sexta-feira, 15 de outubro de 2021

AULA ZOOM 30 DE FILOSOFIA DOS SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO: ÉTICA - INTRODUÇÃO (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

SEGUNDAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO

FILOSOFIA – PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 30: ÉTICA - INTRODUÇÃO (Prof. José Antônio Brazão.):

TEMA: ÉTICA.

ÉTICA (Prof. José Antônio Brazão.)

Ética, como outras tantas, é outra palavra advinda da língua grega. Provém de ETHOS, grego, que tem dois significados básicos: casa, moradia; costume. No primeiro caso, ética é o abrigo. No segundo, conjunto de valores que fazem parte dos costumes de um povo, também moral.

IMAGENS (Pessoas fazendo o bem):

https://www.google.com/search?q=pessoas+fazendo+o+bem&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjDj4y5uMzzAhV2LLkGHSngBuIQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1

Ética é o conjunto de valores morais. De acordo com o Dicionário Google:

Ética (substantivo feminino): 1. parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social. 2.POR EXTENSÃO: conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. "ética profissional" (Definições de Oxford Languages)” (ÉTICA. Disponível em: < https://www.google.com/search?q=etica&oq=etica&aqs=chrome..69i57j0i433l2j0l2j46i433j0l2.1771j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 > Acesso em 10/11/2020.)

Partindo da primeira das definições acima, os filósofos, de fato, há milênios, vêm estudando os princípios que fundamentam o agir humano, isto é, a moral, a ética. Entre eles, podem ser citados Sócrates, Platão, Aristóteles, Aurélio Agostinho, Tomás de Aquino, Immanuel Kant, entre outros tantos.

IMAGENS:

Sócrates (século V a.C.):

https://en.wikipedia.org/wiki/Socrates#/media/File:Socrate_du_Louvre.jpg

Platão (séc. V/IV a.C.):

https://en.wikipedia.org/wiki/Plato#/media/File:Plato_Silanion_Musei_Capitolini_MC1377.jpg

Aristóteles (século IV a.C.):

https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Aristotle_Altemps_Inv8575.jpg 

Aurélio Agostinho (Santo Agostinho, séc. IV/V d.C.):

https://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Augustine_in_His_Study_(Botticelli,_Ognissanti)#/media/File:Sandro_botticelli,_sant'agostino_nello_studio,_1480_circa,_dall'ex-coro_dei_frati_umiliati,_01.jpg

Tomás de Aquino (Santo Tomás de Aquino, séc. XIII d.C.):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e3/St-thomas-aquinas.jpg

Immanuel Kant (séc. XVIII – início do XIX):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f2/Kant_gemaelde_3.jpg

No que diz respeito a Sócrates, vale lembrar o livro Críton (ou Critão) ou do Dever, de Platão, que apresenta Sócrates na prisão, após seu julgamento (ver Apologia [Defesa] de Sócrates, também de Platão), sendo visitado pelo amigo Críton. Críton propõe a Sócrates a fuga da prisão. Diz-lhe que tudo já havia sido arranjado para que ele fugisse para onde quisesse, em um barco pronto para o receber. Críton e alguns amigos, inclusive, já haviam feito uma coleta para custear a fuga. Os guardas da prisão receberam propina para facilitar a fuga.

Diante da proposta de Críton, Sócrates abre um diálogo, na busca de o convencer acerca da obediência, no cumprimento do dever para com as leis da cidade (neste caso, as leis de Atenas). Sócrates fala do mal exemplo que daria se assim fizesse, do desrespeito para com as leis de Atenas, as quais o resguardaram e o protegeram por toda a vida, desde a infância. Sócrates lembra, inclusive, que as leis da cidade (cidade-Estado, pólis em grego), tinham irmãs no mundo celestial, na eternidade, leis divinas diante das quais, ao morrer, Sócrates iria prestar contas. Ademais, ao fugir, admitiria como verdadeiras as acusações que sobre ele recaíram, passaria pela vergonha de ter que disfarçar-se de mulher para chegar ao porto. Portanto, vale mais, conforme Sócrates, obedecer às leis, algo que, além disto, ele sempre ensinou a seus discípulos e seguidores.

Para Aristóteles, as virtudes éticas (bondade, justiça, temperança, coragem, etc.) correspondem ao caminho do meio, entre o excesso e a falta. Veja:

ESFERA DE AÇÃO OU SENTIMENTO

EXCESSO

SIGNIFICAR

[VIRTUDE](*)

DEFICIÊNCIA

Medo e Confiança

Aspereza [dureza com as pessoas]

Coragem

Covardia

Prazer e dor

Licenciosidade [sem-vergonhice] / auto-indulgência

Temperança

Insensibilidade

Obter e gastar (menor)

Prodigalidade [gasto excessivo]

Liberalidade

Iliberalidade [não liberalidade] / mesquinhez [=pão-durismo]

Obter e gastar (maior)

Vulgaridade [baixeza] / insipidez [falta de graça; falta de sabor]

Magnificência [o magnífico, elevado; generosidade]

Pequenez / mesquinhez [pão-durismo]

Honra e Desonra (maior)

Vaidade [aparência ilusória]

Magnanimidade [generosidade, bondade]

Pusilanimidade [fraqueza moral; falta de coragem; indecisão]

Honra e Desonra (menor)

Ambição / vaidade vazia

Ambição adequada / orgulho

Sem ambição / humildade indevida

Raiva

Irascibilidade [irritabilidade; ficar irritado por qualquer coisa]

Paciência / bom humor

Falta de espírito

Auto-expressão

Vanglória [convencimento; falsa glorificação de si]

Veracidade [verdade]

Subestimação / simulação de modéstia

Conversação

Bufonaria [palhaçada; zombaria]

Esperteza

Rudez [grosseria]

Conduta Social

Obsequiosidade [polidez excessiva, neste caso; hábito excessivo de prestar favor]

Simpatia

Rabugice [ser insuportável]

Vergonha

Timidez

Modéstia

Desânimo

Indignação [ódio, raiva, ira intensa]

Inveja

Indignação justa

Prazer malicioso / malevolência

Quadro obtido em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_das_virtudes > Acesso em 10/11/2020. (*)Adendo meu. As definições entre chaves também foram postas por mim, para clarear os significados das palavras.

Comer demais faz mal à saúde, comer de menos também faz mal a ela. A virtude encontra-se onde, neste caso? Na temperança, no saber comer com equilíbrio e moderação, podendo-se, deste modo, manter a saúde.

IMAGENS:

Obesidade:

https://www.google.com/search?q=obesidade&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjtmdyUvMzzAhWvH7kGHUHTBOcQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597&dpr=1.1#imgrc=OsnuOEDMOdys4M

Anorexia (magreza extrema decorrente da falta de alimentação):

https://en.wikipedia.org/wiki/Anorexia_(symptom)#/media/File:Symptoms-lost-appetite.jpg

Corpo saudável (equilíbrio alimentar e exercícios físicos):

https://www.google.com/search?q=corpo+saud%C3%A1vel&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwif-LTNvczzAhX8rZUCHUoPBEkQ_AUoAXoECAEQAw&cshid=1634303291715941&biw=1242&bih=597&dpr=1.1#imgrc=D0ktsXXHSQofNM

A respeito da virtude, Aristóteles, ao tratar de sua prática e sua relação com a felicidade, vale a pena citar:

“Sendo assim, as ações virtuosas devem ser aprazíveis em si mesmas. Mas são, além disso, boas e nobres, e possuem no mais alto grau cada um destes atributos, porquanto o homem bom sabe aquilatá-los bem; sua capacidade de julgar é tal como a descrevemos. A felicidade é, pois, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não se acham separados como na inscrição de Delos: Das coisas a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde. Mas a mais doce é alcançar o que amamos. Com efeito, todos eles pertencem às mais excelentes atividades; e estas, ou então, uma delas — a melhor —, nós a identificamos com a felicidade.” (ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Disponível em: < http://www.faberj.edu.br/cfb-2015/downloads/biblioteca/etica/Etica%20a%20Nicomaco%20-%20Aristoteles.pdf > Acesso em 10/11/2020. Pp. 13-14.)

Aprazíveis: que dão prazer.

Porquanto: visto que; já que; porque.

Aquilatar: apreciar; julgar o valor de; determinar o quilate de.

IMAGENS (Felicidade):

https://www.google.com/search?q=felicidade&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiT8OTovszzAhXEFbkGHQIoCv8Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1#imgrc=ijuNaaUUdKLX5M

REFERÊNCIAS:

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Disponível em: < http://www.faberj.edu.br/cfb-2015/downloads/biblioteca/etica/Etica%20a%20Nicomaco%20-%20Aristoteles.pdf  > Acesso em 10/11/2020.

PLATÃO. Apologia de Sócrates, Críton ou do Dever e outras obras de domínio público disponíveis em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action&co_autor=173 > Acesso em 10/11/2020.

WIKIPÉDIA. Aristóteles. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_das_virtudes > Acesso em 10/11/2020.

 

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