domingo, 21 de agosto de 2022

TERCEIROS ANOS - AULA 4 DE ATUALIDADES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS DO TERCEIRO BIMESTRE: O PROTOCOLO DE QUIOTO, QUILOMBOLAS E INDÍGENAS - CONCLUSÃO (Prof. José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

Material patrocinado pela APMF

 

TERCEIRO ANO – Terceiro bimestre

AULA 4 DE ATUALIDADES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS

 

O PROTOCOLO DE QUIOTO, QUILOMBOLAS E INDÍGENAS - CONCLUSÃO (Prof. José Antônio Brazão.):

Os problemas ambientais são antigos. Da década de 1990 até hoje, uma imensa preocupação com o meio ambiente tomou impulso, fazendo com que representantes de países do mundo inteiro se reúnam e discutam, com certa frequência, essa questão.

Um dos problemas prementes em discussão foi e continua sendo, com certeza, a da emissão de gás carbônico e outros gases de efeito estufa (como o metano) lançados na atmosfera, ano após ano, pelas indústrias e outras empresas, em todo o mundo.

IMAGENS:

Conjunto 1:

https://www.google.com/search?q=polui%C3%A7%C3%A3o+atmosf%C3%A9rica&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjiwLqpjNj5AhU5upUCHfMbAkgQ_AUoAXoECAIQAw&biw=1536&bih=746&dpr=1.25#imgrc=GruomFZnbCWJYM

Em 1992, houve a Conferência Rio-92, ocorrida, justamente, no Rio de Janeiro, que tratou de diferentes assuntos. Inclusive comunidades indígenas enviaram representantes. No ano de 1997, para tratar especificamente da questão do efeito estufa, ocorreu, em Quioto, no Japão, outra conferência, na qual representantes políticos de países do mundo inteiro foram solicitados a assinar um protocolo (documento) em que seus países se comprometeriam a reduzir, em alguns anos, uma certa taxa (quantidade) de gases responsáveis por aquele efeito.

IMAGENS (QUIOTO):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Quioto#/media/Ficheiro:Atago07.JPG

No entanto, naquele momento, nem todos os países se comprometeram com a devida assinatura – como foi o caso dos Estados Unidos da América. Com grande número de indústrias que lançam enormes quantidades de gases e arriscando que perdessem muito dinheiro, os representantes dos EUA foram orientados a se recusar a assinar.

Quais foram as metas precisas do Protocolo de Quioto? De acordo com o site Mundo Educação UOL:

“Metas para os países

Países industrializados ou desenvolvidos

 

Os países industrializados deveriam reduzir, em 5,2%, suas emissões de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono, baseados nos níveis de emissão registrados em 1990. Para o Japão e a União Europeia, ficaram estabelecidas reduções de 7% a 8%, respectivamente.

Países em desenvolvimento

Os países em desenvolvimento, como China, Brasil e Índia, não receberam metas e obrigações para reduzir suas emissões. Sendo assim, os esforços são medidas ‘voluntárias’ de cada país. [Grifo meu.]

O Protocolo propõe algumas ações, especialmente aos países desenvolvidos, a fim de que os objetivos sejam alcançados. São elas:

Reforma do setor energético e do setor de transporte;

Uso de fontes renováveis de energia;

Redução das emissões de metano;

Combate ao desmatamento;

Proteção das florestas.

Promoção de formas sustentáveis de agricultura;

Cooperação entre os países em relação ao compartilhamento de informações sobre novas tecnologias.”

(MUNDO EDUCAÇÃO. Protocolo de Kyoto. Disponível em: < https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/protocolo-kyoto.htm > Acesso em 21 de agosto de 2022.)

As propostas complementares (ações) vistas acima são, na verdade, não apenas para os países desenvolvidos. Reformar o setor energético, usando formas de produção limpas de energia – energia hidrelétrica, energia eólica (dos ventos), entre outras, são exemplos. Reformar o setor de transportes, igualmente: veículos que se movimentem em maior distância com menor consumo de gasolina ou óleo, veículos elétricos, transportes coletivos de melhor qualidade para reduzir o número de carros nas ruas, incentivo ao uso de bicicletas, de caminhadas, de maneira a reduzir a emissão de CO2 e outros gases possíveis dos veículos.

IMAGENS:

Conjunto 1 (Energia limpa)

https://www.google.com/search?q=energia+limpa&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj-hLW_jdj5AhVUupUCHYD3BZ0Q_AUoAnoECAIQBA&biw=1536&bih=746&dpr=1.25#imgrc=V4N-uoh6IiWCZM

Conjunto 2 (Transportes e redução de emissões):

https://www.google.com/search?q=redu%C3%A7%C3%A3o+de+emiss%C3%A3o+de+gases+pelos+transportes&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwix6LaMjtj5AhV0rpUCHdLZCNEQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1536&bih=746&dpr=1.25#imgrc=8rHBx1VSpJrDvM

Redução de metano, com menor consumo de carne bovina, por exemplo – pois os bois e as vacas liberam muito metano. Colocação de filtros industriais nas chaminés. O problema, aqui e que dificultou a assinatura, foram justamente as perdas econômicas.

IMAGENS:

https://www.google.com/search?q=emiss%C3%A3o+de+metano+pelo+gado&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiLg-zDjtj5AhWZupUCHYgSDBkQ_AUoA3oECAEQBQ&biw=1536&bih=746&dpr=1.25#imgrc=9JpQnEsziYVnsM

O combate ao desmatamento e a proteção das florestas, no caso do Brasil, tem sido difícil, nas últimas em razão da força do setor agrícola e pecuário. Inclusive a venda e compra de venenos, pesticidas e outros produtos que contaminam o solo e as águas, principalmente, é apoiada por setores do Ministério da Agricultura. Na época de maior incidência da COVID-19 (2020/2021), a ideia era aproveitar o momento para “passar a boiada”, segundo fala do próprio ministro do meio ambiente de então.

No que diz respeito à Europa, nestes anos da década de 2020, ainda que tenham raízes mais antigas, um enorme problema é, justamente, a seca de muitos rios, um problema gravíssimo que perturba a vida de agricultores, fazendeiros, criadores de animais e até mesmo governos. É uma preocupação que atinge outras regiões do mundo igualmente, por conta do comércio destas com os países europeus, por conta da possibilidade de emigrações serem forçadas a ocorrer, entre outros problemas. Problema atualíssimo!

VÍDEO (DW):

https://www.youtube.com/watch?v=nVD6g40rrJ4

O fato é, de fato, extremamente preocupante! Rios europeus que, em muitos pontos, em anos anteriores, eram totalmente navegáveis, hoje têm sofrido com a redução do volume de água, levando ao uso de caminhões e outros veículos de transportes de mercadorias, o que encarece os custos dos serviços e os preços dos produtos, sejam eles naturais (agrícolas) ou industrializados.

E o que têm os índios e quilombolas do Brasil a ver com isto? Muito. Por quê? É preciso aprender com eles o cuidado que, muitos deles, ainda que nem todos, têm com o meio ambiente de cada região em que vivem, como vimos em aulas anteriores. Claro, com toda certeza, eles também podem aprender com as sociedades ocidentalizadas, de cultura europeia, com as pesquisas científicas, as descobertas e invenções.

IMAGENS (5 maneiras que os povos indígenas estão ajudando o mundo a alcançar a #FomeZeroBR): (Em meio ao texto estão as cinco maneiras.)

https://news.un.org/pt/story/2019/08/1683741

VÍDEO DA TV SENADO (VER PARTE, APENAS, SE FOR POSSÍVEL):

https://www12.senado.leg.br/tv/programas/ecosenado/2020/03/indios-quilombolas-e-meio-ambiente

Outro ponto: os três Rs (erres): reduzir o consumo, reaproveitar o que for possível reaproveitar e reciclar o que for possível reciclar. É um ponto difícil, por conta das sociedades consumistas, mas é possível e necessário, pelo bem do Brasil e do mundo.

REFERÊNCIAS:

ISA. Povos da Floresta: Os guardiões do nosso futuro precisam de ajuda. Disponível em: < https://www.povosdafloresta.eco.br/?gclid=EAIaIQobChMIluSu_YrY-QIVSeZcCh1OQQY0EAAYASAAEgINZvD_BwE > Acesso em 21 de agosto de 2022.

MUNDO EDUCAÇÃO. Protocolo de Kyoto. Disponível em: < https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/protocolo-kyoto.htm > Acesso em 21 de agosto de 2022.)

ONU NEWS. 5 maneiras que os povos indígenas estão ajudando o mundo a alcançar a #FomeZeroBR. Disponível em: < https://news.un.org/pt/story/2019/08/1683741 > Acesso em 21 de agosto de 2022.

ROMEIRO, Julieta et alii. Diálogo Ciências Humanas e Sociais. São Paulo, Moderna, 2020. Seis volumes. (Conjunto de livros didáticos.)

TV SENADO. Índios, quilombolas e meio ambiente. Disponível em: < https://www12.senado.leg.br/tv/programas/ecosenado/2020/03/indios-quilombolas-e-meio-ambiente > Acesso em 21 de agosto de 2022.

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