COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
TERCEIRO BIMESTRE
AULA 24 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS:
ARISTÓTELES DE
ESTAGIRA (SÉC. IV a.C.) (Prof. José Antônio Brazão.)
(Usar MAPAS, LIVROS DE ARTE e BANNERS ou INTERNET da escola. Recursos.)
CONCLUIR O ESTUDO DESTE TEXTO.
*Filósofo de origem macedônica. A Macedônia é um
país próximo da Grécia.
*Foi filho de médico da corte macedônica. Desde
cedo, tomou gosto pelo conhecimento.
*Em sua juventude, foi estudar com Platão na Academia.
*Platão costumava chamá-lo de O Leitor,
pois Aristóteles gostava muito de ler. Esse gosto, juntamente com outros
aprendizados e pesquisas, permitiu-lhe adquirir uma grande bagagem de
conhecimentos, os quais viriam a refletir-se, posteriormente, em sua própria
obra.
*Conheceu todas as obras do mestre Platão.
*Após a morte de seu mestre, candidatou-se à
direção da Academia, porém não foi eleito, tendo perdido o cargo para um
sobrinho de Platão. Viajou, observou, descobriu novidades.
*Por suas leituras e estudos, acabou tornando-se um
homem muito culto, um verdadeiro erudito. Foi um
grande filósofo e um homem de ciência, queria entender de muitas coisas.
*Fez algumas viagens e foi professor do príncipe e
futuro rei Alexandre Magno, na Macedônia. Foi casado.
Foi também grande pesquisador do mundo natural, muito curioso e inteligente.
*Ao retornar a Atenas, fundou o Liceu,
escola cujo nome foi dedicado em honra ao deus Apolo Lício. Ali
lecionou por vários anos, tendo desenvolvido aí muitas de suas ideias.
*Pelo fato de ensinar caminhando com seus
discípulos, foram chamados de peripatéticos, palavra grega que
significa passeadores. Para ele o homem é um animal político.
*Encontram-se várias de suas obras ainda hoje, das
quais destacam-se: Política, Física, Metafísica,
Órganon, Ética a Eudemo, dentre
outras.
*Defendeu o geocentrismo, como Eudoxo, outro
discípulo de Platão.
*O geocentrismo afirma que a Terra (Geia,
em grego) encontra-se no centro do universo e que todos os astros, incluindo o
Sol, giram, nos céus, em torno dela em órbitas circulares.
*Há quatro elementos que se unem para
formar a Terra: água, ar, terra e fogo. Influência,
sem dúvida, do pensamento de Empédocles. Há ainda um quinto, o éter,
substância pura e cristalina que preenche o cosmos e que forma os
planetas, as estrelas e outros astros celestiais. Sua cosmologia (cosmo + logia\logos)
geocêntrica foi retomada por Ptolomeu.
*Os astros são puros e
sem defeitos, tese aristotélica que só foi contestada definitivamente com as
observações de Galileu Galileu, no mundo moderno, com o telescópio.
*Física das qualidades: quente/frio,
no alto/em baixo, havendo lugares naturais, conforme o peso e as
características de cada ser. Na ética: o caminho do meio,
nem excesso, nem falta.
*Movimento: Passagem da potência (possibilidade de
vir a ser) ao ato (realização da potência). Ex.: semente (árvore em potência) e
árvore (ato, realização da potência contida na semente).
*Causas do movimento: material
(a matéria: bloco de pedra), formal (forma da
estátua na cabeça do escultor), eficiente (escultor), final
(estátua de Zeus, em sua homenagem). Na natureza: material (a semente),
formal (a forma de carvalho dentro da semente), eficiente (água, chuva,
condições do solo), final (árvore: carvalho).
*Criticou duramente o idealismo do seu mestre
Platão, não admitindo a existência de um mundo das Ideias. O conhecimento passa
pela experiência de cada sentido do corpo.
*Também não aceitou a ideia de uma cidade ideal,
nem a separação das crianças dos pais, sem a formação de famílias
estabelecidas, conforme propunha Platão em A República.
*Passou os últimos anos de sua vida no exílio,
em terras de sua mãe, por causa da perseguição aos antigos apoiadores do
Império Macedônico. O Ocidente seguiu o rio de suas ideias.
*Suas ideias tiveram grande repercussão e
influência na cultura ocidental, principalmente na escolástica medieval. Até
hoje é ainda estudado. Platão usou mitos. Aristóteles, a lógica.
*Criou a lógica formal, a fim de dar rigor
ao pensamento. Desenvolveu o silogismo (dedução): Todo homem é mortal. Sócrates
é homem. Logo, Sócrates é mortal. À falácia (raciocínio
enganoso), Aristóteles chamou sofisma, por referência a cada sofista
de seu tempo, pois os sofistas (filósofos professores de retórica) faziam uso
de raciocínios falaciosos, enganosos.
*A física das qualidades, o geocentrismo e as
causas do movimento, tal como propôs Aristóteles, foram postos abaixo com as
descobertas da Física Moderna de Copérnico, Galileu, Newton e outros: forças
atuam sobre os corpos, heliocentrismo, leis da natureza. Cada lei
do universo passaria, no mundo moderno, a ser estudada, descobertas ocorreriam.
*Aristóteles, sem sombra de dúvida, foi um grande
filósofo, pesquisador e cientista, tendo-se interessado pelo conhecimento
geral, por temas e estudos variados, inclusive sobre a vida e os animais, como
aparece em sua obra História dos Animais.
*De Aristóteles pode-se tirar o exemplo de um homem
empenhado imensamente no aprendizado e na busca do saber, do conhecimento. Essa
busca é muito atual e necessária. O aprendizado é a chave para desvendar o
universo, as relações humanas e tudo que envolve o cosmos e a cidade.
CAÇA-PALAVRAS
ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (Prof. José A. Brazão.) Palavras em negrito e
sublinhadas.
W |
G |
S |
O |
T |
N |
E |
M |
E |
L |
E |
O |
R |
T |
A |
U |
Q |
R |
F |
G |
A |
L |
A |
I |
R |
E |
T |
A |
M |
E |
G |
G |
S |
U |
E |
O |
M |
O |
V |
I |
M |
E |
N |
T |
O |
R |
X |
V |
U |
E |
E |
F |
R |
O |
A |
L |
U |
S |
T |
A |
R |
R |
A |
I |
R |
A |
M |
P |
I |
M |
W |
D |
C |
O |
A |
E |
U |
A |
C |
L |
A |
E |
L |
E |
I |
C |
A |
L |
H |
I |
I |
G |
B |
R |
I |
C |
O |
Z |
I |
R |
N |
A |
A |
L |
U |
I |
E |
T |
S |
I |
T |
O |
S |
G |
N |
I |
W |
T |
M |
Z |
V |
Z |
G |
L |
O |
N |
I |
C |
E |
D |
I |
P |
O |
L |
E |
S |
A |
E |
T |
E |
R |
G |
L |
E |
F |
A |
L |
A |
C |
I |
A |
E |
I |
P |
S |
O |
M |
S |
O |
C |
X |
S |
A |
T |
X |
E |
R |
D |
T |
F |
A |
L |
I |
A |
P |
L |
L |
U |
Z |
E |
T |
L |
U |
S |
A |
I |
O |
Z |
S |
A |
R |
I |
S |
T |
O |
T |
E |
L |
E |
S |
A |
S |
C |
S |
O |
O |
C |
T |
L |
E |
R |
I |
P |
A |
A |
I |
M |
I |
L |
A |
Ç |
M |
F |
A |
R |
A |
L |
C |
A |
S |
A |
D |
O |
C |
R |
E |
S |
P |
S |
I |
D |
O |
R |
O |
R |
T |
A |
U |
C |
A |
A |
E |
R |
E |
A |
I |
S |
E |
G |
S |
G |
R |
A |
I |
L |
U |
N |
A |
W |
U |
W |
E |
R |
T |
M |
I |
T |
O |
S |
G |
C |
S |
L |
A |
I |
D |
D |
A |
T |
T |
A |
I |
R |
S |
S |
R |
E |
A |
A |
T |
A |
E |
D |
I |
E |
N |
N |
C |
A |
U |
S |
O |
S |
S |
L |
N |
O |
M |
L |
E |
T |
X |
E |
E |
W |
R |
A |
T |
M |
R |
C |
A |
N |
O |
A |
E |
A |
O |
I |
I |
C |
K |
A |
I |
L |
E |
H |
U |
F |
O |
Z |
N |
A |
R |
N |
L |
C |
O |
R |
E |
M |
A |
D |
U |
I |
P |
E |
R |
O |
V |
R |
A |
I |
I |
E |
L |
E |
N |
Q |
U |
A |
L |
I |
D |
A |
D |
E |
S |
Ç |
O |
F |
G |
E |
I |
A |
R |
E |
S |
W |
S |
E |
L |
O |
D |
E |
P |
M |
E |
DA DIREITA PARA A ESQUERDA, NA VERTICAL, NA
HORIZONTAL, NA DIAGONAL. APRENDA SEMPRE!
TAREFA:
Procure no dicionário e\ou na internet todas as palavras marcadas e
anote os significados no caderno.
Finalidade:
ampliar seu vocabulário de língua portuguesa e entender ainda melhor o texto.
IMAGENS (slides) (Passar os slides e EXPLICAR):
Conjunto 1:
https://it.wikipedia.org/wiki/Aristotele
Conjunto 2:
https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Aristotle_Altemps_Inv8575.jpg
PALAVRA: |
SIGNIFICADO(S): |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O levantamento de significados de termos
contribui para o enriquecimento vocabular de cada estudante, ampliando seu
entendimento em torno das palavras e das expressões. Um meio de dialogar com a
Língua Portuguesa. Interdisciplinaridade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário