domingo, 26 de setembro de 2021

AULA ZOOM 28 DE FILOSOFIA DOS SEGUNDOS ANOS: TEORIA DO CONHECIMENTO E O CONTEXTO DO ILUMINISMO – IMMANUEL KANT: SENSIBLIDADE E ENTENDIMENTO (CONTIN.) (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

SEGUNDAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO

FILOSOFIA – PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA 28: TEORIA DO CONHECIMENTO E O CONTEXTO DO ILUMINISMO – IMMANUEL KANT: SENSIBILIDADE E ENTENDIMENTO (Prof. José Antônio Brazão.)

TEORIA DO CONHECIMENTO (Prof. José A. Brazão.)

PARTE V (Um pouco mais a respeito do conhecimento em Kant):

O texto seguinte provém do livro didático Filosofando: Introdução à Filosofia, de ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H.P. Mais abaixo, comentários meus e textos complementares, igualmente comentados por mim.

Além das formas a priori da SENSIBILIDADE, Kant defendia que para haver conhecimento da realidade são necessárias as formas a priori do entendimento – que ele chamou categorias.

IMMANUEL KANT (M.L.de A. Aranha e M.H.P. Martins):

Sensibilidade e entendimento

• As formas a priori do entendimento são as categorias.

OBS. (Prof. José Antônio.): (Ir direto à definição 2 para ganhar tempo.)

1)     “Categoria é palavra grega: (categoría) que decomposta em partes, assim se expressa: (katá): de cima abaixo, isto é: perfaz toda a realidade objetiva. (ágo): levar, conduzir + (êiro) procedente de (erêo): perguntar, in­terrogar. Tudo isto significa exatamente: (Conduzir de cima abaixo interrogando). Conduzir interrogações de cima abaixo é perfazer todo o contexto da realidade objetiva, não deixando nenhum aspecto do ser, fora da abordagem interrogatória.” (OLIVEIRA, Fábio. Categoria. Disponível em: < https://origemdapalavra.com.br/pergunta/categoria/ > Acesso em 19 de setembro de 2021.)

2)     Categoria (significado): “Cada uma das classes em que se dividem as ideias, os termos.”/ “Categoria é sinônimo de: camadaclasseestratodivisãosubdivisão .” DICIO (DICIONÁRIO ONLINE). Categoria. Disponível em: < https://www.dicio.com.br/categoria/ > Acesso em 19 de setembro de 2021.)

IMAGENS:

As categorias são muito úteis, hoje, por exemplo, nas ciências, por exemplo:

https://www.google.com/search?q=categorias+de+seres&tbm=isch&ved=2ahUKEwjoq7fpr4vzAhWdMDUKHSh7D04Q2-cCegQIABAA&oq=categorias+de+seres&gs_lcp=CgNpbWcQAzIECAAQHjIGCAAQCBAeOgQIABBDOgUIABCABDoGCAAQBRAeOgsIABCABBCxAxCDAToICAAQgAQQsQM6CAgAELEDEIMBOgUIABCxAzoHCAAQsQMQQzoECAAQGFCH9BNYoLIUYIG8FGgAcAB4BIAByAGIAbIekgEGMC4yMy4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQDAAQE&sclient=img&ei=AlpHYeiiE53h1AGo9r3wBA&bih=597&biw=1242#imgrc=0WXCKj-6O3MWhM

Na direção de veículos, categorias:

https://www.google.com/search?q=categorias+de+habilita%C3%A7%C3%A3o&tbm=isch&ved=2ahUKEwjc_MSKsYvzAhXFiJUCHTMEAVUQ2-cCegQIABAA&oq=categorias+&gs_lcp=CgNpbWcQARgAMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDoECAAQHjoGCAAQCBAeOgYIABAFEB46BAgAEBhQyPAGWPP8BmDonQdoAHAAeACAAbsBiAGQCpIBAzAuOJgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nwAEB&sclient=img&ei=VFtHYdyCC8WR1sQPs4iEqAU&bih=597&biw=1242#imgrc=7Y1hyI2jKEsorM 

Continuam as autoras do livro FILOSOFANDO:

Como o entendimento é a faculdade de

julgar, de unificar as múltiplas impressões dos

sentidos, as categorias funcionam como conceitos

puros, sem conteúdo, porque, antes de tudo,

constituem a condição do conhecimento.” (Grifo meu.)

OBS.: Conceitos puros porque não se vê categorias andando por aí, estão na mente, de forma abstrata e universal (permitem a classificação de muitos seres e fenômenos sob um nome, como o nome existência, que se refere a tudo que existe, que há, e a cada ser existente, seja esse ser real [um cachorro, por exemplo] ou mental [uma ideia ou imagem mental, por exemplo: um número, a raiz quadrada...]). (Prof. José Antônio.)

IMAGENS(Conhecimento científico):

https://www.google.com/search?q=conhecimento+cient%C3%ADfico&tbm=isch&ved=2ahUKEwiNjdjEsYvzAhW_jZUCHbkiARYQ2-cCegQIABAA&oq=conhecimento&gs_lcp=CgNpbWcQARgBMggIABCABBCxAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDoGCAAQBRAeOgYIABAIEB46BAgAEB46BAgAEBg6BAgAEEM6CwgAEIAEELEDEIMBOggIABCxAxCDAVCt-DVYuZc2YLa5NmgAcAB4BYAB6QOIAd0ZkgEKMC4xMy4zLjAuMZgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nsAEAwAEB&sclient=img&ei=zltHYY3uB7-b1sQPucWEsAE&bih=597&biw=1242#imgrc=YM_NLewdcHQwiM

IMAGENS(Conhecimento gastronômico, um conhecimento do dia a dia):

https://www.google.com/search?q=conhecimento+gastron%C3%B4mico&tbm=isch&ved=2ahUKEwjg8t_vtIvzAhVHs5UCHePoCoIQ2-cCegQIABAA&oq=conhecimento+gastron%C3%B4mico&gs_lcp=CgNpbWcQAzoFCAAQgAQ6BAgAEEM6BggAEAgQHjoECAAQHjoECAAQGFC86QRYgcoFYK_QBWgMcAB4AIAB8QGIAZMkkgEGMC4yNS4zmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWfAAQE&sclient=img&ei=TV9HYaCYLcfm1sQP49GrkAg&bih=597&biw=1242#imgrc=zMDFosEOo35qEM

“Kant identificou doze categorias [classes, divisões...], entre as quais

destacaremos três: a substância, a causalidade

e a existência. Quando observamos a natureza

e afirmamos que “Uma coisa é isto” [substância], “Tal coisa

é causa de outra” [causalidade] ou “Isto existe” [existência], temos, de um

lado, coisas que percebemos pelos sentidos, mas,

de outro, algo lhes escapa, como as categorias de

substância, de causalidade e de existência [é/causa/existe, como comentei, não andam por aí, são palavras que permitem definir algo, comunicar, etc.]. Essas

categorias não vêm da experiência, mas são colocadas

pelo próprio sujeito cognoscente [o ser humano, que é capaz de conhecer].

OBS.: O que acima está entre colchetes [ ] é de responsabilidade minha. (Prof. José Antônio.)

IMAGENS(Sujeito cognoscente, nas ciências):

https://www.google.com/search?q=cientistas+trabalhando&tbm=isch&ved=2ahUKEwjw3NzAtYvzAhWZsJUCHYxbC6MQ2-cCegQIABAA&oq=cientistas+trabalhando&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBggAEAUQHjIGCAAQBRAeMgQIABAYOgQIABBDOggIABCABBCxAzoICAAQsQMQgwE6CwgAEIAEELEDEIMBOgcIABCxAxBDOgYIABAIEB5QzwZYmoABYKmHAWgBcAB4AYABwQ2IAbZHkgEOMC4yMC40LjYtMS4yLjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZ7ABAMABAQ&sclient=img&ei=919HYbCFIpnh1sQPjLetmAo&bih=597&biw=1242#imgrc=khPT2wSHbpwq0M

IMAGENS (Sujeito cognscente, pessoas aprendendo):

https://www.google.com/search?q=pessoas+aprendendo&tbm=isch&ved=2ahUKEwjIhPmHtovzAhXGg5UCHeViDoAQ2-cCegQIABAA&oq=pessoas+aprendendo&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIGCAAQBRAeMgQIABAYOggIABCxAxCDAToICAAQgAQQsQM6CwgAEIAEELEDEIMBOgQIABBDOgcIABCxAxBDOgYIABAIEB46BAgAEB5QkPcFWOSrBmDdsQZoAXAAeASAAb4CiAG4I5IBCDAuMTkuNC4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQDAAQE&sclient=img&ei=jGBHYciOOMaH1sQP5cW5gAg&bih=597&biw=1242#imgrc=3OlI79yosZf4OM

IMAGENS (Crianças adquirindo o conhecimento de como cultivar plantas):

https://www.google.com/search?q=crian%C3%A7as+aprendendo+a+cultivar+plantas&tbm=isch&ved=2ahUKEwjTpaC7tovzAhU_ppUCHRC0AckQ2-cCegQIABAA&oq=crian%C3%A7as+aprendendo+a+cultivar+plantas&gs_lcp=CgNpbWcQAzoFCAAQgAQ6BAgAEB46BggAEAUQHjoECAAQGDoECAAQQzoICAAQsQMQgwE6CAgAEIAEELEDOgsIABCABBCxAxCDAToHCAAQsQMQQzoFCAAQsQNQr0xYksUZYIzLGWgIcAB4BIABswKIAepIkgEJMC40MS4xMS4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQDAAQE&sclient=img&ei=-GBHYdPJH7_M1sQPkOiGyAw&bih=597&biw=1242#imgrc=rvKpiufjxTQkrM

Continuam as autoras:

Portanto, segundo Kant:

[...] nenhum conhecimento em nós precede

a experiência, e todo o conhecimento começa

com ela. Mas, embora todo o nosso conhecimento

comece com a experiência, nem por isso

todo ele se origina justamente da experiência.

Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso

conhecimento de experiência seja um composto

daquilo que recebemos por impressões e daquilo

que nossa própria faculdade de conhecimento

[...] fornece de si mesma. [...] Tais conhecimentos

denominam-se a priori e distinguem-se dos empíricos,

que possuem suas fontes a posteriori, ou

seja, na experiência.

OBS.: Os colchetes [ ] aqui são das autoras. (Prof. José Antônio.)

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura.

São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 23.

(Coleção Os Pensadores)

 ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 6.ed. São Paulo, Moderna, 2016. Páginas 130-131.

De acordo com Marcelo Fraga:

“As categorias, para Kant, são inatas ao próprio entendimento (ao próprio sujeito) e estão classificadas em número de 12 (realidade, negação e limitação = categorias de qualidade; unidade, pluralidade e totalidade = categorias de quantidade; substância, causalidade e comunidade = categorias de relação; possibilidade, existência e necessidade = categorias de modalidade).” (FRAGA, Marcelo. Immanuel Kant e a questão do Entendimento Humano. Disponível em: < https://esbocosfilosoficos.com/2013/01/30/immanuel-kant-e-a-questao-do-entendimento-humano/ > Acesso em 26/09/2021.)

Ver os exemplos abaixo.

De acordo com José Renato Salatiel:

“Os conceitos básicos são chamados de categorias, que são representações que reúnem o múltiplo das intuições sensíveis [aquilo que é percebido, captado imediatamente, pelos cinco sentidos, como cores, sabores, sensações táteis, sons, odores, etc.]. As categorias, em Kant, são 12:

1. Quantidade: Unidade, Pluralidade e Totalidade.

2. Qualidade: Realidade, Negação e Limitação.

3. Relação: Substância, Causalidade e Comunidade.

4. Modalidade: Possibilidade, Existência e Necessidade.

São formas vazias, a serem preenchidas pelos fenômenos. Os fenômenos, por outro lado, só podem ser pensados dentro das categorias.” (Grifo meu. O que está entre colchetes [] também é meu.)

(SALATIEL, José Renato. Kant – Teoria do Conhecimento – A síntese entre racionalismo e empirismo. Disponível em: < https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/kant---teoria-do-conhecimento-a-sintese-entre-racionalismo-e-empirismo.htm?cmpid=copiaecola > Acesso em 26/09/2021.)

Exemplos que podem ajudar a entender as categorias:

QUANTIDADE (número de seres):

(1)Unidade – Um homem. Uma mulher. Um animal.

(2)Pluralidade – Cinco homens. Cinco mulheres. Cinco animais.

(3)Totalidade – Todos os homens. Todas as mulheres. Todos os animais.

QUALIDADE:

(4)Realidade – Aquilo que é real é porque existe de fato. Ex.: Minotauros são seres cuja realidade só está presente na mente humana, como nas crenças mitológicas, não no mundo exterior.

(5)Negação – Exemplos: Nenhum homem é imortal. Ninguém, neste mundo, é eterno. Não se pode tomar banho nas mesmas águas de um rio (frase de Heráclito).

A característica (qualidade) imortal não pertence ao ser humano.

A qualidade de limpo, puro, das águas do rio é perdida, pois quando se banhou, as sujeiras ficaram naquelas águas. Mesmo porque essas águas seguem caminho rio abaixo, não voltando ao mesmo lugar.

(6)Limitação – O ser humano, enquanto corpo, é limitado (por exemplo: não tem asas para voar, não tem garras para rasgar, etc.).

RELAÇÃO (categorias que, como o nome indica, permitem a ligação entre pessoas, fatos ou coisas; conexão, vínculo):

(7)Substância – “Quando observamos a natureza e afirmamos que “Uma coisa é isto” [substância].” (Aranha e Martins, op. cit.).

(8)Causalidade – “Quando observamos a natureza  e afirmamos que “Tal coisa é causa de outra” [causalidade].” (Aranha e Martins, op. cit.).

(9)Comunidade – Se uma abelha pode ser perigosa, um enxame de abelhas é perigo. Uma alcateia de lobos é mais forte que um lobo sozinho.

MODALIDADE (categorias que dispõem sobre os modos como os seres se apresentam):

(10)Possibilidade – Não é possível que a água ferva a dez graus célsius. É possível que chova hoje.

(11)Existência – “Quando observamos a natureza e afirmamos que  “Isto existe” [existência]” (Aranha e Martins, op. cit.).

(12)Necessidade – Os seres vivos, incondicionalmente, estão sujeitos à morte. [A morte, necessariamente, ocorre, como um evento natural.]

REFEFÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

CURY, Fernanda. Copérnico e a Revolução da Astronomia. São Paulo, Odysseus, 2003. (Col. Iluminados da Humanidade.)

KANT. RESPOSTA À PERGUNTA: O QUE É O ILUMLNISM0? (1784) Disponível  em: < http://www.uel.br/cch/his/arqdoc/kantPDEHIS.pdf > Acesso em 29 de agosto de 2021.]

MARTINS, André Ferrer P. e ZANETIC, João. TEMPO: ESSE VELHO ESTRANHO CONHECIDO. Disponível em: < http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252002000200029 > Acesso em 22 de agosto de 2021.

WIKIPÉDIA. Página principal da Wikipédia. Disponível em: < https://www.wikipedia.org/ > Acessos ao longo de agosto de 2021.

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