COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
SEGUNDO BIMESTRE
AULA 18 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS:
ÉMILE
DURKHEIM (REVISÃO – PARTE 1) (Prof. José Antônio Brazão.):
Estudo
(resumo) esquemático.
ÉMILE
DURKHEIM (1858 – 1917) (FRANCÊS) |
CONTEXTO: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO
AUGE, NO SÉCULO XIX. |
*Émile Durkheim era francês. |
*De família de rabinos. Rabino: sacerdote judeu. |
*Sinagoga: igreja judaica, atendida por rabinos. |
*Durkheim desistiu de ser rabino. Queria ser
professor. |
*Depois do tempo escolar, fez Faculdade de
Filosofia e viria, depois, como se verá abaixo, a doutorar-se (tornar-se
doutor, um elevado grau de estudos). |
*O fato de ter sido judeu, sem dúvida, contribuiu
para sua formação, dada a preocupação que os judeus têm com a educação formal
e o aprendizado, tidos, inclusive, como norma divina (bíblica). Ver
DIMENSTEIN, Gilberto. O segredo da riqueza dos judeus. In: FOLHA DE
SÃO PAULO. São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/1/26/mundo/12.html#:~:text=Os%20judeus%20s%C3%A3o%20ensinados%20a,princ%C3%ADpio%20b%C3%A1sico%20da%20pedagogia%20moderna. > Acesso em
17/05/2024. |
*Durkheim também veio a estudar na Alemanha. |
*1893: Doutor. |
*Casado. Foi professor universitário na França. |
*1914-1918: I Guerra Mundial. |
*A perda do filho, na guerra o impactou
fortemente. |
*Em 1917, Émile Durkheim viria a falecer. |
*Durkheim, ao longo de seu trabalho, empenhou-se
fortemente para que a Sociologia se tornasse uma ciência. |
*Consciência coletiva (de toda a sociedade): **Compreensão/entendimento do mundo. **Elaboração de ideias, valores, costumes,
conhecimentos. **Cultura. **Educação. |
*FATO SOCIAL: todo fato (acontecimento, ação...)
que ocorre coletivamente na sociedade, ato ou ação que envolve pessoas
(sociedade). Fato social não é um fato individual. Tem uma amplitude social.
Exemplos: casamento, formatura, serviço militar, eleição, etc. |
*CARACTERÍSTICAS DO FATO SOCIAL: **Coercitividade (imposição): o fato social é algo
que se impõe. **Exterioridade – vale lembrar que os indivíduos
já nascem em algo exterior a eles, isto é, dentro de uma sociedade. Exterior = fora do indivíduo, a sociedade. **Generalidade (geral): envolve e atinge um grupo
e a própria sociedade. |
O casamento, por exemplo, fato social, tem as três
características: 1) É coercitivo: a maioria
das pessoas deseja se casar, se impondo, de certa maneira, como uma
necessidade o casamento. O próprio registro é obrigatório, como norma social,
de Direito. 2) Exterior: o casamento já é
algo estabelecido social, há muito tempo! Além do mais, reúne pessoas. 3) É geral: o casamento
envolve famílias, convidados, testemunhas, etc. |
Uma eleição, no Brasil e em outros lugares do
mundo, é um fato social e também têm as três características: 1) É coercitiva: obrigatória
a todos que têm idade a partir de 18 anos de idade. 2) É exterior: é algo já
estabelecido socialmente, há mais de um século. Além disto, reúne uma
imensidão de pessoas. 3) É geral: a eleição envolve
toda a sociedade de uma cidade, de um Estado e de todo o país, praticamente.
Espalha-se por todas as regiões do país. |
O serviço militar, no Brasil e em outros lugares
do mundo, carrega consigo as marcas características de fato social: 1) É coercitivo: obrigatório
a todos os homens que têm de 18 anos adiante. 2) É exterior: além de
estabelecido por leis, há muitas décadas, envolve muitos jovens, provenientes
de famílias do país inteiro. Envolve, inclusive, o bem de toda a sociedade,
dada a preocupação com sua proteção. 3) É geral: envolve famílias,
que têm a satisfação de verem seus filhos servindo o exército, a marinha e a
aeronáutica, em prol do bem comum. |
Livro: Da Divisão Social do
Trabalho. |
(1)*Émile Durkheim compara a sociedade a um
organismo e a uma máquina, cujos órgãos ou peças têm funções.
(Funcionalismo). Com isto, há ordem, com cada parte em uma disposição devida,
contribuindo para o funcionamento do todo (o corpo social). |
(2)*Elementos (órgãos) coesos (unidos) –
funcionamento. *Ordem – coesão (união) social. *Organismo – solidariedade dos órgãos. *Ordem social – coesão (união) social. Torna
possível ação solidária das partes: a solidariedade social. Uma parte ajuda a
outra. (Funcionalismo.) |
(3)*Instituições (exemplos): religião, escola,
família e outras. Fundamentais à construção da solidariedade social.
(Padrão/modelo.) *Insatisfações de trabalhadores, revoltas, greves,
manifestações, crimes, etc. DESVIOS DOS PADRÕES, provocando interrupção da
solidariedade social. Portanto, há aí ANOMIA (ausência de regras). |
(4)*Anomia = PATOLOGIA (doença) social, provocando
mal funcionamento (disfunção) dos órgãos sociais. *Anomia (etimologia): A = não. NOMIA, de NOMOS =
lei, regra, norma. Aquilo que está fora da norma, da regra (do padrão)
social. Sociedade: comparada a um corpo. |
(5)*Solidariedade social. |
*Trabalho:
ligado à solidariedade comunitária. |
*Solidariedade
mecânica [lembrete: máquina]: pré-capitalista. Mais natural. Exemplo: tribo
indígena. *Solidariedade
orgânica [lembrete: organismo]: por exemplo, no capitalismo, com as
necessidades individuais supridas pelos membros, como um corpo formado por
órgãos interdependentes. |
*Tensões
sociais pela exploração capitalista: questão moral, que pode gerar anomia
(falta de lei, regra, norma). Perspectiva econômico-moral. |
(6)*ANOMIA
– desregramento dos indivíduos. Problema que precisa de solução, a fim de
evitar: falta de coesão social e fim da sociedade (caos social). *Não
se pode deixar o problema, qualquer que seja, sem solução, pois pode
alastrar-se. Um bom exemplo: epidemia de COVID (início dos anos 2020).
Demandou ações do governo e da sociedade em sua solução. Caso contrário,
muito mais gente teria morrido, reforçando o drama social. |
Referências: ROMEIRO, Julieta et alii. Cap. 7: Diálogo: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Ser
humano, cultura e sociedade. São Paulo, Moderna, 2020. [Livro didático.] SILVA, Afrânio et alii. Trabalho e Sociedade. In:
__________. Sociologia em Movimento.
2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. (Cap. 9) |
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