COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
TERCEIRO BIMESTRE –
AULA 07 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS: ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (PARTE VII): O
PRIMEIRO MOTOR IMÓVEL (Prof. José Antônio Brazão.)
O texto abaixo é um trecho comentado do livro
Filosofando: Introdução à Filosofia, indicado nas referências.
“Deus: Primeiro Motor Imóvel:
A descrição das relações entre as coisas leva ao
reconhecimento da existência de um ser superior e necessário, ou seja, Deus.
Porque, se as coisas são contingentes – pois não têm em si mesmas a razão de
sua existência –, é preciso concluir que são produzidas por causas exteriores a
elas. Ou seja, todo ser contingente foi produzido por outro ser, que também é
contingente, e assim por diante. Para
não ir ao infinito na sequência de causas, é preciso admitir uma primeira
causa, por sua vez não causada, um ser necessário (e não contingente).
OBS.: Ser contingente: ser que precisa de outro(s) para existir. Ex.:
semente/árvore ou planta, ser humano, mesa, etc.
IMAGENS:
Sementes:
Plantas:
Seres humanos:
Mesas:
Vale lembrar que, para os gregos antigos, a
matéria é eterna, portanto Deus não é criador.
Segundo Aristóteles, Deus não conhece nem ama
os seres individualmente. Ele é puro pensamento,
que pensa a si mesmo, é “pensamento de pensamento”.
Por isso a teologia aristotélica é filosófica,
não religiosa.
IMAGENS:
O Primeiro Motor Imóvel – por não ser movido
por nenhum outro – é também um puro ato (sem
nenhuma potência). Segundo Aristóteles, Deus é
Ato Puro [ato realizado por um Ser, Deus, que não é movido por outro ser], Ser
Necessário [que não depende de outro ser para existir], Causa Primeira de tudo
o que existe [causa não criadora, no caso de Aristóteles, mas o Ser que põe e
mantém o universo em movimento].
IMAGENS (sistema geocêntrico aristotélico):
No entanto, se Aristóteles considera
Deus o Primeiro Motor Imóvel, como poderia mover
algo? Porque Deus não é o Primeiro Motor como
causa eficiente, mas como causa final: Deus move
por atração, ele tudo atrai, como “perfeição” que
é.
IMAGENS:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Primum_Mobile#/media/Ficheiro:Ptolemaicsystem-small.png
Crítica de Aristóteles aos antecessores
Além da metafísica, Aristóteles estabeleceu os
princípios da lógica formal. Com esses princípios
lógicos e os conceitos metafísicos, criticou os
filósofos
que o antecederam, sobretudo Heráclito,
Parmênides e Platão. Contra Heráclito, segundo o
qual tudo está em
constante movimento, Aristóteles
demonstra que
em toda
transformação há algo que muda e algo
que permanece; e, pelo princípio de contradição [um ser não pode ser e não ser ao mesmo
tempo],
que um ser não pode ser e não ser ao mesmo tempo.
[Sublinhado e grifo meus.]
IMAGENS:
OBS.: Algo muda: o crescimento dos seres vivos, no caso destes. Algo
permanece: os seres vivos continuam sendo seres/seres existentes de fato.
(Prof. José Antônio.)
Do mesmo modo critica Parmênides, por ter afirmado
que o ser é imóvel, reduzindo o movimento ao
mundo sensível [Lembrar do Ser e do mundo do
caminho do não-ser, no poema de Parmênides].
IMAGENS:
Igualmente, rejeitou a teoria das
ideias de Platão.
Para Aristóteles, se o conhecimento se faz com
conceitos
universais, esses mesmos conceitos são
aplicados
a cada coisa individualmente.
Com isso,
não é preciso justificar a imobilidade do ser (como
Parmênides) nem criar o mundo das essências
imutáveis [Ideias, formas perfeitas],
como pretendeu Platão.” (Grifos meus.)
IMAGENS:
Esfera (SER):
Forma e matéria em Platão e Aristóteles:
https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Platonic_and_Aristotelian_Forms.svg
Tudo que está entre colchetes [ ] é meu, a título de esclarecimentos.
OBS.: Conhecimento por conceitos (definições, ideias, aquilo que é
concebido, elaborado, pela mente com base na abstração das informações
recebidas pelos cinco sentidos). Por exemplo: Todo homem é racional. Definição
universal, por sua vez, nascida da observação de pessoas e grupos humanos que
dispõem da capacidade de pensar, refletir, etc. Racional aplica-se a João,
Manoel, Emmanuelle, Joaquina, etc., a cada ser humano existente (individual). O
ser não é imóvel, não está parado separadamente do mundo real, que vemos pelos
sentidos. (Prof. José Antônio.)
ARANHA, Maria Lúcia
de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando:
Introdução à Filosofia. 6.ed. São Paulo, Moderna, 2016. Páginas 113-114.
OBS.: Da teoria das quatro causas já tratamos em
duas aulas anteriores. No livro citado (de Aranha e Martins, 2016, encontra-se
nas páginas 113-114.) Ver também as aulas anteriores. Basta ir e Postagens Mais
Antigas, logo abaixo, neste site.
Mostrar e explicar os slides abaixo (no link)
sobre Aristóteles:
(Revisão):
https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Aristotle_Altemps_Inv8575.jpg
https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Aristotle_Altemps_Inv8575.j
REFERÊNCIAS SIMPLES:
ARANHA, Maria Lúcia
de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando:
Introdução à Filosofia. 6.ed. São Paulo, Moderna, 2016. Página 113.
CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia? 2.ed. São Paulo,
Brasiliense, 2008. (Primeiros Passos, 13.)
WIKIPÉDIA. Verbete
Teoria aristotélica da gravitação. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_aristot%C3%A9lica_da_gravita%C3%A7%C3%A3o > Acesso em 14 de agosto de 2021.
Livros didáticos: (1) Filosofando: Introdução à
Filosofia. (Martins e Arruda) (2) Convite
à Filosofia. (M. Chauí). (3) Iniciação
à Filosofia. (M. Chauí)
DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR: Filosofia – Sociologia – História.
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