domingo, 24 de outubro de 2021

AULA ZOOM 31 DE FILOSOFIA DOS SEGUNDOS ANOS: ÉTICA – ARISTÓTELES (Estudo de trecho da Ética a Nicômaco) (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

SEGUNDAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO

FILOSOFIA – PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 31 DE FILOSOFIA DOS SEGUNDOS ANOS: 

ÉTICA – ARISTÓTELES (Estudo de texto) (Prof. José Antônio Brazão.):

TEMA: ÉTICA.

ÉTICA (Prof. José Antônio Brazão.)

TRECHO DA ÉTICA A NICÔMACO, DE ARISTÓTELES:

A vida parece ser comum até às próprias plantas, mas agora estamos procurando o que é peculiar ao homem. Excluamos, portanto, a vida de nutrição e crescimento. A seguir há uma vida de percepção, mas essa também parece ser comum ao cavalo, ao boi e a todos os animais. Resta, pois, a vida ativa do elemento que tem um princípio racional; desta, uma parte tem tal princípio no sentido de ser-lhe obediente, e a outra no sentido de possuí-lo e de exercer o pensamento. E, como a “vida do elemento racional" também tem dois significados, devemos esclarecer aqui que nos referimos a vida no sentido de atividade; pois esta parece ser a acepção mais própria do termo.

IMAGENS:

Plantas:

https://www.google.com/search?q=plantas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiFh9ris-PzAhUKJrkGHTBNARwQ_AUoAXoECAIQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1

Animais:

https://www.google.com/search?q=animais&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj9rceAtOPzAhVVHLkGHQwdDOAQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1

Ser humano:

https://www.google.com/search?q=seres+humanos&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiZkLKYtOPzAhVuLLkGHbMyAiIQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1#imgrc=wY_aZI4g40t3gM

Intelecto humano(a razão):

https://www.google.com/search?q=intelecto+humano&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjYhIHctOPzAhWJILkGHTjyDJQQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1 

 Ora, se a função do homem é uma atividade da alma que segue ou que implica um princípio racional, e se dizemos que "um tal-e-tal" e "um bom tal-e-tal" têm uma função que é a mesma em espécie (por exemplo, um tocador de lira e um bom tocador de lira, e assim em todos os casos, sem maiores discriminações, sendo acrescentada ao nome da função a eminência com respeito à bondade — pois a função de um tocador de lira é tocar lira, e a de um bom tocador de lira é fazê-lo bem); se realmente assim é [e afirmamos ser a função do homem uma certa espécie de vida, e esta vida uma atividade ou ações da alma que implicam um princípio racional; e acrescentamos que a função de um bom homem é uma boa e nobre realização das mesmas; e se qualquer ação é bem realizada quando está de acordo com a excelência que lhe é própria; se realmente assim é], o bem do homem nos aparece como uma atividade da alma em consonância com a virtude, e, se há mais de uma virtude, com a melhor e mais completa.

IMAGENS:

Lira (instrumento musical):

https://www.google.com.br/search?q=lira+instrumento+musical&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=WIN1YZf_Hvjc1sQP-4ej8Ao&oq=lira+instrumento+musical&gs_lcp=CgNpbWcQARgDMggIABCABBCxAzIICAAQgAQQsQMyCAgAEIAEELEDMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDoICAAQsQMQgwE6CwgAEIAEELEDEIMBUIoJWM4OYIwpaABwAHgAgAHYA4gB6AmSAQkwLjEuMS4xLjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZw&sclient=img#imgrc=P8u1btfcfe0hlM

Tocadores de lira na Grécia antiga:

https://www.google.com.br/search?q=lira+em+imagens+da+gr%C3%A9cia+antiga&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj6kr6qtuPzAhWKqJUCHY9XCZwQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1366&bih=657&dpr=1#imgrc=4HN4xe0Yuv3OUM

Virtude:

https://www.google.com.br/search?q=pessoas+praticando+as+virtudes&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=U4R1YeqIA_Kp1sQPmb-xuAM&ved=0ahUKEwiq_vDStuPzAhXylJUCHZlfDDcQ4dUDCAc&uact=5&oq=pessoas+praticando+as+virtudes&gs_lcp=CgNpbWcQAzoICAAQsQMQgwE6BQgAEIAEOgsIABCABBCxAxCDAToICAAQgAQQsQM6BggAEAgQHjoECAAQHlDLDFjyUmCZWWgDcAB4AIABjQOIAfwrkgEIMC4yOS4zLjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZw&sclient=img

Mas é preciso ajuntar "numa vida completo". Porquanto uma andorinha não faz verão, nem um dia tampouco; e da mesma forma um dia, ou um breve espaço de tempo, não faz um homem feliz e venturoso.

IMAGENS:

Andorinha:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Andorinha#/media/Ficheiro:Landsvale.jpg

Andorinhas:

https://www.google.com.br/search?q=andorinhas+no+ver%C3%A3o&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=64R1YYnZO77S1sQPmdyC-AI&ved=0ahUKEwjJ-uabt-PzAhU-qZUCHRmuAC8Q4dUDCAc&uact=5&oq=andorinhas+no+ver%C3%A3o&gs_lcp=CgNpbWcQAzoICAAQsQMQgwE6CAgAEIAEELEDOgUIABCABDoLCAAQgAQQsQMQgwE6BAgAEB46BggAEAUQHjoECAAQGFDFB1i2NmDOPGgAcAB4AIAB4QGIAfAXkgEGMC4xOC4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWc&sclient=img

Pessoas felizes e venturosas::

https://www.google.com.br/search?q=pessoas+felizes+e+venturosas&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjozuPIt-PzAhVhqpUCHX-KAAUQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1366&bih=657&dpr=1

Que isto sirva como um delineamento geral do bem, pois presumivelmente é necessário esboçá-lo primeiro de maneira tosca, para mais tarde precisar os detalhes. Mas, a bem dizer, qualquer um é capaz de preencher e articular o que em princípio foi bem delineado; e também o tempo parece ser um bom descobridor e colaborador nessa espécie de trabalho. A tal fato se devem os progressos das artes, pois qualquer um pode acrescentar o que falta.

IMAGENS:

Relógio do Sol (registro da passagem do tempo):

https://www.google.com.br/search?q=rel%C3%B3gio+do+sol&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=94V1YYGLFLPU1sQP34SF0AE&ved=0ahUKEwjB4qSbuOPzAhUzqpUCHV9CARoQ4dUDCAc&uact=5&oq=rel%C3%B3gio+do+sol&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgYIABAFEB4yBggAEAUQHjoECAAQAzoICAAQgAQQsQM6CAgAELEDEIMBUOcUWLIqYPQwaABwAHgAgAGaAogBohGSAQYwLjEzLjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZw&sclient=img

Contagem do tempo:

https://www.google.com.br/search?q=contagem+do+tempo&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwigxO3TuOPzAhVHrpUCHRgHDoUQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1366&bih=657&dpr=1#imgrc=KhbnV4QeXTYVaM

Devemos igualmente recordar o que se disse antes e não buscar a precisão em todas as coisas por igual, mas, em cada classe de coisas, apenas a precisão que o assunto comportar e que for apropriada à investigação. Porque um carpinteiro e um geômetra investigam de diferentes modos o ângulo reto. O primeiro o faz na medida em que o ângulo reto é útil ao seu trabalho, enquanto o segundo indaga o que ou que espécie de coisa ele é; pois o geômetra é como que um espectador da verdade. Nós outros devemos proceder do mesmo modo em todos os outros assuntos, para que a nossa tarefa principal não fique subordinada a questões de menor monta. E tampouco devemos reclamar a causa em todos os assuntos por igual. Em alguns casos basta que o fato esteja bem estabelecido, como sucede com os primeiros princípios: o fato é a coisa primária ou primeiro princípio.

IMAGENS:

O carpinteiro:

https://www.google.com.br/search?q=carpinteiro+na+gr%C3%A9cia+antiga&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiU9b6luePzAhU5qZUCHW_sDzUQ_AUoA3oECAEQBQ&biw=1366&bih=657&dpr=1#imgrc=kPn0cTaI4OGz4M

O geômetra:

https://www.google.com.br/search?q=ge%C3%B4metra&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=YYd1YaDXKKbR1sQPweCDkAE&ved=0ahUKEwjgi4jIuePzAhWmqJUCHUHwABIQ4dUDCAc&uact=5&oq=ge%C3%B4metra&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBAgAEBgyBAgAEBgyBAgAEBgyBAgAEBgyBAgAEBg6CAgAEIAEELEDOgsIABCABBCxAxCDAToECAAQHjoGCAAQBRAeOgYIABAKEBhQ4AVY8h9g6ydoAHAAeACAAYkCiAHICpIBBTAuNy4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWc&sclient=img#imgrc=E2Oi4io3zKxWGM

Geometria:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Geometria#/media/Ficheiro:Woman_teaching_geometry.jpg

Ora, dos primeiros princípios descobrimos alguns pela indução, outros pela percepção, outros como que por hábito, e outros ainda de diferentes maneiras. Mas a cada conjunto de princípios devemos investigar da maneira natural e esforçar-nos para expressá-los com precisão, pois que eles têm grande influência sobre o que se segue. Diz-se, com efeito, que o começo é mais que metade do todo, e muitas das questões que formulamos são aclaradas por ele.

(ARISTÓTELES. Texto 7 da Ética a Nicômaco. Disponível em: < http://www.faberj.edu.br/cfb-2015/downloads/biblioteca/etica/Etica%20a%20Nicomaco%20-%20Aristoteles.pdf > Acesso em 24 de outubro de 2021.)

Indução: raciocínio (trabalho da razão) que, a partir de premissas particulares suficientemente enumeradas, tira uma conclusão universal (geral). Ex.: Uma pessoa fez o bem cinco anos atrás, essa pessoa fez o bem ao longo de todos os dias por um longo período... Logo, pessoa virtuosa é aquela que pratica as virtudes todos os dias. (A conclusão serve para todos os casos.)

Percepção é a visão direta, capacidade de perceber as coisas diretamente. No caso, quando alguém vê outra pessoa praticando as virtudes, fazendo o bem ao próximo e a si mesma, ao Estado, etc.

IMAGENS (crianças vendo adultos praticando o bem, as virtudes):

https://www.google.com.br/search?q=crian%C3%A7as+vendo+os+pais+praticando+a+caridade&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=KIp1YZjJHfvF5OUPjeaO8A8&ved=0ahUKEwiY_YCbvOPzAhX7IrkGHQ2zA_4Q4dUDCAc&uact=5&oq=crian%C3%A7as+vendo+os+pais+praticando+a+caridade&gs_lcp=CgNpbWcQAzoLCAAQgAQQsQMQgwE6CAgAEIAEELEDOgUIABCABDoICAAQsQMQgwFQ6vQCWPPPA2Cj1gNoB3AAeACAAaYCiAHoP5IBBjAuNDkuMpgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1n&sclient=img

Hábito: é aquilo que se pratica costumeiramente, ou seja, por costume. No caso da ética, o exemplo é o de uma pessoa que se habituou a praticar, a fazer o bem.

Princípios: no caso, normas, regras que definem as ações das pessoas.

REFERÊNCIAS:

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Disponível em: < http://www.faberj.edu.br/cfb-2015/downloads/biblioteca/etica/Etica%20a%20Nicomaco%20-%20Aristoteles.pdf  > Acesso em 10/11/2020.

PLATÃO. Apologia de Sócrates, Críton ou do Dever e outras obras de domínio público disponíveis em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action&co_autor=173 > Acesso em 10/11/2020.

WIKIPÉDIA. Aristóteles. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_das_virtudes > Acesso em 10/11/2020.

 

Nenhum comentário: