sábado, 26 de agosto de 2023

TERCEIRO BIMESTRE - AULA 24 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS: ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (SÉC. IV a.C.) (Prof. José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

TERCEIRO BIMESTRE

AULA 24 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS:

ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (SÉC. IV a.C.) (Prof. José Antônio Brazão.)

(Usar MAPAS, LIVROS DE ARTE e BANNERS ou INTERNET da escola. Recursos.)

CONCLUIR O ESTUDO DESTE TEXTO.

*Filósofo de origem macedônica. A Macedônia é um país próximo da Grécia.

*Foi filho de médico da corte macedônica. Desde cedo, tomou gosto pelo conhecimento.

*Em sua juventude, foi estudar com Platão na Academia.

*Platão costumava chamá-lo de O Leitor, pois Aristóteles gostava muito de ler. Esse gosto, juntamente com outros aprendizados e pesquisas, permitiu-lhe adquirir uma grande bagagem de conhecimentos, os quais viriam a refletir-se, posteriormente, em sua própria obra.

*Conheceu todas as obras do mestre Platão.

*Após a morte de seu mestre, candidatou-se à direção da Academia, porém não foi eleito, tendo perdido o cargo para um sobrinho de Platão. Viajou, observou, descobriu novidades.

*Por suas leituras e estudos, acabou tornando-se um homem muito culto, um verdadeiro erudito. Foi um grande filósofo e um homem de ciência, queria entender de muitas coisas.

*Fez algumas viagens e foi professor do príncipe e futuro rei Alexandre Magno, na Macedônia. Foi casado. Foi também grande pesquisador do mundo natural, muito curioso e inteligente.

*Ao retornar a Atenas, fundou o Liceu, escola cujo nome foi dedicado em honra ao deus Apolo Lício. Ali lecionou por vários anos, tendo desenvolvido aí muitas de suas ideias.

*Pelo fato de ensinar caminhando com seus discípulos, foram chamados de peripatéticos, palavra grega que significa passeadores. Para ele o homem é um animal político.

*Encontram-se várias de suas obras ainda hoje, das quais destacam-se: Política, Física, Metafísica, Órganon, Ética a Eudemo, dentre outras.

*Defendeu o geocentrismo, como Eudoxo, outro discípulo de Platão.

*O geocentrismo afirma que a Terra (Geia, em grego) encontra-se no centro do universo e que todos os astros, incluindo o Sol, giram, nos céus, em torno dela em órbitas circulares.

*Há quatro elementos que se unem para formar a Terra: água, ar, terra e fogo. Influência, sem dúvida, do pensamento de Empédocles. Há ainda um quinto, o éter, substância pura e cristalina que preenche o cosmos e que forma os planetas, as estrelas e outros astros celestiais. Sua cosmologia (cosmo + logia\logos) geocêntrica foi retomada por Ptolomeu.

*Os astros são puros e sem defeitos, tese aristotélica que só foi contestada definitivamente com as observações de Galileu Galileu, no mundo moderno, com o telescópio.

*Física das qualidades: quente/frio, no alto/em baixo, havendo lugares naturais, conforme o peso e as características de cada ser. Na ética: o caminho do meio, nem excesso, nem falta.

*Movimento: Passagem da potência (possibilidade de vir a ser) ao ato (realização da potência). Ex.: semente (árvore em potência) e árvore (ato, realização da potência contida na semente).

*Causas do movimento: material (a matéria: bloco de pedra), formal (forma da estátua na cabeça do escultor), eficiente (escultor), final (estátua de Zeus, em sua homenagem). Na natureza: material (a semente), formal (a forma de carvalho dentro da semente), eficiente (água, chuva, condições do solo), final (árvore: carvalho).

*Criticou duramente o idealismo do seu mestre Platão, não admitindo a existência de um mundo das Ideias. O conhecimento passa pela experiência de cada sentido do corpo.

*Também não aceitou a ideia de uma cidade ideal, nem a separação das crianças dos pais, sem a formação de famílias estabelecidas, conforme propunha Platão em A República.

*Passou os últimos anos de sua vida no exílio, em terras de sua mãe, por causa da perseguição aos antigos apoiadores do Império Macedônico. O Ocidente seguiu o rio de suas ideias.

*Suas ideias tiveram grande repercussão e influência na cultura ocidental, principalmente na escolástica medieval. Até hoje é ainda estudado. Platão usou mitos. Aristóteles, a lógica.

*Criou a lógica formal, a fim de dar rigor ao pensamento. Desenvolveu o silogismo (dedução): Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal. À falácia (raciocínio enganoso), Aristóteles chamou sofisma, por referência a cada sofista de seu tempo, pois os sofistas (filósofos professores de retórica) faziam uso de raciocínios falaciosos, enganosos.

*A física das qualidades, o geocentrismo e as causas do movimento, tal como propôs Aristóteles, foram postos abaixo com as descobertas da Física Moderna de Copérnico, Galileu, Newton e outros: forças atuam sobre os corpos, heliocentrismo, leis da natureza. Cada lei do universo passaria, no mundo moderno, a ser estudada, descobertas ocorreriam.

*Aristóteles, sem sombra de dúvida, foi um grande filósofo, pesquisador e cientista, tendo-se interessado pelo conhecimento geral, por temas e estudos variados, inclusive sobre a vida e os animais, como aparece em sua obra História dos Animais.

*De Aristóteles pode-se tirar o exemplo de um homem empenhado imensamente no aprendizado e na busca do saber, do conhecimento. Essa busca é muito atual e necessária. O aprendizado é a chave para desvendar o universo, as relações humanas e tudo que envolve o cosmos e a cidade.

 

CAÇA-PALAVRAS ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (Prof. José A. Brazão.) Palavras em negrito e sublinhadas.

W

G

S

O

T

N

E

M

E

L

E

O

R

T

A

U

Q

R

F

G

A

L

A

I

R

E

T

A

M

E

G

G

S

U

E

O

M

O

V

I

M

E

N

T

O

R

X

V

U

E

E

F

R

O

A

L

U

S

T

A

R

R

A

I

R

A

M

P

I

M

W

D

C

O

A

E

U

A

C

L

A

E

L

E

I

C

A

L

H

I

I

G

B

R

I

C

O

Z

I

R

N

A

A

L

U

I

E

T

S

I

T

O

S

G

N

I

W

T

M

Z

V

Z

G

L

O

N

I

C

E

D

I

P

O

L

E

S

A

E

T

E

R

G

L

E

F

A

L

A

C

I

A

E

I

P

S

O

M

S

O

C

X

S

A

T

X

E

R

D

T

F

A

L

I

A

P

L

L

U

Z

E

T

L

U

S

A

I

O

Z

S

A

R

I

S

T

O

T

E

L

E

S

A

S

C

S

O

O

C

T

L

E

R

I

P

A

A

I

M

I

L

A

Ç

M

F

A

R

A

L

C

A

S

A

D

O

C

R

E

S

P

S

I

D

O

R

O

R

T

A

U

C

A

A

E

R

E

A

I

S

E

G

S

G

R

A

I

L

U

N

A

W

U

W

E

R

T

M

I

T

O

S

G

C

S

L

A

I

D

D

A

T

T

A

I

R

S

S

R

E

A

A

T

A

E

D

I

E

N

N

C

A

U

S

O

S

S

L

N

O

M

L

E

T

X

E

E

W

R

A

T

M

R

C

A

N

O

A

E

A

O

I

I

C

K

A

I

L

E

H

U

F

O

Z

N

A

R

N

L

C

O

R

E

M

A

D

U

I

P

E

R

O

V

R

A

I

I

E

L

E

N

Q

U

A

L

I

D

A

D

E

S

Ç

O

F

G

E

I

A

R

E

S

W

S

E

L

O

D

E

P

M

E

DA DIREITA PARA A ESQUERDA, NA VERTICAL, NA HORIZONTAL, NA DIAGONAL. APRENDA SEMPRE!

TAREFA: Procure no dicionário e\ou na internet todas as palavras marcadas e anote os significados no caderno.

Finalidade: ampliar seu vocabulário de língua portuguesa e entender ainda melhor o texto.

IMAGENS (slides) (Passar os slides e EXPLICAR):

Conjunto 1:

https://it.wikipedia.org/wiki/Aristotele

Conjunto 2:

https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Aristotle_Altemps_Inv8575.jpg

 

PALAVRA:

SIGNIFICADO(S):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O levantamento de significados de termos contribui para o enriquecimento vocabular de cada estudante, ampliando seu entendimento em torno das palavras e das expressões. Um meio de dialogar com a Língua Portuguesa. Interdisciplinaridade!

Nenhum comentário: