COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
PRIMEIROS
ANOS
AULA 04 DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2022
DE TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS:
ARTE E
RELIGIOSIDADE NA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO DE GOIÁS: A SOCIEDADE (Prof. José Antônio
Brazão.):
Na aula anterior falamos a respeito
do barroco em Goiás e o comparamos com o de outros lugares do Brasil, como o
barroco em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e na cidade de Salvador. A
expressividade do barroco nestes lugares foi mais acentuada que em Goiás em
razão da mineração que, com certeza, foi bem maior, principalmente em Minas
Gerais (Ouro Preto, Mariana e São João Del Rey são bons exemplos). Como diz
Adalva Franco:
“O
Barroco em Goiás é bem modesto, em comparação ao de Minas e ao de certas
cidades litorâneas. Uma das razões da diferença foi a falta de pessoas
competentes, pois a população era constituída em boa parte por aventureiros, na
maioria de São Paulo; outra importante razão foi a curta duração de escassos 20
anos de ouro em Goiás. Não obstante, há remanescentes barrocos em povoações do
século XVIII, ligados ao ciclo de ouro, que em Goiás foi altamente influenciado
pela atividade dos paulistas, assim, compreende-se que não se feito lá, o que
não foi feito em São Paulo.Em Goiás o Barroco sobreviveu ao Barroco mineiro na
obra extraordinária de José Joaquim da Veiga Valle, natural de meia Ponte, um
dos mais importantes escultores goianos(1806-1874).” (FRANCO, 2012, ver
referências ao final)
IMAGENS:
Barroco mineiro:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco_mineiro#/media/Ficheiro:Vista_de_ouro_preto.jpg
Barroco em Goiás:
Em Goiás, como vimos, na cidade de
Goiás (capital, então), e em Pilar de Goiás, onde a mineração teve uma
relevância maior.
No que diz respeito à sociedade
goiana (mesmo a brasileira no geral), o que a arte do barroco nos mostra?
(1)A arte, naqueles tempos, era (e continua sendo
ainda hoje) um excelente meio de comunicação de ideias e valores, inclusive de
ensinamentos. Imagens de santos, estátuas e desenhos ou pinturas de episódios
bíblicos nas paredes, entre outras expressões artísticas, permitiam uma
visualização e até uma memorização de fatos e valores contidas naqueles
episódios.
IMAGENS:
Conjunto1:
Conjunto 2:
Conjunto 3
(Os Doze Profetas, de Aleijadinho, em Minas Gerais):
(2)Vale lembrar que uma grande parte da população, além de pobre, era analfabeta. A arte
religiosa barroca ajudava na visão de acontecimentos ensinados pela igreja (ver
número 1).
IMAGENS (José Joaquim da Veiga Valle, GO):
(3)A Bíblia católica, até por volta da década de 1960
(século XX), só era acessível aos padres e pessoas que sabiam ler LATIM, língua
do antigo Império Romano. Com o Imperador Constantino, o cristianismo se tornou
religião oficial do império. Eis o que é dito a respeito dele:
“Flavius Valerius Aurelius Constantinus (272-337),
conhecido como Constantino I ou Constantino o Grande, foi imperador do Império
Romano do ano 306 a 337. Na História, passou como o primeiro imperador
cristão.” (OPUS DEI. Quem foi
Constantino? [Citação completa nas referências.])
A língua latina, do Império Romano,
foi assimilada pela Igreja Católica, que estruturou-se, vindo a ter sede,
naquele tempo e ainda hoje, em Roma (o Vaticano fica no coração de Roma).
A Bíblia, traduzida para o latim por
São Jerônimo (340 - 420 d.C.) a partir dos originais hebraico-aramaicos e
gregos, ficou conhecida como VULGATA. Copiada e recopiada ao longo dos séculos.
IMAGENS:
Conjunto 1
(Trecho da Bíblia em Latim, Gênesis, cap. 1, Nova Vulgata):
https://www.vatican.va/archive/bible/nova_vulgata/documents/nova-vulgata_vt_genesis_lt.html
Entrada para a Nova Vulgata (uma versão nova da
Vulgata de São Jerônimo, revisada):
https://www.vatican.va/archive/bible/nova_vulgata/documents/nova-vulgata_index_lt.html
Conjunto 2:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vulgata#/media/Ficheiro:Bible.malmesbury.arp.jpg
Conjunto 3
(Missal em latim, livro usado pelos padres para acompanharem a sequência de
cada missa. Os missais, hoje, são em cada língua, como o português. No Goiás
colonial, em LATIM):
Em Goiás, na época do Brasil colônia
e monárquico-imperial (a seguir), as BÍBLIAS impressas e os textos usados, como
MISSAIS, nas igrejas eram em latim. A própria MISSA era celebrada em latim! Se
a sociedade tinha muitos analfabetos (gente que não sabia ler nem escrever),
menos ainda conhecedores de latim. Daí também a importância das imagens,
pinturas, esculturas, etc. Os sermões eram feitos em português, é claro, mas
todo o restante das missas era em latim. As pregações e outras orações também
em português. O catecismo era em português.
IMAGENS
(Missais latinos em Goiás):
Conjunto 1:
Conjunto 2
(Missa em latim, com o padre voltado de costas para o povo e de frente para o
sacrário e o crucifixo):
Curiosamente, até nos dias de hoje
(século XXI), a Igreja Católica mantém o latim como língua oficial do Vaticano
e dos documentos expedidos por este (por exemplo, documentos papais).
(4)Como se pode ver, o conhecimento das letras e da
cultura erudita, em Goiás e no Brasil colônia de modo geral, estava nas mãos de
poucos letrados – membros da Igreja Católica, representantes da Coroa
Portuguesa, intelectuais formados em escolas da Igreja, entre outros poucos. Conhecimento é poder!
IMAGENS:
(5)A produção de ouro era feita por escravos, em
grande parte, pertencentes a famílias ricas e também a representantes do Estado
português, e por mineiros (garimpeiros)
particulares. O excedente (sobra) do
ouro que não era usado no comércio e na economia ia para as igrejas –
inclusive as de Goiás, ainda que, como já foi dito, não tendo a imponência de
igrejas católicas de Minas Gerais e de outros estados. Aliás, a própria Igreja
Católica tinha seus escravos, usados na construção de igrejas, prédios e para
outros fins. Havia irmandades (grupos de fiéis católicos) que disputavam para
ver quem faria igreja(s) mais bonita!
IMAGENS:
Conjunto 1 (escravos):
Conjunto2
(irmandades católicas):
Outros elementos ou aspectos da
cultura goiana no período colonial serão mostrados e outras aulas.
REFERÊNCIAS
BÁSICAS:
BATISTA,
Tenente Marcus Vinícius Jorge et alii. Cultura
Goiana. Primeira Sério do Ensino Médio. Goiás, 2021. (Apostila)
BOAVENTURA,
Deusa Maria Rodrigues. Urbanização em
Goiás no século XVIII. Disponível em: < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-13052010-090028/publico/Tese.pdf > Acesso ao longo de agosto de 2021.
CANÇÃO NOVA.
Santo do Dia: São Jerônimo.
Disponível em: < https://santo.cancaonova.com/santo/sao-jeronimo-presbitero-e-doutor-da-igreja/ > Acesso em 29 de agosto de 2021.
FRANCO,
Adalva. Barroco em Goiás. Disponível em: < http://adalvafranco.blogspot.com/2012/06/barroco-em-goias.html > Acesso em
29 de agosto de 2021.
JORNAL
IMPRENSA DO CERRADO. Domingo, 22 de agosto
de 2021. Disponível em: < http://www.imprensadocerrado.com.br/materia/298/pilar-de-goias-o-maior-conjunto-barroco-de-goias > Acesso em 22 de agosto de 2021.
OPUS DEI. Quem foi Constantino? Disponível em:
< https://opusdei.org/pt-br/article/quem-foi-constantino/ > Acesso
em 29 de agosto de 2021.
SITES DE
PESQUISA: GOOGLE, GOOGLE
IMAGENS,WIKIPÉDIA.
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