COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
TERCEIRO BIMESTRE
AULA 26 DE TCH DOS SEGUNDOS ANOS:
TEMA: RACISMO EM GOIÁS. (Prof. José Antônio Brazão.)
CAMPANHA GOIÁS SEM RACISMO
GV/GO AVALIATIVO (1,0 + 0,5):
*Explicar para a turma como será feita a
atividade.
*Dividir a turma em dois grupos: grupo
verbalizador (GV) e grupo observador (GO).
*As carteiras: dispor em dois círculos
concêntricos (de mesmo centro).
*Grupo verbalizador: encarregado de debater as
questões propostas e defender ideias em que acredita quanto ao tema proposto.
*Grupo observador: neste primeiro momento,
apenas observar e anotar tudo que puder anotar, de válido ou a ser contraposto,
informações do que for discutido pelo grupo verbalizador. Vale lembrar que, em
um segundo momento, haverá troca de posição de grupos.
*Na troca de posição dos grupos, cada grupo
assumirá a ação realizada antes pelo outro grupo (debater ou anotar).
*O professor observará o debate.
*O professor observará também o grupo
observador fazendo anotações ou, simplesmente, prestando atenção.
*TEMA DO GV/GO: ESCRAVIDÃO E RACISMO HOJE.
*EXPLICAÇÃO PRELIMINAR (Professor José
Antônio Brazão.):
De
acordo com Dicionário Oxford Languages, do GOOGLE:
“racismo
substantivo
masculino
1. 1.
preconceito,
discriminação ou antagonismo por parte de um indivíduo, comunidade ou
instituição contra uma pessoa ou pessoas pelo fato de pertencer a um
determinado grupo racial ou étnico, tipicamente marginalizado ou uma minoria.
Uma
frase: "programa de combate ao racismo".
2. 2.
atitude
de hostilidade em relação a determinada categoria de pessoas.
"racismo
xenófobo [racismo em relação aos estrangeiros]" “
PARA O DEBATE DE CADA GRUPO VERBALIZADOR:
1) Estamos em pleno século
XXI. Ainda existem pessoas racistas e atitudes racistas, principalmente em
relação a pessoas negras. É uma racismo que tem, inclusive, origens no tempo da
escravidão no Brasil e em Goiás. Como você encara o racismo?
2)
O racismo é natural, isto é, nasce com a pessoa, ou
é ensinado e aprendido? Comente sua posição.
3)
O racismo é pior em relação a homens ou em relação
às mulheres? Como você vê essa questão?
4)
O racismo tem alguma relação com o modo de produção
atual?
5)
E em relação às desigualdades sociais, o racismo
tem alguma relação com elas?
6)
Há mais de uma década, talvez duas, o governo
federal criou o sistema de quotas para negros, índios e mestiços em
universidades e no setor público. Como você vê essa questão? Esse sistema é
justo? Explique sua posição.
7)
Você acredita que o racismo pode ter fim? Ou não?
8)
Como é possível a educação familiar e formal
contribuir para a redução da visão racista de crianças e jovens?
9)
Além do uso da lei proibitiva e punitiva que hoje
existe, que mais pode ser feito para que o racismo seja evitado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário