domingo, 11 de setembro de 2022

TERCEIRO BIMESTRE – AULA 07 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS: ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (PARTE VII): O PRIMEIRO MOTOR IMÓVEL (Prof. José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica


TERCEIRO BIMESTRE – AULA 07 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS: ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (PARTE VII): O PRIMEIRO MOTOR IMÓVEL (Prof. José Antônio Brazão.)

 O texto abaixo é um trecho comentado do livro Filosofando: Introdução à Filosofia, indicado nas referências.

Deus: Primeiro Motor Imóvel:

A descrição das relações entre as coisas leva ao reconhecimento da existência de um ser superior e necessário, ou seja, Deus. Porque, se as coisas são contingentes – pois não têm em si mesmas a razão de sua existência –, é preciso concluir que são produzidas por causas exteriores a elas. Ou seja, todo ser contingente foi produzido por outro ser, que também é contingente, e assim  por diante. Para não ir ao infinito na sequência de causas, é preciso admitir uma primeira causa, por sua vez não causada, um ser necessário (e não contingente).

OBS.: Ser contingente: ser que precisa de outro(s) para existir. Ex.: semente/árvore ou planta, ser humano, mesa, etc.

IMAGENS:

Sementes:

https://www.google.com.br/search?q=sementes&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=i0RHYZfTAvHZ1sQP6fejmA4&oq=sementes&gs_lcp=CgNpbWcQAzoFCAAQgAQ6CAgAEIAEELEDOggIABCxAxCDAToLCAAQgAQQsQMQgwE6BQgAELEDUI0KWNsmYOEtaAFwAHgAgAH8AYgBpw2SAQUwLjkuMZgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nsAEA&sclient=img&ved=0ahUKEwjXxIqtm4vzAhXxrJUCHen7COMQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=papRjNMfiKSunM

Plantas:

https://www.google.com.br/search?q=plantas&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=i0RHYZfTAvHZ1sQP6fejmA4&oq=plantas&gs_lcp=CgNpbWcQAzIICAAQgAQQsQMyCAgAEIAEELEDMggIABCABBCxAzIICAAQgAQQsQMyCAgAEIAEELEDMggIABCABBCxAzIICAAQgAQQsQMyCAgAEIAEELEDMggIABCABBCxAzIICAAQgAQQsQM6BQgAEIAEUOYsWIA2YO88aABwAHgBgAHDBYgB7g-SAQswLjIuMy4xLjYtMZgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1n&sclient=img&ved=0ahUKEwjXxIqtm4vzAhXxrJUCHen7COMQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=5cbtLNaQO5Dk6M

Seres humanos:

https://www.google.com.br/search?q=pai%2C+m%C3%A3e+e+filhos+e+filhas&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=i0RHYZfTAvHZ1sQP6fejmA4&oq=pai%2C+m%C3%A3e+e+filhos+e+filhas&gs_lcp=CgNpbWcQAzoFCAAQgAQ6CAgAELEDEIMBOggIABCABBCxAzoLCAAQgAQQsQMQgwE6BAgAEB46BggAEAUQHjoGCAAQCBAeULQQWJyAAWCFhgFoAHAAeACAAdABiAH4IJIBBjAuMjUuMZgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nsAEA&sclient=img&ved=0ahUKEwjXxIqtm4vzAhXxrJUCHen7COMQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=JlxceJx7gDBnbM

Mesas:

https://www.google.com.br/search?q=mesas&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=i0RHYZfTAvHZ1sQP6fejmA4&oq=mesas&gs_lcp=CgNpbWcQAzIICAAQgAQQsQMyCAgAEIAEELEDMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6CwgAEIAEELEDEIMBOggIABCxAxCDAVCTEVjUGGD5JGgAcAB4AIABrwGIAYAGkgEDMC41mAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQA&sclient=img&ved=0ahUKEwjXxIqtm4vzAhXxrJUCHen7COMQ4dUDCAc&uact=5

Vale lembrar que, para os gregos antigos, a

matéria é eterna, portanto Deus não é criador.

Segundo Aristóteles, Deus não conhece nem ama

os seres individualmente. Ele é puro pensamento,

que pensa a si mesmo, é “pensamento de pensamento”.

Por isso a teologia aristotélica é filosófica,

não religiosa.

IMAGENS:

https://www.google.com.br/search?q=luz+divina&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=i0RHYZfTAvHZ1sQP6fejmA4&oq=luz+divina&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6BAgAEAM6CAgAEIAEELEDOggIABCxAxCDAVDlDVj0HGD5JGgAcAB4AIABigKIAdAOkgEFMC42LjSYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZw&sclient=img&ved=0ahUKEwjXxIqtm4vzAhXxrJUCHen7COMQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=8yP3ARbyy47YXM

O Primeiro Motor Imóvel – por não ser movido

por nenhum outro – é também um puro ato (sem

nenhuma potência). Segundo Aristóteles, Deus é

Ato Puro [ato realizado por um Ser,  Deus, que não é movido por outro ser], Ser Necessário [que não depende de outro ser para existir], Causa Primeira de tudo o que existe [causa não criadora, no caso de Aristóteles, mas o Ser que põe e mantém o universo em movimento].

IMAGENS (sistema geocêntrico aristotélico):

https://www.google.com.br/search?q=geocentrismo+aristot%C3%A9lico-ptolomaico&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=i0RHYZfTAvHZ1sQP6fejmA4&oq=geocentrismo+aristot%C3%A9lico-ptolomaico&gs_lcp=CgNpbWcQAzoICAAQgAQQsQM6BQgAEIAEOgsIABCABBCxAxCDAToICAAQsQMQgwE6BAgAEB46BggAEAgQHjoECAAQGFC-DFjOc2D2eWgCcAB4AIABugGIAcwvkgEEMC4zOZgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nsAEA&sclient=img&ved=0ahUKEwjXxIqtm4vzAhXxrJUCHen7COMQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=9O1prmopDW37BM

No entanto, se Aristóteles considera

Deus o Primeiro Motor Imóvel, como poderia mover

algo? Porque Deus não é o Primeiro Motor como

causa eficiente, mas como causa final: Deus move

por atração, ele tudo atrai, como “perfeição” que é.

IMAGENS:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Primum_Mobile#/media/Ficheiro:Ptolemaicsystem-small.png 

Crítica de Aristóteles aos antecessores

Além da metafísica, Aristóteles estabeleceu os

princípios da lógica formal. Com esses princípios

lógicos e os conceitos metafísicos, criticou os filósofos

que o antecederam, sobretudo Heráclito,

Parmênides e Platão. Contra Heráclito, segundo o qual tudo está em

constante movimento, Aristóteles demonstra que

em toda transformação há algo que muda e algo

que permanece; e, pelo princípio de contradição  [um ser não pode ser e não ser ao mesmo tempo],

que um ser não pode ser e não ser ao mesmo tempo. [Sublinhado e grifo meus.]

IMAGENS:

https://www.google.com/search?q=crescimento+e+desenvolvimento+dos+seres+vivos&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjynuOSoovzAhX1rJUCHaIHDPQQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1#imgrc=unxGdiDOwYQcQM

OBS.: Algo muda: o crescimento dos seres vivos, no caso destes. Algo permanece: os seres vivos continuam sendo seres/seres existentes de fato. (Prof. José Antônio.)

Do mesmo modo critica Parmênides, por ter afirmado

que o ser é imóvel, reduzindo o movimento ao

mundo sensível [Lembrar do Ser e do mundo do caminho do não-ser, no poema de Parmênides].

IMAGENS:

https://www.google.com.br/search?q=movimento+e+transforma%C3%A7%C3%A3o+dos+seres&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=jk1HYfDhC_rU1sQPsKKo2AM&oq=movimento+e+transforma%C3%A7%C3%A3o+dos+seres&gs_lcp=CgNpbWcQAzoLCAAQgAQQsQMQgwE6CAgAEIAEELEDOgUIABCABDoGCAAQCBAeOgQIABAYOgYIABAKEBhQhwtYyXRgpXtoBHAAeACAAc8BiAHXMZIBBjAuMzkuMZgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nsAEA&sclient=img&ved=0ahUKEwjw4Jv5o4vzAhV6qpUCHTARCjsQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=fprTOb6azsfc_M 

Igualmente, rejeitou a teoria das

ideias de Platão.

Para Aristóteles, se o conhecimento se faz com

conceitos universais, esses mesmos conceitos são

aplicados a cada coisa individualmente. Com isso,

não é preciso justificar a imobilidade do ser (como

Parmênides) nem criar o mundo das essências imutáveis [Ideias, formas perfeitas],

como pretendeu Platão.(Grifos meus.)

IMAGENS:

Esfera (SER):

https://www.google.com.br/search?q=esfera&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=jk1HYfDhC_rU1sQPsKKo2AM&oq=esfera&gs_lcp=CgNpbWcQAzIICAAQgAQQsQMyCAgAEIAEELEDMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6CAgAELEDEIMBUMYKWP8TYP4baABwAHgAgAGvAYgBoweSAQMwLjaYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZw&sclient=img&ved=0ahUKEwjw4Jv5o4vzAhV6qpUCHTARCjsQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=ZxIRvmOPhauRiM

Forma e matéria em Platão e Aristóteles:

https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Platonic_and_Aristotelian_Forms.svg

Tudo que está entre colchetes [ ] é meu, a título de esclarecimentos.

OBS.: Conhecimento por conceitos (definições, ideias, aquilo que é concebido, elaborado, pela mente com base na abstração das informações recebidas pelos cinco sentidos). Por exemplo: Todo homem é racional. Definição universal, por sua vez, nascida da observação de pessoas e grupos humanos que dispõem da capacidade de pensar, refletir, etc. Racional aplica-se a João, Manoel, Emmanuelle, Joaquina, etc., a cada ser humano existente (individual). O ser não é imóvel, não está parado separadamente do mundo real, que vemos pelos sentidos. (Prof. José Antônio.)

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 6.ed. São Paulo, Moderna, 2016. Páginas 113-114.

 

OBS.: Da teoria das quatro causas já tratamos em duas aulas anteriores. No livro citado (de Aranha e Martins, 2016, encontra-se nas páginas 113-114.) Ver também as aulas anteriores. Basta ir e Postagens Mais Antigas, logo abaixo, neste site.

 

Mostrar e explicar os slides abaixo (no link) sobre Aristóteles:

 (Revisão):

 

https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Aristotle_Altemps_Inv8575.jpg

https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Aristotle_Altemps_Inv8575.j

REFERÊNCIAS SIMPLES:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 6.ed. São Paulo, Moderna, 2016. Página 113.

 

CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia? 2.ed. São Paulo, Brasiliense, 2008. (Primeiros Passos, 13.)

 

WIKIPÉDIA. Verbete Teoria aristotélica da gravitação. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_aristot%C3%A9lica_da_gravita%C3%A7%C3%A3o > Acesso em 14 de agosto de 2021.

 

Livros didáticos: (1) Filosofando: Introdução à Filosofia. (Martins e Arruda) (2) Convite à Filosofia. (M. Chauí). (3) Iniciação à Filosofia. (M. Chauí)

DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR: Filosofia – Sociologia – História.

 

 

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