SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
SEGUNDAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO
FILOSOFIA –
PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA
ZOOM 30: ÉTICA
- INTRODUÇÃO (Prof. José Antônio Brazão.):
TEMA: ÉTICA.
ÉTICA
(Prof. José Antônio Brazão.)
Ética,
como outras tantas, é outra palavra advinda da língua grega. Provém de ETHOS,
grego, que tem dois significados básicos: casa, moradia; costume. No primeiro
caso, ética é o abrigo. No segundo, conjunto de valores que fazem parte dos
costumes de um povo, também moral.
IMAGENS (Pessoas
fazendo o bem):
Ética
é o conjunto de valores morais. De acordo com o Dicionário Google:
“Ética (substantivo feminino):
1. parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam,
distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a
respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em
qualquer realidade social. 2.POR EXTENSÃO: conjunto de regras e preceitos de
ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma
sociedade. "ética profissional" (Definições de Oxford Languages)” (ÉTICA.
Disponível em: < https://www.google.com/search?q=etica&oq=etica&aqs=chrome..69i57j0i433l2j0l2j46i433j0l2.1771j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8
> Acesso em 10/11/2020.)
Partindo
da primeira das definições acima, os filósofos, de fato, há milênios, vêm
estudando os princípios que fundamentam o agir humano, isto é, a moral, a
ética. Entre eles, podem ser citados Sócrates, Platão, Aristóteles, Aurélio
Agostinho, Tomás de Aquino, Immanuel Kant, entre outros tantos.
IMAGENS:
Sócrates (século V a.C.):
https://en.wikipedia.org/wiki/Socrates#/media/File:Socrate_du_Louvre.jpg
Platão (séc. V/IV a.C.):
https://en.wikipedia.org/wiki/Plato#/media/File:Plato_Silanion_Musei_Capitolini_MC1377.jpg
Aristóteles (século IV a.C.):
https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Aristotle_Altemps_Inv8575.jpg
Aurélio Agostinho (Santo Agostinho,
séc. IV/V d.C.):
Tomás de Aquino (Santo Tomás de
Aquino, séc. XIII d.C.):
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e3/St-thomas-aquinas.jpg
Immanuel Kant (séc. XVIII – início
do XIX):
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f2/Kant_gemaelde_3.jpg
No
que diz respeito a Sócrates, vale lembrar o livro Críton (ou Critão) ou do Dever, de Platão, que apresenta Sócrates
na prisão, após seu julgamento (ver Apologia
[Defesa] de Sócrates, também de Platão), sendo visitado pelo amigo Críton.
Críton propõe a Sócrates a fuga da prisão. Diz-lhe que tudo já havia sido
arranjado para que ele fugisse para onde quisesse, em um barco pronto para o
receber. Críton e alguns amigos, inclusive, já haviam feito uma coleta para
custear a fuga. Os guardas da prisão receberam propina para facilitar a fuga.
Diante
da proposta de Críton, Sócrates abre um diálogo, na busca de o convencer acerca
da obediência, no cumprimento do dever para com as leis da cidade (neste caso,
as leis de Atenas). Sócrates fala do mal exemplo que daria se assim fizesse, do
desrespeito para com as leis de Atenas, as quais o resguardaram e o protegeram
por toda a vida, desde a infância. Sócrates lembra, inclusive, que as leis da
cidade (cidade-Estado, pólis em grego), tinham irmãs no mundo celestial, na
eternidade, leis divinas diante das quais, ao morrer, Sócrates iria prestar
contas. Ademais, ao fugir, admitiria como verdadeiras as acusações que sobre
ele recaíram, passaria pela vergonha de ter que disfarçar-se de mulher para
chegar ao porto. Portanto, vale mais, conforme Sócrates, obedecer às leis, algo
que, além disto, ele sempre ensinou a seus discípulos e seguidores.
Para
Aristóteles, as virtudes éticas (bondade, justiça, temperança, coragem, etc.)
correspondem ao caminho do meio, entre o excesso e a falta. Veja:
ESFERA DE AÇÃO OU
SENTIMENTO |
EXCESSO |
SIGNIFICAR [VIRTUDE](*) |
DEFICIÊNCIA |
Medo e Confiança |
Aspereza [dureza com as
pessoas] |
Coragem |
Covardia |
Prazer e dor |
Licenciosidade
[sem-vergonhice] / auto-indulgência |
Temperança |
Insensibilidade |
Obter e gastar (menor) |
Prodigalidade [gasto
excessivo] |
Liberalidade |
Iliberalidade [não
liberalidade] / mesquinhez [=pão-durismo] |
Obter e gastar (maior) |
Vulgaridade [baixeza] /
insipidez [falta de graça; falta de sabor] |
Magnificência [o magnífico, elevado;
generosidade] |
Pequenez / mesquinhez
[pão-durismo] |
Honra e Desonra (maior) |
Vaidade [aparência
ilusória] |
Magnanimidade [generosidade, bondade] |
Pusilanimidade [fraqueza
moral; falta de coragem; indecisão] |
Honra e Desonra (menor) |
Ambição / vaidade vazia |
Ambição adequada / orgulho |
Sem ambição / humildade
indevida |
Raiva |
Irascibilidade [irritabilidade;
ficar irritado por qualquer coisa] |
Paciência / bom humor |
Falta de espírito |
Auto-expressão |
Vanglória
[convencimento; falsa glorificação de si] |
Veracidade [verdade] |
Subestimação /
simulação de modéstia |
Conversação |
Bufonaria [palhaçada;
zombaria] |
Esperteza |
Rudez [grosseria] |
Conduta Social |
Obsequiosidade [polidez
excessiva, neste caso; hábito excessivo de prestar favor] |
Simpatia |
Rabugice [ser
insuportável] |
Vergonha |
Timidez |
Modéstia |
Desânimo |
Indignação [ódio,
raiva, ira intensa] |
Inveja |
Indignação justa |
Prazer malicioso /
malevolência |
Quadro obtido em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_das_virtudes
> Acesso em 10/11/2020. (*)Adendo meu. As definições entre chaves também
foram postas por mim, para clarear os significados das palavras.
Comer
demais faz mal à saúde, comer de menos também faz mal a ela. A virtude
encontra-se onde, neste caso? Na temperança, no saber comer com equilíbrio e
moderação, podendo-se, deste modo, manter a saúde.
IMAGENS:
Obesidade:
Anorexia (magreza extrema
decorrente da falta de alimentação):
https://en.wikipedia.org/wiki/Anorexia_(symptom)#/media/File:Symptoms-lost-appetite.jpg
Corpo saudável (equilíbrio
alimentar e exercícios físicos):
A
respeito da virtude, Aristóteles, ao tratar de sua prática e sua relação com a
felicidade, vale a pena citar:
“Sendo assim, as ações virtuosas
devem ser aprazíveis em si mesmas. Mas são, além disso, boas e nobres, e
possuem no mais alto grau cada um destes atributos, porquanto o homem bom sabe
aquilatá-los bem; sua capacidade de julgar é tal como a descrevemos. A
felicidade é, pois, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e
esses atributos não se acham separados como na inscrição de Delos: Das coisas a
mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde. Mas a mais doce é alcançar o
que amamos. Com efeito, todos eles pertencem às mais excelentes atividades; e
estas, ou então, uma delas — a melhor —, nós a identificamos com a felicidade.” (ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Disponível em: < http://www.faberj.edu.br/cfb-2015/downloads/biblioteca/etica/Etica%20a%20Nicomaco%20-%20Aristoteles.pdf
> Acesso em 10/11/2020. Pp. 13-14.)
Aprazíveis:
que dão prazer.
Porquanto:
visto que; já que; porque.
Aquilatar:
apreciar; julgar o valor de; determinar o quilate de.
IMAGENS
(Felicidade):
REFERÊNCIAS:
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco.
Disponível em: < http://www.faberj.edu.br/cfb-2015/downloads/biblioteca/etica/Etica%20a%20Nicomaco%20-%20Aristoteles.pdf > Acesso em 10/11/2020.
PLATÃO. Apologia de Sócrates, Críton ou do Dever e outras obras de domínio
público disponíveis em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action&co_autor=173
> Acesso em 10/11/2020.
WIKIPÉDIA. Aristóteles. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_das_virtudes
> Acesso em 10/11/2020.
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