COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
TERCEIRO BIMESTRE
AULA 23 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS
AULA
23: ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (Prof. José Antônio Brazão.)
Usar o LIVRO DIDÁTICO. Citar trecho e
explicar parte por parte.
TRECHO:
Aristóteles e o conhecimento científico: a
busca pelas causas
“É
possível perceber na filosofia aristotélica tanto a continuidade quanto a
ruptura com o pensamento de Platão. Aristóteles buscou construir um sistema
metafísico de explicação do mundo e da realidade, reforçando os propósitos
platônicos de investigar a essência das coisas por meio de conceitos
suprassensíveis. Mas não concordava que a essência de algo – que ele chamou de
substância – estivesse separada em um mundo ou realidade diferente.
‘[...] parece impossível que a substância
exista separadamente daquilo de que é substância; consequentemente, se são
substâncias das coisas, como podem as Ideias existir separadamente delas? Mas
no Fédon [obra de Platão] é afirmado justamente isso: que as Formas são causa
do ser e do devir das coisas.’ (ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Loyola,
2002. p. 57.)
Segundo Aristóteles, a ideia platônica da
existência de um mundo visível e de um mundo inteligível não permitiria
conhecer a realidade com mais clareza. Pelo contrário, a divisão criada por
Platão nos obrigaria a explicar duas realidades em vez de uma e a menosprezar a
realidade da experiência sensível.
Para Aristóteles, as sensações e o
conhecimento adquirido pela percepção não seriam mera ilusão ou cópia
imperfeita da realidade. O ser humano aprenderia com os sentidos, mesmo
alcançando um conhecimento limitado ou primário. Acima desse tipo de
conhecimento estaria a experiência, uma espécie de generalização de várias
percepções. Por sua vez, em um grau superior à experiência, estaria o
conhecimento científico, cuja característica principal seria a revelação das
causas.” (DIÁLOGOS CIÊNCIAS HUMANAS, volume 1, página 75. Editora Moderna.)
*ESQUEMATIZAR O TEXTO NO QUADRO BRANCO.
*MONTAR TABELA COMPARATIVA ENTRE PLATÃO E
ARISTÓTELES a partir do texto.
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