domingo, 3 de dezembro de 2023

QUARTO BIMESTRE - AULA 29 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS: A SOCIEDADE E SUA DINÂMICA: A SOCIEDADE E O ESTADO (Prof. José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

QUARTO BIMESTRE

AULA 29 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:

A SOCIEDADE E SUA DINÂMICA:

A SOCIEDADE E O ESTADO (Prof. José Antônio Brazão.)

A história humana recua a centenas de milhares de anos atrás, quando os primeiros bandos humanos vagavam pela África e, de lá, rumaram para outras regiões do mundo, como Oriente Médio, Europa, Ásia e, bem depois, Américas. De caçadores coletores, por muitos milênios, com o aprendizado da agricultura, os seres humanos começaram a se fixar na terra, primeiramente em pequenas tribos. Com o tempo, com o crescimento populacional, em sociedades complexas (mais desenvolvidas).

Se naquelas tribos havia chefes, agora as sociedades passaram a ter, inclusive, reis, conselheiros do rei, exércitos, cobradores de impostos, além de outros representantes políticos. Nesse sentido, podem ser destacadas sociedades na Ásia, como na China, no Oriente Próximo (assírios, babilônicos, israelitas e outros), na África um destaque especial para o Egito, com seus faraós.

Quando se fala de Estado, é importante lembrar que Estado é uma instituição de poder, organizada, em sociedades maiores e mais complexas, tendo à frente representantes, sejam estes vitalícios e hereditários (reis, faraós...) ou por meio de votos, como ocorre hoje em muitos lugares. Do Estado também fazem parte o exército e outras instituições/organizações que contribuem para o gerenciamento da sociedade.

No século XIX, os estudos que dariam origem à Sociologia tiveram como destaques Auguste [Augusto] Comte, Émile Durkheim,  Max Weber, Karl Marx e outros). Hoje retomar-se-á, aqui a análise feita por Maximilian Karl Emil Weber ou, simplesmente, Max Weber.

No que diz respeito às instituições do Estado, Weber fala de formas legítimas e ilegítimas de poder. A seguir, esse estudo. O texto utilizado é o de Afrânio Silva e outros, com comentários do professor.

TEMA: INSTITUIÇÕES SOCIAIS: O ESTADO:

*Max Weber (Maximilian Karl Emil Weber – 1864-1920).

*Observação: resumir, via resumo e resumo-esquema, no quadro.

O PODER LEGÍTIMO E AS FORMAS DE DOMINAÇÃO (Afrânio Silva e outros):

As formas de exercício do poder podem ser legítimas ou não. Segundo Max Weber, elas são legítimas quando a influência exercida é aceita por aqueles que se submetem à vontade do outro, como no caso dos moradores de uma cidade ante as decisões da prefeitura. E não são legítimas quando pressupõem apenas o uso da força para imposição da vontade, como no caso das ditaduras. 

IMAGENS:

Ditadura hitlerista (década de 1930 – 1945):

https://www.google.com/search?q=ditadura+hitlerista&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiCiKLgrJ3zAhVYr5UCHTCjAxgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1#imgrc=2g_IJBxt4s3tiM

Ditadura stalinista (década de 1920, com a morte de Lênin, a 1953):

https://www.google.com/search?q=ditadura+stalinista&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiQ3KHssp3zAhWZpZUCHRf4CWwQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1#imgrc=y5BA97KLwsr6JM

O exercício legítimo do poder é chamado por Weber de dominação. Quando o poder é exercido exclusivamente com o uso da força, a dominação não é legítima. Para a Sociologia, o que importa é a análise da dominação legítima, aquela em que o dominado aceita as condições em que o exercício do poder acontece.

IMAGENS (Império Romano, que dominou muitos povos na antiguidade):

https://www.google.com/search?q=imp%C3%A9rio+romano&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjOo_W-rZ3zAhVCGbkGHYv4AHoQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1#imgrc=amPxci550h9mdM

IMAGENS (Império Inglês, que também dominou muitos povos, mas na história contemporânea):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Brit%C3%A2nico#/media/Ficheiro:Flag_of_the_United_Kingdom.svg 

De acordo com Max Weber, existem três tipos puros de dominação legítima: a tradicional, a carismática e a racional-legal. A tradicional consiste na crença em instituições e regras transmitidas de geração em geração, conduzidas por um indivíduo ou grupo de pessoas, que se baseiam nos costumes para exercer a dominação. São exemplos desse tipo de dominação as relações feudais, o patriarcalismo e o coronelismo.

IMAGENS:

Feudalismo:

Conjunto 1:

https://www.google.com/search?q=feudalismo&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiI3cWSr53zAhX8IrkGHRlOBTsQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1#imgrc=i8ZYLu_kxhb7GM

Conjunto 2:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Feudalismo#/media/Ficheiro:Les_Tr%C3%A8s_Riches_Heures_du_duc_de_Berry_octobre_detail.jpg

Coronelismo:

https://www.google.com/search?q=coronelismo&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwicyIXdr53zAhW5qpUCHYDqB9wQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1#imgrc=l2RXqtC3v0CuOM

A dominação carismática é estabelecida quando os dominados possuem a crença de que há qualidades excepcionais em determinado indivíduo, algo que o torna superior aos outros e lhe permite exercer liderança ou controle sobre eles. Pode ser ilustrada por figuras de lideranças religiosas ou políticas com grande poder de influência social. Para Weber, a dominação carismática se contrapõe à dominação tradicional e propicia a transformação social, visto que a crença nas qualidades excepcionais do líder permite a ele estender suas ações para além dos limites das normas vigentes. No Brasil, figuras como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, entre outros, são exemplos de lideranças carismáticas.

IMAGENS:

Getúlio Vargas (1882 – 1954) [Presidente do Brasil: 1930-1945; 1951-1954.]:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Get%C3%BAlio_Vargas#/media/Ficheiro:Getulio_Vargas_(1930).jpg

Juscelino Kubitschek (1902 – 1976) [Presidente do Brasil: 1956-1961.]:

https://www.google.com/search?q=juscelino+kubitschek&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjg0pPisJ3zAhVxqpUCHVxHA5kQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597&dpr=1.1#imgrc=jKk8qkv9x6A9XM

A dominação racional-legal, fundamentada em normas e regras aprovadas e aceitas por todos, tem como exemplo a burocracia. Na concepção weberiana, esse tipo de dominação caracterizaria o Estado moderno, no qual as relações entre cidadãos e Estado seriam marcadas pela impessoalidade, ou seja, com base em regras e normas convencionadas e seguidas por todos os membros de uma coletividade, sem nenhuma distinção.

IMAGENS:

Império da Lei:

https://www.google.com/search?q=imp%C3%A9rio+da+lei&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj97InArp3zAhXSIbkGHeEpDN8Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1#imgrc=hEDBzzutgHL_UM

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (atual, com emendas):

https://www.google.com/search?q=constitui%C3%A7%C3%A3o+federal&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwif_6Shsp3zAhXArpUCHfpgCzYQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597&dpr=1.1#imgrc=PaXevH1DYY3-1M

No Brasil, como em outras nações, há graves e variados casos de corrupção política, situações nas quais integrantes do Estado, muitas vezes eleitos pela população, fazem uso indevido de verbas públicas, empregando-as para fins privados. Isso indica que mesmo em regimes democráticos, guiados por leis que criminalizam tais práticas, ainda há muito a ser feito para que as condutas de representantes políticos obedeçam ao princípio de impessoalidade determinado pela democracia moderna.

(SILVA, Afrânio et alii. Cap. 6: Poder, Política e Estado. IN: ____________________. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pp. 142-144.)

OBS.: Apontar diferenças entre Weber e Marx.

REFERÊNCIAS:

GOOGLE. Google Imagens. Disponível em: < https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR > Acessos em abril de 2021.

EDUCA MAIS BRASIL. Dia de todos os santos. Disponível em: < https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/religiao/dia-de-todos-os-santos  > Acesso em 12 de setembro de 2021.

INFOESCOLA. Privatizações. Disponível em: < https://www.infoescola.com/economia/privatizacoes/ > Acesso em 27 de abril de 2021.

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.

WIKIPÉDIA. Página Principal. Disponível em: <  https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acessos em agosto e setembro de 2021.

 

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