segunda-feira, 27 de março de 2023

SEGUNDO BIMESTRE – AULA 9 DE FILOSOFIA DO PRIMEIRO ANO: OS SOFISTAS (Prof. José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica


SEGUNDO BIMESTRE – AULA 9 DE FILOSOFIA DO PRIMEIRO ANO:

OS SOFISTAS (Prof. José Antônio Brazão.)

Entre os séculos seis, cinco e quatro,

Cidades-estados iam crescendo,

Necessidades novas iam surgindo

E da política os quadros

Maior preparação iam exigindo.

IMAGENS (DEMOCRACIA ATENIENSE, na Wikipédia):

https://en.wikipedia.org/wiki/Athenian_democracy

Em slides:

Conjunto 1:

https://en.wikipedia.org/wiki/Athenian_democracy#/media/File:Discurso_funebre_pericles.PNG

Conjunto 2 (Bulé – “assembleia restrita de cidadãos”, no Areópago):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bul%C3%A9

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bul%C3%A9#/media/Ficheiro:Areopagus_from_the_Acropolis.jpg

Conjunto 3 (Areópago, onde se reunia a bulé):

https://es.wikipedia.org/wiki/Boul%C3%A9

https://es.wikipedia.org/wiki/Boul%C3%A9#/media/Archivo:Areopagus_from_the_Acropolis.jpg

(Ver também Atos dos Apóstolos cap. 17, posterior a este período.)

Da tradição os valores descrendo,

Os sofistas, filósofos professores,

De cidade em cidade

Seus conhecimentos iam vendendo:

Retórica e Dialética, o domínio da linguagem.

IMAGENS (Grécia Antiga, na Wikipédia):

https://fr.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A8ce_antique

Em slides (conjunto 1, principal):

https://fr.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A8ce_antique#/media/Fichier:Carte_Grece_antique_02.jpg

Jovens e outros em condição de pagar

Eles preparavam para na vida política atuar,

Tão importante nas gregas póleis,

Nas aquecidas discussões

E nas legais decisões.

Em slides (conjunto 2, em português):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A9cia_Antiga#/media/Ficheiro:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg

Górgias, Protágoras, Trasímaco e outros

A verdade relativizaram,

Dizendo que dependia de cada um.

Dobrando o pensamento,

A visão de muitos convenciam.

Imagens (Protágoras):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Prot%C3%A1goras

https://pt.wikipedia.org/wiki/Prot%C3%A1goras#/media/Ficheiro:Salvator_Rosa_-_D%C3%A9mocrite_et_Protagoras.jpg

Trasímaco na Wikipédia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tras%C3%ADmaco

Os gregos sofistas caminhos abriram

De antropocêntrica visão,

Sobre o cosmos não se interessando,

Por cada humana questão,

Nas cidades, se preocuparam.

Slides (conjunto 3):

https://it.wikipedia.org/wiki/Sofistica#/media/File:Acropolis_and_agora_of_Athens.jpg

Questões de poder,

De mando e direção,

De Direito e linguística expressão,

Não deixando oportunidade perder

Da Ética e da verdade a discussão.

IMAGENS (ECLÉSIA, assembleia dos cidadãos de cidades-estados gregas):

https://es.wikipedia.org/wiki/Ekkles%C3%ADa

Em slides:

https://es.wikipedia.org/wiki/Ekkles%C3%ADa#/media/Archivo:Demosthenes_before_the_Athenian_Council_by_Louis_Loeb_(1898).jpg

Curiosidade: Da palavra grega Eclésia (assembleia) surgiu o nome IGREJA, em português. Também a palavra eclesiástico (membro da igreja).

O homem de todas as coisas a medida,

Assim Protágoras defendia,

Colocando o humano no centro,

Medida-referência,

Conhecedor da dialética e da ciência.

IMAGENS (Assembleias gregas antigas):

https://www.google.com/search?q=assembleias+gregas+antigas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiP_K_Rw-XvAhWhA9QKHYhaDKsQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Sofismas elaboravam,

Raciocínios capciosos

Com aparência de verdade,

Úteis na arte da persuasão,

Em assembleias, obter apoio e adesão.

IMAGENS (Retórica/dialética):

https://fr.wikipedia.org/wiki/Rh%C3%A9torique

Conjunto 1 (Retórica):

https://fr.wikipedia.org/wiki/Rh%C3%A9torique#/media/Fichier:D%C3%A9mosth%C3%A8ne_s'exer%C3%A7ant_%C3%A0_la_parole_(1870)_by_Jean-Jules-Antoine_Lecomte_du_Nou%C3%BF.jpg

Conjunto 2 (Retórica):

https://es.wikipedia.org/wiki/Ret%C3%B3rica#/media/Archivo:D%C3%A9mosth%C3%A8ne_s'exer%C3%A7ant_%C3%A0_la_parole_(1870)_by_Jean-Jules-Antoine_Lecomte_du_Nou%C3%BF.jpg

Conjunto 3 (Dialética eurística – usada para convencer as pessoas):

https://fr.wikipedia.org/wiki/La_Dialectique_%C3%A9ristique

Górgias, advogando,

De Helena fez a defesa

Com rica argumentação.

Se movida por algum deus ou deusa,

Não teve ela culpa por sua ação.

Tese (afirmação) 1 de Górgias: NADA EXISTE.

https://es.wikipedia.org/wiki/Gorgias#Tesis_1:_Nada_existe

Obs.: O poema de Górgias sobre Helena será estudado em momento propício.

As artes do debate e do convencimento

Ensinavam, por meio de cursos

Em casas e lugares públicos,

Fazendo deles instrumentos

Para obter vitórias no parlamento.   

[Obs.: parlamento, aqui, é assembleia.]

Tese (afirmação) 2 de Górgias: Se alguma coisa existia, seria incompreensível:

https://es.wikipedia.org/wiki/Gorgias#Tesis_2:_Si_algo_existiese,_ser%C3%ADa_incognoscible

Tese (afirmação) 3 de Górgias: Se algo cognoscível, seria incomunicável.

https://es.wikipedia.org/wiki/Gorgias#Tesis_3:_Si_algo_fuese_conocible,_ser%C3%ADa_incomunicable

De debates, em casas, em várias ocasiões,

Os sofistas participavam,

Como os retratados pelo filósofo Platão,

Em diferentes e aquecidos diálogos

De socráticas discussões.

 

Em tais diálogos algum sofista discutia

Seja o amor, a justiça ou outro ético valor.

Enfrentando argumentativamente

O platônico mestre Sócrates,

Expondo suas opiniões.

 

Argumentativamente: com o uso de argumentos (uso de ideias expressas em palavras [em discurso] para defender e negar posições, para CONVENCER as pessoas).

 

Diversos sabiam fazer uso da mitologia

E dos conhecimentos

Históricos, políticos e sociais

Do passado e de seu tempo,

Com lógica própria e maestria.

 

Os sofísticos pensamentos

Abriram caminhos novos,

Demandando respostas

A desafios nada ortodoxos,

Novos conceitos e argumentos.

 

Repensar a linguagem,

A visão de mundo e da educação,

Dos seres divinos a imagem

Proposta pela popular religião,

Fazendo surgir nova filosofia.

 

Hoje, por certo, de forma nada branda,

Sofistas e sofísticas declarações

Existem na política,

Na advocacia e até na propaganda,

No dia a dia e em muitas profissões.

IMAGENS (ESCOLA SOFÍSTICA, na Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_sof%C3%ADstica

Em slides:

Imagem 1:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_sof%C3%ADstica#/media/Ficheiro:Bust_Polemon_philosopher_140_AD,_NAMA_427_102864.jpg

No Slideshare (conjunto 1):

https://pt.slideshare.net/leandronazareth/aula-de-filosofia-antiga-tema-sofistas

No Slideshare (conjunto 2):

https://pt.slideshare.net/daysefaro/os-sofistas

OBS.: Fazer uma ponte entre o passado e o presente pode ser muito enriquecedor no aprendizado da filosofia, mostrando sua vivacidade e atualidade!

Há cursos de retórica e dialética ainda hoje. Pagos!

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

WIKIPÉDIA. Verbetes: ZENÃO DE ELEIA, PARADOXOS DE ZENÃO. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 07 de março de 2021.

 

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