). Demandou ações do governo e da sociedade em sua solução. Caso contrário, muito mais gente teria morrido, reforçando o drama social.

Referências:

ROMEIRO, Julieta et alii. Cap. 7: Diálogo: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Ser humano, cultura e sociedade. São Paulo, Moderna, 2020. [Livro didático.]

SILVA, Afrânio et alii. Trabalho e Sociedade. In: __________. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. (Cap. 9)

 

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