SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
ENSINO MÉDIO – SEGUNDOS ANOS
PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA 28: A SOCIEDADE E SUA DINÂMICA:
TEMA: INSTITUIÇÕES SOCIAIS: O ESTADO (ACRÉSCIMO):
*Em
aulas anteriores, vimos, após o estudo da família, o Estado. Complementando,
falaremos hoje como Max Weber (Maximilian Karl Emil Weber – 1864-1920) o
estudou. A seguir, um breve estudo.
O
PODER LEGÍTIMO E AS FORMAS DE DOMINAÇÃO (Afrânio Silva e outros):
As formas de exercício do poder podem ser
legítimas ou não. Segundo Max Weber, elas são legítimas quando a influência
exercida é aceita por aqueles que se submetem à vontade do outro, como no caso
dos moradores de uma cidade ante as decisões da prefeitura. E não são legítimas
quando pressupõem apenas o uso da força para imposição da vontade, como no caso
das ditaduras.
IMAGENS:
Ditadura
hitlerista (década de 1930 – 1945):
Ditadura
stalinista (década de 1920, com a morte de Lênin, a 1953):
O exercício legítimo do poder é chamado
por Weber de dominação. Quando o poder é exercido exclusivamente com o uso da
força, a dominação não é legítima. Para a Sociologia, o que importa é a análise
da dominação legítima, aquela em que o dominado aceita as condições em que o
exercício do poder acontece.
IMAGENS
(Império Romano, que dominou muitos povos na antiguidade):
IMAGENS
(Império Inglês, que também dominou muitos povos, mas na história contemporânea):
De acordo com Max Weber, existem três
tipos puros de dominação legítima: a tradicional, a carismática e a
racional-legal. A tradicional consiste na crença em instituições e regras
transmitidas de geração em geração, conduzidas por um indivíduo ou grupo de
pessoas, que se baseiam nos costumes para exercer a dominação. São exemplos
desse tipo de dominação as relações feudais, o patriarcalismo e o coronelismo.
IMAGENS:
Feudalismo:
Conjunto
1:
Conjunto
2:
Coronelismo:
A dominação carismática é estabelecida
quando os dominados possuem a crença de que há qualidades excepcionais em
determinado indivíduo, algo que o torna superior aos outros e lhe permite exercer
liderança ou controle sobre eles. Pode ser ilustrada por figuras de lideranças
religiosas ou políticas com grande poder de influência social. Para Weber, a
dominação carismática se contrapõe à dominação tradicional e propicia a
transformação social, visto que a crença nas qualidades excepcionais do líder
permite a ele estender suas ações para além dos limites das normas vigentes. No
Brasil, figuras como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, entre outros, são
exemplos de lideranças carismáticas.
IMAGENS:
Getúlio
Vargas (1882 – 1954) [Presidente do Brasil: 1930-1945; 1951-1954.]:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Get%C3%BAlio_Vargas#/media/Ficheiro:Getulio_Vargas_(1930).jpg
Juscelino
Kubitschek (1902 – 1976) [Presidente do Brasil: 1956-1961.]:
A dominação racional-legal, fundamentada
em normas e regras aprovadas e aceitas por todos, tem como exemplo a
burocracia. Na concepção weberiana, esse tipo de dominação caracterizaria o
Estado moderno, no qual as relações entre cidadãos e Estado seriam marcadas
pela impessoalidade, ou seja, com base em regras e normas convencionadas e
seguidas por todos os membros de uma coletividade, sem nenhuma distinção.
IMAGENS:
Império
da Lei:
Constituição
da República Federativa do Brasil de 1988 (atual, com emendas):
No Brasil, como em outras nações, há
graves e variados casos de corrupção política, situações nas quais integrantes
do Estado, muitas vezes eleitos pela população, fazem uso indevido de verbas
públicas, empregando-as para fins privados. Isso indica que mesmo em regimes
democráticos, guiados por leis que criminalizam tais práticas, ainda há muito a
ser feito para que as condutas de representantes políticos obedeçam ao
princípio de impessoalidade determinado pela democracia moderna.
(SILVA, Afrânio et
alii. Cap. 6: Poder, Política e Estado. IN: ____________________. Sociologia em Movimento. 2.ed. São
Paulo, Moderna, 2017. Pp. 142-144.)
REFERÊNCIAS:
GOOGLE. Google Imagens. Disponível em: < https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR
> Acessos em abril de 2021.
EDUCA MAIS BRASIL. Dia de todos os santos. Disponível em:
< https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/religiao/dia-de-todos-os-santos > Acesso em 12 de setembro de 2021.
INFOESCOLA. Privatizações. Disponível em: < https://www.infoescola.com/economia/privatizacoes/
> Acesso em 27 de abril de 2021.
SILVA,
Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo,
Moderna, 2017.
WIKIPÉDIA. Página Principal. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
> Acessos em agosto e setembro de 2021.
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