COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
PRIMEIRO BIMESTRE
AULA 09 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS
1)
CONCLUIR
AULA 08: O QUARTO ARGUMENTO DE ZENÃO DE ELEIA.
2)
INICIAR
O CONTEÚDO SOBRE OS SOFISTAS.
OS
SOFISTAS (Prof. José Antônio Brazão.)
Entre os séculos seis, cinco e quatro,
Cidades-estados iam crescendo,
Necessidades novas iam surgindo
E da política os quadros
Maior preparação iam exigindo.
IMAGENS (DEMOCRACIA ATENIENSE, na Wikipédia):
https://en.wikipedia.org/wiki/Athenian_democracy
Em slides:
Conjunto 1:
https://en.wikipedia.org/wiki/Athenian_democracy#/media/File:Discurso_funebre_pericles.PNG
Conjunto 2 (Bulé – “assembleia restrita de cidadãos”, no Areópago):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bul%C3%A9
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bul%C3%A9#/media/Ficheiro:Areopagus_from_the_Acropolis.jpg
Conjunto 3 (Areópago, onde se reunia a
bulé):
https://es.wikipedia.org/wiki/Boul%C3%A9
https://es.wikipedia.org/wiki/Boul%C3%A9#/media/Archivo:Areopagus_from_the_Acropolis.jpg
(Ver também Atos dos Apóstolos cap. 17, posterior a este período.)
Da tradição os valores descrendo,
Os sofistas, filósofos professores,
De cidade em cidade
Seus conhecimentos iam vendendo:
Retórica e Dialética, o domínio da linguagem.
IMAGENS (Grécia Antiga, na Wikipédia):
https://fr.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A8ce_antique
Em slides (conjunto 1, principal):
https://fr.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A8ce_antique#/media/Fichier:Carte_Grece_antique_02.jpg
Jovens e outros em condição de pagar
Eles preparavam para na vida política atuar,
Tão importante nas gregas póleis,
Nas aquecidas discussões
E nas legais decisões.
Em slides (conjunto 2, em português):
Górgias, Protágoras, Trasímaco e outros
A verdade relativizaram,
Dizendo que dependia de cada um.
Dobrando o pensamento,
A visão de muitos convenciam.
Imagens (Protágoras):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Prot%C3%A1goras
Trasímaco na Wikipédia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tras%C3%ADmaco
Os gregos sofistas caminhos abriram
De antropocêntrica visão,
Sobre o cosmos não se interessando,
Por cada humana questão,
Nas cidades, se preocuparam.
Slides (conjunto 3):
https://it.wikipedia.org/wiki/Sofistica#/media/File:Acropolis_and_agora_of_Athens.jpg
Questões de poder,
De mando e direção,
De Direito e linguística expressão,
Não deixando oportunidade perder
Da Ética e da verdade a discussão.
IMAGENS (ECLÉSIA, assembleia dos cidadãos de cidades-estados gregas):
https://es.wikipedia.org/wiki/Ekkles%C3%ADa
Em slides:
Curiosidade: Da palavra grega Eclésia
(assembleia) surgiu o nome IGREJA, em português. Também a palavra eclesiástico
(membro da igreja).
O homem de todas as coisas a medida,
Assim Protágoras defendia,
Colocando o humano no centro,
Medida-referência,
Conhecedor da dialética e da ciência.
IMAGENS (Assembleias gregas antigas):
Sofismas elaboravam,
Raciocínios capciosos
Com aparência de verdade,
Úteis na arte da persuasão,
Em assembleias, obter apoio e adesão.
IMAGENS (Retórica/dialética):
https://fr.wikipedia.org/wiki/Rh%C3%A9torique
Conjunto 1 (Retórica):
Conjunto 2 (Retórica):
Conjunto 3 (Dialética eurística – usada
para convencer as pessoas):
https://fr.wikipedia.org/wiki/La_Dialectique_%C3%A9ristique
Górgias, advogando,
De Helena fez a defesa
Com rica argumentação.
Se movida por algum deus ou deusa,
Não teve ela culpa por sua ação.
Tese (afirmação) 1 de Górgias: NADA EXISTE.
https://es.wikipedia.org/wiki/Gorgias#Tesis_1:_Nada_existe
Obs.: O poema de Górgias sobre Helena será estudado em momento propício.
As artes do debate e do convencimento
Ensinavam, por meio de cursos
Em casas e lugares públicos,
Fazendo deles instrumentos
Para obter vitórias no parlamento.
[Obs.: parlamento, aqui, é assembleia.]
Tese (afirmação) 2 de Górgias: Se alguma coisa existia, seria
incompreensível:
https://es.wikipedia.org/wiki/Gorgias#Tesis_2:_Si_algo_existiese,_ser%C3%ADa_incognoscible
Tese (afirmação) 3 de Górgias: Se algo
cognoscível, seria incomunicável.
https://es.wikipedia.org/wiki/Gorgias#Tesis_3:_Si_algo_fuese_conocible,_ser%C3%ADa_incomunicable
De debates, em casas, em várias ocasiões,
Os sofistas participavam,
Como os retratados pelo filósofo Platão,
Em diferentes e aquecidos diálogos
De socráticas discussões.
Em tais diálogos algum sofista discutia
Seja o amor, a justiça ou outro ético valor.
Enfrentando argumentativamente
O platônico mestre Sócrates,
Expondo suas opiniões.
Argumentativamente: com o uso de argumentos
(uso de ideias expressas em palavras [em discurso] para defender e negar
posições, para CONVENCER as pessoas).
Diversos sabiam fazer uso da mitologia
E dos conhecimentos
Históricos, políticos e sociais
Do passado e de seu tempo,
Com lógica própria e maestria.
Os sofísticos pensamentos
Abriram caminhos novos,
Demandando respostas
A desafios nada ortodoxos,
Novos conceitos e argumentos.
Repensar a linguagem,
A visão de mundo e da educação,
Dos seres divinos a imagem
Proposta pela popular religião,
Fazendo surgir nova filosofia.
Hoje, por certo, de forma nada branda,
Sofistas e sofísticas declarações
Existem na política,
Na advocacia e até na propaganda,
No dia a dia e em muitas profissões.
IMAGENS (ESCOLA SOFÍSTICA, na Wikipédia):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_sof%C3%ADstica
Em slides:
Imagem 1:
No Slideshare (conjunto 1):
https://pt.slideshare.net/leandronazareth/aula-de-filosofia-antiga-tema-sofistas
No Slideshare (conjunto 2):
https://pt.slideshare.net/daysefaro/os-sofistas
OBS.: Fazer uma ponte entre o passado e o presente pode ser muito
enriquecedor no aprendizado da filosofia, mostrando sua vivacidade e
atualidade!
Há cursos de retórica e dialética ainda hoje. Pagos!
REFERÊNCIAS:
ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H.
P. Filosofando: Introdução à Filosofia.
4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à
Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
WIKIPÉDIA. Verbetes: ZENÃO DE ELEIA,
PARADOXOS DE ZENÃO. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 15 de março de 2024.
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