SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
SEGUNDAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO
FILOSOFIA –
PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM 31 DE FILOSOFIA DOS SEGUNDOS ANOS:
ÉTICA
– ARISTÓTELES (Estudo de texto) (Prof. José Antônio Brazão.):
TEMA: ÉTICA.
ÉTICA
(Prof. José Antônio Brazão.)
TRECHO DA ÉTICA A
NICÔMACO, DE ARISTÓTELES:
A vida parece ser
comum até às próprias plantas, mas agora estamos procurando o que é peculiar ao
homem. Excluamos, portanto, a vida de nutrição e crescimento. A seguir há uma
vida de percepção, mas essa também parece ser comum ao cavalo, ao boi e a todos
os animais. Resta, pois, a vida ativa do elemento que tem um princípio
racional; desta, uma parte tem tal princípio no sentido de ser-lhe obediente, e
a outra no sentido de possuí-lo e de exercer o pensamento. E, como a “vida do
elemento racional" também tem dois significados, devemos esclarecer aqui
que nos referimos a vida no sentido de atividade; pois esta parece ser a
acepção mais própria do termo.
IMAGENS:
Plantas:
Animais:
Ser humano:
Intelecto humano(a razão):
Ora, se a função do homem é uma atividade da
alma que segue ou que implica um princípio racional, e se dizemos que "um
tal-e-tal" e "um bom tal-e-tal" têm uma função que é a mesma em
espécie (por exemplo, um tocador de lira e um bom tocador de lira, e assim em
todos os casos, sem maiores discriminações, sendo acrescentada ao nome da
função a eminência com respeito à bondade — pois a função de um tocador de lira
é tocar lira, e a de um bom tocador de lira é fazê-lo bem); se realmente assim
é [e afirmamos ser a função do homem uma certa espécie de vida, e esta vida uma
atividade ou ações da alma que implicam um princípio racional; e acrescentamos
que a função de um bom homem é uma boa e nobre realização das mesmas; e se
qualquer ação é bem realizada quando está de acordo com a excelência que lhe é
própria; se realmente assim é], o bem do homem nos aparece como uma atividade
da alma em consonância com a virtude, e, se há mais de uma virtude, com a
melhor e mais completa.
IMAGENS:
Lira (instrumento musical):
Tocadores de lira na Grécia antiga:
Virtude:
Mas é preciso
ajuntar "numa vida completo". Porquanto uma andorinha não faz verão,
nem um dia tampouco; e da mesma forma um dia, ou um breve espaço de tempo, não
faz um homem feliz e venturoso.
IMAGENS:
Andorinha:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Andorinha#/media/Ficheiro:Landsvale.jpg
Andorinhas:
Pessoas felizes e venturosas::
Que isto sirva
como um delineamento geral do bem, pois presumivelmente é necessário esboçá-lo
primeiro de maneira tosca, para mais tarde precisar os detalhes. Mas, a bem
dizer, qualquer um é capaz de preencher e articular o que em princípio foi bem
delineado; e também o tempo parece ser
um bom descobridor e colaborador nessa espécie de trabalho. A tal fato se
devem os progressos das artes, pois qualquer um pode acrescentar o que falta.
IMAGENS:
Relógio do Sol (registro da
passagem do tempo):
Contagem do tempo:
Devemos igualmente
recordar o que se disse antes e não buscar a precisão em todas as coisas por
igual, mas, em cada classe de coisas, apenas a precisão que o assunto comportar
e que for apropriada à investigação. Porque um carpinteiro e um geômetra
investigam de diferentes modos o ângulo reto. O primeiro o faz na medida em que
o ângulo reto é útil ao seu trabalho, enquanto o segundo indaga o que ou que espécie
de coisa ele é; pois o geômetra é como que um espectador da verdade. Nós outros
devemos proceder do mesmo modo em todos os outros assuntos, para que a nossa
tarefa principal não fique subordinada a questões de menor monta. E tampouco
devemos reclamar a causa em todos os assuntos por igual. Em alguns casos basta
que o fato esteja bem estabelecido, como sucede com os primeiros princípios: o
fato é a coisa primária ou primeiro princípio.
IMAGENS:
O carpinteiro:
O geômetra:
Geometria:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Geometria#/media/Ficheiro:Woman_teaching_geometry.jpg
Ora, dos primeiros
princípios descobrimos alguns pela indução, outros pela percepção, outros como
que por hábito, e outros ainda de diferentes maneiras. Mas a cada conjunto de
princípios devemos investigar da maneira natural e esforçar-nos para
expressá-los com precisão, pois que eles têm grande influência sobre o que se
segue. Diz-se, com efeito, que o começo é mais que metade do todo, e muitas das
questões que formulamos são aclaradas por ele.
(ARISTÓTELES.
Texto 7 da Ética a Nicômaco. Disponível em: < http://www.faberj.edu.br/cfb-2015/downloads/biblioteca/etica/Etica%20a%20Nicomaco%20-%20Aristoteles.pdf
> Acesso em 24 de outubro de 2021.)
Indução:
raciocínio (trabalho da razão) que, a partir de premissas particulares
suficientemente enumeradas, tira uma conclusão universal (geral). Ex.: Uma
pessoa fez o bem cinco anos atrás, essa pessoa fez o bem ao longo de todos os
dias por um longo período... Logo, pessoa virtuosa é aquela que pratica as
virtudes todos os dias. (A conclusão serve para todos os casos.)
Percepção é a
visão direta, capacidade de perceber as coisas diretamente. No caso, quando
alguém vê outra pessoa praticando as virtudes, fazendo o bem ao próximo e a si
mesma, ao Estado, etc.
IMAGENS (crianças
vendo adultos praticando o bem, as virtudes):
Hábito: é aquilo que
se pratica costumeiramente, ou seja, por costume. No caso da ética, o exemplo é
o de uma pessoa que se habituou a praticar, a fazer o bem.
Princípios: no
caso, normas, regras que definem as ações das pessoas.
REFERÊNCIAS:
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Disponível
em: < http://www.faberj.edu.br/cfb-2015/downloads/biblioteca/etica/Etica%20a%20Nicomaco%20-%20Aristoteles.pdf > Acesso em 10/11/2020.
PLATÃO. Apologia de Sócrates, Críton ou do Dever e outras obras de domínio
público disponíveis em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action&co_autor=173
> Acesso em 10/11/2020.
WIKIPÉDIA. Aristóteles. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_das_virtudes
> Acesso em 10/11/2020.
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