COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
SEGUNDO BIMESTRE
AULA12 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS:
SOFISTAS E SOFISMAS
CONTEMPORÂNEOS (Parte 1) (Prof. José Antônio Brazão.)
SOFISMAS é o nome dado por Aristóteles (século IV
a.C.), em referência aos sofistas, aos raciocínios enganosos com a aparência de
verdade. Também chamados FALÁCIAS. De acordo com a Wikipédia: Falácia: “O
termo falácia deriva do verbo latino fallere, que
significa enganar. Designa-se por falácia um raciocínio errado com
aparência de verdadeiro.” (WIKIPÉDIA, verbete Falácia). Têm a finalidade de enganar as pessoas, conquistando-as,
conforme os interesses de quem faz uso deles, ou a favor de grupos determinados
(ver exemplos abaixo).
A Wikipédia apresenta, no verbete
Falácia, um conjunto de falácias (sofismas), em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%A1cia
(Ler e explicar alguns tipos.)
Entre estes grupos, hoje, tem-se, por
exemplo, empresas que vendem cigarros e bebidas alcoólicas. Ainda que, sem
dúvida, a venda seja legalizada, o risco para a saúde, tanto dos cigarros
quanto do uso frequente de bebidas alcoólicas, é seríssimo e efetivo (câncer,
cirrose, problemas pulmonares, problemas no coração, no fígado e em outros
órgãos do corpo humano, morte fora do tempo).
IMAGENS (empresas):
Conjunto BAT (British American Tobacco) – SOUZA CRUZ:
Conjunto
Indústrias da AMBEV (American Beverage
Company – Companhia Americana de Bebidas):
Que tipo de raciocínios sofísticos
essas empresas usam?
Vejamos algumas imagens:
Propagandas de cigarros:
Propagandas de bebidas alcoólicas:
O que essas propagandas têm em comum?
1) O argumento de autoridade: a pretensa
(pretendida) autoridade de atores, atrizes e outras pessoas famosas, a indicar
às pessoas o que fazer – adquirir e fazer uso daqueles produtos.
2) O apelo à beleza: ligação entre a
beleza e a formosura das pessoas que fazem uso daqueles produtos (cigarro,
bebidas alcoólicas...) e cada produto apresentado. Podem-se ver, nas
propagandas, de fato, o uso de pessoas que têm aparência e corpos belos.
3) O apelo à sensualidade, ao desejo
sensual, ligando o produto (cigarro ou bebida alcoólica) a ele, no intuito de
incentivar as pessoas a consumi-lo. Veja-se nas imagens. Pessoas seminuas que
aparecem em várias propagandas ou, mesmo vestidas, que carregam consigo tal
apelo.
4) O apelo a sensações APARENTEMENTE
boas, de sabores, de descanso, de relaxamento, de festejo, de alegria (grupos
de pessoas alegres e bebendo).
5) O apelo ao espírito de grupo: grupo
de amigos(as), grupo de pessoas bebendo bebidas alcoólicas em um bar, junto de
um personagem (ator, atriz, cantor...). O apelo ao grupo visa o fato de que
sozinho(a) ninguém aproveita o que há de APARENTEMENTE bom. (Aparentemente bom,
mas terrivelmente mau para a saúde.)
6) O uso de cores – no caso das bebidas,
o VERMELHO (cor vermelha) está muito presente. Lembra o calor que deve ser
dissipado (eliminado) com o uso das bebidas. Lembra a cor do sangue (vermelha).
Sangue lembra VIDA, vitalidade, etc.
7) O uso da cor AMARELA – cor específica
de muitos tipos de cervejas. Curiosamente, apelidadas, por conta da cor
amarela, de “loiras geladas”. Nesse sentido, há propagandas que, literalmente,
usam mulheres loiras (louras) em várias propagandas. Observe-se nas imagens.
8) A cor VERDE, que marca certo tipo de
garrafa de certas bebidas alcoólicas. O verde é a cor da esperança, a cor das
plantas, das folhas, entre outros elementos naturais. O apelo ao natural,
portanto, é muito forte.
9) Uso de pessoas JOVENS, homens e
mulheres, mas também de pessoas adultas de peso. O apelo à juventude é muito
forte, convidando pessoas jovens e adultas a fazerem uso daqueles produtos
(cigarros e bebidas alcoólicas).
10)
O
apelo à sensação de FORÇA e até mesmo de LIBERDADE – tanto no caso das bebidas
alcoólicas quanto de cigarros. Pessoas na praia, fazendo uso de bebidas, um
cavaleiro de boa aparência que conduz animais pelo campo e, num momento de
parada ou ao longo do caminho, vai fumando, livre no campo. Apelos que atingem
de cheio as pessoas, como os outros apelos.
11)
Recursos
de cinematografia, de luzes, de roupas, etc., etc.
Apesar de proibida a propaganda de
cigarros, é interessante observar como aparecem em FILMES, NOVELAS, CERTOS
PROGRAMAS de TV, em que artistas fazem uso de algum, em momentos chaves,
marcados para dar força à mensagem – em cenas marcantes ou aparentemente de
menor valor (o valor, na verdade, está em comunicar a APARENTE necessidade do
cigarro, da bebida alcoólica, etc.).
Todos esses apelos adentram
profundamente no psiquismo (ambiente psicológico, MENTAL) das pessoas: em
memórias, sensações passadas e presentes, inconsciente (parte da mente humana
que guarda lembranças, sensações, traumas, coisas ruins e muitas lembranças
boas do passado). Mexem com as pessoas em sua maior intimidade, a intimidade do
pensamento, da capacidade de refletir, das lembranças, etc. Inclusive, os
SOFISMAS ou FALÁCIAS que se encontram nas ideias comunicadas nas propagandas
são elaborados(as) com ajuda de equipes de pessoas treinadas e preparadas até
mesmo em cursos superiores, juntamente com psicólogos(as).
Como se pôde e se pode claramente
ver, SOFISMAS OU FALÁCIAS não são coisas do passado. São muito vivos(as) e
muito bem usados(as) por quem precisa do convencimento (persuasão) das pessoas
para propósitos determinados.
No campo da política, em ditaduras e
em sistemas totalitários SOFISMAS OU FALÁCIAS são de grande uso. Isto será
visto e exemplificado nas próximas aulas.
OBS.: Fazer uma ponte
entre o passado e o presente pode ser muito enriquecedor no aprendizado da
filosofia, mostrando sua vivacidade e atualidade!
REFERÊNCIAS:
ARANHA,
Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando:
Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação
à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
GÓRGIAS. Elogio de Helena. Tradução de Daniela
Paulinelli. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/270803/mod_resource/content/1/GORGIAS%20Elogio%20de%20Helena.pdf > Acesso em 11 de abril de 2021.
O PENSADOR. Frases de Sofistas. Disponível em: < https://www.pensador.com/frases_sofistas/ > Acesso em 11 de abril de 2021.
TRASÍMACO.
Citação feita por Roberto Romano, na Folha de São Paulo de 09 de outubro de
1995. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/10/09/opiniao/11.html#:~:text=Tras%C3%ADmaco%3A%20%60%60Cada%20governo%20estabelece,ou%20capazes%20de%20errar%3F%22. > Acesso em 11 de abril de 2021.
WIKIPÉDIA. Página Principal. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 07 de março de 2021.
WIKIPÉDIA. Helena (mitologia). Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Helena_(mitologia) > Acesso em 11 de abril de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário