domingo, 3 de dezembro de 2023

TERCEIRO BIMESTRE - AULA 26 DE TCH DOS SEGUNDOS ANOS: TEMA: RACISMO EM GOIÁS. (Prof. José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

TERCEIRO BIMESTRE

AULA 26 DE TCH DOS SEGUNDOS ANOS:

TEMA: RACISMO EM GOIÁS. (Prof. José Antônio Brazão.)

CAMPANHA GOIÁS SEM RACISMO

GV/GO AVALIATIVO (1,0 + 0,5):

*Explicar para a turma como será feita a atividade.

*Dividir a turma em dois grupos: grupo verbalizador (GV) e grupo observador (GO).

*As carteiras: dispor em dois círculos concêntricos (de mesmo centro).

*Grupo verbalizador: encarregado de debater as questões propostas e defender ideias em que acredita quanto ao tema proposto.

*Grupo observador: neste primeiro momento, apenas observar e anotar tudo que puder anotar, de válido ou a ser contraposto, informações do que for discutido pelo grupo verbalizador. Vale lembrar que, em um segundo momento, haverá troca de posição de grupos.

*Na troca de posição dos grupos, cada grupo assumirá a ação realizada antes pelo outro grupo (debater ou anotar).

*O professor observará o debate.

*O professor observará também o grupo observador fazendo anotações ou, simplesmente, prestando atenção.

*TEMA DO GV/GO: ESCRAVIDÃO E RACISMO HOJE.

*EXPLICAÇÃO PRELIMINAR (Professor José Antônio Brazão.):

De acordo com Dicionário Oxford Languages, do GOOGLE:

“racismo

substantivo masculino

1.    1.

preconceito, discriminação ou antagonismo por parte de um indivíduo, comunidade ou instituição contra uma pessoa ou pessoas pelo fato de pertencer a um determinado grupo racial ou étnico, tipicamente marginalizado ou uma minoria.

Uma frase: "programa de combate ao racismo".

2.    2.

atitude de hostilidade em relação a determinada categoria de pessoas.

"racismo xenófobo [racismo em relação aos estrangeiros]" “

Disponível em:  https://www.google.com/search?q=defini%C3%A7%C3%A3o+de+racismo&oq=defini%C3%A7%C3%A3o+de+racismo&aqs=chrome..69i57j0i512l4.10973j1j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8

PARA O DEBATE DE CADA GRUPO VERBALIZADOR:

1)    Estamos em pleno século XXI. Ainda existem pessoas racistas e atitudes racistas, principalmente em relação a pessoas negras. É uma racismo que tem, inclusive, origens no tempo da escravidão no Brasil e em Goiás. Como você encara o racismo?

2)    O racismo é natural, isto é, nasce com a pessoa, ou é ensinado e aprendido? Comente sua posição.

3)    O racismo é pior em relação a homens ou em relação às mulheres? Como você vê essa questão?

4)    O racismo tem alguma relação com o modo de produção atual?

5)    E em relação às desigualdades sociais, o racismo tem alguma relação com elas?

6)    Há mais de uma década, talvez duas, o governo federal criou o sistema de quotas para negros, índios e mestiços em universidades e no setor público. Como você vê essa questão? Esse sistema é justo? Explique sua posição.

7)    Você acredita que o racismo pode ter fim? Ou não?

8)    Como é possível a educação familiar e formal contribuir para a redução da visão racista de crianças e jovens?

9)    Além do uso da lei proibitiva e punitiva que hoje existe, que mais pode ser feito para que o racismo seja evitado?

Nenhum comentário: