COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
QUARTO BIMESTRE
AULA 30 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS
TEMA: HELENISMO.
1)
APRESENTAR O
ESTUDO DE CASO (VER NA SEQUÊNCIA).
2) INTRODUZIR O ESTUDO DO HELENISMO.
ESTUDO
DE CASO: O APÓSTOLO PAULO E OS FILÓSOFOS EM ATENAS.
PAULO E OS FILÓSOFOS HELENÍSTICOS EM
ATENAS (Prof. José Antônio Brazão.)
No
capítulo 17 do livro neotestamentário (do Novo Testamento) bíblico dos ATOS DOS
APÓSTOLOS, o apóstolo Paulo, depois de ter estado com companheiros seus de
pregação em outras cidades (Tessalônica e Bereia), é conduzido a Atenas.
Estando aí, vendo as práticas religiosas pagãs, pôs-se a pregar, a falar de
Jesus, de seus ensinamentos e de sua ressurreição, tanto na sinagoga (igreja de
judeus, pois Paulo era judeu de nascimento) quanto na praça (ágora) para os que
ali se encontravam. Um grupo de filósofos estoicos e epicuristas (epicureus) o
chamou para uma conversa em particular.
IMAGENS:
Ler
ATOS DOS APÓSTOLOS cap. 17, versículos 13 a 34:
“(13)Quando
os judeus de Tessalônica ficaram sabendo que Paulo estava pregando a palavra de
Deus em Bereia, dirigiram-se também para lá, agitando e alvoroçando as
multidões.
(14)Imediatamente
os irmãos enviaram Paulo para o litoral, mas Silas e Timóteo permaneceram em
Bereia.
(15)Os
homens que foram com Paulo o levaram até Atenas, partindo depois com instruções
para que Silas e Timóteo se juntassem a ele, tão logo fosse possível.
IMAGENS
(Mapa):
https://www.flickr.com/photos/aronmacedo/4420262596/in/photostream/
(16)Enquanto
esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a
cidade estava cheia de ídolos.
IMAGENS
(Atenas na Antiguidade):
https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Athens#/media/File:Akropolis_by_Leo_von_Klenze.jpg
(17)Por
isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na
praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam.
(18)Alguns filósofos epicureus e estoicos
começaram a discutir com ele. Alguns perguntavam: "O que está tentando
dizer esse tagarela? " Outros diziam: "Parece que ele está anunciando
deuses estrangeiros", pois Paulo estava pregando as boas novas a respeito
de Jesus e da ressurreição.
(19)Então
o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber
que novo ensino é esse que você está anunciando?
IMAGENS
(Areópago):
Conjunto
1:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Are%C3%B3pago#/media/Ficheiro:Areopagus_from_the_Acropolis.jpg
Conjunto
2:
https://en.wikipedia.org/wiki/Areopagus#/media/File:Areopagus_hill.jpg
(20)Você
está nos apresentando algumas ideias estranhas, e queremos saber o que elas
significam".
(21)Todos
os atenienses e estrangeiros que ali viviam não cuidavam de outra coisa senão
falar ou ouvir as últimas novidades.
IMAGENS
(Paulo pregando):
(22)Então
Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: "Atenienses! Vejo que em
todos os aspectos vocês são muito religiosos,
(23)pois,
andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei
até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram,
apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.
IMAGENS
(Paulo pregando e o altar ao Deus desconhecido):
(24)"O
Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não
habita em santuários feitos por mãos humanas.
(25)Ele
não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele
mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.
(26)De
um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo
determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que
deveriam habitar.
(27)Deus
fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem
encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.
(28)‘Pois
nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de
vocês: ‘Também somos descendência dele’.
(29)"Assim,
visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é
semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e
imaginação do homem.
(30)No
passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em
todo lugar, se arrependam.
(31)Pois
estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem
que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os
mortos".
(32)Quando ouviram sobre a ressurreição dos
mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: "A esse respeito nós o
ouviremos outra vez".
(33)Com isso, Paulo retirou-se do meio
deles.
(34)Alguns
homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do
Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.” (Grifos
meus.)
BÍBLIA
NVI. Atos 17:13-34 (NVI – Nova Versão
Internacional.) Disponível em: < https://www.bibliaonline.com.br/nvi/atos/17 > Acesso em 21/09/2020.
IMAGENS:
Epicuro
(imagem):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Epicuro#/media/Ficheiro:Epikouros_BM_1843.jpg
Estoicismo
(imagens):
Para
se poder entender as razões da saída dos filósofos epicuristas (epicureus) e
estoicos é preciso se fazer uma análise. O quadro (A tabela) seguinte ajudará
bastante:
TABELA
PAULO E OS FILÓSOFOS HELENÍSTICOS NO AREÓPAGO DE ATENAS: (Prof. José Antônio Brazão.)
PERSONAGENS: |
PAULO (CRISTÃO) |
ATENIENSES PAGÃOS
(Havia judeus e outros, mas aqui será analisados somente os pagãos) |
FILÓSOFOS ESTOICOS |
FILÓSOFOS EPICUREUS (EPICURISTAS) |
MUNDO |
*Criado
por Deus em seis dias (Gênesis, capítulos 1 a 3). |
*Não
criado. Do Caos surgiu o Cosmos. (Cf. mitologia grega, Hesíodo, livro [poema]
Teogonia). |
*Não
criado. *Toda
realidade: realidade racional. (COTRIM e FERNANDES, 2013, p. 231). |
*Não
criado. Não originado do nada. Universo: matéria corpórea (átomos) + vazio
(vácuo). Universo infinito e ilimitado. (EPICURO, 2006, pp. 48-49). |
CRENÇAS
OU IDEIAS PRINCIPAIS |
*Monoteísta
(um único Deus). |
*Politeístas
(v.16). |
Deus:
fonte dos princípios racionais que regem a realidade, integrado à natureza –
“Somos deste mundo”. Morte: dissolução. (Idem, p. 231.) |
*Vivenciando
a tranquilidade, “os deuses não têm nenhuma preocupação para conosco.”
([grifo meu] (INTERNET ENCYCLOPEDIA OF PHILOSOPHY. Verbete Epicurus.) |
*Deus:
Criador, “Senhor do céu e da terra”, independente do homem e dá vida a todos
(v. 25); encontrável, não distante das pessoas (v.27); não é semelhante ao
que é esculpido (v.29); é um Deus que perdoa (v.30); ressuscitou Jesus (v.
31). [v.
= versículo(s)] |
*
Gostavam de novidades (v.21). |
*Dever:
fonte de felicidade. Feliz: o que “vive segundo sua própria natureza, a qual
integra a natureza do universo.” (Ibidem, p. 231). |
*Prazer
ligado ao equilíbrio (ou com equilíbrio). Prazer: “princípio e fim da vida
felis.” (Epicuro, apud ARANHA e MARTINS, 1994, p. 289). |
|
*Muito
religiosos (v.22). *Altar
até para o Deus Desconhecido (v. 22-23). |
*Busca
da ATARAXIA, a imperturbabilidade da alma. (Ibid., p. 231). |
*ATARAXIA.
(COTRIM e FERNANDES, 2013, p. 230). (cf. Epicuro, 2013, p. 55, n. 17, e p.
107) |
||
*Na
cidade de Atenas: praças, tempos pagãos e judaicos (vv. 16-17). Cidade grega
de destaque. |
Fundador:
Zenão de Cítio (335 – 263 a.C.). Teve discípulos até no Império Romano: p.
ex.: os filósofos com Paulo no Areópago em Atenas. Também: Sêneca (4-65 d.C.)
e o Imperador Marco Aurélio (121-180 d.C. e outros. (Datas: Wikipédia). |
*Fundador:
Epicuro de Samos. *Discípulo
destacado: Diógenes de Enoanda (século II d.C.), rico, que fez colocarem nos
muros da cidade de Enoanda os ensinamentos epicuristas. (Cf. Wikipédia e
outros sites.) |
||
RESSURREIÇÃO/
PÓS-VIDA |
*Paulo
acreditava na ressurreição e no julgamento do mundo (v. 31). |
*Criam
no pós-vida, ainda que não na ressurreição (como no cristianismo). HADES:
habitação dos mortos. Cf. Homero – Ilíada
e Odisseia. |
Ser
humano: integrado à natureza. “Somos deste mundo e, ao morrer, nos
dissolvemos neste mundo.” (COTRIM e FERNANDES, 2013, p. 231). |
*Sobre
a morte: “A morte nada é(...), aquilo que já foi dissolvido não possui mais sentimentos”
e “não nos importa”. (EPICURO, 2013, p. 61.) |
Apresentar
e explicar a tabela acima.
REFERÊNCIAS:
ARANHA,
Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. FILOSOFANDO: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna,
2009.
BÍBLIA
NVI. Atos 17:13-34 (NVI – Nova Versão Internacional.) Disponível em: <
https://www.bibliaonline.com.br/nvi/atos/17 > Acesso em 21/09/2020.
CHAUÍ,
Marilena. Iniciação à Filosofia.
2.ed. São Paulo, Ática, 2014.
COTRIM,
Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos
de Filosofia. Disponível em: < https://www.academia.edu/37334864/Fundamentos_de_FILOSOFIA_GILBERTO_COTRIM_MIRNA_FERNANDES > Acesso em 21/09/2020.
EPICURO.
Pensamentos. São Paulo, Martin
Claret, 2006. (Col. A Obra-Prima de Cada Autor.)
INTERNET
ENCYCLOPEDIA OF FILOSOFIA. Verbete Epicurus.
Disponível em: < https://iep.utm.edu/epicur/ > Acessos de 2015 a 2020. [Em 2020: 21 de
setembro.]
WIKIPÉDIA.
Verbetes: Helenismo, Zenão de Cítio,
Marco Aurélio, Sêneca e outros. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso: 21 de setembro de 2020.
Obs.:
Epicuro, 2013 – Ver livro de COTRIM e FERNANDES.
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