domingo, 3 de dezembro de 2023

QUARTO BIMESTRE - AULA 32 DE TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS DOS SEGUNDOS ANOS: GOIÁS NOS SÉCULOS XX E XXI: PARTE 1 – O TURISMO (Prof. José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

QUARTO BIMESTRE

AULA 32 DE TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS DOS SEGUNDOS ANOS:

GOIÁS NOS SÉCULOS XX E XXI: PARTE 1 – O TURISMO (Prof. José Antônio Brazão.):

A economia goiana, nos séculos XX e XXI, veio e vem se desenvolvendo largamente. Entre os fatores que a impulsionaram e a impulsionam encontram-se: a forte agricultura, a forte pecuária, a melhoria nos sistemas de transportes e cargas, a melhoria das rodovias, o aumento de indústrias, desde indústrias químicas a indústrias de alimentos e de laticínios, entre outras, a educação formal a nível básico e superior, como também outros fatores, aos quais se soma o TURISMO.

Segundo o Dicionário Oxford Languages, do Google, TURISMO é assim definido:

“TURISMO (substantivo masculino) 1. ação ou efeito de viajar, basicamente com fins de entretenimento e eventualmente com outras finalidades (p.ex., culturais); 2. prática ou exercício de excursionar, geralmente em grupo, por entretenimento ou estudo; excursionismo; 3. atividade de ciceronear (levar ou acompanhar alguém para visitar um determinado local) e dirigir grupos de turistas, com sugestão e venda de itinerários de excursão e provisão de informações pertinentes e acomodações para os que viajam. (FIGURADO) conjunto de serviços, públicos e privados, decorrentes da atividade turística, e voltados para sua promoção e organização; conjunto de atividades econômicas associadas a essa atividade e dependentes dos turistas.” (GOOGLE OXFORD LANGUAGES. Turismo. Disponível em: < https://www.google.com/search?q=turismo+significado&oq=turismo+significado&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyCwgAEEUYORhDGIoFMgcIARAAGIAEMggIAhAAGBYYHjIICAMQABgWGB4yCggEEAAYDxgWGB4yCAgFEAAYFhgeMgoIBhAAGA8YFhgeMggIBxAAGBYYHjIICAgQABgWGB4yCAgJEAAYFhge0gEJNzgxNmoxajE1qAIAsAIA&sourceid=chrome&ie=UTF-8 > Acesso em 23/10/2023.)

Sem dúvida alguma, o turismo, em Goiás, como também em outras partes do Brasil, é responsável pelo movimento de milhões e até bilhões de reais anualmente, estando presente no trabalho de muitas empresas e pessoas que lidam com os interesses e desejos de turistas: empresas de venda de pacotes de turismo, hotéis, bares, restaurantes, clubes, parques, museus, feiras, fast foods, guias de turismo, taxistas, uberistas, arrumadeiras, atendentes de hotéis, enfim, uma imensidão de pessoas que atendem e são atendidas e de serviços, fonte geradora de grandes lucros.

Em Goiás, como em outros lugares do Brasil e do mundo, o setor de turismo tem um impacto forte na economia do Estado e na entrada de impostos. Portanto, é um empreendimento extremamente positivo, trazendo benefícios para quem trabalha e para quem desfruta desses trabalhos.

Em Goiás, de norte a sul, de leste a oeste, há cidades e localidades turísticas, valendo destacar, segundo Rafael Rodrigues, vinte e quatro lugares, a saber:

CONHEÇA 24 LUGARES TURÍSTICOS IMPERDÍVEIS EM GOIÁS (Rafael Rodrigues):

Estado que fica no coração do Cerrado brasileiro possui uma quantidade infindável de cachoeiras, cânions, serras, lagos e rios.

Reunimos abaixo os 24 destinos mais impressionantes do estado, ressaltamos que mesmo com grande destaque para suas belezas naturais, Goiás, também é um estado com opções inovadoras e diferenciadas.

1. Mineiros

2. Cavalcante

3. Caldas Novas

4. Rio Quente

5. Formosa

6. Parque Nacional das Emas

7. Mambaí

8. Paraúna

9. Santuário Basílica de Trindade, Trindade

10. Aruanã – Rio Araguaia

11. São Miguel do Araguaia – Rio Araguaia / Ilha do Bananal

12. Cocalzinho de Goiás

13. Vila Propício

14. Chapadão do Céu

15. Goiânia

16. Colinas do Sul

17. Alto Paraíso

18. Pirenópolis

19. Cidade de Goiás (Goiás Velho)

20. Parque Estadual de Terra Ronca, São Domingos

21. São João d’Aliança

22. Salto de Corumbá, Corumbá de Goiás

23. Serranópolis

24. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Um local que atende as demandas de diferentes perfis de turistas, indo desde os místicos até os apaixonados por aventura. Está situado entre os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso a cerca de 444 km de Goiânia. Um dos lugares em Goiás que surpreende por seus cenários que parecem pintados à mão.” (RODRIGUES, Rafael. CONHEÇA 24 LUGARES TURÍSTICOS IMPERDÍVEIS EM GOIÁS. Disponível em: < https://www.jornalopcao.com.br/turismo/conheca-24-lugares-turisticos-imperdiveis-em-goias-510040/ > Acesso em 23/10/2023.)

Segundo o Jornal Opção, de setembro de 2023, o turismo em Goiás cresceu quase dezessete por cento em 2022. E além dos lugares citados acima, ainda pode ser citada a cidade de Lagoa Santa, no oeste de Goiás, onde se encontram águas termais, segundo Magna Vieira (no mesmo site acima, logo abaixo do texto de Rafael Rodrigues).

 

Nenhum comentário: