COMANDO
DE ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR DE GOIÁS
ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS
TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO
BRAZÃO.
Congada de Catalão
Festividade realizada há mais de 125
anos, ela divide-se em duas partes: a religiosa, com missas, procissão e reza
de terço; e a folclórica, que consiste em apresentação de músicas e danças,
além de visitas às casas de moradores pioneiros. A festa começa com os ternos de congos, que
são grupos de dançarinos, reunidos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em
Catalão. Após a alvorada, os cantadores saem pelas ruas. Durante toda a semana
acontecem a novena e a visitação.
VISUALIZAÇÃO:
Catalão (Conjunto1):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Catal%C3%A3o_(Goi%C3%A1s)
Slides:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Catal%C3%A3o_(Goi%C3%A1s)#/media/Ficheiro:Cidade_da_Paz.jpg
Igreja(N.Sra.Rosário):
A Congada de Catalão tem abertura no
segundo domingo de outubro. De origem africana, o ritual era realizado
inicialmente apenas por integrantes da Irmandade do Rosário. Hoje, a festa
reúne cerca de 1,3 mil pessoas, divididas em 16 grupos de dança. Quando: 2ª
segunda-feira de outubro
(GOVERNO DE GOIÁS. Congada de Catalão. In:
___________________. Conheça Goiás.
Disponível em: < https://www.goias.gov.br/conheca-goias/cultura.html > Acesso
em 04 de novembro de 2021.)
VISUALIZAÇÕES:
Imagem:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Congada_de_Catal%C3%A3o#/media/Ficheiro:CongadaCatalao.jpg
Conjunto 1:
Conjunto2:
Definição de CONGADA:
substantivo feminino
1. BRASILEIRISMO•BRASIL
“tipo de dança dramática que
representa a coroação de um rei (e às vezes tb. de uma rainha) do Congo,
constituída de um cortejo com passos e cantos, onde a música acompanha a expressão
dramática dos textos, e que se caracteriza pela embaixada, por
evoluções processionais e lutas simbólicas de espada [É de criação de escravos
no Brasil, registrando-se desde 1674 em Pernambuco, mas na sua origem podem
estar antigas disputas entre povos rivais do Congo e de Angola.].” (GOOGLE –
Definições Oxford)
IMAGENS (CONGADA [congadas no Brasil])
Mais informações:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Congada_de_Catal%C3%A3o
Conforme Wellington Reis Nascimento:
“Segundo dados históricos, a congada
na cidade de Catalão surgiu por volta de 1820, com a chegada de escravos na
região. Esses escravos queriam ser livres, e a congada era uma forma de
questionarem a escravidão e dançar para a Santa, acreditando que ela poderia
libertá-los da condição de escravos. É importante mencionar que na congada
podemos observar a mescla da cultura africana da dança com a cultura religiosa
católica da crença em uma Santa. Por esse motivo, as primeiras canções entoadas
pelos negros nas ruas da cidade tinham como temas a misticidade, a devoção a
Nossa Senhora do Rosário, a fé, enfim, vários aspectos culturais da África e da
cultura religiosa europeia.”(In:< https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1066/o/Wellington_Reis_Nascimento.pdf)
Também(VÍDEO1):
https://www.youtube.com/watch?v=gGdY-8_nsDI
VÍDEO2(Curto)(Ver):
https://www.youtube.com/watch?v=x-P3HpFSjZc
Trechos:
Trecho1:
Eu sô africano,
eu vim para o Brasil
contra a vontade
trabalhá na escravidão
de dia e de noite sem
podê ter liberdade (Bis)
Trecho2:
Ôh, Senhora do Rosário
hoje eu canto em seu louvor
eu quero a sua benção mãe querida
pra ganhar o seu amor (bis).
“O sujeito pede benção para a Santa,
em uma devoção de filho para mãe: para o sujeito congadeiro, a virgem do
Rosário é uma mãe querida, que acolhe, que ama todos os filhos que nela
acredita. A temática da cantiga é mostrar a devoção e o amor do congadeiro pela
mãe padroeira dessa grande festa. Ao entoar a cantiga o sujeito espera que a
louvada mãe, derrame bênçãos sobre a sua vida. Ele deseja ser realmente amado por
ela. Esta cantiga revela o quão grande era a fé dos sujeitos congadeiros que
dançavam anos atrás. Eles não dançavam simplesmente por gostar do grupo ou da
congada de uma forma geral, mas dançavam em louvor a Santa: a mãe querida.
Aqui, especialmente, observamos os processos identitários do sujeito devoto,
religioso fervoroso, em uma temática que mantém a tradição da mescla da cultura
africana e da cultura religiosa europeia.”(In:< https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1066/o/Wellington_Reis_Nascimento.pdf>)
Trecho3:
Mais êh mamãe,
mamãe querida,
Senhora do Rosário
e a Senhora Aparecida (bis)
Meus irmãos eu vou, eu vou aonde
Jesus mandou (bis).
Trecho4:
Vai balança o estradão de Goiás,
meu Catupé vai tremer Catalão,
Eu vim aqui louva Nossa Senhora,
Mamãe querida tá no meu coração
(bis).
OBS.:
*Anotar um comentário no quadro da sala de aula.
*Explicar.
Pontos de destaque:
*Escravidão.
*Liberdade.
*Sra.doRosário=Mãe.
*Festa/liberdade.
*Afro-identidade.
*Catalão.
*Rei/Rainha do congo./Liberdade(desejo).
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