SECRETARIA
DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR CEPMG - VASCO DOS REIS Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica 1ª CHAMADA Material patrocinado pela APMF |
|||
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA - TRILHA |
SÉRIE/ANO: 2º |
TURMAS: A B C D |
VALOR: 8,0 |
PROFESSOR(A/ES): JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
BIMESTRE: 4º |
DATA: ___ /___
/2023. |
N°
DE QUESTÕES: 10 |
ALUNO (A): _________________________________________________________
Nº: ________ NOTA: ___________ |
Observações: 1. TODAS as questões devem ser
respondidas à caneta (azul ou preta). 2. A avaliação PODERÁ ser anulada caso
não tenha nome. 3. A
avaliação PODERÁ ser anulada
em caso de
rasuras ou uso de corretivo. 4. Em caso de “COLA” ou suspeita, a
avaliação PODERÁ ser recolhida, zerada e entregue à Coordenação Pedagógica
junto com a ocorrência relatada na ATA DE ASSINATURAS. 5. Erros ortográficos e organização
serão avaliados. |
PROVA BIMESTRAL – CORREÇÃO EM SALA DE AULA.
CORRIGIR E EXPLICAR.
TEXTO:
“Sabemos que a desigualdade não é um fato
natural, mas sim uma construção social.
Ela depende de circunstâncias e é, em grande parte, o resultado das escolhas
políticas feitas ao longo da história de cada sociedade. Mas também sabemos que
todas as sociedades experimentam desigualdades e que estas se apresentam de
diversas formas: como prestígio, poder, renda, entre outros – e suas origens
são tão variadas quanto suas manifestações. O desafio não é apenas descrever os
fatores e componentes das desigualdades sociais, mas também explicar sua
permanência, e em alguns casos seu aprofundamento, apesar dos valores
igualitários modernos. O que torna o Brasil um caso especial é a sobrevivência
de desigualdades históricas em meio a um processo de modernização acelerado.
Mais ainda, nossos níveis de desigualdade de renda são extremamente elevados.
Apesar da queda constante do Gini na última década, ele ainda permanece num
patamar bastante alto, até mesmo para um continente tão desigual quanto a
América Latina. [...]” (SILVA, Afrânio e
outros. Sociologia em Movimento.
2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. P. 250.)
QUESTÃO 1: “Sabemos que a
desigualdade não é um fato natural, mas sim uma construção social.” Entre as causas da desigualdade, nos
últimos séculos da história humana, encontram-se as seguintes, exceto:
(a)( ) A escravidão de negros..
(b)( ) A acumulação de riquezas por um lado e a
falta dela por outro.
(c)( ) A invasão de povos diversos por conta de
interesses colonizadores.
(d)( ) A construção da justiça e da integração
entre os povos.
(e)( ) O cercamento de terras para a criação de
animais que poderiam fornecer lã para as indústrias de tecidos, nos séculos
XVII e XVIII, por exemplo, com a expulsão de camponeses de terras.
QUESTÃO 2: Entre as formas de
desigualdade social há várias. Cite uma forma de desigualdade social.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
QUESTÃO 3: “O desafio não é
apenas descrever os fatores e componentes das desigualdades sociais, mas também
explicar sua permanência, e em alguns casos seu aprofundamento, apesar dos
valores igualitários modernos.” As desigualdades sociais NÃO se aprofundam em
razão, por exemplo:
(a)( ) De programas governamentais de
atendimento aos mais pobres.
(b)( ) Do acúmulo contínuo de grande parte das
riquezas mundiais nas mãos de poucos.
(c)( ) Da sonegação de impostos.
(d)( ) Do aumento frequente de preços de
produtos essenciais, a ponto de haver grande prejuízo para os mais pobres.
(e)( ) Da corrupção.
QUESTÃO 4: “O que torna o Brasil
um caso especial é a sobrevivência de desigualdades históricas em meio a um
processo de modernização acelerado. Mais ainda, nossos níveis de desigualdade
de renda são extremamente elevados.” Entre os elementos históricos seguintes
que contribuíram para o desenvolvimento das desigualdades no mundo não se
encontra(m):
(a)( ) As grandes navegações, com a colonização
dominadora de povos.
(b)( ) A exploração de crianças e mulheres,
além de homens adultos e velhos, no decorrer da Revolução Industrial.
(c)( ) As guerras mundiais, frutos do
neocolonialismo dos últimos séculos.
(d)( ) As ações da ONU, da UNICEF e outros
órgãos daquela instituição.
(e)( ) Pandemias que levaram ao desemprego
muitas pessoas.
QUESTÃO 5: “Apesar da queda
constante do Gini na última década, ele ainda permanece num patamar bastante
alto, até mesmo para um continente tão desigual quanto a América Latina.” [O
Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini,
é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado
grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais
ricos. Numericamente, varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem).
(Fonte: Google/Governo Federal)] Os autores basicamente querem dizer que:
(a)( ) A
linha que marca a desigualdade no Brasil teve queda nos últimos anos.
(b)( ) A linha que marca a desigualdade no
Brasil continua elevada.
(c)( ) A
linha que marca a desigualdade no Brasil encontra-se em decadência.
(d)( ) A linha que marca a desigualdade no
Brasil continua mediana.
(e)( ) A linha que marca a desigualdade no
Brasil mostra que os programas de atendimento social podem ser reduzidos, por
conta da melhoria de vida da população como um todo.
QUESTÃO 6: Há várias instituições
brasileiras que ajudam a minimizar o impacto da pobreza no país. Aponte uma
dessas instituições.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
QUESTÃO 7: A desigualdade não é
um fato natural, por conta de ser:
(a)( ) Resultado da evolução das espécies, que
vem ocorrendo há milhões de anos.
(b)( ) Fruto de uma maldição advinda do pecado
de Adão e Eva.
(c)( ) Uma construção social, ou seja,
resultado da história da sociedade e de interesses que estão em jogo dentro
dela, além da corrupção.
(d)( ) Fruto da preguiça das pessoas que não
querem trabalhar e se acomodaram na vida pobre que levam.
(e)( ) Nenhuma
das alternativas anteriores.
QUESTÃO 8: Entre os fatores
históricos que contribuíram para o desenvolvimento da desigualdade social atual
encontram-se diversos. Cite UM desses fatores. Não é preciso explicar.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
QUESTÃO 9: Entre os fatores
históricos que contribuíram para o desenvolvimento da desigualdade social atual
encontram-se diversos. Cite outro desses fatores. Não é preciso explicar.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
QUESTÃO 10: Dê um exemplo claro,
patente, de desigualdade social no Brasil atual.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
“A sabedoria é a
coisa principal, portanto adquire sabedoria; com todos os teus ganhos, adquire
o conhecimento.” (Provérbios 4:7.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário