domingo, 20 de agosto de 2023

TERCEIRO BIMESTRE - AULA 23 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS AULA 23: ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (Prof. José Antônio Brazão.)

 

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 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

TERCEIRO BIMESTRE

AULA 23 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS

AULA 23: ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (Prof. José Antônio Brazão.)

Usar o LIVRO DIDÁTICO. Citar trecho e explicar parte por parte.

TRECHO:

Aristóteles e o conhecimento científico: a busca pelas causas

 “É possível perceber na filosofia aristotélica tanto a continuidade quanto a ruptura com o pensamento de Platão. Aristóteles buscou construir um sistema metafísico de explicação do mundo e da realidade, reforçando os propósitos platônicos de investigar a essência das coisas por meio de conceitos suprassensíveis. Mas não concordava que a essência de algo – que ele chamou de substância – estivesse separada em um mundo ou realidade diferente.

‘[...] parece impossível que a substância exista separadamente daquilo de que é substância; consequentemente, se são substâncias das coisas, como podem as Ideias existir separadamente delas? Mas no Fédon [obra de Platão] é afirmado justamente isso: que as Formas são causa do ser e do devir das coisas.’ (ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Loyola, 2002. p. 57.)

Segundo Aristóteles, a ideia platônica da existência de um mundo visível e de um mundo inteligível não permitiria conhecer a realidade com mais clareza. Pelo contrário, a divisão criada por Platão nos obrigaria a explicar duas realidades em vez de uma e a menosprezar a realidade da experiência sensível.

Para Aristóteles, as sensações e o conhecimento adquirido pela percepção não seriam mera ilusão ou cópia imperfeita da realidade. O ser humano aprenderia com os sentidos, mesmo alcançando um conhecimento limitado ou primário. Acima desse tipo de conhecimento estaria a experiência, uma espécie de generalização de várias percepções. Por sua vez, em um grau superior à experiência, estaria o conhecimento científico, cuja característica principal seria a revelação das causas.” (DIÁLOGOS CIÊNCIAS HUMANAS, volume 1, página 75. Editora Moderna.)

 

*ESQUEMATIZAR O TEXTO NO QUADRO BRANCO.

*MONTAR TABELA COMPARATIVA ENTRE PLATÃO E ARISTÓTELES a partir do texto.

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