COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica
TERCEIRO BIMESTRE
AULA 1 DE FILOSOFIA – PRIMEIROS ANOS
ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (Prof. José Antônio Brazão. )
PARTE 1 (BIOGRAFIA BÁSICA DE
ARISTÓTELES):
Aristóteles
viveu no século IV antes de Cristo (a.C.), foi filósofo, cientista,
pesquisador, homem culto. Filho de Nicômaco, médico do rei macedônico. ou seja, conviveu com o rei e os nobres. Em
sua juventude, foi estudar com Platão (plato,
grego, o “de ombros largos”, mesma raiz de omoplata [escápula], apelido de
Arístocles, nome um pouco parecido com o de Aristóteles, mas que não é este). A
escola de Platão era chamada de ACADEMIA (em homenagem a um herói chamado
Academus).
Mas o
que tem haver o pensamento de Aristóteles e o de Platão conosco, ainda hoje?
Para que estudá-los? Tratando de Aristóteles, tocar-se-á, aqui e ali, no
pensamento de Platão. Para começar, aproveitemos o nome da escola de Platão,
ainda HOJE, muito presente na sociedade ocidental (sociedade influenciada muito
pela cultura europeia e que fica, em boa parte, a Oeste do mundo) e, dentro
desta, no Brasil. Fala-se, hoje, de: ACADEMIA DE LETRAS, ACADEMIA DE GINÁSTICA,
ACADEMIA DE POLÍCIA, ACADEMIA DE MÚSICA, entre outras muitas academias! Usa-se,
inclusive, o termo ACADÊMICOS para se referir aos estudantes de faculdades e
universidades! Tem até escola de samba, em São Paulo, que se chama ACADÊMICOS
DO TATUAPÉ!
Um dos
maiores filósofos da antiguidade. Em sua juventude foi discípulo de Platão, em
Atenas, na Academia. Em razão de seu interesse pelos estudos e pela leitura
assídua, Platão apelidou-o "O Leitor". Após a morte de seu mestre,
Aristóteles tentou ocupar a vaga de diretor da Academia, porém perdeu-a para
Espeusipo, sobrinho de Platão. Viajou por vários lugares. Casou-se, enviuvou e
tornou-se a casar-se tempos depois. Foi tutor de Alexandre Magno, filho do rei
Filipe, na Macedônia. De retorno a Atenas, fundou uma escola filosófica à qual
deu o nome de LICEU, em honra ao deus Apolo Lício. Apolo é o deus do Sol, da
luz. Os discípulos de Aristóteles eram conhecidos como peripatéticos, isto é,
"passeadores", em razão de terem aulas passeando pelos jardins do
Liceu. Vejam: Goiânia tem uma escola pública chamada LICEU, em homenagem ao
Liceu de Aristóteles.
https://fr.wikipedia.org/wiki/Aristote#/media/Fichier:Aristoteles_Louvre.jpg
Boa
parte de sua vida Aristóteles passou-a em Atenas, dedicando-se ao ensino.
Quando Alexandre morreu e os gregos começaram a se rebelar contra o domínio
macedônico, Aristóteles fugiu para a ilha de Cálcis, onde havia terras por ele
herdadas, evitando que fosse julgado e preso, como fôra antes dele Sócrates.
Tempos depois, veio a falecer ali. Algumas obras de Aristóteles: Política, Metafísica, Física, Órganon,
dentre outras, tratando de assuntos os mais diversos. Aristóteles opõe-se à
teoria das Ideias, de Platão, não acreditando na existência de formas eternas
pré-existentes em um mundo hiperfísico (Mundo das Ideias ou Inteligível). Para
ele, as ideias são formadas a partir da ligação estabelecida na mente entre as
informações fornecidas pelos cinco sentidos. Nada há na mente que antes não
tenha passado pelos sentidos. Aprender, portanto, não é lembrar. Aprender
demanda percepção do mundo e apreensão de conteúdos através dos sentidos,
particularmente o da visão e da audição. O aprendizado, para Aristóteles, deve
ser algo sistemático, ordenado, supõe memorização e compreensão, não uma
reminiscência de algo que a alma já tenha contemplado em outro mundo.
No
âmbito da física, Aristóteles interessou-se pela compreensão do movimento. De
acordo com ele, o movimento seria a passagem da potência ao ato, isto é, da
possibilidade de vir a ser para a realização em ato do ser. Por exemplo: uma
semente seria uma árvore em potência, pois carrega consigo a possibilidade de
vir a ser uma árvore, necessitando, para tanto, de solo adequado e de água. A
árvore seria, por sua vez, a realização da potência existente na semente.
IMAGENS: ARISTÓTELES.
https://fr.wikipedia.org/wiki/Aristote#/media/Fichier:Aristoteles_Louvre.jpg
PARTE 2
(ARISTÓTELES EM POEMA):
ARISTÓTELES (Prof. José Antônio Brazão.)
Em Atenas, uma nova escola Platão fundou
Da filosofia e das verdadeiras ciências o conhecimento
Nova maneira de encarar se disseminou,
Abrindo de grandes discípulos, por séculos, o entendimento.
Destacando-se entre todos, na Academia, entre eles,
Um macedônico discípulo apareceu,
Nobre intelectual, filho de médico da corte, Aristóteles,
O Leitor por Platão apelidado, o nome era seu.
Tendo muito lido e por imenso empenho se destacando,
Aristóteles homem extremamente culto se tornou,
Do mestre Platão, um mundo das Ideias não aceitando,
Nem ideais, uma filosofia muito própria fundou.
Em seus livros, condensou-se o aristotélico conhecimento:
Política, Ética, Física, Metafísica, do
mundo e da natureza,
Pois por muitos temas
interessou-se seu filosófico pensamento
E sobre todos eles escreveu e, no Liceu, ensinou com saber e
destreza.
Ideias grandes teve o estagirita,
Por estudos muitos contidas no pensamento,
Do mundo seria mais rica pepita,
De aurífera grandeza, o conhecimento.
Sabendo de Empédocles as sentenças,
Aristóteles concordou que por quatro elementares
Princípios são feitas as coisas terrenas:
Terra, água, ar e fogo, esteios basilares.
Conforme reflexões do agrigentino,
Arqués unidas por força do Amor
E desarticuladas pelo Ódio,
Um unificador, o outro desagregador.
Para dar à linguagem fundamentação,
Criou Aristóteles o raciocínio silogismo:
De duas premissas tirando a conclusão,
Na lei geral o caso particular necessaríssimo.
Do que são os céus feitos,
Perguntava-se o peripatético,
De modo a serem tão perfeitos,
Senão do éter puro, arquetípico?
Do aristotélico éter a tese, há tempos, descartada,
Hoje, de cósmicas ondas gravitacionais o requinte,
Na união espaço-tempo, a hipótese comprovada
De um germânico cientista do século vinte.
Mas para Aristóteles e seu tempo um universo geocêntrico
Era, por conta do senso comum, uma imensa certeza,
Composto de planetares círculos concêntricos,
De cósmica harmonia e extrema beleza.
Sobre a queda dos graves corpos refletindo
Na sublunar, terrena, realidade,
O mais pesado ao chão primeiro acaba indo
Eis algo do que cria ser a mais pura verdade.
Matutando da ética o humano destino,
Acerca do que seria a virtude
Concluiu ser esta do meio o caminho,
Como a temperança, no correto alimentar atitude.
PARTE 3 (A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS DE ARISTÓTELES):
A
TEORIA DAS QUATRO CAUSAS DE ARISTÓTELES: (Prof. José Antônio Brazão.)
Do movimento Aristóteles
Ao estudo se lança.
Movimentos são devires:
Transformação, deslocamento,
mudança.
Movimento é passagem
Da potência ao ato
Nele há fatores que agem
Até tornar-se um fato.
Potência é possibilidade
Que tudo tem de vir a ser.
Ato é o tornar realidade,
Fazendo a potência acontecer.
Quatro causas fundamentais
Fazem o movimento dos seres no
plano terrenal,
Provocando-lhes mudanças
essenciais.
São elas material, formal,
eficiente e final.
Material é a matéria de um ser,
Formal é a forma dada por homem
ou natureza,
Eficiente é aquela que faz
acontecer,
Final é a razão, o objetivo de
toda essa proeza.
Uma estátua feita de pedra
Tem nesta sua causa material,
Tendo o escultor na mente a
forma,
Sendo ele causa eficiente visando
a causa final.
Árvore é feita de matéria da
terra,
Sua forma, internalizada na
semente,
Teve nas condições naturais causa
eficiente,
Tornar-se frondosa e/ou frutífera
seu fim inerente.
No caso da natureza,
A forma contida na semente foi a
maneira
Que ela encontrou, com fineza,
Para distinguir jequitibá de
pitangueira.
A madeira-matéria do carvalho
É transformada na forma de mesa
Na mente do marceneiro, cujo
eficiente trabalho
Tem por uma causa final o altar
da igreja.
Mais causas finais a mesa poderia
ter:
Numa bela sala de jantar vir a
servir,
Em salas com professor e estudantes
a debater
Ou suporte para vasos de plantas
a florir.
Outras matérias podem a mesa
compor:
Metal, pedra, plástico, outras e
até vidro.
Conforme deseje o fator
Que venha a tê-la feito e polido.
A forma de mesa pode ser
Quadrada, retangular, circular,
oval
Da básica geometria o saber
Matemático fundamental.
A eficiência do trabalho de quem
faz
Transporá a forma na matéria
Conforme o fim-objetivo sagaz,
Tornando-a sólida e não etérea.
A eficiência da chuva na
natureza,
Faz a semente brotar e crescer
com fulgor,
Caindo na terra, faz despontar a
beleza
Que tem do pé de maracujá a flor.
IMAGENS:
https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Aristotle's_Four_Causes_of_a_Table.svg
No geocêntrico universo, no mundo
sublunar,
As quatro causas do movimento,
Ao tudo, aqui, pôr em devir,
modificar,
Expõem sua força e seu acento.
IMAGENS:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Geocentrismo#/media/Ficheiro:Bartolomeu_Velho_1568.jpg
Devir de que falava o efésio
Heráclito:
Tudo em movimento se encontra,
Como a imagem de bélico conflito
Que a reis com seus súditos
remonta.
Chauí as quatro causas
analisando,
Descobriu não terem o mesmo
valor,
Aristóteles, as hierarquizando,
Relações sociais a nelas transpor.
Menos é a eficiente valiosa,
Junto com a causa material,
Sendo a formal prestigiosa
Junto com a causa final.
Material e eficiente causas
São ao corpo externas,
Formal e final, frutos de mentais
pausas,
São ao humano intelecto internas.
Na antiga Grécia escravista,
Havia senhores com muitos
escravos
A realizar os afazeres da vida
Tirando daqueles desta os
agravos.
Senhores podiam dedicar-se à
política,
A assistências às tragédias e
comédias do teatro,
Intelectuais à filosofia, à
poesia e à escrita.
E certos políticos? Em estátuas,
seu retrato.
Nas atividades técnicas e de
fabricação
Senhores e filhos não iam se
aventurar:
Eram de escravos e cidadãos de
baixa condição.
Mas no governo e na teoria tempo
tinham para adentrar.
Por milênios, melhor explicação
do mundo representou,
No Ocidente, a das quatro causas
teoria.
No entender da sublunar realidade
perdurou,
Na filosofia, na física e na
ciência.
No geocêntrico mundo aristotélico
Dois mundos havia: o supralunar,
Dos astros, claro e belo,
etérico,
E a Terra, no centro, sublunar.
O éter é pura e cristalina
substância,
A preencher as formas e a
composição
Da Lua, de planetas e estrelas a
essência,
Incapazes de sofrer falhas ou
imperfeição.
Do geocêntrico do mundo sistema
Platão e Eudoxo já tinham dado
conta,
Mas foi o aristotélico esquema
Que marcou pensadores e até
poetas de ponta.
Aprimorado foi por Cláudio
Ptolomeu,
A mostrar a cêntrica Terra e sua
redondeza,
No Almagesto, por finos cálculos
que conheceu
De Euclides e matemáticos de
esperteza.
De Dante a Comédia Divina,
A ir do Inferno profundo aos céus
fecundos,
Aos portugueses, de Camões, que
Tétis ensina,
Ao ir da celestial realidade ao terreno mundo.
Com a moderna natural filosofia,
De Copérnico a Isaac Newton,
Que novas leis da natura
descobriria,
A teoria das quatro causas perdeu
o tom.
Aristóteles, sem dúvida,
Foi brilhante filósofo e
cientista,
Deixando rica herança legada
Para o mundo à plena vista.
REFERÊNCIAS SIMPLES:
CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia? 2.ed. São Paulo,
Brasiliense, 2008. (Primeiros Passos, 13.)
Livros didáticos: (1) Filosofando: Introdução à Filosofia.
(Martins e Arruda) (2) Convite à
Filosofia. (M. Chauí). (3) Iniciação
à Filosofia. (M. Chauí)
DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR:
Filosofia – Sociologia – História.
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