domingo, 20 de novembro de 2022

QUARTO BIMESTRE - AULA 15/16: TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS – PRIMEIROS ANOS: CONGADA DE CATALÃO. (Prof. José Antônio Brazão.)


SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica


SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR DE GOIÁS

ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS

TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

Congada de Catalão

Festividade realizada há mais de 125 anos, ela divide-se em duas partes: a religiosa, com missas, procissão e reza de terço; e a folclórica, que consiste em apresentação de músicas e danças, além de visitas às casas de moradores pioneiros.  A festa começa com os ternos de congos, que são grupos de dançarinos, reunidos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Catalão. Após a alvorada, os cantadores saem pelas ruas. Durante toda a semana acontecem a novena e a visitação.

VISUALIZAÇÃO:

Catalão (Conjunto1):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Catal%C3%A3o_(Goi%C3%A1s) 

Slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Catal%C3%A3o_(Goi%C3%A1s)#/media/Ficheiro:Cidade_da_Paz.jpg

Igreja(N.Sra.Rosário):

https://www.google.com/search?q=igreja+nossa+senhora+do+ros%C3%A1rio+de+catal%C3%A3o&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiIpb7Vvan0AhVIHLkGHc1ACYkQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597&dpr=1.1

A Congada de Catalão tem abertura no segundo domingo de outubro. De origem africana, o ritual era realizado inicialmente apenas por integrantes da Irmandade do Rosário. Hoje, a festa reúne cerca de 1,3 mil pessoas, divididas em 16 grupos de dança. Quando: 2ª segunda-feira de outubro

(GOVERNO DE GOIÁS. Congada de Catalão. In: ___________________. Conheça Goiás. Disponível em: < https://www.goias.gov.br/conheca-goias/cultura.html > Acesso em 04 de novembro de 2021.)

 

VISUALIZAÇÕES:

Imagem:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Congada_de_Catal%C3%A3o#/media/Ficheiro:CongadaCatalao.jpg

Conjunto 1:

https://www.google.com/search?q=congada+em+catal%C3%A3o&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwic6velvqn0AhVuF7kGHQgNDUgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1

Conjunto2:

https://www.google.com/search?q=congada+em+catal%C3%A3o&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwic6velvqn0AhVuF7kGHQgNDUgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1#imgrc=ceS_IL8hTj8-2M

 

Definição de CONGADA:

substantivo feminino

1.    BRASILEIRISMO•BRASIL

“tipo de dança dramática que representa a coroação de um rei (e às vezes tb. de uma rainha) do Congo, constituída de um cortejo com passos e cantos, onde a música acompanha a expressão dramática dos textos, e que se caracteriza pela embaixada, por evoluções processionais e lutas simbólicas de espada [É de criação de escravos no Brasil, registrando-se desde 1674 em Pernambuco, mas na sua origem podem estar antigas disputas entre povos rivais do Congo e de Angola.].” (GOOGLE – Definições Oxford)

IMAGENS (CONGADA [congadas no Brasil])

https://pt.wikipedia.org/wiki/Congada#/media/Ficheiro:Igreja_de_Nossa_Senhora_do_Ros%C3%A1rio_dos_Pretos,_c._1880_-_Recife.jpg

Mais informações:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Congada_de_Catal%C3%A3o

Conforme    Wellington  Reis   Nascimento:

“Segundo dados históricos, a congada na cidade de Catalão surgiu por volta de 1820, com a chegada de escravos na região. Esses escravos queriam ser livres, e a congada era uma forma de questionarem a escravidão e dançar para a Santa, acreditando que ela poderia libertá-los da condição de escravos. É importante mencionar que na congada podemos observar a mescla da cultura africana da dança com a cultura religiosa católica da crença em uma Santa. Por esse motivo, as primeiras canções entoadas pelos negros nas ruas da cidade tinham como temas a misticidade, a devoção a Nossa Senhora do Rosário, a fé, enfim, vários aspectos culturais da África e da cultura religiosa europeia.”(In:< https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1066/o/Wellington_Reis_Nascimento.pdf)

Também(VÍDEO1):

https://www.youtube.com/watch?v=gGdY-8_nsDI

VÍDEO2(Curto)(Ver):

https://www.youtube.com/watch?v=x-P3HpFSjZc

Trechos:

Trecho1:

Eu sô africano,

eu vim para o Brasil

contra a vontade

trabalhá na escravidão

de dia e de noite sem

podê ter liberdade (Bis)

Trecho2:

Ôh, Senhora do Rosário

hoje eu canto em seu louvor

eu quero a sua benção mãe querida

pra ganhar o seu amor (bis).

“O sujeito pede benção para a Santa, em uma devoção de filho para mãe: para o sujeito congadeiro, a virgem do Rosário é uma mãe querida, que acolhe, que ama todos os filhos que nela acredita. A temática da cantiga é mostrar a devoção e o amor do congadeiro pela mãe padroeira dessa grande festa. Ao entoar a cantiga o sujeito espera que a louvada mãe, derrame bênçãos sobre a sua vida. Ele deseja ser realmente amado por ela. Esta cantiga revela o quão grande era a fé dos sujeitos congadeiros que dançavam anos atrás. Eles não dançavam simplesmente por gostar do grupo ou da congada de uma forma geral, mas dançavam em louvor a Santa: a mãe querida. Aqui, especialmente, observamos os processos identitários do sujeito devoto, religioso fervoroso, em uma temática que mantém a tradição da mescla da cultura africana e da cultura religiosa europeia.”(In:< https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1066/o/Wellington_Reis_Nascimento.pdf>)

Trecho3:

Mais êh mamãe,

mamãe querida,

Senhora do Rosário

e a Senhora Aparecida (bis)

Meus irmãos eu vou, eu vou aonde Jesus mandou (bis).

Trecho4:

Vai balança o estradão de Goiás,

meu Catupé vai tremer Catalão,

Eu vim aqui louva Nossa Senhora,

Mamãe querida tá no meu coração (bis).

OBS.:

*Anotar      um     comentário no      quadro        da      sala   de          aula.

*Explicar.

Pontos        de      destaque:

*Escravidão.

*Liberdade.

*Sra.doRosário=Mãe.

*Festa/liberdade.

*Afro-identidade.

*Catalão.

*Rei/Rainha         do      congo./Liberdade(desejo).

 

 

 

 

 

 

 

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