SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS
FILOSOFIA– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA
ZOOM 31 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS:
TEMA:
HELENISMO.
ESTUDO
DE CASO: O APÓSTOLO PAULO E OS FILÓSOFOS EM ATENAS (Estudo da Tabela
comparativa) (Prof. José Antônio Brazão.)
TABELA
PAULO E OS FILÓSOFOS HELENÍSTICOS NO AREÓPAGO DE ATENAS: (Prof. José
Antônio Brazão.)
PERSONAGENS: |
PAULO (CRISTÃO) |
ATENIENSES PAGÃOS
(Havia judeus e outros, mas aqui será analisados somente os pagãos) |
FILÓSOFOS ESTOICOS |
FILÓSOFOS EPICUREUS (EPICURISTAS) |
MUNDO |
*Criado
por Deus em seis dias (Gênesis, capítulos 1 a 3). |
*Não
criado. Do Caos surgiu o Cosmos. (Cf. mitologia grega, Hesíodo, livro [poema]
Teogonia). |
*Não
criado. *Toda
realidade: realidade racional. (COTRIM e FERNANDES, 2013, p. 231). |
*Não
criado. Não originado do nada. Universo: matéria corpórea (átomos) + vazio
(vácuo). Universo infinito e ilimitado. (EPICURO, 2006, pp. 48-49). |
IMAGENS: A criação de
acordo com judeus e cristãos: https://ccyeshuaemportugues.files.wordpress.com/2013/10/week-of-creation-genesis-1p.jpg Os átomos de
Leucipo, Demócrito e Epicuro: Epicuro: |
||||
CRENÇAS
OU IDEIAS PRINCIPAIS |
*Monoteísta
(um único Deus). |
*Politeístas
(v.16). |
Deus:
fonte dos princípios racionais que regem a realidade, integrado à natureza –
“Somos deste mundo”. Morte: dissolução. (Idem, p. 231.) |
*Vivenciando
a tranquilidade, “os deuses não têm nenhuma preocupação para conosco.”
([grifo meu] (INTERNET ENCYCLOPEDIA OF PHILOSOPHY. Verbete Epicurus.) |
IMAGENS: Monoteísmo
(crença em um Deus único): Politeísmo grego: |
||||
*Deus:
Criador, “Senhor do céu e da terra”, independente do homem e dá vida a todos
(v. 25); encontrável, não distante das pessoas (v.27); não é semelhante ao
que é esculpido (v.29); é um Deus que perdoa (v.30); ressuscitou Jesus (v.
31). [v.
= versículo(s)] |
*
Gostavam de novidades (v.21). |
*Dever:
fonte de felicidade. Feliz: o que “vive segundo sua própria natureza, a qual
integra a natureza do universo.” (Ibidem, p. 231). |
*Prazer
ligado ao equilíbrio (ou com equilíbrio). Prazer: “princípio e fim da vida
feliz.” (Epicuro, apud ARANHA e MARTINS, 1994, p. 289). |
|
*Muito
religiosos (v.22). *Altar
até para o Deus Desconhecido (v. 22-23). |
*Busca
da ATARAXIA, a imperturbabilidade da alma. (Ibid., p. 231). |
*ATARAXIA.
(COTRIM e FERNANDES, 2013, p. 230). (cf. Epicuro, 2013, p. 55, n. 17, e p.
107) |
||
*Na
cidade de Atenas: praças, tempos pagãos e judaicos (vv. 16-17). Cidade grega
de destaque. |
Fundador:
Zenão de Cítio (335 – 263 a.C.). Teve discípulos até no Império Romano: p.
ex.: os filósofos com Paulo no Areópago em Atenas. Também: Sêneca (4-65 d.C.)
e o Imperador Marco Aurélio (121-180 d.C. e outros. (Datas: Wikipédia). |
*Fundador:
Epicuro de Samos. *Discípulo
destacado: Diógenes de Enoanda (século II d.C.), rico, que fez colocarem nos
muros da cidade de Enoanda os ensinamentos epicuristas. (Cf. Wikipédia e
outros sites.) |
||
Ágora
(Praça) de Atenas: https://www.vounajanela.com/grecia/agora-de-atenas-na-grecia/ |
||||
Os
muros de Diógenes de Enoanda com os ensinamentos de EPICURO: https://www.english.enoanda.cat/welcome.html (biografia
curta) https://www.english.enoanda.cat/photos.html#grid (fotos gerais
da antiga cidade de Enoanda) |
||||
IMAGENS
(ANTIGA ATENAS): |
||||
ATARAXIA
(ideal da imperturbabilidade da alma): |
||||
RESSURREIÇÃO/
PÓS-VIDA |
*Paulo
acreditava na ressurreição e no julgamento do mundo (v. 31). |
*Criam
no pós-vida, ainda que não na ressurreição (como no cristianismo). HADES:
habitação dos mortos. Cf. Homero – Ilíada
e Odisseia. |
Ser
humano: integrado à natureza. “Somos deste mundo e, ao morrer, nos
dissolvemos neste mundo.” (COTRIM e FERNANDES, 2013, p. 231). |
*Sobre
a morte: “A morte nada é(...), aquilo que já foi dissolvido não possui mais
sentimentos” e “não nos importa”. (EPICURO, 2013, p. 61.) |
IMAGENS: RESSURREIÇÃO
DE CRISTO: O
Hades grego (a habitação dos mortos): https://mitologiagrega.net.br/wp-content/uploads/2017/03/mitologia-grega-reino-de-hades.jpg Sobre
o Hades, sugestão: filme PERCY JACKSON (o primeiro filme). Audio-livro
Sobre a Brevidade da Vida, de
Sêneca (antigo filósofo estoico romano): https://www.youtube.com/watch?v=i8QGbNk5nPE Resumo
deste livro de Sêneca: |
Apresentar
e explicar a tabela acima.
REFERÊNCIAS:
ARANHA,
Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. FILOSOFANDO: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna,
2009.
BÍBLIA
NVI. Atos 17:13-34 (NVI – Nova Versão Internacional.) Disponível em: < https://www.bibliaonline.com.br/nvi/atos/17
> Acesso em 21/09/2020.
CHAUÍ,
Marilena. Iniciação à Filosofia.
2.ed. São Paulo, Ática, 2014.
COTRIM,
Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos
de Filosofia. Disponível em: < https://www.academia.edu/37334864/Fundamentos_de_FILOSOFIA_GILBERTO_COTRIM_MIRNA_FERNANDES
> Acesso em 21/09/2020.
EPICURO.
Pensamentos. São Paulo, Martin
Claret, 2006. (Col. A Obra-Prima de Cada Autor.)
INTERNET
ENCYCLOPEDIA OF FILOSOFIA. Verbete Epicurus.
Disponível em: < https://iep.utm.edu/epicur/ >
Acessos de 2015 a 2020. [Em 2020: 21 de setembro.]
WIKIPÉDIA.
Verbetes: Helenismo, Zenão de Cítio,
Marco Aurélio, Sêneca e outros. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
> Acesso: 21 de setembro de 2020.
Obs.:
Epicuro, 2013 – Ver livro de COTRIM e FERNANDES.
Quatro
séculos antes de Cristo passados,
Macedônicos
reis seu reino estenderam
E
entre os povos dominados
Encontrou-se
o povo grego.
Admirando
da cultura da Grécia a beleza,
Alexandre
Magno, de Aristóteles pupilo,
No
império espalhou daquela a grandeza:
A
arte, a língua, a filosofia e o arquitetônico estilo.
Neste
contexto, com perda da cidadania antiga,
Não
mais cidades livres, em seu conjunto,
Vinha
surgindo cosmopolita perspectiva
E,
no filosófico pensar, novo encarar do mundo.
Novas
escolas, de socrática influência,
Nasceram
em cidades do império,
Por
alcançar da vida nova ciência
Puseram
esforço dedicado e sério.
No
caminho do saber racional,
Duvidar
das verdades propunham os céticos.
Não
havendo verdade universal,
Descrer
da tradição seria certo.
Controle
de paixões, desejos e agressividade
Propunha
a escola dos filósofos estoicos,
A
fim de dominar daqueles a impulsividade,
Por
muitos perigos esta registrar históricos.
Pelas
humanas sociais convenções
Radicalizando
o desprezo, em palavras e ações,
Os
filósofos chamados cínicos
Foram,
por comparar-se aos caninos.
Controlavam
os cínicos dos desejos as preocupações,
Entre
eles estava Diógenes, ao morar em Atenas,
Negando
as riquezas e humanas ilusórias atenções,
Em
um simples barril morava apenas.
Pelo
Grande Alexandre admirado,
Perguntado
sobre o que o rei lhe poderia fazer,
Somente
do Sol, por Diógenes tomado,
Da
frente lhe faria grande favor poder sair.
Morto
Alexandre, seus generais o sucederam
O
macedônico império então dividiram
E
em seus reinos a helênica cultura mantiveram,
Afetados
que estavam por alexandrina admiração.
Séculos
seguiram e por novo império dominado
Foi
o povo grego pelo romano, parte a parte,
Mas
igualmente acabou este sujeitado
Pela
cultura daquele e sua arte.
Fugindo
do cínico radicalismo,
Devotaram
ao prazer vital valor
Os
seguidores do epicurismo
E,
com equilíbrio, fugir da dor.
Epicuro, descrendo dos
deuses a influência,
Deles
havia ensinado a discípulos não terem medo,
Pois,
sendo tudo por átomos e vazio feito,
Ao
morrer, os seres perdem a vital existência.
No
Romano Império, no período cristão,
Plotino,
de Amônio, em Alexandria, discípulo,
Com
o mestre redescobriu as ideias de Platão,
Construindo
na filosofia novo idealismo.
Do
Bem, perfeita Forma, o neoplatônico,
Relendo
de Platão, via o Uno,
Transcendendo
dos seres a realidade, Único
Infinito,
puro, perfeito e pleno.
Em
Alexandria, no Egito, numa biblioteca tesouros
Do
antigo saber suas estantes guardavam,
Livros
em pergaminhos, papiros e outros,
E
em suas salas grandes intelectuais estudavam.
Aí
conviveram Eratóstenes, Ptolomeu, tantos
Homens
e mulheres, destacando-se entre todos
A
grandiosa filósofa e professora Hipácia,
Que
dominava a grega sabedoria com audácia.
Defrontada
por religiosos que a atacaram,
Por
mulher sábia e independente ser,
Mas
sua liberdade intelectual não atingiram,
Ela
preferiu a morte que dobrar-se a fanático poder.
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