SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
SEGUNDAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO
FILOSOFIA –
PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA
ZOOM 34 DE FILOSOFIA DOS SEGUNDOS ANOS:
TEMA: ÉTICA.
ÉTICA
E ÉTICA NA POLÍTICA – UM COMENTÁRIO
(Prof.
José Antônio Brazão.):
A
ética é constituída a partir de um conjunto de valores que norteiam ou devem
nortear a vida humana,
incluindo a sociedade e a vida pessoal. A vivência da ética pode possibilitar
uma melhor qualidade de vida
dentro da sociedade. Ela inclui o respeito à dignidade das pessoas, sua
valorização e o empenho coletivo de construção de uma sociedade mais justa e
humana. Junto com a ética vão também a garantia dos direitos e o cumprimento
dos deveres, fundamental à vida em sociedade.
Os
valores éticos, bem
vivenciados pelas pessoas, podem ajudar na garantia de uma vida melhor a todos, na busca do bem comum. A ética, de fato, visa o bem comum e sua vivência
in
locu (no lugar), sua aplicação, vai desde o mais simples cidadão
até o político cujo trabalho deve ser o serviço bem feito à coletividade.
Contudo,
no Brasil e no mundo, encontram-se casos em que a ética se vê desfigurada:
problemas graves no trânsito, a continuidade da miséria, da fome
e da pobreza num mundo em que
existe fartura, as desigualdades sociais que implicam em acessos diferentes a
bens sociais, a corrupção, conflitos armados aqui e ali, a
violência urbana e no campo, a destruição do meio ambiente com consequências
graves para todo o planeta, etc.
No
campo da política, casos de corrupção: desvio de verbas públicas que poderiam contribuir para um melhor atendimento à população,
superfaturamento de obras públicas, nepotismo, empresas falsas prestando
serviços ao estado, usos indevidos de dinheiro e bens públicos, etc. O que
deveria beneficiar a toda a população passa a beneficiar a poucos, que fazem
mal uso de seu trabalho e do dinheiro que têm à disposição.
Algo
positivo, porém, pode-se ver
de uns anos para cá: fala-se mais, na TV
e em outros meios de comunicação
social, da corrupção e de corruptos; a Polícia
Federal, aliada ao Ministério Público (MP),
atuando para descobrir e desbaratar esquemas de corrupção; a realização de CPIs
pelo Congresso Nacional e assembleias estaduais; julgamentos de casos graves de
corrupção, com prisões e devolução de bens, perdas de mandatos, etc. Mas, mesmo
assim, muito ainda precisa ser feito: um maior conscientizar da população a respeito da política, aliada ao
acesso e à permanência no âmbito da educação
formal, uma vigilância cada
vez maior, por parte de todos, sobre ouso das verbas públicas municipais,
estaduais e federais, o melhorar
da educação em todos os seus níveis, o cumprimento de leis de forma mais
rigorosa, dentre outras ações.
O
fato é que corrupção fere a ética e todo o dinheiro desviado por ela (bilhões
de reais anualmente) poderia ser investido na melhoria de vida de muitas
pessoas, muitas das quais poderiam ser, inclusive, tiradas da margem da pobreza
e da miséria. Esse dinheiro falta à saúde, à educação, à habitação, ao
saneamento, à pesquisa científica, além de outros. É muito dinheiro indo para
os bolsos de pessoas e grupos particulares, trazendo um prejuízo terrível a todos os demais.
A
corrupção alia-se a interesses
de grupos, de grandes
empresas, como as grandes empreiteiras, grandes bancos, dentre outros, pessoas
já enriquecidas, aliadas a políticos, que usurpam muitos bens econômicos da
coletividade. Tais grupos, inclusive, doam grandes quantias de dinheiro para as
campanhas políticas, a fim de eleger políticos que sirvam a seus propósitos,
garantindo a continuidade dos casos de corrupção.
Infelizmente,
há casos de grupos cujas atividades são ilegais que aplicam grandes quantias em
políticos e pessoas ligadas à vida política, estendendo seus tentáculos até ao
âmbito da polícia, aliciando policiais que passam também a servir a seus
propósitos, além de colocar pessoas a seu serviço em órgãos públicos.
O
conhecimento, a consciência e
a conscientização a respeito da corrupção são de fundamental importância para a
busca do resgate dos valores éticos, da exigência e da luta em prol do bem
comum. Não são fáceis de serem obtidos, porém são possíveis e necessários. A
isto devem aliar-se ações comuns
(movimento coletivo de:
acompanhamento do trabalho dos políticos, passeatas,
abaixo-assinados, uso positivo e valioso da internet e de outros meios de
comunicação social, etc.), buscando lutar coletivamente contra aquele grave
problema sócio-político.
Não
basta votar nos políticos na época das eleições. É preciso mais: o
acompanhamento do trabalho de cada um deles, do uso das verbas, etc. Algo hoje
muito positivo é a exigência federal da publicação das verbas e dos gastos
públicos através da internet. Isto pode permitir um maior e melhor
acompanhamento do uso dos bens e do dinheiro públicos.
A
conscientização passa pela educação.
Esta, por sua vez, ocorre no âmbito da família:
ensino e vivência de valores éticos por parte de pais e filhos, acompanhamento
do desenvolvimento dos filhos e filhas, dos valores por eles e elas aprendidos,
de suas ações, aprendizado até mesmo de valores religiosos (que também são
carregados de significância ética), etc.
No
âmbito da escola: a fala e a vivência de valores éticos,
intervenções positivas que possam ser feitas, estudos reforçados de história,
cidadania, filosofia, ética, aliás, de todos os conteúdos, sabendo-se que cada
professor e professora podem transmitir, através de suas respectivas matérias, ideias
e discutir temas que envolvam o mundo da ética: ética na política, na família,
no que se refere ao meio ambiente, no campo da ciência, etc.
Na
sociedade em geral, até mesmo em empresas públicas e privadas, na transmissão,
na vivência e na exigência de aplicação da ética dentro e fora. Isto demanda
muito esforço por parte de todos e o compromisso sério com a vivência dos
valores éticos, na busca do bem comum, indo muito além dos interesses
particulares, tendo em vista que a corrupção prejudica decisivamente a todos,
desde aquele miserável que vive nas ruas até o grande empresário que necessita
de meios e condições para ampliar e melhorar seus serviços e, com isto, até
mesmo seus ganhos. Cabe a cada cidadão
e cidadã empenhar-se
firmemente em favor da ética.
A
educação, que envolve consigo a ética,
é dever de todos, não só da escola, assim como a luta em favor do bem
de toda a coletividade,
lembrando que, quando não há aplicação efetiva da ética, todos perdem, e que,
quando ela existe, todos ganham, sem sombra de dúvida: aquele hospital cujas
obras são concluídas devidamente, com o uso correto das verbas em sua
construção e em sua constante manutenção material e econômica, pode permitir o
atendimento de muitas pessoas, salvar muitas vidas; aquela escola concluída e
bem feita pode dar atendimento a muitas crianças
e jovens, que aí poderão se
preparar bem para a vida social e profissional; etc.
Mas
não pode haver descuido. A vigilância precisa ser constante e plenamente
consciente, com o envolvimento de todos e de todas: adultos, jovens e até mesmo
crianças. É preciso conhecer, agir e jamais cruzar os braços. É fácil? Não, mas
sim um verdadeiro desafio a todas as pessoas que convivem em sociedade.
Individualmente é difícil, porém coletivamente as ações são possíveis e
imprescindíveis! Ética é vida!
Professores
e professoras de Filosofia: ao discutir esse tema com as turmas, nas escolas,
aproveitem materiais de revistas, jornais, internet (informações e imagens),
que possam ser pesquisados e estudados com alunos e alunas, e tragam-nos para a
sala de aula, enriquecendo, assim, debates e discussões diversas a respeito do
conteúdo proposto. O texto acima pode ajudar, mas precisa ser enriquecido com
informações, conseguidas através daqueles meios, além de outros textos, de
autores e autoras diversos em livros e na internet. IMAGENS DE JORNAIS E
PAPEIS AJUDAM: RECURSO!
Lembre-se:
APRENDA SEMPRE. LEIA SEMPRE. CONHEÇA MAIS!
E
TORNE-SE UMA PESSOA CADA VEZ MELHOR!
REFERÊNCIAS:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e
MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando:
Introdução à Filosofia. 6.ed. São Paulo, Moderna, 2016. P. 209.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco.
Disponível em: < http://www.faberj.edu.br/cfb-2015/downloads/biblioteca/etica/Etica%20a%20Nicomaco%20-%20Aristoteles.pdf > Acesso em 10/11/2020.
PLATÃO. Apologia de Sócrates, Críton ou do Dever e outras obras de domínio
público disponíveis em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action&co_autor=173
> Acesso em 10/11/2020.
WIKIPÉDIA. Aristóteles. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_das_virtudes
> Acesso em 10/11/2020.
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