COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
PRIMEIRO BIMESTRE
AULA 04 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS:
SOCIEDADE
E CONHECIMENTO – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO:
(Diálogo
interdisciplinar com a FILOSOFIA.)
OBSERVAÇÃO:
Fazer uma breve revisão e ir direto para o texto 2, na aula.
TEXTO 1 (REVISÃO): POSITIVISMO:
(Prof. José Antônio Brazão.)
Pergunta inicial: Que tem a Bandeira Nacional Brasileira a
ver com a Sociologia e a Filosofia?
Com certeza, a Bandeira Nacional
Brasileira tem tudo a ver com a Sociologia e a Filosofia, como veremos a
seguir.
Vejamos a Bandeira Nacional
Brasileira:
IMAGENS: BANDEIRA DO BRASIL.
Em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil
Em slides:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil#/media/Ficheiro:Flag_of_Brazil.svg
De acordo com Afrânio Silva e outros:
“Considerado um dos fundadores do
pensamento sociológico, Augusto Comte é o criador do Positivismo.” (SILVA ET ALII, 2017: p.23).
“POSITIVISMO:
Corrente de pensamento criada pelo filósofo francês Augusto Comte (1798 –
1857), o Positivismo está relacionado ao surgimento da Sociologia como
ciência. Seu método [caminho de investigação, de estudo] exige que o
investigador assuma uma atitude laica [não religiosa] e pragmática [prática,
experimental] na busca dos princípios que governam a vida social, como um
físico que procura identificar as leis do mundo natural. O Positivismo
defende o princípio de que a ciência é o caminho para o progresso da humanidade e que só se pode afirmar que uma teoria
é correta se ela for comprovada por meio de métodos científicos válidos.
Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e
começo do século XX, período em que chegou ao Brasil, tendo exercido
significativa influência no país, que expressa em sua bandeira
republicana o lema positivista ‘Ordem e Progresso’.” (Idem, p. 23). (O que
está entre chaves e grifado: meu, para ajudar na exposição.)
IMAGENS:
AUGUSTO COMTE. Em:
https://en.wikipedia.org/wiki/Auguste_Comte
Em slides:
https://en.wikipedia.org/wiki/Auguste_Comte#/media/File:Auguste_Comte.jpg
Não é só com o lema “Ordem e
Progresso”, do Positivismo, que a Bandeira Nacional tem relação com esta
filosofia de um dos fundadores da Sociologia. Nela encontramos elementos de,
pelo menos, duas ciências: Matemática e Astronomia, muito valorizadas por Augusto
Comte. Onde ambas se encontram?
No caso da Matemática: retângulo,
losango e círculo, além de duas linhas curvas. No caso da Astronomia: o mapa
dos céus noturnos no dia da Proclamação da República no Brasil (15 de novembro
de 1889).
O método (método, do grego, significa
caminho) de estudo da Sociologia, de acordo com Augusto Comte, deve seguir o
exemplo da FÍSICA. Curiosamente, o nome original dado por Comte à Sociologia é
de FÍSICA SOCIAL. Só para lembrar a respeito da Física, onde Comte se inspira:
IMAGENS: HISTÓRIA DA FÍSICA. Em:
https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_physics
Em slides:
https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_physics#/media/File:Newtons_cradle_animation_book_2.gif
Augusto Comte viveu em pelo século
XIX, era do auge da Revolução Industrial na Europa, de grande comércio e de
globalização, de contato entre povos do mundo inteiro por conta dos meios de
transporte e do comércio de produtos dos quatro cantos do mundo, especialmente
industrializados na Europa. A Revolução Industrial foi resultante das
descobertas de séculos anteriores – novas terras (Grandes Navegações),
descobertas científicas, invenções, entre outras.
No campo das ciências, no século XIX,
vale citar:
*Evolucionismo (Charles Darwin e
Alfred Russel Wallace).
*Estudos da eletricidade (por
exemplo: Michael Faraday e outros).
*Estudos a respeito do
eletromagnetismo (p. ex.: Michael Faraday e outros).
*A invenção do telégrafo com fio.
*O uso da máquina a vapor, de Watt e
outros, aplicada em navios, trens de ferro, entre outros veículos, dando grande
impulso aos transportes e à indústria (acelerando os processos de produção).
*Desenvolvimento da Matemática para
além da matemática de Euclides (antigo matemático grego).
*Desenvolvimento da Química, que
havia tomado impulso, particularmente, com as descobertas e os livros de
Antoine Lavoisier, francês que viveu no século XVIII.
IMAGENS DO SÉCULO XIX (Verbete Século XIX, da
Wikipédia):
https://en.wikipedia.org/wiki/19th_century
Em slides:
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9culo_XIX#/media/Ficheiro:Rio_de_janeiro_1889_01.jpg
Como se pode ver, o nascimento do
Positivismo e da Sociologia como ciência assenta-se num tempo de grande
desenvolvimento técnico, tecnológico e científico, além de outras
transformações que vinham ocorrendo na Europa e no mundo como um todo.
POSITIVISMO é uma palavra que deriva
de POSITIVO, que vem de PÓSON, no grego. POSITIVO é aquilo que pode ser medido,
pesado, calculado, demonstrado experimentalmente – em suma: o que pode ser
exposto com clareza pelas ciências.
Vale lembrar que, antes do século
XIX, a partir do Renascimento (Séculos XV-XVII, aproximadamente), as ciências
sofreram grande impulso, devedor, sem dúvida, a outros desenvolvimentos em
séculos anteriores (Idade Média). A Revolução Científica Moderna mostra bem
isto. Vejamo-la em imagens:
IMAGENS: REVOLUÇÃO CIENTÍFICA. Em:
https://es.wikipedia.org/wiki/Revoluci%C3%B3n_cient%C3%ADfica
Em slides:
Augusto Comte (século XIX),
entusiasmado pelo PROGRESSO que as ciências foram e são capazes de conduzir,
como já foi dito, criou o Positivismo ou Filosofia Positiva. Daí uma palavra
importante na Bandeira Nacional Brasileira. A outra é ORDEM. Que ordem? A ORDEM
SOCIAL E POLÍTICA. Para haver progresso, junto com ele é preciso ORDEM dentro
da sociedade e na política. Curiosamente, a ordem vem primeiro: ORDEM E
PROGRESSO, lema do Positivismo.
Mas Comte também fundou uma religião:
a Religião da Humanidade. Crê em Deus. Celebra as grandes personagens da
história humana: grandes cientistas, descobridores, inventores, escritores e
outros personagens do mundo intelectual e até mesmo político. Uma curiosidade:
o MARECHAL RODON, brasileiro, além de Positivista, foi seguidor da Religião
Positivista da Humanidade. Imagens:
IMAGENS: RELIGIÃO DA HUMANIDADE. Em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_da_Humanidade
Em slides:
TEXTO 2 – COMENTÁRIO (Prof. José Antônio Brazão.):
SOCIEDADE
E CONHECIMENTO – A CIÊNCIA HOJE (Prof. José Antônio Brazão.):
Sem sombra de dúvidas, a ciência,
enquanto conhecimento que busca a objetividade (clareza...) e a precisão nos
seus estudos, tem um impacto cada vez mais forte na vida das pessoas, no mundo
de hoje.
Os avanços técnicos chegaram a um
ponto tal que não podemos mais viver sem eles, dado o favorecimento e a
facilitação da vida em seu dia a dia. Em casa, no trabalho, nas ruas, em todo
lugar podem ser observados traços marcantes das descobertas científicas.
Em casa: nos eletrodomésticos, na
internet, na energia elétrica, no computador ou notebook (tipo de computador),
no telefone celular ou smartphone, no design de móveis, enfim, de diferentes
formas.
No trabalho: nos computadores, nas
máquinas empregadas nos diferentes processos de produção, nos drones, hoje
inclusive utilizados em fazendas, nas máquinas agrícolas, nas ferramentas
modernas, entre outras criações ou invenções nascidas da ciência.
Nas ruas e em diferentes lugares: o
semáforo, os carros e outros veículos, os aviões nos aeroportos, no sistema de
controle de tráfego terrestre, aéreo e marítimo, nos navios e outros sistemas
de transporte, como os trens comuns e os trens bala, nos foguetes espaciais,
nos satélites (sem os quais dificilmente se poderia ter o GPS – Global
Positioning System), de muitas maneiras manifestas.
IMAGENS (GPS):
Na fabricação de remédios e vacinas,
na robótica e na IA (Inteligência Artificial). No mundo atual, inclusive, uma
grande preocupação com as Inteligências Artificiais – aquelas inteligências que
são criadas por seres humanos (daí, artificiais), presentes em muitos
aparelhos, desde um computador, passando por um androide robótico até um
simples celular (smartphone).
IMAGENS:
Conjunto 1 – INDÚSTRIA FARMACÊUTICA:
Conjunto 2 – ROBÔS INDUSTRIAIS E OUTROS:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rob%C3%B4#/media/Ficheiro:Ever-2.jpg
Conjunto 3 – Robótica:
Será que as inteligências artificiais
vão criar consciência e dominar o mundo, algum dia? Essa é uma grande
preocupação atual. Porém, vale lembrar que toda inteligência artificial nada
mais é do que um conjunto de programas e programações cuja elaboração é feita
por técnicos(as) e cientistas da computação, devendo, portanto, obedecer os
ordenamentos definidos em sua programação e os seguindo rigorosamente.
Consciência o que é? Segundo o
Dicionário Oxford Languages, do Google:
“CONSCIÊNCIA
(substantivo feminino): 1. sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano
vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de seu mundo
interior. 2. sentido ou percepção que o ser humano possui do que é moralmente
certo ou errado em atos e motivos individuais. ‘agiu conforme sua consciência.’
” (DICIONÁRIO OXFORD LANGUAGUES GOOGLE. Consciência. Disponível em:
< https://www.google.com/search?q=o+que+%C3%A9+consci%C3%AAncia&sca_esv=8c571d6edf011196&ei=9LrMZcTFCqzI1sQPo_-nkAg&udm=&ved=0ahUKEwjEj8H98qqEAxUspJUCHaP_CYIQ4dUDCBA&uact=5&oq=o+que+%C3%A9+consci%C3%AAncia&gs_lp=Egxnd3Mtd2l6LXNlcnAiFW8gcXVlIMOpIGNvbnNjacOqbmNpYTIKEAAYgAQYigUYQzIFEAAYgAQyBRAAGIAEMgUQABiABDIFEAAYgAQyBRAAGIAEMgUQABiABDIFEAAYgAQyBRAAGIAEMgUQABiABEiOGVDBB1ihEHABeAGQAQCYAXmgAcMFqgEDMC42uAEDyAEA-AEBwgIKEAAYRxjWBBiwA8ICDRAAGIAEGIoFGEMYsAPiAwQYACBBiAYBkAYK&sclient=gws-wiz-serp > Acesso em 14/02/2024.)
IMAGENS (Consciência):
Partindo do conceito básico acima
apresentado (há vários outros), um máquina robótica não tem sentimento, nem
pode experimentar o mundo interior ou perceber o mundo e se maravilhar diante
dele como um ser humano. Deste modo, afirmar que uma inteligência artificial
possa adquirir consciência é querer aproximá-la do ser humano. Uma máquina não
tem vida como o ser humano.
Uma máquina, com inteligência
artificial (lembrando: inteligência CRIADA pelo ser humano) não tem como se
perceber enquanto ser no mundo, consciente e livre. A máquina faz aquilo que
seres humanos ordenam, dentro de parâmetros (modelos, normas...) científicos.
Ademais, não tem consciência (entendimento, compreensão) do que é certo e do
que é errado, do que é moral e do que é imoral. O ser humano tem.
Tendo consciência do que é moral e do
que é imoral, o hacker (um ser humano) sabe bem se suas ações são morais ou
imorais, dependendo do que vier a fazer a outras pessoas com seu conhecimento
acerca das inteligências artificiais.
No que diz respeito à consciência,
uma frase interessante da Filosofia é “PENSO, LOGO EXISTO”, do filósofo
e matemático René Descartes. Com efeito, pensamento e existência estão
presentes na consciência humana: o ser humano é um ser que pensa (duvida,
reflete, analisa, sintetiza ideias, etc.) e, ao mesmo tempo, tem consciência de
que existe, sabe que existe e sabe que sabe que existe – curiosamente, é homo
sapiens (homem que sabe) e homo sapiens sapiens (homem que sabe que
sabe). E como diz Carlos Drummond de Andrade do EU que é “Tão diverso de
outros, tão mim mesmo, /Ser pensante sentinte e solitário/ Com outros seres
diversos e conscientes/ De sua humana, invencível condição.” (ANDRADE,
Carlos D. de. Eu, Etiqueta. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=4211800&forceview=1 > Acesso em 14/02/2024.) Este
poema, aliás, será analisado em outro dia.
Além dessa questão da consciência, há
o falso mito da neutralidade científica. O que é esse mito? É o mito que diz
que todo conhecimento científico é neutro, ou seja, que não tem relações
diretas com os poderes econômicos e políticos, sendo os(as) cientistas pessoas
preocupadas tão somente com o bem comum, inventando coisas que vão beneficiar a
humanidade. E por que é falso esse mito, essa história? Alguns casos vão deixar
clara a falsidade da neutralidade da ciência. Veja-se a seguir.
Cientistas trabalham para indústrias
farmacêuticas. Ao criarem remédios novos, a finalidade destes, além da cura ou
do tratamento de pessoas, é também a geração de altíssimos lucros para aquelas
empresas – tanto que a concorrência entre elas é enorme! Sem dúvida, o lucro é
necessário, seja para o enriquecimento, seja para o reinvestimento nas
pesquisas.
Cientistas que trabalham na invenção
e no aperfeiçoamento de armas, ligados às indústrias bélicas! A bomba atômica,
vale lembrar, foi elaborada e testada, inicialmente, por cientistas ligados a
forças armadas. As forças armadas, por sua vez, em posse dessa descoberta e
dessa criação, fizeram uso de bombas atômicas ao fim da Segunda Guerra Mundial
(Hiroshima e Nagazaki).
Hoje há milhares e milhares de bombas
atômicas no mundo! Usadas para amedrontar e aquietar inimigos em potencial.
Além disto, guerras se espalham por diferentes lugares do mundo (vejam-se
exemplos atuais), com tecnologias de matança cada vez mais sofisticadas, frutos
de pesquisas e descobertas científicas.
A ciência também está presente nos
sistemas internacionais e nacionais de vigilância. Hackers, inclusive, são
usados(as) por governos do mundo inteiro, no intuito de agirem a favor destes e
dos grupos que estes representam. Sistemas sofisticados de vigilância de
pessoas estão em muitos lugares: nas ruas, nas escolas, nos aeroportos,
tornando a vida das pessoas comuns algo um pouco (ou muito) parecido com o
panóptico de Jeremy Bentham e Michel Foucault.
A ciência é capaz de enviar
telescópios sofisticadíssimos, como o Hubble e o James Webb, para o espaço
sideral, mas também projeta telescópios de vigilância, os quais permite
enxergar movimentações de tropas inimigas, de veículos de guerra e vigiar
pessoas ou grupos potencialmente perigosos.
Computadores sofisticadíssimos ajudam
no trabalho de muitas instituições, em todo o mundo. Mas também podem servir e
servem para vigiar pessoas, políticos(as), representantes de instituições,
hackear sistemas militares e financeiros, etc. Daí, a necessidade de
conhecimento para se poder contrabalançar e se proteger de tais ações, fruto de
pessoas de carne e osso, bem como de empresas e forças militares que estão por
trás das tecnologias.
Sem dúvida alguma, a ciência é
extremamente bem vida e é essencial com suas pesquisas e descobertas.
Entretanto, não se pode perder de vista a inexistência de qualquer neutralidade
nela. Até mesmo nas Idades Antiga e Moderna a ciência serviu para diferentes
propósitos: Arquimedes, por exemplo, fez descobertas e invenções incríveis, mas
também ajudou, com a engenharia de armas, a Cidade de Siracusa contra os
romanos, por um bom tempo; Leonardo da Vinci, além de pintor, foi um grande
cientista, tendo feito desenhos detalhados de plantas, do corpo humano e de
máquinas, mas também fez projetos de máquinas de guerra terríveis, como se pode
ver na documentação dele ainda disponível.
Todo tipo de conhecimento científico
é essencial e, com ele, a necessidade da crítica por parte das ciências humanas
(Sociologia, História, Filosofia, Geografia e outras). Crítica é
questionamento, problematização e análise, fruto também de pesquisas e de
investigação.
REFERÊNCIAS:
ANDRADE,
Carlos D. de. Eu, Etiqueta. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=4211800&forceview=1 > Acesso em 14/02/2024.
CHAUÍ,
Marilena. Iniciação à Filosofia.
(Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
SILVA, Afrânio et
alii. Sociologia em Movimento.
(Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.
WIKIPÉDIA.
Verbetes: Bandeira do Brasil, Augusto
Comte, História da Física, Século XIX, Revolução Científica, Religião da
Humanidade. Disponíveis em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 09 de fev. de 2024.
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