COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
PRIMEIRO BIMESTRE
AULA 03 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS:
SOCIEDADE E CONHECIMENTO
– PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO:
(Diálogo interdisciplinar com a FILOSOFIA,
a História e outros componentes curriculares.)
CONHECIMENTO DA
RELIGIÃO (Prof. José Antônio Brazão.)
Na aula anterior vimos e discutimos a diferença
entre o conhecimento do senso comum e o da ciência. Agora iremos apresentar e
discutir um outro tipo de conhecimento: o conhecimento religioso. Afrânio Silva
e outros dizem o seguinte:
“O fato de a ciência ser um meio de produção de
conhecimento mais amplamente aceito nas sociedades industrializadas não
significa que outros meios tenham desaparecido. Quando o conhecimento sobre o
sentido da vida ou sobre como proceder diante da inevitabilidade da morte é
fundamentado na crença em Deus ou em um livro sagrado, ele é chamado
conhecimento teológico ou religioso.” (SILVA et alii, 2017: p. 20).
RELIGIÃO (Wikipédia – imagens): https://en.wikipedia.org/wiki/Religion
Em slides:
Conjunto 1:
Conjunto 2:
https://es.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%B3n#/media/Archivo:Religion_collage_updated.jpg
Mesmo com o nascimento e a expansão da filosofia e
das ciências, hoje, com tantas tecnologias e descobertas feitas ao longo do
tempo histórico, as religiões não tiveram um fim e, com muita probabilidade,
não terão. As religiões representam um desejo humano de buscar algo mais
elevado que dê sentido à vida, elevando-a a um patamar muito mais acima da
realidade meramente material, apontando para a continuidade da vida na
eternidade, geralmente, em outro ambiente (o Céu, o Paraíso, o Hades, etc.
etc.).
No início, antes das religiões estruturadas, as
pessoas, em bandos ou tribos, adoravam os deuses e as deusas ao ar livre ou em
locais determinados, tidos como sagrados (separados, por conta de seu caráter
divino, ligado a Deus ou aos deuses e deusas). Na Bíblia, por exemplo, fala-se
dos altares feitos por Abraão, nos quais sacrificava animais a Deus (o Deus
único, em sua crença). Nas tribos indígenas, ao redor de fogueiras, por
exemplo, com danças e certos rituais. Na época de secas, faziam a dança da chuva,
para atrair chuvas. Tribos africanas, por meio de danças, atabaques (tipo de
tambores), cantos. E assim por diante.
DANÇA DA CHUVA (Wikipédia imagens):
https://de.wikipedia.org/wiki/Regentanz
Em slides:
https://de.wikipedia.org/wiki/Regentanz#/media/Datei:Harar_Dance.jpg
LITURGIA (sequência de ritos ou rituais em
uma celebração):
https://en.wikipedia.org/wiki/Liturgy
Em slides:
https://en.wikipedia.org/wiki/Liturgy#/media/File:Bhikku_Upasampata.JPG
As religiões são fatores de agregação de pessoas em
torno de crenças e celebrações.
O tempo das religiões é um tempo cíclico, que
comemora os ciclos dos eventos passados entre os deuses e outros seres divinos:
cíclico, por se fazer na forma de ciclo (círculo) – o ano litúrgico da Igreja
Católica é um excelente exemplo: a cada ano, começa no Advento (tempo de
preparação para a chegada [advento] de Cristo ao mundo), estende-se até a
Páscoa e vai além, até o final do ano, com o fim do ano litúrgico, uma semana
antes do início do novo Advento, celebrando
mundo e o julgamento final da humanidade). Em outras religiões também:
os evangélicos, por exemplo, seguem os elementos presentes no ano litúrgico; os
judeus e os islamitas têm, em suas respectivas crenças, festas que se celebram
anualmente, ano após ano; etc. São festas e celebrações (ritos, rituais) que
rememoram o passado sagrado, dos tempos primordiais.
No campo social, as religiões prestam grandes
serviços às sociedades. Por conta dos valores que pregam, de suas leis (um bom
exemplo são os Deus Mandamentos, da Bíblia judaico-cristã), definem, de fato,
normas de condutas que devem ser seguidas pelos seus seguidores e seguidoras.
Muitas dessas normas são comuns à imensa maioria das religiões, com pequenas
variações em termos de interpretação, possivelmente.
DEZ MANDAMENTOS (Wikipédia – imagens):
https://en.wikipedia.org/wiki/Ten_Commandments
Em slides:
Além das normas, muitas religiões prestam outros
serviços assistenciais às sociedades: (1)Asilos. (2)Hospitais. (3)Escolas.
(4)Etc.
O conhecimento religioso (teológico – estudo de
Deus [theós, em grego], das coisas divinas) encontra-se entre as demais formas
de conhecimento. No que diz respeito a conhecimento, as religiões foram e são
responsáveis pela conservação de conhecimentos antigos e até mesmo pelo
desenvolvimento de outros, que antecederam a filosofia e as ciências como as
conhecemos hoje. Na Idade Média, por exemplo, os padres da Igreja Católica, em
mosteiros e outros locais, por estarem entre os poucos alfabetizados, copiaram e
recopiaram textos antigos. Graças a esse trabalho, dispomos de muitos desses
textos e outras informações ainda hoje. Textos que, com a impressora de
Gutenberg, chegaram a muitas pessoas.
Os islamitas, durante a Idade Média, fizeram algo
similar. Muitos textos de filósofos ocidentais antigos chegaram de volta ao
Ocidente através deles, inclusive.
SCRIPTORIUM [Escritório – local da escrita]
(Wikipédia – imagens):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Scriptorium
Em slides:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Scriptorium#/media/Ficheiro:Scriptorium_Of_T%C3%A1bara.jpg
Budistas também puseram por escrito suas crenças.
Em outras religiões, a tradição (transmissão) se
deu na forma oral. Por exemplo: entre as religiões afro-brasileiras.
REFERÊNCIAS:
EDUCA+BRASIL. Senso Comum: Um saber
adquirido através de experiências. Disponível em: < https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/filosofia/senso-comum > Acesso em 26/01/2024.
ROMEIRO, Julieta et alii. DIÁLOGO:
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo, Moderna, 2020. (Seis
volumes.)
WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 03 de fevereiro de 2024.
Um comentário:
なるほど。。。
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